1 de junho de 2018

Subsidio: Lição 10: O amigo Músico: Jardim de Infância de 5 e 6 anos










Revista do aluno:
Atividade:

  
INICIANDO A AULA:
A Paz, Tias e Tios!
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar você poderosamente para falar aos corações dos pequeninos.
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. 

É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. 
O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Videos aulas:
O endereço na descrição do vídeo:

  
Brincar:
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou para a lição. 
 Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.




Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!


Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.

Momento do louvor 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos. 
   
Cante: 


A DEUS DAI LOUVOR - 3PALAVRINHAS - VOLUME 1



Louvarei cristina mel




Tia Cecéu - Harpa de Davi






O QUE VOCÊ VEIO FAZER AQUI? EU VIM PARA LOUVAR A DEUS!!!







EM TODO TEMPO LOUVAREI AO SENHOR - Vaneyse - Música Infantil

  
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam conscientizar-se de que todos devemos louvar a Deus. Ele é bom e faz tudo para sermos felizes.


Memorizando o Versículo:

História Bíblica: 
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
  
1 Samuel 16. 14 -23

14 O Espírito do SENHOR saiu de Saul, e um espírito mau, mandado por Deus, começou a atormentá-lo.
15 Então os empregados de Saul lhe disseram: – Sabemos que um espírito mau mandado por Deus está atormentando o senhor.
16 Mande, e nós iremos procurar um homem que saiba tocar lira. Assim, quando o espírito mau vier sobre o senhor, o homem tocará a lira, e o senhor ficará bom de novo.
17 E Saul ordenou: – Procurem um homem que toque bem lira e o tragam aqui.
18 Um dos empregados respondeu: – Jessé, da cidade de Belém, tem um filho que é bom músico. Ele também é valente, bom soldado, fala bem, tem boa aparência, e o SENHOR Deus está com ele.
19 Aí Saul enviou mensageiros com este recado para Jessé: – Mande-me o seu filho Davi, aquele que toma conta das ovelhas.
20 Então Jessé mandou Davi a Saul, e Davi levou de presente um odre cheio de vinho, um cabrito e um jumento carregado de pão.
21 Davi foi e ficou trabalhando para Saul. Este gostou muito de Davi e o escolheu para carregar as suas armas.
22 E mandou a seguinte mensagem a Jessé: – Eu gostei de Davi. Deixe que ele fique aqui a meu serviço.
23 Daí em diante, toda vez que o espírito mau mandado por Deus vinha sobre Saul, Davi pegava a sua lira e tocava. O espírito mau saía de Saul, e ele se sentia melhor e ficava bom novamente.

Davi era o filho mais novo de Jessé. Encarregado de cuidar das ovelhas.
Quem quer ser as ovelhinhas. Máscaras de ovelhas para as crianças)

Todo o dia, de manhã bem cedinho, ele acordava e ia trabalhar. Ele levava as ovelhinhas para beberem água no riacho e comerem graminhas bem verdinhas.
Ele estava sempre alerta para evitar que algum bicho atacasse suas ovelhinhas, porque ele tinha um carinho muito especial por elas.
Nos momentos mais tranquilos, Davi tocava sua harpa. 
Pega a harpa e faz de conta que toca. Se tiver alguma música de som de harpa coloque e vai louvando a Deus neste momento. Dizendo o quanto é bom, fiel.


Som da harpa
Som como de Davi tocando harpa ao senhor
As ovelhas ficavam calmas. E assim Davi tocava, tocava e tocava. Era tão bonito. As pessoas que passavam nas redondezas ouviam a música e ficavam admiradas. Era uma música tão bonita.
Sabem... Nessas horas, Davi olhava para natureza e via as coisas que Deus fez e tocava lindas canções e escrevia lindos poemas pensando em Deus – Esses poemas se chamam Salmos e alguns estão escritos no meio da Bíblia. Foi assim que Davi cultivou uma amizade com Deus.


Recursos visuais:
Clique nas imagens para Ampliar.
Aula Davi 013
Davi foi até o rei Saul e louvava a Deus e o espírito maligno se retirava do rei ele conseguia dormir tranquilamente.
 1 Samuel 16.14-23
Aprendendo a Bíblia
Davi era um jovem que amava a Deus e procurava sempre fazer a vontade Dele. Davi era pastor de ovelhas e durante seu ministério de pastor aprendeu muitas coisas.

Entre as coisas que Davi aprendeu podemos citar o "louvor", ele aproveitava os momentos em que estava só para estar com Deus.

A primeira lição que tiramos para nossas vidas a respeito do louvor é que ele nos aproxima de Deus, quando Davi louvava a Deus ele se aproximava do Senhor, ele conhecia a Deus de uma forma tão linda que Deus falou ser Davi um homem que tinha um coração segundo o do próprio Deus. Assim como Davi Deus quer que você se aproxime Dele por meio do louvor.

Vocês se lembram de Samuel? Ele cresceu e se tornou um grande profeta de Deus. Samuel unge Davi como rei como Deus mandou que ele fizesse.

Davi foi escolhido por Deus para ser rei de Israel, mesmo quando ainda era muito jovem. Ele teve que esperar o momento certo par poder assumir o trono.

Davi foi até o rei Saul e louvava a Deus e o espírito maligno se retirava do rei ele conseguia dormir tranquilamente. A segunda lição que temos a respeito do louvor é que ele liberta de todo o mal. Se você não consegue dormir por que tem pesadelos, ou algum problema que lhe atormente, faça do louvor uma ação cotidiana a na sua vida e Deus vai por meio desse ato libertar você de todo mal assim como fazia com Saul.

Davi era amável e fez grandes amigos no reino, o seu melhor amigo era Jonatas, filho do rei Saul.

Davi era muito corajoso e a sua coragem veio do seu conhecimento de Deus. Davi sabia que Deus tem todo poder e que não nos deixa só. Davi confiava em Deus pelas experiências que já havia desfrutado durante o tempo que era pastor. Quando ouviu a respeito do gigante Golias não pensou duas vezes, disse:"eu vou lutar contra esse gigante em nome do Senhor dos Exércitos".Davi não confiava em sua força , mas na força de Deus. E é assim que Deus quer que você faça.

O gigante era muito forte, para os outros soldados invencível mas Davi Sabia que nada para Deus é impossível. Apesar de muito jovem Davi venceu Golias pela fé que vem, também, por meio do louvor.

Davi não foi coroado rei de imediato, teve que passar por muitas dificuldades, porém ele louvava a Deus e o louvor nos fortalece. Muitas vezes temos as nossas forças renovadas no momento que louvamos a Deus. Essa ação é sobrenatural e é realizada pelo Espírito Santo de Deus, o nosso amigo, aquele a quem Jesus nos enviou para que não ficássemos sozinhos.

Aplicação da lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que se confiarmos em Deus como fez Davi e o louvarmos com todas as forças, assim como Deus cumpriu a promessa que fez a Davi, Ele irá cumprir todas as promessas que fez para a sua vida mesmo que essa promessa tenha sido feita a muito tempo.
Sugestões:
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)

Para a história, faça com caixa grande de papelão uma televisão e cole as figuras da história montando um filme. Como fazer: logo abaixo.






Faça um painel




– Retire as figuras ou objetos da bíblia caixa para contar a história.
 


Visuais

Davi e sua Harpa 008


Aula Davi 003
Aula Davi 010

Aula Davi 013



Aula Davi 014

Sugestões:
Desenhos e atividades: 

Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.













Aula Davi 022




Harpa de Davi
  
Eis algumas ideias que são fáceis para praticar:
A Harpa de Davi feita em papelão, ou cartão ou ainda, com uma estrutura que poderá ser feita com cano pvc encurvado encapada com papel e linhas ou fios de nylon grosso para as cordas!


Como fazer a harpa de Davi
Material
1/2 Bambolê
Papel laminado verde e prata
1 caixa pequena - Formato de Bíblia - Tijolinho - Pode até ser uma caixa de leite.
02 papelão - 47 cm de comprimento x 7 cm de altura
10 Fios da Barbante tipo crochê
Fita durex para prender.

Dicas: Fazer 10 furinhos com prego pequeno na caixinha. Se for de leite na lateral.
Se for caixa de leite na lateral fazer tipo uma tampa.
Onde se faz dois furos para firmar o bambolê.
 
Passa o bambolê nestes dois furos. Bambolê entra em um lado e sai no furo do outro lado
Firma com durex a tampa. Fechando-a.
Depois reveste o bambolê com papel laminada verde.

Pegar os dois papelões e colar junto para ficar duro. Será a parte horizontal de cima.
Depois reveste com papel laminado verde. Fazer 10 furos no meio.

Passe o barbante nos furinhos da tampa e no papelão tipo costurando... Vai para cima, volta para baixo até terminar.
Depois prenda o papelão com durex no bambolê,para esticar o barbante, deixando cerca de dois dedos do bambolê em cima aparecendo.
Revestir a caixa embaixo com papel laminado prata.



Molde máscara de ovelha:



Lembrancinha:


Criança de jesus tem energia pra gastar



Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.






Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 


Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.

Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


 Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.

Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.

Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos. João 13:35.

Brincar:
Deixe que as crianças brinquem sob sua observação. Este é um ótimo momento para perceber suas atitudes nas brincadeiras e ensiná-las com muito amor.
Deixe que as crianças brinquem enquanto esperam pelos pais.


Criança de jesus tem energia pra gastar

Esperamos você no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Fontes Consultadas:
Créditos:
Revista Cpad
Jardim de infância.
Verônica Araujo
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
historiasdapalavradedeus.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.
tiasdaescolinha.blogspot.com
www.pequeninospracristo.com
Blogsescritasdatiaju.blogspot.com
blogdaebi.blogspot.com/
Ensino infantil num cliqueblogspot.com
ospequeninosmt.blogspot.com
Ensino infantil num clique
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
blogtiale.blogspot.com
sementinhakids.com)
Blog evangelizando criança.
ministerioinfantil
Ebd animada
zulmiramoreira@hotmail.com.
Ensino infantil numclique
professoresnaebd.blogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
Blog: Ministério Bíblico Infantil.
Adaliahelenablogspot.comBlog pequeninos de jesus
www.sementinhakids.com
apascentarospequeninos.blogspot.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
gmcgmjrsantamaria.blogspot.com
www.escoladominical.net/
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Editora Responsável CPAD
Ovelhinhas de Cristo
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..


Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23

ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET

LEIA A BÍBLIA!
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida

TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 
Obrigada Pelo carinho!!!!

PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!





“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

Vamos lá!!! 
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.


Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário