18 de maio de 2017

Subsidio Lição 08: Josafá, o herói que cantou - Juniores de 9 e 10 anos






Pré - aula:



Título da Lição:

Memorizando:

- Quebra -Gelo - De que você tem mais medo? 

  Josafá, o herói que cantou – 2 Crônicas 20.1-30.

 
Objetivo: Ensinar a classe sobre o poder da oração.

----Destacar que Deus está sempre pronto a socorrer seu povo.

Professor(a), em geral, somos inclinados a buscar a face de Deus quando os problemas surgem e as circunstâncias não são favoráveis. Vamos aprender com o exemplo de Josafá como o verdadeiro servo de Deus deve se comportar diante da adversidade. A história diz que quando tudo parecia muito difícil para o povo de Deus, Josafá reuniu o povo nos átrios da Casa do Senhor e orou reconhecendo a soberania divina.

A resposta de Deus foi imediata, o livramento veio a partir da resposta de Deus ao seu povo: “– Quando os encontrarem, vocês não precisarão lutar. Fiquem parados ali e verão como o SENHOR Deus salvará vocês. Povo de Judá e moradores de Jerusalém, não se assustem, nem fiquem com medo; marchem contra os inimigos amanhã, pois eu, o SENHOR, estarei com vocês” (2 Cr 20.17). Então o povo se reuniu e se prostrou diante de Deus para adorar.

“Quando as forças do inimigo ameaçavam Judá, Deus falou por intermédio de Jaaziel: ‘Não temais [...], pois a peleja não é vossa, mas de Deus’. Talvez não tenhamos de enfrentar um exército inimigo, mas temos de lutar todos os dias contra as tentações, as pressões e ‘contra as forças espirituais do mal’ (Ef 6.12) que desejam que nos rebelemos contra Deus. Lembre-se que, como cristãos, temos o Espírito de Deus dentro de nós. Se pedirmos o auxílio do Senhor quando enfrentamos lutas, Ele combaterá por nós. Deus sempre triunfa! Mas o que devemos fazer para que Ele possa lutar por nós? 

(1) Devemos entender que a batalha não é nossa, mas do Senhor; 
(2) Precisamos reconhecer as limitações humanas e permitir que o poder de Deus trabalhe em nossos temores e nossas fraquezas; 
(3) Devemos ter a certeza de que estamos buscando os interesses de Deus, e não apenas satisfazer nossos desejos egoístas;
 (4) Precisamos pedir o auxílio de Deus em nossas batalhas cotidianas. ”(Texto extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 618).


  Rei Josafá - Recursos visuais







  APLICANDO A LIÇÃO AOS DIAS DE HOJE*
Deus cuida de nós hoje como cuidou do povo de Israel e de Judá nos tempos bíblicos.
Quando buscamos obedecê-lo e seguir seu caminho, Ele nos envia suas bênçãos.
Mas isso não significa que não teremos lutas e desafios.
Quando os dias difíceis de medo chegarem sobre nós, devemos buscar o livramento do Senhor em oração, jejum e em Sua Palavra.

Precisamos ver que não podemos enfrentar as lutas confiando apenas em nossas forças.
Nós precisamos da ajuda do Senhor.
Precisamos reconhecer que Deus cuidou do seu povo no passado bíblico, e nEle podemos confiar para receber esse mesmo cuidado hoje.

Talvez não saibamos quanto tempo a luta irá durar, ou quão árduo será o nosso desafio, mas podemos saber que no final Deus nos concederá o livramento e toda essa experiência será revertida em bênçãos em nossa vida.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



  Para reforçar o ensinamento da lição, sugerimos a seguinte atividade:

Sente-se em círculo com as crianças. Converse com elas explicando o significado da palavra servir. 

  Depois, peça que as crianças citem alguns personagens bíblicos que serviram ao Senhor. 

  Em seguida, pergunte o que elas gostariam de fazer para servir a Deus. Vá anotando tudo em uma folha de papel ofício. Então, diga que podemos servir ao Senhor com as nossas ofertas, com as nossas orações, com o nosso LOUVOR... É muito bom servir a Deus, por isso, devemos servi-lo com alegria.

  Em seguida, divida a classe em dois grupos, meninos e meninas (depende do número de crianças) e peça que elas completem o quadro. Ganha o grupo que acertar mais vezes e escrever os nomes dos personagens corretamente. Conclua a atividade explicando que servir ao Senhor é muito bom, quando o servimos com alegria, todos ganham. Recite com eles o Salmo 100.2.

Depois da morte de Moisés, servi a Deus liderando seu povo.   
Servi a Deus como profetiza e juíza. 
Servi a Deus lutando contra os midianitas. 
Servi a Deus ajudando minha sogra. 
Servi a Deus lutando contra os profetas de Baal.
Servi a Deus ajudando uma viúva que não tinha dinheiro para pagar suas dívidas. 
Servi a Deus ajudando Naamã a ser curado.                
Servi a Deus tocando minha harpa.   
Servi a Deus construindo os muros de minha cidade.    
Servi a Deus costurando para os necessitados. 
(Atividade extraída do livro Boas Ideias Para Professores de Educação Cristã. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 42).
Thiago Santos. Educação Cristã - Publicações CPAD



  ATIVIDADES DE FIXAÇÃO
Pegue 5 garrafas pet e coloque nomes na frente como; medo, violência, desobediência, ódio, brigas e coloque como se fosse jogar boliche, peque uma bola pequena que simbolizará Deus agindo na vida de cada criança.
Quem acertar pelo menos uma garrafa escolhe um cântico e todos cantam o refrão juntos.
Cada criança terá duas chances de jogar bola.




MAIS OPÇÃO: Desenhos para colorir:


  Brincadeira – Faça dois caminhos, com giz ou papel, no chão da sua sala de aula ou do salão social de sua igreja; um caminho deve ser largo e reto, o outro bem estreito (quase uma linha) e tortuoso. Brinque com as crianças de passar sobre um e outro caminho. As crianças passarão facilmente pelo caminho largo e terão dificuldades no caminho estreito. Vocês perceberam a facilidade que tiveram em passar pelo caminho largo e a dificuldade em passar pelo estreito, sem desequilibrar e sair caminho? Fazer o que é certo, às vezes é tão difícil como caminhar pelo caminho estreito, mas quando estamos fazendo o que é certo, podem ter certeza de que não estamos sozinhos – Jesus está conosco! Às vezes, é mais fácil fazer o errado do que o certo, porém é o caminho certo que leva as coisas melhores. O caminho errado leva à tristeza e ao choro.

MAIS OPÇÃO DE BRINCADEIRA
Você pode colocar uma coroa. E quem estiver com a coroa é o mestre. E ele faz os gestos e todos imitam, e vai mudando de aluno. Não esqueça sempre de falar que o nosso mestre de verdade é JESUS!


HORA DA LEMBRANCINHA:




Oração: 




(Faça um apelo - ore com as crianças)


Comunhão / Encerramento


Recados para Orkut
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer mais opção para o preparo de sua aula. 
Use sua criatividade!!

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá.

Fonte: Crito Rei
Fonte: Blog Pequeninos de Jesus.

Fonte: Adaliahelenablogspot.com.br
Fonte: Blogtiale.blogspot.com
Fonte: Revista Cpad;
Fontes Consultadas:
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.





JUNIORES: Aqui lições, pré aulas, brincadeiras, ilustrações e muito mais..

Lição 08: Josafá, o herói que cantou
Pré-Aula - Lição 08 - Josafá, o Herói que Cantou

Josafá e a Adoração a Deus em meio ao caos


Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades




Um comentário: