4 de junho de 2020

Lição 10: Ninguém tirará a nossa alegria: Betel conectar

Versículo do dia
Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará. João 16.22


Verdade aplicada
Jesus disse que, mesmo passando por tantas dificuldades, tristeza e angústias, seria possível novamente sorrir, e sabe por que? Porque Cristo prometeu.



Textos de Referência.
1 Pedro 
1.1-9

1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia;

2 Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

4 Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,

5 Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,

6 Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,

7 Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;

8 Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;

9 Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.



Introdução

Nesta lição trataremos sobre a alegria que traz refrigério para nossa alma, mas, esta não é uma alegria como o mundo conhece, e sim daquela que vem de Deus, como fruto da nossa reconciliação com Ele por intermédio do sacrifício de Jesus.



Ponto chave
"Ninguém tirará a nossa alegria, pois ela se inicia com a nova vida em Cristo e se estenderá por toda a eternidade."


1. SOBRE A ALEGRIA
A definição geral de alegria é: estado de grande satisfação, prazer, contentamento e regozijo. Diante destes preceitos, alegria é um momento de bons sentimentos e de satisfação, porém, a Bíblia nos fala sobre a alegria eterna e não a momentânea.


1.1. A alegria do mundo
A vida moderna tem sido evidenciada pelo hedonismo que é a busca da satisfação a qualquer custo.
Infelizmente, muitos jovens tentam encontrar alegria em festas regadas a bebidas e drogas, a relacionamentos descompromissados, o que pode gerar uma satisfação momentânea (Sl 39.5). Mas, e depois que se passa tal momento?
O que o mundo trata como alegria, na verdade está longe de ser algo saudável e que faça jus ao nome, pois infelizmente a alegria é egoísta, pensando em sua satisfação pessoal, tendo uma visão embaçada do que realmente traz a felicidade ao ser humano (2 Tm 3.1-4).
Alegria é vida, e sem o Dono da vida não existe verdadeira alegria (Jo 15.11).
"Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.", 1 Jo 5.12



1.2.Um mundo verdadeiramente triste
Aquilo que muitas vezes o mundo trata como alegria, na verdade não passa de euforia momentânea. Veja como exemplo uma pessoa que depois de passar algumas horas em uma balada, ou bebendo, ou se drogando, esta continua vivendo suas tristezas, crises, medos, angústias, ansiedades, depressões e estresse.
A universidade John Hopkins fez uma pesquisa entre 2005 e 2014, em que foram analisados mais de 300 mil jovens entre 12 e 15 anos, e o resultado foi muito preocupante, pois do início da pesquisa até o final houve um aumento de 37% de jovens que passaram por episódio depressivo.
Alegria não está ligada a bens materiais, viagens e fortunas, a alegria está totalmente ligada ao bem-estar social, físico e emocional, que na verdade é dado por Deus a quem desejar e buscar nEle.



Refletindo
"Nada mais fará para recuperar o contentamento e a alegria da nossa salvação, do que um verdadeiro espírito de gratidão". Billy Graham


2. ALEGRIA QUE CRISTO PROPORCIONA É ETERNA

O que presenciamos é que muitas pessoas querem fazer um paraíso nesta terra, achando que tudo se resume ao aqui e agora. Urge entendermos que estamos logrando aqui, aquilo que desfrutamos, em sua plenitude, por toda eternidade com Cristo (1 Co 15.19).


2.1. Uma visão eterna
Durante Suas ministrações na Palestina, Jesus fez promessas aos homens, objetivando não apenas sensações momentâneas, mas principalmente plena satisfação por toda a eternidade.
Jesus ofereceu Salvação, vida eterna, corpo de glória, galardão; demonstrando que as coisas passageiras não se comparam com as que são eternas (Rm 14.17).
Jesus aconselhou pessoas a não se dedicarem com tanto fervor às coisas desta terra e sim a focarem naquilo que é eterno.
"Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou. João 6.27

...porém Jesus oferece uma alegria que é intocável em quem a recebe...


2.2. A alegria vai ser eterna
Como foi visto anteriormente, as lutas dessa vida causam muitas tristezas, dor e sofrimento, porém Jesus oferece uma alegria que é intocável em quem a recebe, pois ela está ligada a uma promessa de esperança de dias em que toda a dor será retirada de cada cristão (Ap 21.4).
A pergunta é: Por que o cristão consegue ser alegre diante de tantos problemas? A resposta é simples, porque a nossa alegria não vem de nós mesmos, e sim de Cristo, e Ele a selará eternamente, quando vier buscar a Sua igreja.
"A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá.", Pv 10.28



3. PLENITUDE DE ALEGRIA SÓ EM DEUS

Por toda a Bíblia os homens que tiveram um encontro com Deus tiveram alegria mesmo em meio a tantas dificuldades e perseguições.


3.1. Alegria de Davi

Davi foi um homem segundo o coração de Deus, e mesmo pecando e falhando em alguns momentos, ele não perdeu a confiança e a alegria de conhecer um Deus tão maravilhoso, capaz de proporcionar alegria mesmo em meio a densas tempestades.
Davi sabia que sua força vinha do Senhor e nEle confiava de todo o coração, e não perdia a alegria de louvá-lO (Sl 28.7).
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo. Salmos 9.2



3.2. Alegria de Paulo
Paulo foi outro grande nome da Bíblia, que passou de perseguidor de cristãos a missionário do Senhor Jesus. Por muitas dificuldades ele passou, mas nada foi maior do que a alegria de ter Jesus em sua vida (Fp 4.4).
Paulo conhecia as promessas do Senhor, e pautou a sua escolha em servir ao Senhor com alegria, desfrutando de cada momento, vivenciando-os intensamente, a fim de receber as promessas de Deus.
"Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.", At 20.24
Conclusão

A promessa de alegria oferecida por Jesus está disponível a qualquer um que aceitá-lO como Salvador. Ninguém tirará a nossa alegria, pois ela se inicia com a nova vida em Cristo e se estenderá por toda a eternidade.



Eu aprendi que:
Mesmo em momentos difíceis, o Senhor nos proporciona a paz e a alegria que vem dEle.
Temos uma promessa de que alegria recebida na nova vida em Cristo, perdurará na eternidade.


Bíblia online
BÍBLIA SAGRADA ONLINE


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário