E pestes: Mateus 24:7
A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) alertou nesta segunda-feira (22/05) que o surto de cólera no Iêmen pode se tornar "incontrolável", já que os casos de pessoas que podem ter contraído a doença aumentaram mais do que o dobro nos últimos dias.
Em um comunicado, a MSF destacou que os supostos contágios chegaram a 11 mil em 14 de maio, e subiu para mais de 23,5 mil no dia 19 deste mesmo mês, segundo as cifras contabilizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além disso, a doença se estendeu recentemente a 18 das 22 províncias do Iêmen, segundo o Ministério de Saúde e População do país árabe.
"A rápida propagação do surto de cólera é extremadamente alarmante", disse Ghassan Abou Chaar, coordenador geral da MSF no Iêmen.
"Para ter o surto sob controle não bastará simplesmente tratar àqueles que comparecem aos centros médicos, também necessitamos nos dirigirmos à fonte da doença melhorando o manejo da água e saneamento e trabalhando com as comunidades para evitar novos casos", acrescentou.
A nota detalhou que as equipes do MSF trataram 3.092 pacientes em quatro centros e nove unidades de tratamento de cólera nas províncias de Amran, Hadramaute, Hajjah, Ad Dali, Taiz e Ibb.
A organização espera receber mais de 63 toneladas de provisões que chegarão ao Iêmen nos próximos dias para fazer frente à situação de emergência.
A OMS também alertou que "o cólera se expande de uma forma sem precedentes" e já causou 315 mortes.
O pico da epidemia coincide com a temporada de chuvas, com o agravamento da situação econômica e o colapso do sistema sanitário, que se deterioraram notavelmente devido ao conflito armado no país.
Fonte: Opera Mundi
► Facebook Compartillhar.
► Arqueologia Bíblica
► Noticias.Com
► É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário