19 de janeiro de 2019

Lição 3: A igreja que acolhe - Betel Jovens Conectar – 1º Trimestre de 2019







Textos de Referência.
Atos 2.42-47
42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
43 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.

44 Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.

45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.

46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,

47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.




Versículo do dia
Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6.37



através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.





Objetivos da lição
Entender que a igreja tem um dever assistencial;
Compreender que o acolhimento faz parte do amor cristão;
Aplicar esta conduta na nossa rotina cristã;




Introdução
A Igreja tem várias tarefas dentro do serviço cristão e o acolhimento deve estar entro os mais importantes dentro destas tarefas. Acolher alguém é demonstração do amor ao próximo combinado com o desejo de agradar a Deus.


Certo escritor com muita propriedade afirmou: “Saber e não fazer é não saber coisa alguma”. Podemos ver isso claramente nessa falta de comprometimento em nossas atitudes que envolvem nossa prática de fé em detrimento das obras propriamente manifestas em nossa vida diária.

Trata-se não apenas do conhecimento teórico acerca da fé, mas do conhecimento prático do que ela pode proporcionar na vida de todos aqueles que se propõem a ser uma testemunha diante desse mundo que nos observa e espera ver em nós o resultado transformador do Evangelho de Cristo na vida do pecador convertido; em ação de generosidade e caridade.

Exemplo: Santo Agostinho fundou um hospital para peregrinos, resgatou escravos, e socorreu os pobres. Ele pedia ao povo não lhe dar roupas, mas vendê-las e dar o dinheiro aos pobres.




Ponto chave
O acolhimento de Deus é oferecido, mas a aceitação é facultada, cabe a cada indivíduo decidir por estar abrigado em Deus ou não.




Para impactar
Assim como Jesus, de forma nenhuma podemos desistir das pessoas, e sim acolhê-las, demonstrando que o amor de Deus está ligado à forma como recebemos e cuidamos do nosso próximo.




1. Todos somos importantes
A importância do homem para Deus é comprovada na atitude de entregar Seu Filho a morte em favor de toda a humanidade.
"Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.", 1 Jo 4.9

Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. 1 Jo 4.9

A manifestação do amor de Deus em nosso caso (em nós) está na oferta do Seu Filho. Deus, além de enviar o Seu Filho, enviou o Seu Filho unigênito (único gerado).

Jesus nunca fez e nunca fara acepção de pessoas por isso Ele amou o mundo e morreu por toda a humanidade para por sua morte e ressurreição e salvasse a todos que se a chegue a Ele.

E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pe 1.17





1.1 O que é acolhimento?
Acolhimento é o ato de receber alguém, ser hospitaleiro, abrigar a quem necessita.
Ninguém nunca foi e nem será tão eficaz em acolhimento como Deus. Ele trouxe um projeto de acolhimento a toda a humanidade, oferecendo salvação e vida eterna.
O acolhimento de Deus é oferecido, mas a aceitação é facultada, cabe a cada indivíduo decidir por estar abrigado em Deus ou não.
"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.", Ap 3.20

De acordo com o dicionário online de português:

Ação ou efeito de acolher; acolhida;

Modo de receber ou maneira de ser recebido; consideração;

Boa acolhida; hospitalidade;

Lugar em que há segurança; abrigo.

Cipriano, Bispo De Cartago, norte da África do século III, repreendeu a população pagã por não socorrer as vítimas da praga preferindo saqueá-las. E convocou os cristãos para a ação, chamando-os a socorrer os doentes e enterrar os mortos. O grande Bispo convocava seus seguidores a socorrer até mesmo os que os perseguiam por serem cristãos, e lhes lembrava as palavras de Cristo:

44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem.

45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.

46 Pois, se amardes aos que vos amam que recompensa tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? Não fazem os gentios também o mesmo?

48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. Mt 5.44 -48




1.2. Somos valiosos
O inimigo de nossas almas tem conseguido cada vez mais convencer o homem de que ele não tem valor, nem para o próximo e nem para Deus, fazendo, fazendo com que o ser humano não busque abrigo e peregrine sem rumo e sem objetivos.
"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;", 1 Pe 5.8 Quanto mais o inimigo bloquear a mente do ser humano, menos entenderão o quão valiosos são para Deus. a prova do amor de Deus com o ser humano está no alto preço que Seu Filho Jesus Jesus pagou ao morrer na cruz, pagando com o Seu sangue o preço de nossos pecados.
"Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.", Mt 10.31

Somos alvos pelo amor de Deus em cristo Jesus.

Em João 3.16 nos ensina que o amor de Deus foi tão forte e de tal maneira, que isso significa ou melhor não tem explicação de tão grande que é, a ideia do valor pelo que foi oferecido por esse amor. O apostolo Pedro nos dá a dimensão do valor incalculável oferecido:

“18 sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais,

19 mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo,

20 o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós,

21 que por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de modo que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.” 1 Pe 1.18-21

Satanás quer perverter esse valor e tenta manchar a visão e a audição do cristão para perder o foco e deixar de ouvir a poderosa voz do Salvador de nossas almas. O apóstolo Pedro mais uma vez nos alerta.

8 Sede sóbrios vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;

9 ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo. 1 Pe 5.8,9

Que estejamos firmes e unidos para combatermos esse falso leão juntos em igreja venceremos, em nome de Jesus.





Para refletir e adorar
A natureza da bondade divina não está apenas em abrir àqueles que batem, mas também em levá-los a bater e pedir. Agostinho





2. Sendo acolhidos
"Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus.", Rm15.7





2.1. Amor ao próximo
O Senhor Jesus deixou ensinamentos, para que a sua igreja aprendesse o verdadeiro sentido do acolhimento que é acolher com amor.
Ele ensina na parábola do bom samaritano, (Lc 10.30-17) que acolher envolve simplesmente a vontade de ajudar o outro, sem burocracia, sem preconceitos ou questionamentos, simplesmente estender a mão e trazer para si aquele que precisa ser ajudado, abraçado e amado.
O samaritano, vendo o moço caído, não quis saber sua nacionalidade, sua cultura ou religião. Ele se moveu de compaixão, tratou suas feridas, o levou a uma estalagem e pagou sua hospedagem, sem esperar absolutamente nada em troca.
"Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.", Tg 2.8


Ele trouxe um projeto de acolhimento a toda a humanidade, oferecendo salvação e vida eterna."





2.2. A verdadeira igreja acolhe
Nas cartas do apóstolo João às sete igrejas da Ásia, a igreja de Filadélfia é conhecida por suas obras e, mesmo tendo pouca força, viveu a Palavra de Cristo, (Ap 3.8) isso significa que esta igreja foi aprovada por cumprir exatamente o que Jesus determinou e dentre estas ordenanças, o cuidado com o próximo.
Na sociedade atual o acolhimento é importantíssimo, pois as pessoas tem se tornado cada vez mais frustradas, depressiva, solitárias, angustiadas e tantas coisas mais.
Jesus, através de sua igreja,está pronto a abraçar esta causa.
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.", Mt 11.28





3. Não podemos negligenciar 
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes., Mt 25.42-43





3.1. Recebendo os que precisam
Paulo escreveu:
Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.", Rm 14.1
Jesus disse: Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, recebe, não a mim, mas ao que me enviou.", Mc 9.37
Receber também traz a conotação de acolhimento. Jovem, que os seus braços estejam preparados para abraçar esta causa. Seja o bom samaritano para as pessoas que precisam ser acolhidas.





3.2. Negligenciar jamais
De acordo com Mateus 25.46, os que negligenciarem o acolhimento a seu próximo estarão diante da condenação eterna, pois assim como fomos acolhidos pelo Pai,devemos acolher as pessoas que necessitam.





Conclusão.
Embora a humanidade se encontre sentada à beira do caminho, ferida, cansada, com o peso do pecado sobre suas costas, a boa notícia é que Jesus, o bom samaritano sarou as feridas, pagou o preço e acolhe a todos os que desejarem Seu terno amor.





Aprendeu
1. O que é acolhimento?




2. Como as pessoas estão na sociedade atual?




3. O que diz Mateus 25.46?









Lições bíblicas Betel
Ano 2019






Lições bíblicas Betel
Ano 2018


 Revista EBD Conectar+Jovens - 4º Trimestre de 2018 - Betel. Tema: As viagens Missionarias de Paulo



Lições bíblicas Betel
Ano 2017





Nenhum comentário:

Postar um comentário