A batalha de Idlib, a última fortaleza rebelde na Síria, pode se tornar a "pior catástrofe humanitária" do século XXI, advertiu o subsecretário-geral da ONU para assuntos humanitários nesta segunda-feira (10).
O regime de Damasco concentrou forças em torno de Idlib, bombardeando intensamente nos últimos dias. A província é o último reduto de rebeldes sírios que se opõem ao regime de Bashar al-Assad. No último final de semana, quatro vilas da província foram bombardeadas.
Sabe-se que há muitos combatentes, incluindo terroristas de organizações proibidas, mas acho que há 100 civis, a maioria mulheres e crianças, para cada combatente em Idlib", acrescentou.
O enviado especial da ONU, Staffan de Mistura, repetidamente pediu por "corredores de evacuação voluntários".
Cerca de 3 milhões de pessoas vivem na província, metade deslocadas de outras regiões da Síria.
Lowcock explicou que a ONU estava preparada para distribuir ajuda para cerca de 800 mil pessoas, das quais 100 mil poderiam ir para uma área controlada por Damasco e 700 mil para o interior da província de Idlib em um primeiro momento.
O Programa Mundial de Alimentos enviou uma semana de ajuda alimentar para 850 mil pessoas", disse ele.
Mais de 30 mil deslocados
O porta-voz do escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), David Swanson, disse nesta segunda à agência Reuters que os recentes bombardeios fizeram com que mais de 30 mil pessoas fossem deslocadas na região.
Desde 9 de setembro, 30.542 pessoas foram deslocadas do noroeste da Síria, mudando-se para diferentes áreas em Idlib", disse Swanson.
O conflito na Síria deixou mais de 350 mil mortos desde março de 2011 e milhões de pessoas deslocadas.
Fonte: G1
Mais Noticias
Arqueologia Bíblica
ABORTO
Últimos Acontecimentos Bíblico
E ouvireis de guerras e de rumores de guerras: Mateus 24:6
Nenhum comentário:
Postar um comentário