11 de junho de 2020

Lição 11: Celebrando a Palavra de Deus: Vídeos - aulas, Slides, Betel: Adultos

Vídeos aulas:
O endereço na descrição dos links




Texto Áureo
Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119.105


Verdade Aplicada
Os nossos caminhos precisam estar alicerçados na Palavra de Deus.




Objetivos da lição
Identificar as características do salmo 119;
Apresentar as qualidades da Sagradas Escrituras;
Mostrar a importância de se meditar na Palavra de Deus.

Bíblia online
BÍBLIA SAGRADA ONLINE





Hinos Sugeridos
Harpa Cristã: 126




Harpa Cristã: 259



Harpa Cristã: 306


TEXTOS DE REFERÊNCIA
Salmo 119
1. Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor.
9. Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
23. Príncipes também se assentaram, e falaram contra mim, mas o teu servo meditou nos teus estatutos.
37. Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.
45. E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos.
113. Odeio os pensamentos vãos, mas amo a tua lei.



Introdução
O Salmo 119 revela a importância de conhecer, meditar e seguir a Palavra de Deus. Ensina-nos os benefícios de ter uma vida pautada nos preceitos do Senhor e qual é o caminho daqueles que têm uma aliança com Deus.


1. Um Salmo sobre a Palavra de Deus
Este gigante salmo é uma joia preciosa que nos ajuda a compreender os efeitos da Palavra de Deus para a vida do homem. Contém ensinamentos profundos a serem medidos diariamente.


1.1. Salmo acróstico.
O Salmo 119 é um acróstico na modalidade abecedário. O salmista organiza as vinte e duas estrofes, dividindo-as em conformidade com as letras do alfabeto hebraico. Segundo nota da Bíblia de Estudos NVI: "O autor tinha um tema que enchia a alma tão grandioso como a própria vida, que abrangia o comprimento, largura e profundidade no andar das pessoas com Deus. Não bastaria para isso nada menos que todo o poder da linguagem, e desta o abecedário era um símbolo apropriadíssimo". Os três primeiros e os três últimos versículos foram projetados para serem, respectivamente, a introdução e a conclusão da presente obra literária.


1.2. A Lei e o Testemunho.
A palavra Lei ("Tôrãh") é o primeiro termo utilizado pelo salmista para designar a Palavra de Deus: "e andam na lei do Senhor" [Sl 119.1]. A Palavra de Deus é uma ordenança estabelecida por Deus, promulgada por Ele para regular a conduta do homem. Aqueles que não a observam sofrerão as devidas sanções. A segunda designação consiste em testemunho: "Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos" [Sl 119.2]. A Palavra de Deus comprova os seus atos e a sua maneira de agir, dá prova da sua existência.


1.3. Os teus mandamentos e os teus estatutos.
Outra designação utilizada para denominar a Palavra de Deus consiste em mandamentos, ou, em algumas versões preceitos: "Tu ordenastes os teus mandamentos" [Sl 119.4]. Segundo o dicionário da Bíblia de Estudo Palavras-Chave, a presente designação consiste em substantivo masculino que significa instrução. A raiz expressa a ideia de que Deus está prestando atenção à maneira como deseja que as coisas sejam ordenadas. Deus estabelece aos Seus filhos a forma como devem agir nas diversas circunstâncias da vida. Outra designação consiste em estatutos. Esse termo reforça a ideia de obrigação das ordenanças estabelecidas por Deus. Os estatutos de Deus são eternos [Is 30.8].


2. Algumas qualidades das Escrituras
Trata-se de um salmo que retrata o grande amor que o escritor tinha pela Palavra de Deus. Ele procura descrever algumas qualidades das Escrituras que atestam a sua excelência. Outros salmos enfatizam mais o caráter e os feitos do Senhor, este destaca a sublimidade da Palavra de Deus e a bem-aventurança de observá-la.


2.1. Justiça.
Uma das qualidades da Lei do Senhor é a justiça [Sl 119.75]. A justiça está ligada a ideia de legitimidade. O salmista afirma que os juízos de Deus não estão amparados apenas na legalidade, mas também na legitimidade. A legalidade fala de seguir determinados procedimentos, já a legitimidade fala de observar determinados valores. Podemos ter leis que seguem o procedimento, mas não observam os valores da sociedade em que foram inseridas. Não obstante, a Lei do Senhor é justa. Ela expressa a bondade e a benignidade de Deus para com Sua criatura. Ela visa o bem; construir o caráter do ser humano e não o destruir. Há na Bíblia, diversos exemplos de leis injustas, como o decreto estabelecido pelo rei Dario, cujo pano de fundo consistiu em uma trama para destruir Daniel [Dn 6.5-9].


