4 de janeiro de 2019

Lição 1 – Enfrentando e Vencendo as Adversidades: Pré - aulas - Adultos: Betel




REVISTA BETEL - PROX.TRIMESTRE







Objetivos da lição
APRESENTAR o que está levando as pessoas a sofrerem tanto;
MOSTRAR que nem tudo é de origem espiritual;
ENSINAR o que fazer para identificar o que está atormentando o indivíduo.






Texto Áureo
Amados, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” (3Jo 2)






Verdade Aplicada
Permanecendo em Cristo, mesmo no presente século, é possível
enfrentar e vencer as muitas aflições e adversidades.




Texto de referências
Sl 13.1 – Até quando te esquecerás de mim, Senhor? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?

Sl 13.2 – Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo?

Sl 13.3 – Atenta em mim, ouve-me, ó Senhor, meu Deus; alumia os meus olhos para que eu não adormeça na morte;

Sl 13.4 - Para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, vindo eu a vacilar.

Sl 13.5 - Mas eu confio na tua benignidade; na tua salvação, meu coração se alegrará.



através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE





HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 135


Harpa Cristã: 154 


Harpa Cristã: 491




ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1. Uma Questão Presente
2. Nem Tudo é de Origem Espiritual
3. Tempos Difíceis e Trabalhosos
Conclusão




Motivo de Oração
Ore para que a Igreja do Senhor seja renovada espiritualmente






Introdução
Neste trimestre, estudaremos um assunto de grande interesse para todos, pois comportamentos desenvolvidos por portadores de enfermidades da alma têm sido cada vez mais notórios entre os membros da igreja.








1. Uma questão presente
A Modernidade e a Tecnologia são vistas como fatores agravantes no surgimento de problemas emocionais. A cada dia que passa o crescimento de tais comportamentos tem preocupado a sociedade, e a Igreja não pode virar as costas.
Segundo o pastor Elinaldo Renovato “O mundo pós-moderno é contraditório em relação à saúde física, mental e emocional. Apesar da grande quantidade de métodos terapêuticos, remédios, hospitais e clínicas especializadas, nunca houve tantas pessoas enfermas no corpo e na alma, como nos últimos tempos. Nós, que conhecemos a Palavra de Deus, sabemos que esse quadro é conseqüência do pecado, transmitidos a todos os homens” (Rm 5.12).








1.1 Uma Visão Extraordinária 
Teremos uma oportunidade ímpar de ter acesso ao conhecimento de assuntos que antes eram vistos como de pouco interesse. Em 2014, tivemos oportunidade de estudar : Enfermidades da Alma, foi onde muitos tiveram oportunidade de ter conhecimento de que estavam vulneráveis a enfermidades que agem na alma, dificultando uma comunhão plena com o Criador.
É do conhecimento de todos que o homem vive em um corpo sujeito a enfermidades e, também, a influências externas, que podem causar desequilíbrio emocional. Em sua oração sacerdotal, Jesus mostra que o ser humano habita em um mundo perverso, mas o seu pedido não foi para que o Pai retirasse os seus discípulos do mundo, mas para que os livrasse do mal(Jo.17.15). A palavra de Deus afirma que o Senhor guardará e protegerá, também, a nossa alma (Sl 121.7). (revista do professor)

Aproveite este tópico para esclarecer algumas possíveis duvidas, tais como: 
O que é alma?




A constituição do homem
De acordo com as Sagradas Escrituras, o ser humano é desta forma composto: espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23). Embora não seja fácil explicar a tricotomia humana, ela, todavia, é uma realidade.

Espírito. Por intermédio do espírito, entramos em contato com Deus. Por isso, deve o nosso espírito ser quebrantado (Sl 51.17), voluntário (Sl 51.12) e reto (Sl 51.10). Testemunha o apóstolo Paulo que servia a Deus em seu espírito (Rm 1.9). Quando de nossa morte, entregamos a Deus o espírito (Lc 23.46; At 7.59). O espírito dos ímpios, Deus o lança no inferno (Lc 16.19-31; Sl 9.17; Mt 13.40-42; 25.41,46). Não podemos separar a alma do espírito, pois ambos formam uma unidade indivisível.

Alma. Através da alma, é-nos possível, utilizando-nos de nossos sentidos, entrar em contato com o mundo exterior. Não podemos esquecer-nos de que, na Bíblia, a palavra alma aparece como sinônimo de espírito (Gn 2.19; Sl 42.2).

Corpo. Nosso corpo não é a realidade final de nosso ser. O seu movimento é proveniente do sopro que do Criador recebemos (Gn 2.7). Através dele, cabe-nos glorificar a Deus, pois não é instrumento de imundície, mas de santificação (1 Co 6.18-20).








1.2. Afetando relacionamentos
As pessoas geralmente que sofrem de enfermidades, principalmente relacionados às enfermidades da alma, tendem ao isolamento afetando a comunhão com a igreja e o relacionamento até mesmo com seus familiares. Esses traumas podem ocorrer de diversos fatore que enfrentamos nos caminhos da vida, sejam eles físicos, emocionais ou genéticos como citado pelo pastor Israel Maia. É de suma importância que a igreja esteja atenta e tenham pessoas capacitadas a prestar ajuda a quem está sofrendo desses males. Um gabinete de aconselhamento nas igrejas com pessoas preparadas poderá contribuir nesses e em outras questões e estimular o desenvolvimento sadio da personalidade; ajudar as pessoas a enfrentar melhor as dificuldades da vida, os conflitos interiores e os bloqueios emocionais; auxiliar os indivíduos, famílias e casais a resolver conflitos gerados por tensões interpessoais. E assim, trazendo uma melhoria na qualidade de seus relacionamentos.

Durante este trimestre, serão apresentados transtornos e síndromes que causam desequilíbrio e afetam diretamente os relacionamentos interpessoais, a comunhão destes com a igreja e com Deus.

Os traumas emocionais surgem durante a existência humana e devem ser tratados. Muita são as origens destas enfermidades.
Elas podem decorrer de fatores genéticos, físicos ou emocionais, desajustando a personalidade, levando o indivíduo a ter uma vida conturbada.
A Igreja deve estar preparada para cuidar de quem sofre com estes males.


A morte, assim como as doenças, físicas, emocionais e espirituais, são resultados da Queda. Porém, Jesus veio ao mundo para nos libertar do poder do pecado. A cura divina faz parte da sua obra expiatória. Deus não se importa somente com a nossa alma e espírito, mas também com nosso corpo. Por isso, em seu ministério terreno, o Mestre curou a todos que iam até Ele. Jesus não mudou; Ele continua curando os enfermos. Então, aproveite o tema da aula e, ao final, não deixe de orar por aqueles que estão doentes. Creia que Jesus tem poder para curar as enfermidades físicas, emocionais e espirituais de seus alunos. Para o Mestre não existe nada impossível. (Lições CPAD Jovens e Adultos » 2015 » 2º Trimestre)
Sabemos da importância da medicina para tratamento das doenças físicas e emocionais.Sabemos também que há enfermidades causadas por possessão de demônios.Como servos de Jesus devemos orar pelos enfermos independentes da origem da mesma.Note que o texto abaixo não especifica qual a origem das enfermidades e dores.

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. (Isaías 53:4 )










1.3. Conhecer para ajudar
É verdade que ter mais fé, orar mais e ler mais a Bíblia é orientações comuns para solucionar os problemas de traumas, depressão e outras enfermidades da alma. Mas é necessário ter conhecimento do problema para poder ajudar. Dessa forma, a igreja está preparada para lidar com essas situações, ou então quando não puder auxiliar, deve encaminhar a pessoa para um profissional devidamente competente que fará um atendimento de qualidade.A intenção desta Revista é trazer à luz informações que possam ajudar na observação de comportamentos, capacitando os irmãos a apoiar o indivíduo na busca do melhor tratamento.
Quando se tem conhecimento acerca do que está ocorrendo, até a oração torna-se mais específica e o indivíduo alcança a bênção desejada.
O conhecimento é uma dádiva divina que devemos desfrutar.

Orar é colocar a nossa fé e esperança em Deus e crer que seremos atendidos. Ao longo do nosso estudo, descobriremos que muitos dos transtornos que veremos não têm a cura atestada pela ciência, mas, em Cristo Jesus, mesmo estando em aflição, podemos ter bom ânimo (Jo 16.33). mesmo que a cura não seja confirmada pela ciência, quando o homem permanece próximo ao Senhor, terá garantida uma vida equilibrada, pois Ele é o Deus de toda consolação, que sempre ajuda o seu povo (2Co 1.3-4). Fazer parte do corpo de Cristo é uma garantia de que o cuidado de Deus estará sobre ele, pois o que é impossível para o homem, é possível pra Deus (Mt 19.26).(Revista do professor).










2. Nem tudo é de origem espiritual
Por falta de maturidade e discernimento, ainda existe pessoas que associam qualquer transtorno emocional com questões espirituais, o que nem sempre é verdade. É preciso ter cuidado ao afirmar que alguém estar sofrendo devido à ação de satanás. Não são todas as pessoas que estão possessas precisando ser libertas. Algumas precisam de tratamentos terapêuticos e medicamentos, conforme é sugerido em 1 Timóteo 5.23. “Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades”. A ciência tem sido uma bênção divina, e não uma inimiga do Evangelho (Mt 9.12). A boa ciência tem contribuído e muito para a saúde integral dos homens há muito tempo.

Existe uma tendência em se tentar provar que qualquer forma de desequilíbrio é de origem espiritual, isto não deve ser visto como uma regra
.









2.1. Tratando enfermidade como enfermidade
As enfermidades físicas não podem ser confundidas com problemas espirituais, infelizmente muitos são os casos que têm causados constrangimentos nas pessoas, talvez até por falta de sabedoria e maturidade de alguns que não tem a devida capacidade para avaliar o caso, agravando mais ainda a situação. Nem todos os irmãos que apresentam algum tipo de anormalidades estão de fato sofrendo influências demoníacas, por isso, cada caso deve ser considerado com cuidado e muita prudência. Uma forma importante para superação desses traumas é a assistência do Espírito Santo “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza” (Rm 8.26) O Apóstolo Paulo salienta que o Espírito Santo atua na vida do cristão. Ele assiste, ou seja, acompanha em conjunto, passo a passo todo o processo de restauração de cada um. O Espírito Santo se torna companheiro, trabalhando ao lado de quem sofre, participando de todo o processo de cura (At 15.28).







2.2. Sintomas patológicos confundidos com possessão demoníaca
Existem patologias com sintomas muito parecidos com a de alguém que está sofrendo de possessão demoníaca. Se a pessoa não tiver conhecimento, maturidade e discernimento espiritual podem confundir entre um caso do outro. Se a pessoa responsável não tem certeza do problema, ante de optar por um ritual de exorcismo, também chamado de libertação, o ideal seria encaminhar essa pessoa “doente” que apresenta tais sintomas a um médico especializado, até porque na maioria das vezes trata-se de doenças psiquiátricas ou psicológicas.Os problemas espirituais têm causas e soluções que, em sua maioria, estão descritas nas Escrituras. Mesmo, que a Bíblia não se propôs a ser um manual de diagnóstico psiquiátrico ou um livro texto de aconselhamento. Embora, em última análise, todos os problemas sejam decorrentes da queda do homem, nem todos os problemas do homem são espirituais. Alguns problemas, por exemplo, podem ser causados por aprendizado errado, falta de informação, traumas de infância, enfermidade física, percepções equivocadas ou outros fatores.

Os sintomas destas enfermidades confundem os leigos, fazendo com que elas sejam tratadas de maneira errada.
Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10 :

1 - Demências, delírios, alucinose e orgânica e outras;
2 - Transtornos devido ao uso de substâncias psicoativas;
3 - Esquizofrenia e similares;
4 - Transtornos psicóticos agudos;
5 - Transtornos delirantes e esquizoafetivos;
6 - Transtornos de humor;
7 - Transtornos neuróticos;

Obs. LISTA CID-10 - A Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (também conhecida como Classificação Internacional de Doenças – CID 10) é publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e visa padronizar a codificação de doenças e outros problemas relacionados à saúde. A CID 10 fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças. A cada estado de saúde é atribuída uma categoria única à qual corresponde um código CID 10.
(http://www.medicinanet.com.br/cid10/a.htm) visitado em 01/01/2019









2.3. O perigo da interpretação errada
Como citado no tópico anterior, como os sintomas de algumas doenças patológicas são parecidas com as enfermidades da alma, requer-se muita atenção e discernimento, a fim de evitar interpretação errônea. Erros assim causa constrangimento e há relatos de pessoas afastadas da igreja por motivos assim. Portanto, é preciso cautela no diagnóstico. Muitos problemas espirituais que serão abordados nesta revista surgem e permanecem porque os crentes tentam resolver suas dificuldades e crescer sozinhos. Mas sabemos que o Espírito Santo pode dá entendimento para distinguir se a pessoa está com problemas espirituais ou não. É importante salientar que o Espírito Santo fortalece e capacita à pessoa vencer os problemas espirituais da vida. Precisamos entender esta verdade fundamental.

A epilepsia não é propriamente uma enfermidade da alma, já que se trata de uma doença neurológica, mas, devido confusão instalada no meio eclesiástico, não pode deixar de ser, pelo menos, comentada.
Os textos de Mateus 17.14-21, Marcos 9.14-29 e Lucas 9.37-45 levam muitos a um interpretação equivocada, simplesmente por constar neles a palavra convulsão (Lc 9.42), um sintoma próprio da epilepsia, mas, uma leitura criteriosa dos textos deixa claro que o menino liberto por Cristo estava possesso e não enfermo.
Nota: Historicamente, a epilepsia traz uma bagagem de preconceitos e estigmas que envolvem questões sociais e psicológicas que vão além da medicina. Por isso, é preciso desmitificar essa enfermidade que atinge mais de 50 milhões de pessoas no mundo, e cerca de 3 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A epilepsia é uma doença neurológica caracterizada por descargas elétricas anormais e excessivas no cérebro que são recorrentes e geram as crises epilépticas. As crises podem se manifestar com alterações da consciência ou eventos motores, sensitivos/sensoriais, autonômicos (por exemplo: suor excessivo, queda de pressão) ou psíquicos involuntários percebidos pelo paciente ou por outra pessoa.
(http://epilepsia.org.br/mitos-e-verdades-de-epilepsia/) visitado em 02/01/2019










3. Tempos difíceis e trabalhosos
O Apóstolo Paulo considera esse tempo como sendo dias trabalhosos e difíceis de serem vivenciados (2 Tm 3.1). Serão dias marcados pela apostasia, não apenas no campo teológico ou doutrinário (1 Tm 4.1), mas, principalmente no campo da moralidade onde o modo de vida dos homens é resultado de inversões de valores espirituais, morais e éticos, inclusive, entre os que se dizem piedosos (2 Tm 3.5). Como autênticos cristãos, precisamos estar alicerçados na Palavra de Deus para resistir às forças do mal que estão vindos com força total sobre nós, sobre nossas famílias e contra o Evangelho (1 Tm 4.1; 2 Tm 3.1; 2 Pe 3.3-7).








3.1. A relevância da prática devocional
As práticas devocionais são exercícios de sobrevivência e de plenitude espiritual. No critério de Paulo, “o exercício corporal é bom, porém o exercício espiritual é muito mais importante, e é um revigorante para tudo o que você faz” (1 Tm 4.8, BV). As práticas devocionais abarcam todos os exercícios que produzem, aperfeiçoam e sustentam a perfeita comunhão do pecador salvo e redimido por Jesus Cristo com o próprio Deus. Elas acabam com a distância que há entre Deus e o homem e levam o crente ao ponto máximo da comunhão, tornando-o amigo de Deus (2 Cr 20.7; Jo 15.14, 15). Em Efésios 5.16, Paulo diz que “Os dias são maus”, por esse motivo precisamos encarar essa realidade. Para poder superá-la deve ser levada em consideração a prática da oração e leitura constante da Palavra de Deus. Observe os conselhos de Paulo em fazer uso da a “armadura plena de Deus”. Essa armadura deve ser revestida, da mesma forma como um soldado se prepara para a batalha, ele equipa-se com as peças de proteção e de defesa de seu equipamento.








3.2. A importância do papel da família
Todo ser humano, ao longo da vida pode se deparar com problemas de diversas naturezas, sejam eles físicos ou de natureza espiritual. Nessa hora a ajuda familiar é muito significativa para que a pessoa venha superar e vencer essas adversidades. Existem problemas que se agravam e vão além do transtorno que começa a se desenvolver em suas vidas, eles são uma barreira que surge em seu caminho e os impede até mesmo de voltar com autoconfiança à vida em sociedade. É justamente nessa hora que a família é de fundamental importância, pois além dos cuidados essenciais, ela será o sustento para que essas pessoas retornem com maior confiança e superem todas as barreiras e possam viver da melhor forma possível. As relações familiares são tão importantes aos olhos de Deus, que Paulo diz que uma pessoa que negligencia suas responsabilidades familiares nega a fé, e é pior que o infiel (1Tm 5.8).

As dificuldades no mundo atual, leva muitos a viverem uma frequente desestabilização emocional, crises existenciais e inúmeros transtornos comportamentais. Tal realidade também está presente entre os membros da igreja.
A família tem um papel relevante na identificação e tratamento. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais se ganhará em qualidade de vida.
É muito importante os pais e responsáveis estarem atentos aos comportamentos das crianças, adolescentes e jovens no dia a dia.

Uma casa deve ser edificada sobre a obediência a Deus, em cada experiência prática humana da vida. Um lar deve ser edificado sobre a decisão de papai e mamãe de terem as suas ações adequadas ao plano de Deus.Se quisermos pensar na casa como uma estrutura, essa variedade de sabedoria é a base. Se o marido e a esposa não estabelecerem o seu casamento sobre um compromisso de conhecer a Deus pessoalmente, e traduzir o seu relacionamento com Ele na vida prática, a sua família e a sua casa não serão estáveis.Desde muito cedo em nosso casamento, minha esposa Cynthia e eu assumimos um compromisso. [...] ‘Tudo o que a Bíblia disser, nós faremos’. Se alguma vez discordamos de alguma coisa, consultamos as Escrituras, não como meio de coagir um ao outro, mas com um espírito de busca do pensamento de Deus — permitindo que a Palavra dEle seja o nosso desempate.
O nosso casamento está longe de ser perfeito, mas nós temos uma boa parceria. A nossa casa, com os nossos quatro filhos, não deixou de ter problemas importantes em algumas ocasiões, mas esse compromisso — estou convencido — salvou o nosso lar da autodestruição e deu aos nossos filhos uma plataforma estável de onde podem iniciar as suas próprias vidas” (SWINDOLL, Charles R. Vivendo Provérbios. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2013, pp.131-2).









3.3. A importância da comunhão na igreja
Segundo a Bíblia, todo cristão deve ter uma solicitude prática e sacrificial com as necessidades dos seus semelhantes. Tiago nos relembra repetidas vezes que nossa fé será morta se não se demonstrarmos solicitude prática para com os outros (Tiago 2.14-20). Esta mesma ideia é enfatizada noutras partes das Escrituras. Todos nós recebemos ordens no sentido de alegrar-nos com os que se alegram, e de chorar em empatia apoiadora com aqueles que choram (Rm 12.15). Também somos instruídos para edificar-nos mutuamente, para admoestar uns aos outros, para encorajar os desanimados, para ajudar os fracos, e para ter paciência com as pessoas entre as quais vivemos (1 Ts 5.11, 14). Todos os homens e mulheres espirituais têm a responsabilidade de suavemente sarar ou restaurar aqueles que sofrem algum tipo de enfermidades ou outros problemas. A igreja é um lugar de comunhão, apoio e amparo, deve ser um ambiente acolhedor, portanto, devemos envolver-nos na tarefa de ajudar uns aos outros. Sempre quando surge a oportunidade, devemos “fazer o bem a todos” e especialmente aos que são crentes juntamente conosco (Gl 6.10).

É um verdadeiro bálsamo e refrigério para aquele que sofre algum trauma ou doença da alma, encontrar na igreja um ambiente acolhedor e que é alvo de amor, atenção e cuidado por Deus e por aqueles que ali estão, independente de seu estado de saúde.
“Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz: há um só corpo e um só Espírito [...]” (Ef 4.3,4).
O que é a comunhão. 
A comunhão é o “vínculo de unidade fraternal mantida pelo Espírito Santo e que leva os cristãos a se sentirem um só corpo em Jesus Cristo” (Dicionário Teológico, CPAD). A palavra grega koinonia traz a ideia de cooperação e relacionamento espiritual entre os santos. A comunhão da Igreja Primitiva era completa (At 2.42). Reuniam-se em oração e súplica, mas também reuniram-se para socorrer os mais necessitados.
A comunhão de sua igreja tem como modelo os cristãos de Jerusalém? Ou não passa de um mero ajuntamento social?
(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2011 » 1º Trimestre)







Conclusão
Enquanto estivermos neste mundo, enfrentaremos diversas situações difíceis. É sempre bom lembrar que fomos feitos por Deus com corpo, alma e espírito.
Há momentos que precisamos recorrer, também, a tratamento com um profissional de saúde. Mas, sempre poderemos contar com o socorro do Senhor.






Questionário

1. Para que a igreja deve estar prepara?
R. Para cuidar de quem sofre com estes males e mostrar que Deus não faz acepção de pessoas e que todo que nEle crer não será confundido Romanos 9. 33; 10.11




2. O que vem do Senhor?
R. Tudo que é bom Tiago 1. 17



3. Qual é a dádiva divina que devemos desfrutar?
R. O conhecimento Tiago 1.17



4. Quais textos levam muitos a uma interpretação equivocada?
R. Mateus 17.14-21; Marcos 9.14-29 e Lucas 9.37-45



5. Qual é o sintoma próprio da epilepsia?
R. A convulsão Lucas 9.42





Pré - aula











VÍDEO
VEJAM SÓ:  É PRECISO DA PSICOLOGIA PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DA ALMA, A BÍBLIA É SUFICIENTE?
Slides: https://www.revistaebd.com/
(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2006 » 4º Trimestre)
Bíblia: Almeida Revista e Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil
BÍBLIA ONLINE
adaliahelena.blogspot.com




Lições bíblicas Betel
Ano 2019


  Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos


Lições bíblicas Betel
Ano 2018


 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos


 Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


 Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos


 Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017



 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas
 Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.
 Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel
 Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »




Lições bíblicas Betel
Ano 2016


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016 


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel






Lições Bíblicas Infantil: 1º Trimestre 2019





► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019


► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG


 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 


 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15)

2 comentários:

  1. Bom dia irma Adalia, sera que tem como me disponibilizar a revista do 1º trimestre em pdf para eu imprimir

    ResponderExcluir
  2. Moramos em vazante minas gerais e aqui nao tem loja para comprar revistas e nao temos sempre internet, se puder nos ajude por favor

    ResponderExcluir