2 de setembro de 2018

Lição 11: Relacionando-se com sua igreja local: Dinâmica: Discipulando - Cpad, 3º Ciclo

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Relacionando-se com sua igreja local.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar algumas sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Eu faço parte do corpo”.



Dinâmica: Eu faço parte do corpo
Objetivos:
Enfatizar a importância de fazer parte da igreja.
Destacar a valorização de cada membro como parte do corpo de Cristo.
Material didático:
3 imagens de um corpo humano (podem ser iguais)
Texto: A igreja é um corpo
Atividade didática:
- Recorte as imagens do corpo humano dividindo-a em varias partes (cabeça, mãos, braços, pés, pernas etc). Caso queira deixar as figuras um pouco mais duras cole as mesmas em um papel mais grosso e depois recorte. Retire de cada figura um membro do corpo e guarde, em seguida coloque cada uma das figuras recortadas em uma pequena sacola.
- Divida a classe em três grupos. Divida com os grupos as sacolas com as imagens recortadas faltando uma parte do corpo. É importante que a princípio eles não saibam de nada. Em seguida solicite a cada grupo que montem as figuras humanas o mais rápido que puder. Deixe que eles percebam que está faltando em cada figura humana uma parte do corpo para que ela fique completa. Quando começar as reclamações pergunte: Há necessidade mesmo dessa parte ou dá para formar o corpo completo sem ela? É hora de você entregar a cada grupo a parte do corpo que falta para que o corpo fique completo. Em seguida convide a todos a ler 1 Coríntios 12.12-27. 
Conclua a dinâmica entregando a todos os alunos uma cópia do texto: A igreja é um corpo. Encerre lendo o texto com os alunos.




Texto: A igreja é um corpo
A igreja é comparada a várias figuras, porém, a figura predileta de Paulo para descrever a igreja é o corpo. Por que Paulo tem predileção por essa figura? Porque ela é uma das mais completas para descrever a igreja.

Os membros do corpo são belos quando distribuídos com proporcionalidade. Um nariz que se desenvolve além do normal deforma o rosto. O olho é um órgão lindo e nobre. Ele é o farol do corpo humano. Contudo, já imaginou se você encontrasse um olho de 75 quilos na rua? Você sairia correndo, pois esse olho gigante mais se assemelharia a um monstro. A beleza do corpo está na sua diversidade e na sua proporcionalidade.

Outra coisa também importante no corpo é que ele precisa das diversas funções dos membros para sobreviver. Um membro serve ao outro e todos trabalham em harmonia para o benefício e edificação do corpo. Imagine que você esteja com fome caminhando pela estrada e vê um pé de manga cheio de mangas maduras, mangas vermelhas, mangas bonitas, mangas cheirosas. O seu olho vê a manga. No entanto, não basta o olho ver. Você tem de usar a mão para pegar. Você tem de usar a boca e os dentes para morder e mastigar. Você tem de usar a língua para movimentar. Você tem de usar o esôfago para engolir. Você tem de usar o estômago para triturar. Você tem de usar o fígado para jogar a bílis ali. Você precisa de toda uma máquina funcionando para que aquela manga possa nutrir você e atender à sua necessidade. Assim, também, é a igreja. Ela é um corpo e nós precisamos ajudar uns aos outros.
Se eu cortasse o meu braço e o colocasse numa cadeira ao lado, ele seria meu braço ainda. Só que não valeria nada para o corpo. Esse braço só tem valor se tiver ligado ao corpo. Fora do corpo ele não tem valor. E inútil. Se eu cortasse minha mão e a colocasse numa cadeira, no outro lado da sala, ela ainda seria minha mão, mas não teria mais utilidade porque estaria separada dos outros membros do corpo. Da mesma maneira, o apóstolo Paulo está dizendo, que somos uma unidade. O membro tem valor na medida em que está inserido no corpo e na proporção em que ele trabalha para o bem comum do corpo.

Deus colocou você no corpo como Lhe aprouve. Exerça a função que Deus lhe deu no corpo. Ficar ressentido por não ter este ou aquele dom espiritual é imaturidade. Devemos exercer nosso papel no corpo com alegria, zelo e fidelidade. Você é único. Você é singular no corpo.

Vamos imaginar que você esteja doente, com a garganta inflamada. Você precisa tomar antibiótico. O braço que não tem nada a ver com essa inflamação se oferece para tomar a agulhada. Isso significa que um membro está sofrendo pelo outro em benefício de todo o corpo.

Não estamos num campeonato dentro da igreja disputando quem é o mais talentoso, o mais dotado, o mais espiritual. Somos uma família. Somos um corpo. Devemos celebrar as vitórias uns dos outros e chorar as tristezas uns dos outros. Não somos auto-suficientes; dependemos uns dos outros. É assim que a Igreja de Cristo funciona!
Fonte:Escriba digital,



MAIS UMA DINÂMICA PRA VOCÊ ESCOLHER

Dinâmica: Você é importante
Objetivos:
Refletir sobre a valorização pessoal.
Enfatizar a importância de frequentar uma igreja local.
Material:
01 quebra-cabeça para cada grupo
Observação: Adquiram quebra-cabeça com poucas peças. Vocês podem encontrar com preço bastante baixo nas lojas de material importado.
Procedimento:
- Dividam os alunos em grupos.
- Distribuam para cada grupo um quebra-cabeça faltando uma peça, mas não falem isto para eles.
- Peçam para que cada grupo monte o quebra-cabeça. Observem o trabalho deles. Logo, eles vão falar que está faltando uma peça.
- Depois, questionem:
Está peça é importante para o quebra-cabeça?
Todas as peças estão montadas e somente uma faz falta? Por quê?
- Depois, falem: Faz de conta que as peças são vocês, todos são importantes para o grupo. Vocês são importantes para suas famílias e para a igreja.
- Então, entreguem a peça que falta para cada grupo e solicitem para que concluam o preenchimento do quebra-cabeça.
- Depois, trabalhem com os alunos sobre a valorização pessoal e a importância de estar participando de uma igreja local.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: blogatitudedeaprendiz.blogspot.com







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