19 de junho de 2020

Lição 12: Ele prometeu voltar: Betel conectar

Versículo do dia
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. João 14.3.


Verdade aplicada
Nossa alegria é saber que nesta terra somos apenas peregrinos e que muito em breve o Senhor Jesus virá buscar o Seu povo para a Jerusalém celestial.



Textos de Referência.
Mateus 24. 1 - 14 

1 E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo.

2 Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.

3 E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?

4 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;

5 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

6 E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.

7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores.

9 Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.

10 Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.

11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.

12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.

13 Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.

14 E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.


Bíblia online
Bíblia sagrada online




Introdução
Ressurreto, Jesus ascendeu ao céu, mas antes prometeu aos discípulos que retornaria e os levaria para morar com Ele por toda a eternidade. Essa é a maior esperança que todo o cristão deve guardar e ansiar: ser arrebatado por Cristo.






Ponto chave
A fim de não sermos surpreendido, devemos tratar todos os dias como se fosse o dia em que Jesus cumprirá a Sua promessa: Ele voltará para nos buscar!


1. A PROMESSA QUE NOS TRAZ ESPERANÇA
Jesus prometeu voltar para buscar os Seus, e essa promessa se cumprirá. A grande questão é: Quando será? Os textos sagrados nos informam que aquele dia e hora ninguém sabe, por isso, precisamos estar atentos e sensíveis aos sinais dos tempos.



1.1. Arrebatamento: Promessa incondicional
No livro de João 14.10, Jesus disse que voltaria para buscar os fiéis da terra e levá-los para perto de Si. Ele demonstra que este dia vai chegar independentemente do que o mundo esteja fazendo, de como as pessoas estejam se comportando, de como esteja o altruísmo ou o amor, Ele virá!
Esta promessa não está condicionada a desejo humano ou situação social, o Senhor já tem um dia determinado no qual acontecerá de forma surpreendente: Jesus se encontrará com seus amados nos ares.
"E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Mateus 24.37



1.2. Confirmado pelos anjos
Quando Jesus ascendeu ao céu, é bem provável que aqueles que estavam presentes sentiram-se, momentaneamente, desamparados, pois o Mestre estava partindo, porém, dois varões de branco apareceram para lembrá-los de que da mesma forma miraculosa que o Senhor Jesus estava subindo ao céu, seria desta forma que Ele voltaria ao encontro da Sua igreja amada.
"E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. 

Atos 1.10,11



Refletindo
Busquem a felicidade em Cristo e só nEle. Cuidem-se de não se apegar ao pó. Essa terra não é o destino de vocês.



2. FATOR SURPRESA
Infelizmente, a volta de Jesus para muitos será dor e tristeza, mas para os remidos será de alegria e júbilo.



2.1. A qualquer momento
A volta do Senhor Jesus pode acontecer a qualquer momento. A Bíblia é muito clara quando aborda sobre o arrebatamento da igreja diante de um fato surpresa, por isso a comparação com o ladrão da noite (1 Ts 5.1-2). Ele prometeu a qualquer momento este grande evento acontecerá e muitos estarão desapercebidos e despreparados. Que possamos estar atentos e preparados!
"Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que virá o seu Senhor. Mateus 24.42.



2.2. O segredo é estar atento!

Para que neste dia não sejamos pegos de surpresa, existe uma fórmula eficaz: sermos constantes e vigilantes em oração, não abrindo mão da fé e nem das convicções que a Bíblia nos mostra.
Devemos tratar todos os dias como um possível dia em que Jesus cumprirá Sua promessa, assim não seremos surpreendidos. Paulo deixa uma dica muito importante para este grande dia:
Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios. 1 Tessalonicenses 5.6.
A vigilância deixa os cristãos preparados para o dia mais importante da história da igreja, atentando para a santificação, a fim de se encontra com o Senhor.
Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Eclesiastes 9.8

Devemos tratar todos os dias como um possível dia em que Jesus cumprirá Sua promessa...



3. SINAIS DA SUA VINDA
Jesus nos deu muitos sinais de Sua volta e eles estão se cumprindo cabalmente.
"E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? Mateus 24.3



3.1. Falsos profetas
Jesus alertou aos Seus discípulos que quando estivesse próximo a Sua volta, viriam muitos falando em Seu nome (Mt 24.11), dizendo ser o próprio Cristo (Mt 24.5), com o verdadeiro intuito de enganar as pessoas. Estes são chamados de falsos profetas, que afirmam falar em nome de Deus sem, contudo, O representar.
Eles denigrem o Evangelho, pois são homens impiedosos, avarentos, amantes de si mesmos, que não praticam a caridade, propaga ensinos antagônicos as Escrituras, fazendo tudo em nome de Deus. Jesus termina nos admoestando: "Acautelai-vos, para que ninguém vos engane. Mateus 24.4.



3.2. O amor se esfriará
Outro grande sinal que precede a volta de Jesus, é a falta de amor pelo próximo (Mt 24.12).
Isso fica evidente diante da discrepância de classes, quando vemos homens retendo a maior parte do dinheiro do mundo, enquanto nações inteiras com fome.
O que dizer de pessoas que a exemplo da igreja de Éfeso, perderam o primeiro amor. Qualquer motivo é suficiente para não congregar, não se comprometem com a obra missionária e nem desenvolvem o ministério com ardor na alma. Fomos chamados para ser a diferença no mundo indiferente, e é nessa última hora da igreja na terra que temos que tomar posse de nossas responsabilidades no Senhor, fazendo com as pessoas à nossa volta, sintam e vejam o amor de Deus, em nossa vida e em nossas ações.





Conclusão
Os sinais dos tempos evidenciam a todo o momento a volta de Jesus.
Devemos estar preparados em santidade, pois será num abrir e fechar de olhos. O momento exato não sabemos, mas, teremos a nossa vida mudada para sempre. A promessa do Mestre se cumprirá: Jesus voltará e buscará os Seus para estarem com Ele no céu de glória por toda a eternidade.
"E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. 1 João 3.3.



Eu aprendi que:
A volta de Jesus é uma promessa que a qualquer momento se cumprirá: para muitos será dor e lamento, mas para os remidos, alegria e gozo, que será para toda a eternidade!





Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo



Nenhum comentário:

Postar um comentário