2.2. Doce.
Outra qualidade da Lei do Senhor é que ela é doce [Sl 119.103]. A Lei do Senhor não é amarga, azeda e ácida. A Lei do Senhor traz contentamento, alegria. Ela não traz peso, mas alívio. Outros textos bíblicos mencionam a doçura do mel aplicada à Palavra de Deus [Sl 19.10; Ez 3.1-3; Ap 10.9-10]. Isso nos faz lembrar da alegria de termos as palavras de Deus em nossa boca, assimilarmos seu conteúdo e louvarmos ao Senhor com a Palavra. O "amargo" pode se referir aos pecados ocultos revelados, à rejeição do mundo e à oposição ao que proclama a mensagem.


2.3. Verdade.
O salmista declara ainda que a Lei do Senhor é a verdade [Sl 119.142]. A Lei do Senhor não age em falsidade. É verdadeira, seus enunciados estão em conformidade com o fato, com a realidade, com aquilo que foi, é e será. A Palavra de Deus revela a exata natureza de Deus [Sl 31.5; Is 65.16]. Revela os aspectos morais de Deus. Revela a devida conduta que o homem deve ter, de modo que, ao seguir a Palavra do Senhor, não pisará em falso. João 17.17 nos ensina: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.". A Palavra de Deus foi revelada por Ele, e, por intermédio dela, nós somos santificados.


3. Os benefícios das Escrituras
Após analisar as qualidades das Escrituras, é importante responder a seguinte questão: Quais os benefícios aos que creem, amam e obedecem às Escrituras Sagradas?


3.1. Liberdade.
O salmista declara: "E andarei em liberdade, pois busquei os teus preceitos." [Sl 119.45]. Outras versões utilizam expressões bem significativas como: "andarei com largueza"; "viverei a vontade"; "andarei em verdadeira liberdade". A princípio são termos que podem sugerir um viver sem regras e limites, andar "conforme der na cabeça" ou "deixa a vida me levar". Contudo, uma reflexão honesta e não precipitada, à luz das Escrituras, revela que esta liberdade é justamente resultado do viver procurando seguir os preceitos do Senhor. trata-se da verdadeira liberdade operada por Jesus [Jo 8.34-36]. A liberdade descrita por Paulo [Rm 8.21; Gl 5.1]. Bíblia Vida Nova: "É um erro grave pensara que aqueles que obedecem à Palavra de Deus têm a mente estreita e a vida fechada".


3.2. Estabilidade.
Estabilidade consiste em equilíbrio, firmeza, permanência, durabilidade. É a qualidade do que é firme. O ser humano, ao estabelecer as suas alianças, busca ter estabilidade, seja no relacionamento, seja na profissão, e em outros aspectos da vida. Embora a estabilidade proporcione conforto e segurança, é fato que as relações humanas podem mudar em um piscar de olhos por diversos fatores. A relação com Deus é diferente. O salmista descreve que continuava a meditar nos estatutos de Deus ainda que os príncipes se reunissem para destruí-lo, ou seja, ainda que a circunstância pareça querer afetar-me, continuo a meditar nos estatutos do Senhor [Sl 119.23]. É um dos grandes desafios do tempo presente a capacidade de permanência. Nosso tempo já tem sido caracterizado pela "liquidez". As relações etão sempre em constante mudanças. O salmista nos ensina sobre a importância de não nos desviarmos da Palavra de Deus [Sl 119.24], mesmo quando em turbulência ao nosso redor. A Palavra não passa [Mt 24.35]. Aquele que faz a vontade de Deus permanece [1 Jo 2.17]. Portanto, a Palavra de Deus, ao ser recebida e obedecida, produz estabilidade.


3.3. Vida.
O salmista declara: "A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra." [Sl 119.25]. O salmista cria que a Palavra de Deus é fonte de vida e renovação. Há uma íntima relação entre vida e Palavra de Deus: ouvir e cumprir para viver [Dt 4.1; 5.33; Ez 20.11]. Pela palavra proferida por Jesus, Lázaro saiu da sepultura [Jo 11.43-44]. A Palavra de Deus é como semente que gera nova vida, pois é viva [1 Pe 1.23]. Que preciosa lição para nós: o salmista estava se sentindo extremamente abatido, ainda assim, ele crê no poder vivificador de Deus por intermédio da Sua Palavra. Quantos pensam que a leitura e meditação bíblica somente são possíveis em condições tranquilas e favoráveis. Lembremo-nos que num contexto de "sem forma e vazia, trevas... E disse Deus" [Gn 1.2-3]. Ao recorrermos às Escrituras com fé de que se trata da Palavra de Deus para hoje, ainda que em dias difíceis e tenebrosos, vivenciaremos, também, seu poder vivificador que opera pela ação do Espírito Santo.


CONCLUSÃO
O Salmo 119 nos instrui a respeito da Palavra de Deus, demonstrando as qualidades e os benefícios de se atentar para os preceitos da Palavra do Senhor. Quem anda na verdade jamais andará em trevas.





SLIDES 






Fonte: Slides- www.revistaebd.com



Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo

Bíblia online
BÍBLIA SAGRADA ONLINE


Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário