7 de junho de 2018

Lição 11: Uma mulher toca nas roupas de Jesus: Primários - de 7 e 8 anos

REVISTA PRIMÁRIOS (DO PROFESSOR)

LIÇÃO 11: Uma mulher toca nas roupas de Jesus





Revista do aluno:
Atividade


INICIANDO A AULA:
A Paz, Tias e Tios!
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar você poderosamente para falar aos corações dos pequeninos.
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. 

É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. 
O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.  


Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:



   
· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.



Momento do louvor
 Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.



Andreia Sorvetão - É Preciso Ter Fé




Os Milagres De Jesus (DVD Crianças Diante do Trono - Davi)





Milagres - CD Quem é Jesus ? / Crianças diante do Trono 3





Essa Alegria Não Vai Mais Sair/ Fé Mais Fé - Jessyca Kids







Música: Ressuscita-me (Aline Barros)


Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Objetivo:
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender que Deus sempre está atento as nossas necessidades, mas precisamos nos achegar a Ele.


INTRODUÇÃO:
Você já ficou doente? Quantos dias, você lembra? O que você sentiu? É crianças, não é nada fácil ficar doente, agente fica com dores, febre, mal estar, não da vontade de sair do lugar não é mesmo? Imaginem você ficar muito doente por pelo 12 anos, é muito mais do que a idade que vocês tem, mas sabe, hoje quero contar pra vocês uma história bíblica, que está no livro de Marcos Capitulo 5, versículos 24 a 34.

Resultado de imagem para Ilustrar a fé salvadora.
Memória em ação:
Versículo para memorizar.


Sugestão de dinâmica:
Chegar na sala de aula vestido de enfermeira/médico e fazer questionamentos para as crianças sobre saúde e doenças. Levar um kit médico de brinquedo e fazer de conta que está examinando as crianças.
Começar explicando que Jesus é o médico dos médicos e se importa muito com nossa saúde!





História Bíblica
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
 
Marcos 5.24-34
24 E Jesus foi com ele. Uma grande multidão foi junto e o apertava de todos os lados.
25 Chegou ali uma mulher que fazia doze anos que estava com uma hemorragia.
26 Havia gastado tudo o que tinha, tratando-se com muitos médicos. Estes a fizeram sofrer muito; mas, em vez de melhorar, ela havia piorado cada vez mais.
27 Ela havia escutado falar de Jesus; então entrou no meio da multidão e, chegando por trás dele, tocou na sua capa,
28 pois pensava assim: “Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada.”
29 Logo o sangue parou de escorrer, e ela teve certeza de que estava curada.
30 No mesmo instante Jesus sentiu que dele havia saído poder. Então virou-se no meio da multidão e perguntou: – Quem foi que tocou na minha capa?
31 Os discípulos responderam: – O senhor está vendo como esta gente o está apertando de todos os lados e ainda pergunta isso?
32 Mas Jesus ficou olhando em volta para ver quem tinha feito aquilo.
33 Então a mulher, sabendo o que lhe havia acontecido, atirou-se aos pés dele, tremendo de medo, e contou tudo.
34 E Jesus disse: – Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz; você está livre do seu sofrimento.

    
A mulher já havia gastado tudo o que possuía com tratamentos médicos, mas não apresentava qualquer sinal de melhora. Ao contrário, sua situação ficava cada vez pior e sua existência cada vez menos suportável.

 Explorando a Bíblia
Havia em Israel uma solitária mulher que sofria há doze anos de hemorragias e da dor de ser uma intocável na sua sociedade. De acordo com as leis de Israel, uma mulher que tivesse hemorragias por longos períodos, isto é, além do que era normal ela ter por mês, era considerada impura e tudo o que ela tocasse tornava-se impuro também (Lv 15.25-27). Dessa forma, o sofrimento da mulher que sangrava era muito grande. Como ela vivia sempre com hemorragias, ela não poderia tocar em coisa alguma e nem ser tocada porque era considerada imunda. Essa mulher tornou-se, assim, uma intocável no meio do seu povo.

A mulher já havia gastado tudo o que possuía com tratamentos médicos, mas não apresentava qualquer sinal de melhora. Ao contrário, sua situação ficava cada vez pior e sua existência cada vez menos suportável. As hemorragias, o sentimento de ser imunda e a solidão acompanhavam aquela mulher todos os dias roubando-lhe, aos poucos a vida, mas não a sua fé.

A mulher ouviu falar de Jesus e acreditou que ele poderia ser sua última esperança de cura. Ela, mesmo sendo desiludida pelos médicos, ainda assim, não desistiu de lutar por sua cura.

Por detrás de uma multidão que seguia Jesus, escondia-se uma mulher de semblante pálido e angustiado, como alguém que está à morte. Era a mulher que ia perdendo a sua vida à medida que perdia sangue. Ela, vendo Jesus, pensou e creu que se apenas conseguisse tocar nas vestes dele, ela sararia.

Jesus caminhava sendo apertado pela multidão, até que ele sentiu um toque diferente, um toque que lhe drenou poder. Assim que tocou em Jesus, a mulher sentiu uma maravilhosa sensação dentro de si. Ela sentiu que suas hemorragias haviam sido milagrosamente estancadas. Estando curada, o semblante pálido e triste da intocável começou a ganhar cor, alegria e vida.

Jesus, depois de sentir que algo muito bom saíra de si mesmo com aquele toque, perguntou à multidão: quem me tocou? Para os discípulos era uma pergunta absurda, pois como a multidão apertava o mestre, muitas pessoas haviam tocado nele. Já para a mulher que havia sido curada, a pergunta de Jesus poderia significar que ele percebeu que havia sido tocado por uma mulher impura. Por isso, tremendo e com medo de que Jesus a repreendesse por ela tê-lo tocado tornando-o impuro, a mulher se aproximou de Jesus e, prostrada aos pés dele, contou-lhe toda a verdade.

Jesus, admirado com a fé da mulher, amorosamente disse-lhe:” filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e sê curada deste teu mal”. Com esse gesto, Jesus mostrou que o amor dele e a fé da mulher fizeram mais bem a ela do que a lei que a mantinha como uma intocável. Assim, o toque proibido cheio de fé daquela mulher a levou ao conhecimento do poder, do amor e da maravilhosa graça do Senhor Jesus Cristo. Por isso, a fé dela a salvou das hemorragias e do preconceito a que era submetida pela lei e pela sociedade que cumpria a lei.

Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que Jesus sempre está atento aos problemas que enfrentamos e as nossas petições, mas precisamos nos achegar a Ele, com 
fé e gratidão.



Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.



 Recursos visuais















Mais sugestões de recursos visuais







Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Atividades:

 





Criança de jesus tem energia pra gastar


Brincadeira
QUEIMADA
Tema: pescadores de homens
Material: Bola, espaço grande riscado no chão.
Objetivo: Queimar (evangelizar) o maior número de pessoas para Deus.
Regras da Queimada comum.
1 – Dividir a turma em 2 grupos: 
Grupo A – Evangelizadores
Grupo B – Os não evangelizados.
2 – Os do Grupo A serão avisados de que deverão trazer para Jesus as pessoas do outro grupo.
3 – Os do Grupo B não saberão que são os não evangelizados.
4 – Quando os do grupo B forem queimados, os do Grupo A farão uma grande festa.
5 – Quando os do Grupo A forem queimados farão parte do "Céu-Exército de Deus", estarão assim contribuindo para a construção do Reino.
6 – Só ao término da brincadeira conta-se para o Grupo B a intenção do jogo.
Pregação: O mundo sempre quer nos impedir de ficarmos no time de Deus, tentam "nos queimar", levar ao pecado. Os não-evangelizados vivem esquivando-se das chances de conhecer Jesus, é preciso tentar várias vezes até sua conversão.

ORAÇÃO
Vamos orar. Levante suas mãos e comece a falar para Deus que você acredita no milagre que ele vai fazer.
Ore e profetize este milagre na vida de cada criança.



Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.

Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 



Alcançando crianças para Jesus
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 



ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS  

 
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.




Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.




* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Ovelhinhas de Cristo.
  




CRIANÇAS ATENÇÃO!


 Escola Bíblica Infantil









Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes Consultadas:
Créditos:
Revista primários cpad
apascentarospequeninos.blogspot.com/
http//gardenofpraise.com/slideshows.htm
Ebi blogspot.com
Ensino infantil num clique
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
Blog evangelizando criança.
www.sementinhakids.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
www.escoladominical.net/
Pequeninosdejesusblogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 
Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica

PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!





Vamos lá!!!  
SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.


Orai em todo tempo
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Um comentário:

  1. Obrigada por sua ajuda, meu trabalho com as crianças tem sido muito bom.

    ResponderExcluir