2 de janeiro de 2019

Lição 01: O Criador: Pré - aula, Dinâmica - Pré - adolescentes de 11 e 12 anos


Resultado de imagem para Lição 01: O Criador: Pré - aula, Dinâmica - Pré - adolescentes de 11 e 12 anos 1° Trimestre de 2019 - Tema: Quem é Deus - Cpad
1° Trimestre de 2019 - Tema: Quem é Deus - Cpad


Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem a revista, falem do seu novo formato e as mudanças encontradas nela.
- Depois, apresentem o tema do trimestre: Quem é Deus.
- Perguntem: Para você, quem é Deus?
Aguardem as respostas. 

Ouçam atentamente o que os alunos falam. Não descartem nenhuma resposta, pois o que o aluno expressa representa o que ele conhece sobre Deus e que nestas lições podem ser acrescidas de outras informações.
- Falem: Nas lições deste trimestre, vamos estudar sobre Deus, como:
O criador
O Libertador
O Único
O Justo Juiz
O Amor
O Salvador
Quem responde as orações
O Disciplinador
O que perdoa
Onipotente, Onipresente, onisciente
O que é Santo
O Consolador
O Amigo Fiel

- Falem: Estes assuntos serão os temas das nossas aulas neste trimestre. 
Na aula de hoje, vamos aprender sobre Deus como Criador.
- Solicitem para que os alunos abram a Bíblia no livro do Gênesis e peçam para que eles observem a narrativa da criação ocorrida em 6 dias.
Para cada dia, escrevam o que foi criado. 
Enfatizem que Deus é o criador.
- Falem sobre o Jardim do Éden.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Fui Criado por Deus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!





Pré aula




Dinâmica: Fui criado por Deus
Objetivo: Refletir sobre a perfeição da criatura humana, obra da criação de Deus.
Material:
½ folha de papel ofício
01 lápis grafite

Procedimento:
- Escolham um aluno e peçam para que ele permaneça diante da turma.
- Distribuam ½ folha de papel ofício para cada aluno e 01 lápis grafite.
- Peçam para que eles desenhem o colega, observando os detalhes, procurando ser o mais fiel possível ao que estão vendo. Eles devem desenhar em 1 minuto.
- Depois, recolham os desenhos e fixem no quadro.
- Observem os desenhos e deixem que os alunos analisem o resultado.
Alguém conseguiu no desenho se aproximar da realidade, isto é, reproduzir o colega? Por quê?
Observem as respostas.
Por mais que haja na turma alguém que desenhe bem, sempre haverá diferenças e o resultado não copia com exatidão os traços do colega.
Percebemos como é difícil desenhar. Imaginem fazer o primeiro ser humano!
- Agora, falem: Olhem para seus colegas. Observem as características dos colegas, são diferentes mesmo tendo os mesmos membros, olhos, boca, nariz, orelhas etc.
- Depois, enfatizem: Só Deus tem poder para criar com tanta perfeição e diferentes características entre as pessoas. Nem mesmo os gêmeos univitelinos são iguais. E as impressões digitais? Não há um ser humano que tenha impressão digital igual ao de outra pessoa.
- Perguntem: Afinal, somos produtos da criação de Deus ou da evolução?
Aguardem as respostas.
- Para concluir, peçam para que os alunos repitam: Fui criado por Deus!




Subsídio
 ESBOÇO DA LIÇÃO:
I - A CRIAÇÃO
II - A CRIAÇÃO E O CRIADOR
III - A CRIAÇÃO DO SER HUMANO
IV - O CUIDADO DO JARDIM: ONTEM E HOJE



Caríssimo professor, estamos começando mais um ano de muito trabalho e dedicação ao ministério que fomos chamados. Novos desafios nos esperam neste ano e uma grande responsabilidade nos foi atribuída. Seus alunos precisam crescer espiritualmente e compreender os diversos aspectos que envolvem a fé que estão aprendendo a professar. Para tanto, o seu cuidado e dedicação ao ensino da Palavra de Deus de forma aprimorada é imprescindível.
E para iniciarmos o ano de maneira perspicaz a lição deste trimestre traz o tema “Quem é Deus”. Nela, seus alunos terão a oportunidade de conhecer os aspectos da natureza de Deus, como Ele se revela. Veremos que as Escrituras Sagradas apresentam Deus como o Criador do universo, o Libertador da humanidade, o Justo Juiz que julga com justiça, o Pai amoroso que deseja compartilhar da sua maravilhosa graça e presença com a humanidade. Tais aspectos nos fazem perceber que Deus não realiza nada de maneira desorganizada ou sem propósito. A Bíblia de estudo Pentecostal (1995, págs. 31,32) nos traz um estudo relativo ao propósito e alvo da criação:


Deus tinha razões específicas para criar o mundo.
(1) Deus criou os céus e a terra como manifestação da sua glória, majestade e poder. 
Davi diz: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” (Sl 19.1; cf. Gn 8.1). Ao olharmos a totalidade do cosmos criado — desde a imensa expansão do universo, à beleza e à ordem da natureza — ficamos tomados de temor reverente ante a majestade do Senhor Deus, nosso Criador.

(2) Deus criou os céus e a terra para receber a glória e a honra que lhe são devidas. 
Todos os elementos da natureza humana — e.g (por exemplo), o sol e a lua, as árvores da floresta, a chuva e a neve, os rios e os córregos, as colinas e as montanhas, os animais e as aves — rendem louvores ao Deus que os criou (Sl 98.7,8; 148.1-10; Is 55.12). Quanto mais Deus deseja e espera receber glória e louvor dos seres humanos!

(3) Deus criou a terra para prover um lugar onde o seu propósito e alvos para a humanidade fossem cumpridos.
(a) Deus criou Adão e Eva à sua própria imagem, para comunhão amorável e pessoal com o ser humano por toda a eternidade. Deus projetou o ser humano como um ser trino e uno (corpo, alma e espírito), que possui mente, emoção e vontade, para que possa comunicar-se espontaneamente com Ele como Senhor, adorá-lo e servi-lo com fé, lealdade e gratidão.
(b) Deus desejou de tal maneira esse relacionamento com a raça humana que, quando Satanás conseguiu tentar Adão e Eva a ponto de se rebelarem contra Deus e desobedecer ao seu mandamento, Ele prometeu enviar um Salvador para redimir a humanidade das consequências do pecado (ver Gn 3.15). Daí Deus teria um povo para sua própria possessão, cujo prazer estaria nEle, que o glorificaria, e que viveria em retidão e santidade diante dEle (Is 60.21; 61.1-3; Ef 1.11,12; 1 Pe 2.9).
(c) A culminação do propósito de Deus na criação está no livro do Apocalipse, onde João descreve o fim da história com estas palavras: ‘... com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus’ (Ap 21.3).

A vontade de Deus é e sempre foi que a sua criação estivesse em plena comunhão com Ele. Por esse motivo, seus alunos precisam compreender que eles são a propriedade exclusiva do Senhor e a maior de todas as suas criações. Explique que Deus tem propósitos para a vida de cada um deles. Dentre eles está o de adorar e engrandecer ao Santo Nome do Criador. Seus alunos precisam aprender que não vieram a este mundo por acaso. Embora sejam tão novos, Deus os convida a servi-lo e a proclamar o seu nome a todas as pessoas (cf. Mt 28.19,20).






Revista Pré - adolescentes de 11 e 12 anos: 1° Trimestre de 2019 - Tema: Quem é Deus - Cpad



LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2018











► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016



 Noticias.Com
► Escola Bíblica Dominical
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário


 através deste site.Almeida Revista e Atualizada
 BÍBLIA ONLINE
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.



 Pré-Adolescentes 11 e 12 anos, Dinâmicas, brincadeiras, Lições BíblicasArquivo


 ARQUIVO DO BLOG


Fonte:
Atitude de aprendiz
Educação Cristã - Publicações 
CPAD

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!





Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário