10 de junho de 2018

Noticia: 'Cabeça' encontrada em Israel poderia representar rei bíblico

Cabeça' encontrada em Israel poderia representar rei bíblico (VÍDEO)

CC0 / Public Domain
A descoberta "dá uma oportunidade única para olhar nos olhos de uma pessoa famosa do passado" ou, mesmo mais, de um rei antigo.Um estudante de Jerusalém descobriu no ano passado o fragmento de uma estatueta de faiança em um sítio arqueológico no norte de Israel, perto da fronteira com o Líbano. Depois de determinar a idade do achado através de datação por radiocarbono, os pesquisadores agora acreditam que pertencia a um rei e que possivelmente ele era um personagem bíblico.

A parte disponível inclui só a cabeça, o resto não foi recuperado, mas os arqueólogos estimam que a figura completa devia ter entre 20 e 25 centímetros de altura, indica um artigo publicado no jornal LiveScience.
© AP PHOTO/ MICHAEL DWYER
Cientistas identificam misteriosa criatura marinha na costa africana (FOTO)O diâmetro da cabeça é de pouco mais de cinco centímetros e possui os traços pessoais bem preservados de um homem com cabelo e olhos castanhos escuros. É possível que represente o rei Acabe de Israel, supõem os pesquisadores.

"Apesar de sua aparência pequena e inócua, a cabeça nos dá uma oportunidade única de olhar nos olhos de uma pessoa famosa do passado, um passado incorporado no Livro dos Reis", disse Robert Mullins, codiretor das escavações e professor do Departamento de Estudos Bíblicos e Religiosos da Universidade Azusa Pacific (Califórnia, EUA).

​Cabeça de faiança encontrada na cidade Tel Abel Beth Maacah no norte de Israel. Poderia representar até mesmo o rei Ithobaal I de Tiro
A qualidade da escultura e o fato de ter sido encontrada no que aparentemente era um antigo prédio administrativo no topo da cidade significa que esta pessoa era de elite, estima o cientista. Além disso, Mullins acrescentou que sua equipe supõe que fosse um rei, mas "não podemos provar isso".

Segundo estimam os arqueólogos, a estatueta tem cerca de 2.800 anos de idade; ou mais precisamente, foi esculpida entre 902 e 806 a.C. Naquela época, a cidade se encontrava na zona fronteiriça entre três reinos diferentes: Israel, Tiro e Aram-Damasco.
CC BY 2.0 / MARC VAN NORDEN / APOLLO 11 - ALDRIN AND LM
Culpado por mistério lunar é finalmente encontrado através de fitas perdidas da ApolloOs especialistas nomeiam os três candidatos mais prováveis que poderiam estar representados na escultura: os reis Acabe de Israel, Hazael de Aram-Damasco e Ithobaal I de Tiro.

Planeja-se que as escavações no local da descoberta continuarão no verão. Os arqueólogos esperam encontrar mais dados para determinar quem está representado na escultura. Enquanto isso, a cabeça já está exposta no Museu de Israel, em Jerusalém.



Mais noticias
Arqueologia Bíblica
ABORTO
Últimos Acontecimentos Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário