14 de junho de 2018

Pré - aula: Lição 12: Jesus ajuda um homem a escutar: Primários - de 7 e 8 anos

REVISTA PRIMÁRIOS (DO PROFESSOR)

LIÇÃO 12: Jesus ajuda um homem a escutar




Revista do aluno:
Atividade

   
Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!



Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. 

É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. 
O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.  

Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:



   
· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.



Momento do louvor
 Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.

Os Milagres de Jesus Crianças Diante do Trono





Jesus Pode Tudo - Minha Vida É Uma Viagem





Dvd Aline Barros e Cia 3 -Milagres de Jesus


Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros

Objetivo:
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender que Deus tem poder sobre todas as coisas, nada é impossível para Ele.



Memória em ação:
Versículo para memorizar.


   
Ler o verso na Bíblia, na mesma versão do visual. Dizer: Quando alguma coisa do nosso corpo não funciona direito dizemos que está deficiente. Uma pessoa que tem deficiência nos ouvidos não pode ouvir. Uma pessoa que tem deficiência na língua não pode falar. Jesus tem poder para fazer um surdo ouvir e um mudo falar. Ninguém mais tem este poder. [Mostrar o visual e recitar o verso com as crianças três vezes.
Depois virar uma figura e repetir o verso inteiro. Virar a outra figura e repetir o verso inteiro. Por fim, virar a figura com a referência, recitando todo o verso.





CONQUISTANDO A ATENÇÃO
[Escolher entre as opções abaixo:]
Opção A:
 [Dizer:] Imaginem que eu não consigo falar e que preciso contar algumas coisas para vocês. Então vou fazer alguns gestos. Digam o que estou querendo dizer, se vocês me entenderem. [Fazer os gestos em silêncio.]

Sugestões:
Passar a mão no estômago = Estou com fome.
Formar um copo com a mão e levá-la à boca = Estou com sede.
Juntar as mãos sob a cabeça = Estou com sono.
Esfregar os olhos = Estou triste.

[Dizer:] Estes gestos foram fáceis. Agora quero ver se vocês conseguem fazer o mesmo. Vou dizer algumas frases e vocês devem tentar fazer mímicas para expressar o que falei:
Estou com vontade de passar as férias em uma fazenda.
Preciso conseguir um emprego melhor.
Fiquei triste porque meu amigo brigou comigo.
Meu pai trabalha todos os dias.

[Dizer:] Não foi muito fácil explicar o que eu disse usando apenas gestos, não é mesmo? Agora vou falar alguma coisa sem deixar sair som da minha boca. Quero ver quem vai conseguir entender. [Dizer algumas frases em velocidade normal, mas sem deixar sair som. Dar tempo para que as crianças tentem entender. Depois, perguntar:]
Foi fácil entender o que falei sem ouvir nenhuma palavra? Como vocês se sentiram quando tentaram se expressar por mímicas e não conseguiram? Existem pessoas que têm estas dificuldades. Elas não conseguem ouvir o que os outros falam e também não conseguem falar. Nossa história de hoje fala de um homem que era assim.

Opção B: [Pedir às crianças para ficarem bem quietinhas e tentarem escutar todos os sons possíveis durante uns 30 segundos. Depois pedir para que elas descrevam os sons que ouviram. Perguntar:] Vocês acham que é importante ouvir os sons? Por quê? Há algum som que é muito importante ouvir? Que sons são gostosos de ouvir? Há algum som que não devemos ouvir? Nossa história de hoje fala de um homem que não conseguia ouvir nada. 
História Bíblica
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
  
Marcos 7. 31 - 37
31 Jesus saiu da região que fica perto da cidade de Tiro, passou por Sidom e pela região das Dez Cidades e chegou ao lago da Galiléia.
32 Algumas pessoas trouxeram um homem que era surdo e quase não podia falar e pediram a Jesus que pusesse a mão sobre ele.
33 Jesus o tirou do meio da multidão e pôs os dedos nos ouvidos dele. Em seguida cuspiu e colocou um pouco da saliva na língua do homem.
34 Depois olhou para o céu, deu um suspiro profundo e disse ao homem: – “Efatá!” (Isto quer dizer: “Abra-se!”)
35 E naquele momento os ouvidos do homem se abriram, a sua língua se soltou, e ele começou a falar sem dificuldade.
36 Jesus ordenou a todos que não contassem para ninguém o que tinha acontecido; porém, quanto mais ele ordenava, mais eles falavam do que havia acontecido.
37 E todas as pessoas que o ouviam ficavam muito admiradas e diziam: – Tudo o que faz ele faz bem; ele até mesmo faz com que os surdos ouçam e os mudos falem!

    

Revisando e Contando aos Outros:
1. Fazer cópia do Boneco Que Fala (abaixo).
2. Colorir as figuras, colá-las em cartolina ou papel cartão e recortá-las.
3. Prender o “queixo” no rosto do menino colocando um colchete tipo “bailarina” no ponto indicado.
4. Desenhar uma orelha nas laterais de um saco de papel e usá-lo para guardar as perguntas.


REVISANDO: [Cada criança deve pegar uma pergunta de dentro do saco ( Pode ser saco de pão ou qualquer saco de papel) com a orelha desenhada. Ler a pergunta colocando o Boneco que Fala perto do ouvido da criança. Se ela acertar, deixar que use o boneco perto do ouvido da próxima criança enquanto você lê a próxima pergunta.


Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.


Em uma cidade chamada Decápolis, vivia um homem que não ouvia, nem falava nada. Desde criança ele era assim. Ele nunca escutara a voz da mamãe dele. Quando ela cantava para ele dormir ele não escutava nada. Quando o papai chegava a casa depois do trabalho ele nem percebia o barulho da porta. Quando ele passeava e via os passarinhos não escutava seus lindos cânticos. Mostrar uma figura de pássaro e assobiar imitando-o. Melhor ainda se tiver um pássaro de brinquedo que faça algum som. Deixar que as crianças escutem bem o som. Algum cão feroz poderia atacá-lo facilmente porque ele não escutava seu latido e não tinha fugido a tempo. Assim, naquele silêncio, ele ficava imaginando o que seria ouvir. Às vezes ele tentava falar. Abria a boca como as outras pessoas faziam e tentava falar alguma palavra. Mas só saiam alguns sons estranhos que ninguém entendia.

A vida dele era muito triste. E muitas pessoas, que o conheciam e se tornaram seus amigos, sentiam pena dele. Um dia, os amigos daquele rapaz, ouviram falar que Jesus estava chegando à cidade. Por toda parte se dizia que Jesus era poderoso e curava todas as doenças. Logo eles se lembraram do seu amigo surdo e mudo. E pensaram em como ele ficaria feliz se pudesse ouvir e falar. Então, assim que souberam onde Jesus estava, pegaram seu amigo pelo braço, e o levaram até Jesus.

Talvez o rapaz não estivesse entendendo o que estava acontecendo. Talvez seus amigos tenham tentado explicar-lhe o que iriam fazer. Mas era tão difícil! Vamos tentar imaginar que gestos eles fizeram para explicar para ele? Deixar que as crianças tentem. Tentar um pouco também. Ele não entendeu muita coisa, mas, mesmo assim, eles o levaram até Jesus. O rapaz viu aquela multidão e ficou pensando o que seria aquilo. Aqueles seus amigos pareciam estar tão felizes. Será que era uma festa?

Os amigos do rapaz foram abrindo caminho por entre a multidão até que conseguiram encontrar... Sabem quem? Isso mesmo! Jesus!

Assim que Jesus viu aquele homem, entendeu o que seus amigos queriam. Pegou o homem pela mão, e afastou-se da multidão. Pegar uma criança pela mão e afastar-se um pouco. Jesus não queria fazer o milagre na frente dos outros. Naquele momento, ele queria estar só com o homem.

Assim que afastaram-se, Jesus pôs os dedos nos ouvidos e tocou a língua daquele homem que era mudo. Colocar os dedos nas orelhas da criança, depois, tocar levemente seus lábios. Então, olhando para os céus, Jesus falou aos ouvidos e à boca do homem: “Abram-se!”

O que vocês acham que aconteceu? Imediatamente seus ouvidos obedeceram e o homem pôde ouvir a doce voz de Jesus. Imaginem a sua alegria em ouvir, pela primeira vez, a voz de outro ser humano. Ele não imaginava como era uma voz, porque nem a sua funcionava. Antes que ele pudesse entender bem o que estava acontecendo, a sua boca também obedeceu, e ele pôde falar! Pedir à criança que fale o verso para memorizar.

Vocês já viram um bebê aprender a falar? Ele começa aprendendo algumas palavras, e aos poucos ele vai formando frases, não é assim? Pois é, mas este homem, que nunca tinha ouvido palavra alguma e não sabia os significados de nenhuma delas, aprendeu a falar na hora, pelo milagre de Jesus. Ele não apenas falava, como entendia tudo!

Jesus pediu que ele não contasse a ninguém esse milagre, mas ele e seus amigos estavam tão felizes, que rapidamente saíram contando a todos a novidade. Logo as pessoas daquela cidade estavam comentando as maravilhas que Jesus havia feito. Elas diziam:

- Jesus tem feito coisas boas. Ele faz até o surdo ouvir e o mudo falar!

Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que Quando o rapaz de nossa história foi curado, passou a falar de Jesus para todos os que encontrava. Jesus fez um grande milagre para vocês também. Ele limpou os seus corações do pecado. Durante esta semana mostrem este Boneco que Fala para contar a história de hoje para alguém. Não esqueçam de dizer que: o poder de Jesus nos cura da deficiência do pecado.



   Recursos visuais





Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?





Atividades:








Atividade:
Para pintar  o desenho use o número:
1 - Amarelo
2 - Vermelho
3 - Verde
4 - Marrom
5 - Azul






APLICANDO:
[Dizer:] 
A atividade que vamos fazer agora vai exigir bastante atenção de vocês. Há coisas que devemos ouvir e falar e outras que não. Às vezes temos que ser surdos e mudos e outras vezes não. Quando eu mencionar algo que vocês não devem falar vocês devem cobrir a boca com as mãos. Quando eu mencionar algo que vocês não devem ouvir, tapem os ouvidos com as mãos. Quando eu mencionar algo que pode ser ouvido ou falado abaixem as mãos. Vamos lá.
Nomes feios. [Devem tapar a boca.]
Oração. [Devem baixar as mãos.]
Músicas mundanas. [Devem tapar os ouvidos.]
Pregações na Igreja. [Devem baixar as mãos.]
Mentiras. [Devem tapar a boca ou os ouvidos.]
Hinos de louvor a Deus. [Devem baixar as mãos.]
Fofocas. [Devem tapar a boca e/ou os ouvidos.]
Conselhos bons da mamãe, do papai ou da professora. [Devem baixar as mãos.]
Conselhos de Deus na Bíblia. [Devem manter as mãos abaixadas.]
Conversar dentro da Igreja. [Devem tapar a boca.]
Falar de Jesus para os amigos. [Devem abaixar as mãos.]
[Dizer:] Aquele homem tinha uma deficiência nos ouvidos. Ele não podia ouvir e nem falar. Isso é muito triste. Mas existe uma deficiência muito mais triste que esta. É o pecado. Tudo que fazemos que prejudica alguém ou entristece a Deus é pecado. Tudo que contraria a Lei de Deus é pecado. Algumas vezes somos surdos e mudos para o que é certo. Muitas vezes não queremos ouvir os conselhos da mamãe, do papai,... Pior ainda, é quando nos tornamos surdos para os conselhos de Deus, dados em Sua Palavra. Também acontece de ficarmos mudos quando deveríamos falar. Sabem como? Quando não falamos a outros do amor de Jesus.



Criança de jesus tem energia pra gastar



ORAÇÃO
Vamos orar. Levante suas mãos e comece a falar para Deus que você acredita no milagre que ele vai fazer.
Ore e profetize este milagre na vida de cada criança.




Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.

Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 



Alcançando crianças para Jesus
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 



ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS  

 
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.




Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.




* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Ovelhinhas de Cristo.
  




CRIANÇAS ATENÇÃO!


 Escola Bíblica Infantil









Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes Consultadas:
Créditos:
Revista primários cpad
www.sementinhakids.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
www.escoladominical.net/
Pequeninosdejesusblogspot.com

apascentarospequeninos.blogspot.com/
http//gardenofpraise.com/slideshows.htm
Ebi blogspot.com
Ensino infantil num clique
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
Blog evangelizando criança.

adaliahelena.blogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 
Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica

PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!





Vamos lá!!!  
Sugestões aos professores:- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.


Orai em todo tempo
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário