7 de junho de 2018

Lição 11: Uma mulher toca nas roupas de Jesus: Primários - de 7 e 8 anos

Ideias para o ensino:
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;


Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender que Deus sempre está atento as nossas necessidades, mas precisamos nos achegar a Ele.




INTRODUÇÃO: 
Você já ficou doente? Quantos dias, você lembra? O que você sentiu? É crianças, não é nada fácil ficar doente, agente fica com dores, febre, mal estar, não da vontade de sair do lugar não é mesmo? Imaginem você ficar muito doente por pelo 12 anos, é muito mais do que a idade que vocês tem, mas sabe, hoje quero contar pra vocês uma história bíblica, que está no livro de  Marcos Capitulo 5, versículos 24 a 34.

Versiculo para  memorizar:


Sugestão de dinâmica:
Chegar na sala de aula vestido de enfermeira/médico e fazer questionamentos para as crianças sobre saúde e doenças. Levar um kit médico de brinquedo e fazer de conta que está examinando as crianças.
Começar explicando que Jesus é o médico dos médicos e se importa muito com nossa saúde!






Pré - aula





Momento do louvor:
Cante:


Andreia Sorvetão - É Preciso Ter Fé



11. Os Milagres De Jesus (DVD Crianças Diante do Trono - Davi)


6 - Milagres - CD Quem é Jesus ? / Crianças diante do Trono 3

Essa Alegria Não Vai Mais Sair/ Fé Mais Fé - Jessyca Kids


Video:
Midinho:
http://www.youtube.com/watch?v=8Lx_sHFGJFY



Video:


Historia bíblica:
Marcos 5.24-34.
24 E Jesus foi com ele. Uma grande multidão foi junto e o apertava de todos os lados.
25 Chegou ali uma mulher que fazia doze anos que estava com uma hemorragia.
26 Havia gastado tudo o que tinha, tratando-se com muitos médicos. Estes a fizeram sofrer muito; mas, em vez de melhorar, ela havia piorado cada vez mais.
27 Ela havia escutado falar de Jesus; então entrou no meio da multidão e, chegando por trás dele, tocou na sua capa,
28 pois pensava assim: “Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada.”
29 Logo o sangue parou de escorrer, e ela teve certeza de que estava curada.
30 No mesmo instante Jesus sentiu que dele havia saído poder. Então virou-se no meio da multidão e perguntou: – Quem foi que tocou na minha capa?
31 Os discípulos responderam: – O senhor está vendo como esta gente o está apertando de todos os lados e ainda pergunta isso?
32 Mas Jesus ficou olhando em volta para ver quem tinha feito aquilo.
33 Então a mulher, sabendo o que lhe havia acontecido, atirou-se aos pés dele, tremendo de medo, e contou tudo.
34 E Jesus disse: – Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz; você está livre do seu sofrimento.

através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE



Resultado de imagem para Ilustrar a fé salvadora.
Resultado de imagem para Lição 11: Uma mulher toca nas roupas de Jesus
A mulher já havia gastado tudo o que possuía com tratamentos médicos, mas não apresentava qualquer sinal de melhora. Ao contrário, sua situação ficava cada vez pior e sua existência cada vez menos suportável.
Texto bíblico em estudo: Marcos 5.25-34.
Explorando a Bíblia
Havia em Israel uma solitária mulher que sofria há doze anos de hemorragias e da dor de ser uma intocável na sua sociedade. De acordo com as leis de Israel, uma mulher que tivesse hemorragias por longos períodos, isto é, além do que era normal ela ter por mês, era considerada impura e tudo o que ela tocasse tornava-se impuro também (Lv 15.25-27). Dessa forma, o sofrimento da mulher que sangrava era muito grande. Como ela vivia sempre com hemorragias, ela não poderia tocar em coisa alguma e nem ser tocada porque era considerada imunda. Essa mulher tornou-se, assim, uma intocável no meio do seu povo.

A mulher já havia gastado tudo o que possuía com tratamentos médicos, mas não apresentava qualquer sinal de melhora. Ao contrário, sua situação ficava cada vez pior e sua existência cada vez menos suportável. As hemorragias, o sentimento de ser imunda e a solidão acompanhavam aquela mulher todos os dias roubando-lhe, aos poucos a vida, mas não a sua fé.

A mulher ouviu falar de Jesus e acreditou que ele poderia ser sua última esperança de cura. Ela, mesmo sendo desiludida pelos médicos, ainda assim, não desistiu de lutar por sua cura.

Por detrás de uma multidão que seguia Jesus, escondia-se uma mulher de semblante pálido e angustiado, como alguém que está à morte. Era a mulher que ia perdendo a sua vida à medida que perdia sangue. Ela, vendo Jesus, pensou e creu que se apenas conseguisse tocar nas vestes dele, ela sararia.

Jesus caminhava sendo apertado pela multidão, até que ele sentiu um toque diferente, um toque que lhe drenou poder. Assim que tocou em Jesus, a mulher sentiu uma maravilhosa sensação dentro de si. Ela sentiu que suas hemorragias haviam sido milagrosamente estancadas. Estando curada, o semblante pálido e triste da intocável começou a ganhar cor, alegria e vida.

Jesus, depois de sentir que algo muito bom saíra de si mesmo com aquele toque, perguntou à multidão: quem me tocou? Para os discípulos era uma pergunta absurda, pois como a multidão apertava o mestre, muitas pessoas haviam tocado nele. Já para a mulher que havia sido curada, a pergunta de Jesus poderia significar que ele percebeu que havia sido tocado por uma mulher impura. Por isso, tremendo e com medo de que Jesus a repreendesse por ela tê-lo tocado tornando-o impuro, a mulher se aproximou de Jesus e, prostrada aos pés dele, contou-lhe toda a verdade.

Jesus, admirado com a fé da mulher, amorosamente disse-lhe:” filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e sê curada deste teu mal”. Com esse gesto, Jesus mostrou que o amor dele e a fé da mulher fizeram mais bem a ela do que a lei que a mantinha como uma intocável. Assim, o toque proibido cheio de fé daquela mulher a levou ao conhecimento do poder, do amor e da maravilhosa graça do Senhor Jesus Cristo. Por isso, a fé dela a salvou das hemorragias e do preconceito a que era submetida pela lei e pela sociedade que cumpria a lei.

Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que Jesus sempre está atento aos problemas que enfrentamos e as nossas petições, mas precisamos nos achegar a Ele, com
fé e gratidão.

Visuais:






















Mais sugestões de Visuais












  
Atividades





Brincadeira
QUEIMADA
Tema: pescadores de homens
Material: Bola, espaço grande riscado no chão.
Objetivo: Queimar (evangelizar) o maior número de pessoas para Deus.
Regras da Queimada comum.
1 – Dividir a turma em 2 grupos: 
Grupo A – Evangelizadores
Grupo B – Os não evangelizados.
2 – Os do Grupo A serão avisados de que deverão trazer para Jesus as pessoas do outro grupo.
3 – Os do Grupo B não saberão que são os não evangelizados.
4 – Quando os do grupo B forem queimados, os do Grupo A farão uma grande festa.
5 – Quando os do Grupo A forem queimados farão parte do "Céu-Exército de Deus", estarão assim contribuindo para a construção do Reino.
6 – Só ao término da brincadeira conta-se para o Grupo B a intenção do jogo.
Pregação: O mundo sempre quer nos impedir de ficarmos no time de Deus, tentam "nos queimar", levar ao pecado. Os não-evangelizados vivem esquivando-se das chances de conhecer Jesus, é preciso tentar várias vezes até sua conversão.





Lembrancinhas:




Revista do aluno:
Atividade




Para concluir


  Lanche: Sirva um lanche gostoso, nutritivo e criativo.



ORAÇÃO
Vamos orar. Levante suas mãos e comece a falar para Deus que você acredita no milagre que ele vai fazer.
Ore e profetize este milagre na vida de cada criança
 



" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"





Revista Primários - de 7 e 8 anos: 2º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo os milagres de Jesus: Cpad

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
 
Fontes consultadas:
apascentarospequeninos.blogspot.com/
http//gardenofpraise.com/slideshows.htm
Ebi blogspot.com
Ensino infantil num clique
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
Blog evangelizando criança.
www.sementinhakids.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
www.escoladominical.net/
Pequeninosdejesusblogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD


TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA




Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo


Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades


Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?


Oficina a arte de fazer brinquedos


Brincadeiras para unir pais e filhos

Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos.
adaliahelena.blogspot.com

Um comentário:

  1. Obrigada por sua ajuda, meu trabalho com as crianças tem sido muito bom.

    ResponderExcluir