24 de janeiro de 2019

Lição 4 – Enfrentando o Transtorno do sono: Adultos: Betel








Objetivos da Lição
1 – Revelar o perigo de uma noite mal dormida;

2 – Mostrar o que fazer para tratar do transtorno do sono;
3 – Ensinar como equilibrar as nossas atividades para não sofrermos com este mal.

Texto Áureo
Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança. Salmos 4.8




Verdade Aplicada
É muito importante buscar ter uma boa noite de sono, pois é essencial para a saúde e melhoria da qualidade de vida.




Texto de referências

Salmos 4.1,5-8
1. Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
5. Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor.
6. Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? Senhor, exalta sobre nós a luz do teu rosto.
7. Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.
8. Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.




através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE




HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 140



Harpa Cristã: 178



Harpa Cristã:474







ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1 – Um Sofrimento não Identificado
2 – Vivendo noites mal dormidas
3 – Buscando o melhor tratamento
Conclusão






Motivo de Oração

Clame pela verdadeira paz nos corações




INTRODUÇÃO
Atualmente, temos visto uma grande perda de produtividade em muitos irmãos que antes eram tremendamente ativos na obra de Deus. Em alguns casos, isto ocorre porque eles desenvolveram o transtorno do sono.







1. O SOFRIMENTO NÃO IDENTIFICADO 
É normal nos depararmos com pessoas que estão passando por algumas dificuldades e não conseguem identificar qual o motivo delas. Essas dificuldades, muitas vezes, afetam negativamente a saúde do nosso corpo e mente. Para que as nossas funções biológicas funcionem bem enquanto estamos acordados, é necessário que tenhamos um período de sono adequado, pois é durante o sono que importantes funções do corpo são realizadas.



1.1 Coisas que nos fazem perder o sono
No Salmo 4.1, vemos o salmista se apresentando em um momento de grande angústia, talvez de desespero. Esta situação tem sido experimentada por muitos indivíduos na atualidade. A angústia provocada por situações de estresse tem sido apontada como uma das muitas causas que levam ao transtorno do sono. Davi foi um homem escolhido por Deus para realizar uma grande obra, mas isto não o livrou deste mal, pois sendo humano, estava sujeito a estas aflições.



1.2 Um perigo real
A insônia, identificada como uma insatisfação quanto a qualidade e quantidade de sono, também é classificada como incômodo, também é classificada como um incômodo significativo, causador de prejuízos sociais. É importante dizer que a insônia só deve ser considerada se ocorrer pelo menos três vezes por semana e por não menos do que um período de três meses. A dificuldade de manter o sono e o despertar matinal precoce têm acometido cada vez mais servos fiéis que buscam fazer a obra de Deus com excelência. Muitos alegam estarem perdendo o sono por causa de uma carga excessiva de trabalho na obra de Deus.
No entanto, a Palavra de Deus nos orienta que não devemos ficar inquietos, mas, sim, a apresentarmos nossas petições a Deus pela oração e súplica, com ação de graças (Fp 4.6).





1.3. O risco do trabalho excessivo 
Uma vida de trabalho excessivo ao invés de trazer alegria produz tristeza. O louvor entoado pelo salmista no Salmo 4 nos mostra que tudo o que fazemos para o Senhor tem como recompensa a alegria em nosso coração (Sl 4.7). Se estamos angustiados ao ponto de perdermos o sono, certamente não estamos sintonizados com a vontade de Deus em nossas vidas. O salmista ainda nos mostra que o Senhor exalta sobre nós a luz do seu rosto, logo fica claro que Ele quer que tenhamos uma aparência resplandecente (Sl 4.6), diferente daquele que passou noites de sono mal dormidas. Na verdade, o que o nosso Senhor quer é nos dar a certeza de que ao fazermos a Sua obra diligentemente teremos paz para desfrutarmos de abençoadas noites de sono (Sl 4.8).





2. VIVENDO NOITES MAL DORMIDAS
Este tema levanta uma série de discussões acerca de que se deve fazer quando não se consegue dormir. Já vimos que o transtorno do sono é um mal que tem sua origem em diversos fatores, dentre os quais se encontra o estresse.





2.1 Convivendo com este mal
Muitos servos de Deus tem vivido uma vida triste e angustiada, não sabendo o porque de não conseguir ter uma noite tranquila. Em seus momentos íntimos, chegam a ficar noites inteiras acordados. Segundo a Sociedade Brasileira do Sono, adormecer em horários impróprios ou ficar longas horas a mais na cama de maneira exagerada, sem estar associado a uma doença, pode ser um alerta grave para um problema crônico. Alterações de humor, diminuição da memória e da capacidade mental responsável pelo aprendizado, raciocínio e pensamento é um indício da manifestação dos distúrbios do sono, que, associados, levarão ao transtorno do sono.





2.2 Um medo noturno inexplicável
Algumas pessoas sofrem comum tipo de distúrbio conhecido como terror noturno. Este distúrbio se apresenta com maior incidência em crianças, mas é possível que se estenda até a idade adulta, causando sérias complicações. Durante a crise, o indivíduo se apresenta em estado súbito de alerta, demonstrando manifestações autônomas e comportamentais de medo durante o sono. Quando tais episódios ocorrem, a pessoa senta-se na cama assustada, com os olhos abertos e suando, e um olhar de medo intenso, sem motivação aparente, também é observado pelos presentes. Estar debaixo da proteção do Senhor é uma garantia de que não seremos abalados por temores noturnos (Sl 91.5-6). No entanto, uma investigação científica criteriosa é necessária para que se conheça a origem de tais episódios.





2.3 A perda do sono por causa do pecado
O texto de 1 Samuel 16.14-23 nos mostra um momento vivido por Saul após a unção de Davi. Percebemos que, quando o Espírito de Deus se afastou, o então rei de Israel entra em um processo de profundo desespero. Podemos aqui inferir que possivelmente Saul passou por momentos de noites turbadas, sem tranquilidade para desfrutar de um sono reparador. A condição do rei era clara aos olhos de todos, a ponto de seus criados interferirem, sugerindo que se buscasse alguém para acalmá-lo com louvores a Deus. A Bíblia relata as atitudes de Saul que levaram ao afastamento do Espírito Santo, por isso precisamos aprender, para não repetirmos o mesmo processo, onde o nosso pecado nos afastará de Deus, levando de nós a paz de Cristo (1 Sm 15.16-30).





3. BUSCANDO O MELHOR TRATAMENTO
Nos tópicos anteriores vimos que o transtorno do sono tem diversas causas, externas e internas. Este aprendizado nos mostra que em cada situação a abordagem em busca de solução deverá ser de acordo com o caso.





3.1. Cérebro regenerado pelo sono
Diversos estudos já tem comprovado que o sono é crucial para o bom funcionamento do cérebro. Enquanto dormimos, o cérebro se auto limpa, eliminando subprodutos tóxicos absorvidos enquanto estamos acordados, desenvolvendo nossas atividades diárias.





3.2 Combatendo as causas externas
Quando somos levados a perda do sono por problemas que surgem no nosso dia a dia, que elevam abruptamente o nosso nível de estresse, devemos procurar atividades que nos afastem momentaneamente de tais problemas. Uma boa atitude é incluir no decorrer do dia atividades físicas, pois elas iram aumentar os níveis de serotonina, um neurotransmissor que exerce inúmeras funções importantes para a saúde e qualidade de vida. Alguns estudos atestam que uma boa maneira de reverter os ataques de insônia é a leitura. A perder o sono não insista em ficar na cama, levante-se e busque uma boa leitura por pelo menos 45 minutos. Não utilize aparelhos eletrônicos, pois os mesmos podem inibir a produção de serotonina. A melhor sugestão é a leitura bíblica (Pv 3.24).





3.3 Lidando com o cansaço emocional
O cansaço emocional atinge uma parcela significativa da população entre 20 e 60 anos. A maneira como lidamos com as frustrações, problemas e obrigações poderá ser responsável pelo desencadeamento de um desgaste mental de origem metabólica incontrolável e que levará a um esgotamento. Esse período de esgotamento emocional gera o desejo de abandonar todos os tipos de atividades, até as que produzem prazer, como ir à igreja e fazer a obra de Deus, e é também responsável pela insônia, que é um dos distúrbios relacionados como transtorno do sono. Neste caso ajuda médica e terapêutica são indispensáveis.





CONCLUSÃO
Muitos são os fatores que levam um indivíduo a perder o sono. Entretanto, é importante que saibamos o que podemos fazer, quando devemos buscar ajuda profissional e a necessidade de continuarmos buscando e meditando na Palavra, para que não sejamos vítimas do transtorno do sono (Jr 31.25-26).





Questionário 
1. O que vemos no Salmo 4.1?
R: O salmista se apresenta em um momento de grande angústia, talvez de desespero (Sl 4.1).





2. O que o louvor entoado pelo salmista no Salmo 4 nos mostra?
R: Que tudo que fazemos para o Senhor tem como recompensa a alegria em nosso coração (Sl 4.7).





3. Qual é a garantia de que não seremos abalados por terrores noturnos?
R: Estar debaixo da proteção do Senhor (Sl 91.5-6).





4. O que o texto de l Samuel 16.14-23 nos mostra?
R: Um momento vivido por Saul após a unção de Davi (l Sm 16.14-23).





5. Qual é a melhor sugestão para a insônia?
R: A leitura bíblica (Pv 3.24).







VIDEOS
Os males causados pela falta de sono




Tratamento Médico
Terror Noturno
http://www.institutobrasileirodosono.com.br/





Tratamento Médico
Insônia
Dr. Saulo Nardy Nader
Dra. Maria Fernanda Calini
www.neurologiaepsiquiatria.com.br






Paralisia do Sono
Canal Youtube - Fatos Desconhecidos






Lição 4 – Enfrentando o Transtorno do sono










Lições bíblicas Betel
Ano 2019


 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos



Lições bíblicas Betel
Ano 2018


 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos


 Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


 Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos


 Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017


 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas
 Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.
 Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel
 Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »




Lições bíblicas Betel
Ano 2016


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016 


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel






 Lições Bíblicas Infantil: 1º Trimestre 2019



 Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019


► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG


 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 


 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário


volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15)

Um comentário: