Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Já estudamos que Deus é o criador e o libertador. Hoje, vamos aprender que Ele é o único Deus verdadeiro.
- O tema será estudado através da história do povo de Israel, especificamente sobre o personagem Elias e o rei Acabe e os profetas de Baal.
- Façam um breve relato sobre o confronto entre o profeta Elias e os 450 profetas de Baal. Se possível, mostrem este acontecimento através da exibição de parte de um filme.
- Em seguida, leiam 1 Reis 18:36-39:
Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!”
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Prova de Fogo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Material: 01 pedra pequena para cada aluno(pode ser aquela de aquário).
Procedimento: - O que significa passar por uma prova de fogo?
Aguardem as respostas.
Normalmente as respostas convergem para as dificuldades, problemas que estamos passando.
- Falem: Na lição de hoje, estudamos que o profeta Elias passou por uma prova de confronto com os profetas de Baal, tendo como vencedor Elias, que através da operação do Deus verdadeiro, fez cair fogo do céu, deixando evidente para o povo a quem eles deveriam adorar.
- Falem: Nós também passamos por provas de fogo e para sairmos desta situação precisamos fazer o que Elias fez - consertar o altar.
O que pode então significar: consertar o altar?
Aguardem as respostas, que serão em torno da restauração do altar da oração, da adoração a Deus e comunhão com o Senhor.
Neste momento, falem: Elias utilizou 12 pedras, representando as tribos Israel, aqui vamos montar um “altar” com a quantidade de pedras, que representarão cada pessoa da classe.
- Falem: Elias ofereceu um bezerro em sacrifício. Mas o que podemos oferecer como sacrifício?
Leiam Rm 12.1 “Rogo-vos, pois irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.
Então, conforme o versículo lido, nossa vida é o que temos para oferecer em sacrifício para Deus.
- Depois falem: Elias utilizou água. E o que pode representar água?
A água representa a palavra de Deus, leiam, Ef 5. 26 “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra”.
- Perguntem: Mas o que pode representar o fogo?
O fogo é representado pelo poder do Deus, através da atuação do Espírito Santo em nossas vidas.
Por isso, se vocês estão passando pela prova de fogo, vocês têm como seu companheiro constante o Espírito Santo. Lembrem-se de que a operação de Deus se apresenta com poder, milagres, modificando situações impossíveis, confirmando quem é seu Deus e mostrando como Ele cuida de você.
- Depois façam uma oração e entreguem 01 pedrinha para cada aluno.
Dinâmica: Prova de Fogo: Lição 03: O Único
Pré - aula: Lição 03: O Único - Pré - adolescentes de 11 e 12 anos
Fonte: atitudedeaprendiz.blogspot.com
LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2019
Revista Pré - adolescentes de 11 e 12 anos: 1° Trimestre de 2019 - Tema: Quem é Deus - Cpad
LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2018
► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016
Noticias.Com
► Escola Bíblica Dominical
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário
através deste site.Almeida Revista e Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
Pré-Adolescentes 11 e 12 anos, Dinâmicas, brincadeiras, Lições Bíblicas: Arquivo
ARQUIVO DO BLOG
Fonte:
Atitude de aprendiz
Educação Cristã - Publicações
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Já estudamos que Deus é o criador e o libertador. Hoje, vamos aprender que Ele é o único Deus verdadeiro.
- O tema será estudado através da história do povo de Israel, especificamente sobre o personagem Elias e o rei Acabe e os profetas de Baal.
- Façam um breve relato sobre o confronto entre o profeta Elias e os 450 profetas de Baal. Se possível, mostrem este acontecimento através da exibição de parte de um filme.
- Em seguida, leiam 1 Reis 18:36-39:
Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!”
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Prova de Fogo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Prova de Fogo
Objetivo: Contextualizar o tema estudado com a vida do aluno, enfatizando que Deus nos vê, ouve e age em nosso favor.Material: 01 pedra pequena para cada aluno(pode ser aquela de aquário).
Procedimento: - O que significa passar por uma prova de fogo?
Aguardem as respostas.
Normalmente as respostas convergem para as dificuldades, problemas que estamos passando.
- Falem: Na lição de hoje, estudamos que o profeta Elias passou por uma prova de confronto com os profetas de Baal, tendo como vencedor Elias, que através da operação do Deus verdadeiro, fez cair fogo do céu, deixando evidente para o povo a quem eles deveriam adorar.
- Falem: Nós também passamos por provas de fogo e para sairmos desta situação precisamos fazer o que Elias fez - consertar o altar.
O que pode então significar: consertar o altar?
Aguardem as respostas, que serão em torno da restauração do altar da oração, da adoração a Deus e comunhão com o Senhor.
Neste momento, falem: Elias utilizou 12 pedras, representando as tribos Israel, aqui vamos montar um “altar” com a quantidade de pedras, que representarão cada pessoa da classe.
- Falem: Elias ofereceu um bezerro em sacrifício. Mas o que podemos oferecer como sacrifício?
Leiam Rm 12.1 “Rogo-vos, pois irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.
Então, conforme o versículo lido, nossa vida é o que temos para oferecer em sacrifício para Deus.
- Depois falem: Elias utilizou água. E o que pode representar água?
A água representa a palavra de Deus, leiam, Ef 5. 26 “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra”.
- Perguntem: Mas o que pode representar o fogo?
O fogo é representado pelo poder do Deus, através da atuação do Espírito Santo em nossas vidas.
Por isso, se vocês estão passando pela prova de fogo, vocês têm como seu companheiro constante o Espírito Santo. Lembrem-se de que a operação de Deus se apresenta com poder, milagres, modificando situações impossíveis, confirmando quem é seu Deus e mostrando como Ele cuida de você.
- Depois façam uma oração e entreguem 01 pedrinha para cada aluno.
Dinâmica: Prova de Fogo: Lição 03: O Único
Pré - aula: Lição 03: O Único - Pré - adolescentes de 11 e 12 anos
Fonte: atitudedeaprendiz.blogspot.com
LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2019
Revista Pré - adolescentes de 11 e 12 anos: 1° Trimestre de 2019 - Tema: Quem é Deus - Cpad
ANO: 2018
Revista Pré - adolescentes de 11 e 12 anos: 4° Trimestre de 2018 - Tema : Família e Relacionamentos - Cpad
Revista Pré - adolescentes de 11 e 12 anos: 3° Trimestre de 2018 - Tema : O Evangelho do Discípulo Amado - Cpad
Revista Pré - adolescentes de 11 e 12 anos: 2° Trimestre de 2018 - Tema: Dons Espirituais e Fruto do Espírito - Cpad
Revista Pré - adolescentes de 11 e 12 anos: 1° Trimestre de 2018 - Tema: O Maravilhoso Plano da Salvação - Cpad
Revista Pré - adolescentes de 11 e 12 anos: 3° Trimestre de 2018 - Tema : O Evangelho do Discípulo Amado - Cpad
Revista Pré - adolescentes de 11 e 12 anos: 2° Trimestre de 2018 - Tema: Dons Espirituais e Fruto do Espírito - Cpad
Revista Pré - adolescentes de 11 e 12 anos: 1° Trimestre de 2018 - Tema: O Maravilhoso Plano da Salvação - Cpad
LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2017
► Revista Pré-adolescente de 11 e 12 anos: 4º Trimestre de 2017 - Tema: Resistindo a pressão do Mundo - Cpad
► Revista Pré-adolescente de 11 e 12 anos: 3º Trimestre de 2017 - Tema:Jesus, o Salvado - Cpad ... mais »
► Revista Pré-adolescente de 11 e 12 anos: 2º Trimestre de 2017 - Tema: Pré-Adolescência, que Fase é Essa? Cpad
► Pré-adolescente de 11 e 12 anos: 1º Trimestre de 2017 - CPAD. Tema: Quem é Deus
ANO: 2017
► Revista Pré-adolescente de 11 e 12 anos: 4º Trimestre de 2017 - Tema: Resistindo a pressão do Mundo - Cpad
► Revista Pré-adolescente de 11 e 12 anos: 3º Trimestre de 2017 - Tema:Jesus, o Salvado - Cpad ... mais »
► Revista Pré-adolescente de 11 e 12 anos: 2º Trimestre de 2017 - Tema: Pré-Adolescência, que Fase é Essa? Cpad
► Pré-adolescente de 11 e 12 anos: 1º Trimestre de 2017 - CPAD. Tema: Quem é Deus
LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2016
Pré-adolescente de 11 e 12 anos: 4º Trimestre de 2016 - CPAD. Família e Relacionamentos
Pré-Adolescentes: O Evangelho do Discípulo Amado 11 e 12 anos 3º Trimestre 2016 - CPAD
PRÉ-ADOLESCENTES - de 11 e 12 anos - 2º Trimestre de 2016 - CPAD
Pré-AdolescentesCPAD -Lições Bíblicas
► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019
ANO: 2016
Pré-adolescente de 11 e 12 anos: 4º Trimestre de 2016 - CPAD. Família e Relacionamentos
Pré-Adolescentes: O Evangelho do Discípulo Amado 11 e 12 anos 3º Trimestre 2016 - CPAD
PRÉ-ADOLESCENTES - de 11 e 12 anos - 2º Trimestre de 2016 - CPAD
Pré-AdolescentesCPAD -Lições Bíblicas
► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019
► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016
Noticias.Com
► Escola Bíblica Dominical
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário
através deste site.Almeida Revista e Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
Pré-Adolescentes 11 e 12 anos, Dinâmicas, brincadeiras, Lições Bíblicas: Arquivo
ARQUIVO DO BLOG
Fonte:
Atitude de aprendiz
Educação Cristã - Publicações
CPAD
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
PRA VOCÊ!!!Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário