28 de julho de 2017

Pré - aula: Lição 05: A Páscoa: Primários - de 7 e 8 anos


Lição






   
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar você Prof. poderosamente para falar ao coração dos pequeninos.
Título da Lição:

 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.



Vídeo aula





 Momento do louvor 

 Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


Cristina Mel P, A, S, C, O, A 




NÃO FOI O COELHINHO QUE MORREU NA CRUZ - TiaQuelly




No Egito Escravo Fui - 3Palavrinhas 





 No Egito Escravo Fui





Aline Nascimento NO EGITO (Lyric Vídeo) Vol 4

 Quebra-Gelo: Quando você ouve a palavra “páscoa” o que vem à sua mente?



Memória em ação:








História Bíblica
Vamos ler o que a Bíblia diz: 

  Êxodo 11:1-10
1 E o Senhor disse a Moisés: Ainda uma praga trarei sobre Faraó, e sobre o Egito; depois vos deixará ir daqui; e, quando vos deixar ir totalmente, a toda a pressa vos lançará daqui.

2 Fala agora aos ouvidos do povo, que cada homem peça ao seu vizinho, e cada mulher à sua vizinha, jóias de prata e jóias de ouro.

3 E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios; também o homem Moisés era mui grande na terra do Egito, aos olhos dos servos de Faraó e aos olhos do povo.

4 Disse mais Moisés: Assim o Senhor tem dito: À meia-noite eu sairei pelo meio do Egito;

5 E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais.

6 E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca houve semelhante e nunca haverá;

7 Mas entre todos os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o Senhor fez diferença entre os egípcios e os israelitas.

8 Então todos estes teus servos descerão a mim, e se inclinarão diante de mim, dizendo: Sai tu, e todo o povo que te segue as pisadas; e depois eu sairei. E saiu da presença de Faraó ardendo em ira.

9 O Senhor dissera a Moisés: Faraó não vos ouvirá, para que as minhas maravilhas se multipliquem na terra do Egito.

10 E Moisés e Arão fizeram todas estas maravilhas diante de Faraó; mas o Senhor endureceu o coração de Faraó, que não deixou ir os filhos de Israel da sua terra.




  Êxodo 12: 1 - 51
1 E falou o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo:

2 Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.

3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.

4 Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro.

5 O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.

6 E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.

7 E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.

8 E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.

9 Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura.

10 E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo.

11 Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.

12 E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor.

13 E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.

14 E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

15 Sete dias comereis pães ázimos; ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel.

16 E ao primeiro dia haverá santa convocação; também ao sétimo dia tereis santa convocação; nenhuma obra se fará neles, senão o que cada alma houver de comer; isso somente aprontareis para vós.

17 Guardai pois a festa dos pães ázimos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis a este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.

18 No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães ázimos até vinte e um do mês à tarde.

19 Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra.

20 Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães ázimos.

21 Chamou pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa.

22 Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e passai-o na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã.

23 Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir.

24 Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre.

25 E acontecerá que, quando entrardes na terra que o Senhor vos dará, como tem dito, guardareis este culto.

26 E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este?

27 Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.

28 E foram os filhos de Israel, e fizeram isso como o Senhor ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram.

29 E aconteceu, à meia-noite, que o Senhor feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais.

30 E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto.

31 Então chamou a Moisés e a Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao Senhor, como tendes dito.

32 Levai também convosco vossas ovelhas e vossas vacas, como tendes dito; e ide, e abençoai-me também a mim.

33 E os egípcios apertavam ao povo, apressando-se para lançá-los da terra; porque diziam: Todos seremos mortos.

34 E o povo tomou a sua massa, antes que levedasse, e as suas amassadeiras atadas em suas roupas sobre seus ombros.

35 Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e roupas.

36 E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egípcios.

37 Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos.

38 E subiu também com eles muita mistura de gente, e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado.

39 E cozeram bolos ázimos da massa que levaram do Egito, porque não se tinha levedado, porquanto foram lançados do Egito; e não se puderam deter, nem prepararam comida.

40 O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.

41 E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito.

42 Esta noite se guardará ao Senhor, porque nela os tirou da terra do Egito; esta é a noite do Senhor, que devem guardar todos os filhos de Israel nas suas gerações.

43 Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão: Esta é a ordenança da páscoa: nenhum filho do estrangeiro comerá dela.

44 Porém todo o servo comprado por dinheiro, depois que o houveres circuncidado, então comerá dela.

45 O estrangeiro e o assalariado não comerão dela.

46 Numa casa se comerá; não levarás daquela carne fora da casa, nem dela quebrareis osso.

47 Toda a congregação de Israel o fará.

48 Porém se algum estrangeiro se hospedar contigo e quiser celebrar a páscoa ao Senhor, seja-lhe circuncidado todo o homem, e então chegará a celebrá-la, e será como o natural da terra; mas nenhum incircunciso comerá dela.

49 Uma mesma lei haja para o natural e para o estrangeiro que peregrinar entre vós.

50 E todos os filhos de Israel o fizeram; como o Senhor ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram.

51 E aconteceu naquele mesmo dia que o Senhor tirou os filhos de Israel da terra do Egito, segundo os seus exércitos.

 BÍBLIA ONLINE

Como foi a primeira Páscoa? O que ela representa para nós?
Contando a história da Páscoa para as crianças:


Objetivo: Levar a criança a compreender o aspecto histórico da Páscoa e o que ela representa para nós cristãos.

Para o professor refletir: Louvemos a Deus e ao que Ele fez por nós. Somos livres do domínio do pecado, regenerados e capacitados por causa do Cordeiro de Deus que morreu pelos nossos pecados. Seja esse o nosso estímulo para servi-lo com amor e dedicação, pois Ele não apenas morreu, mas reviveu trazendo-nos uma nova vida. É importante reconhecer que Deus deu o melhor para você, então dê tudo de si para Ele, lembrando que: "Aquele que não poupou o Seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas?" (Rm 8.32).

Introdução

Comemoramos a Páscoa de que maneira hoje em dia?

Comemora-se a Páscoa de várias maneiras, principalmente com ovos de chocolates, coelhos, presentes.
Mas o que a Páscoa representa? Como foi a primeira Páscoa?

Andamento
A BÍBLIA nos conta a história da Primeira Páscoa. Está no livro de Êxodo. Vamos ver?
O povo de Deus ficou no Egito por aproximadamente 400 anos, vivendo como escravos. Eles clamavam a Deus por libertação.
Deus ouviu o pedido do seu povo porque Deus os amava (fale sobre o AMOR DE DEUS – Deus amava aquele povo e ama a mim e a você também, inclusive está preparando um lugar para nós no céu).
Para libertar o povo de Israel da opressão do Egito, Deus levantou um líder chamado Moisés. Disse a Moisés para ir até Faraó.
Moisés, então, foi falar com Faraó e ele se recusou a libertar o povo, pois Faraó era um homem mau e pecador (Vamos falar sobre o pecado – Romanos 3:23).

Então, Deus enviou 10 (dez) pragas: 1) Sangue; 2) Rãs; 3) Piolhos; 4) Moscas; 5) Pestes nos animais; 6) Úlceras; 7) Chuva de pedra; 8) Gafanhotos; 9) Trevas (Êxodo capítulos 7 a 10). Contudo, Faraó continuou como o coração endurecido. Então, Deus enviou a 10ª Praga – Morte dos primogênitos, inclusive o filho de Faraó. Então, Moisés convocou todas as autoridades de Israel e lhes disse para escolher um cordeiro ou um cabrito para cada família. Sacrificá-lo para celebrar a Páscoa.
Moisés recebeu instruções de Deus para falar ao povo para matar um cordeiro, sem defeito, macho, de um ano e espalhar o sangue na porta. Depois, comer a carne assada no fogo, com pães sem fermento e ervas amargas. O sangue do animal deveria ser passado nos umbrais das portas, pois quando o Senhor passasse pela terra para matar os egípcios, observaria o sangue na viga da porta e não mataria o primogênito (Êxodo 12:23-24).

Assim, à meia-noite, o Senhor matou todos os primogênitos do Egito, desde o filho mais velho do Faraó, herdeiro do trono, até o filho mais velho do prisioneiro que estava no calabouço, inclusive os animais. No meio da noite, Faraó e todos os egípcios se levantaram e houve grande pranto no Egito, pois em toda casa havia um morto.

Clímax
Depois, Faraó mandou chamar a Moisés e LIBERTOU o povo, disse para que saíssem imediatamente.
A partir desta data, todos os anos se comemorava a Páscoa – A libertação da escravidão do Egito.

Conclusão
O sangue nos umbrais das portas tinha um significado especial, pois muito tempo depois Deus enviaria seu filho Jesus, o Cordeiro de Deus, para ser sacrificado por nós, ou seja, seria morto na cruz e verteria seu sangue. Deus colocou sobre Jesus os nossos pecados.
Jesus também comemorou a última Páscoa com os seus discípulos antes de ser morto na cruz.
A Bíblia diz que Cristo, nosso cordeiro da Páscoa, foi sacrificado por nós (I Co 5.7), morreu, mas não ficou morto. Jesus ressuscitou e está agora no céu.
Agora, nossos pecados podem ser perdoados e todos que creem em Jesus terão a vida eterna. Basta apenas aceita-lo como seu Salvador.
Hoje nós comemoramos a Páscoa de forma simples. Lembramos que Jesus é o nosso CORDEIRO da Páscoa, deu sua vida por nós, nos libertou da escravidão do pecado e hoje, ELE está vivo.

Quando alguém perguntar o que significa a PÁSCOA, você pode contar a história que está na Bíblia, que ouvimos hoje e dizer que Cristo é a nossa Páscoa!!!



Recursos visuais:




Mas, a meia noite, do jeito que Deus tinha falado pelo seu servo Moisés, a morte passou por sobre todos os primogênitos do Egito. Pessoas e animais. Em cada casa podia-se ouvir lamentos e prantos.

-Porque aconteceu isso com a gente? Porque os nossos deuses não impediram esta mortandade? – era o clamor dos egípcios.
Mas entre o povo de Israel tudo era muito diferente.

Deus tinha guardado em paz e dado muita alegria a todos. O sangue do cordeiro tinha salvado os primogênitos. Todos estavam muito agradecidos a Deus.
Desesperado Faraó chamou Moisés e tomou por fim a grande decisão de deixar o povo de Israel ir e servir ao Senhor Deus.

-Vão de uma vez! Agora! Vão e sirvam ao seu Deus! –disse Faraó muito irado.
Todos os egípcios fizeram a mesma coisa, eles entregaram seus bens, roupas, gado, ouro, jóias, tecidos para os Israelitas.

Os Egípcios ficaram com muito temor e deram a liberdade a todos os escravos.

Agora eles eram livres, e já estavam prontinhos para sair. Tudo tinha acontecido como Deus tinha falado ao seu servo Moisés.
E todo o povo entenderam que graças à morte do cordeiro, eles tinham sido salvos e livres da opressão e do jugo de Faraó. Essa foi a primeira páscoa.
 Uma História de Liberdade!

Esta é a historia da primeira páscoa.

Os israelitas tiveram que derramar o sangue do cordeiro nas ombreiras e vergas das portas.

Naquela noite, o primogênito de cada casa seria morto onde não houvesse sangue.

Vejamos João 1:29 Quem foi chamado de Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo? Sim, Jesus!

O sangue de Cristo foi derramado na cruz pelos nossos pecados. Nós éramos escravos do pecado destinados à morte.

Mas, o Senhor Jesus Cristo morreu por todos, e derramou o Seu sangue por todos os pecadores, para que sejamos livres da morte, assim como os israelitas.

Porque Jesus é chamado de “Jesus a nossa Páscoa”? Porque, ele morreu para que possamos viver!

Que poder tem o sangue de Jesus? 1 João 1:7

Assim como os Israelitas, para sermos salvos devemos crer que o sangue de Jesus, nosso cordeiro, é capaz de nos limpar de toda condenação e pecado.

E depois de termos fé, depois de termos crido, devemos confessá-lo como nosso Senhor.

Certamente éramos escravos do pecado, mas fomos libertos da escravidão para vivermos uma nova vida. Cristo é quem nos liberta da escravidão do pecado.

A páscoa então era aquela ceia dos Israelitas antes da libertação. Jesus depois instituiu a nova páscoa.

Nós celebramos a ceia que relembra Cristo, o nosso cordeiro pascal. Jesus é a nossa páscoa.

E o mais maravilhoso é que Jesus não permaneceu morto, mas ao terceiro dia ressuscitou dentre os mortos!

Ele está vivo e quer morar no seu coração.

E você amiguinho, quer receber Jesus, o cordeiro, no seu coração? Você quer entregar a sua vida a Jesus e passar em sua vida o Seu sangue que purifica e limpa de todo pecado? Você quer se alegrar nesta páscoa recebendo a liberdade e a salvação.


Sugestões de atividades:




Atividade:



Atividade:
Marcadores de  Versículo, pintar.


Lembrancinhas:

Coelho ou Cordeiro?
 Lembrancinhas
Uma palavra aos Líderes e Professores do Ministério Infantil: Na comemoração da Páscoa não usem o desenho do COELHO e sim de um CORDEIRO (ovelha) que simboliza a verdadeira Páscoa.Usar coelho para celebrar a Páscoa com as nossas crianças é a mesma coisa que usar o desenho do papai noel no Natal. Isto não faz parte do Cristianismo.
Foto do Site:http://educadorescristaos.blogspot.com.br/



Páscoa 
-Lembrancinhas

 

  



Lembrancinhas:

Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



 
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.




Comunhão / Encerramento 



Conclua agradecendo a Deus por seu cuidado e proteção.
 Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2019



 Primários - de 7 e 8 anos: 3º Trimestre 2019 - Tema: Conhecendo a viagem do povo de Deus no deserto: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 2º Trimestre 2019 - Tema: Conhecendo a História do filho que escolheu fazer o que é certo: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 1º Trimestre 2019 - Tema: Conhecendo o livro do Começo: Cpad



LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2018 


 Primários - de 7 e 8 anos: 4º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo alguns Heróis e Heroínas da Bíblia: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 3º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo algumas histórias de Jesus: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 2º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo os milagres de Jesus: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 1º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo a Vida de Jesusl: Cpad





LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2017 


Revista Primários - de 7 e 8 anos: 4º Trimestre - Tema: Conhecendo o Último Juiz, O Primeiro Rei, e o Maior Rei de Israel: Cpad


Revista Primários - de 7 e 8 anos: 3º Trimestre - Tema: Conhecendo a Viagem do Povo de Deus pelo Deserto: Cpad


 Revista Primários - de 7 e 8 anos: 2º Trimestre 2017 - Conhecendo a História do Filho que Escolheu Fazer o que é Certo :Cpad


Primários - de 7 e 8 anos: 1º Trimestre 2017 - CPAD. Tema: Conhecendo o livro do começo







LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2016 



 Lições Bíblicas Primários de 7 e 8 anos 2º Trimestre
Fontes consultadas
valeriasponhardi.blogspot.com/
https://ideiasparaoministerioinfantil.
www.caminhandocomamor.blogspot.com
www.ebdanimada.com.br
miriamgaliblogspot.com
caroldurand.blogspot.com/
http://acaokidstatyamaral.blogspot.com.br/search?q=palitoches
blogtiale.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Ganhando crianças para Jesus
Pequeninosdejesus
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Escola Biblica Dominical Infantil
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
Adaliahelenablogspot.com.br
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista Cpad;
Verônica Araujo - Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD


--Quantos pais já se decepcionaram ao pegarem os filhos brincando com a caixa de algum brinquedo ao invés do próprio? As crianças adoram improvisar brinquedos e brincadeiras!
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. 
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Que Deus lhe capacite e abençoe! Boa aula!
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Leia a Bíblia
Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com

ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET

 
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

Veja outras postagens relacionadas 































    Alfabeto Mig e Meg  






























 Atividades: Josué e a Conquista de Jericó


 A ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS




 ARQUIVO DO BLOG








 ARCA DE NOÉ EM E.V.A COM MOLDES








































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário