5 de maio de 2017

Evasão na Escola Bíblica Dominical; Texto Pedagógico

A Escola Bíblica Dominical é um momento no qual a igreja promove para seus frequentadores a oportunidade de estudar a Palavra de Deus, através das revistas de lições bíblicas, que apresentam 4 temas anuais organizados de forma sistemática.
Aprender sobre a Palavra de Deus deve ser é uma atividade prioritária na vida do cristão e um dos caminhos é participar da Escola Dominical, pois nela o ensino é realizado por faixa etária, atendendo assim as especificidades e características de cada grupo de idade.
Mesmo sendo uma oportunidade para adquirir conhecimento bíblico, atendendo as características das faixas etárias, o número de pessoas presentes a EBD é bem menor do que a quantidade total de membros e congregados de uma igreja. Além disso, percebe-se que vários alunos da Escola Dominical frequentam de forma irregular ou até se evadem. Mas, há também aqueles que frequentam regulamente.
É importante então investigar e refletir sobre as causas da evasão na Escola Dominical. Após isto, tomadas de decisão para minimizar o abandono das aulas devem ser feitas, objetivando o alcance do ensino da Palavra de Deus na EBD para todos.

Veja estas sugestões para o questionário sobre evasão na EBD!
1 - Horário da EBD:
- Horário da EBD é adequado?
- Horário da EBD coincide com o horário de trabalho?
- Horário da EBD coincide com o horário de um curso?
- Tempo curto no domingo(manhã EBD, noite culto)?
- Horário da EBD coincide com o lazer da família?
- Horário da EBD coincide com a organização da casa e afazeres domésticos?
- O domingo pela manhã é o único dia da semana que pode dormir até mais tarde?
- Falta cuidado com relação ao horário para iniciar e terminar a EBD?

2 - Aulas:
Há aprofundamento do tema?
As aulas são superficiais e com testemunhos?
As aulas são atrativas?
Há conversas paralelas durante a aula?

3 - Temas:
Os temas são repetitivos?
Os temas são interessantes?
Os temas são bem explorados pelo professor?
Há contextualização do tema da aula para a vida atual?

4 - Professor:
O professor tem bom relacionamento com a turma?
O professor apresenta domínio do tema da aula?
O professor dinamiza o ensino com métodos e recursos variados?
O professor demonstra cuidado com os alunos?
O professor abre espaço para os alunos participarem da aula com perguntas e informações?

5 - Aluno
Costuma comprar a revista lição bíblica?
Ler a lição durante a semana?
Participa da aula apresentando informações sobre o tema?
Participa da aula fazendo perguntas sobre o tema?
Tem receio de ter oportunidade para falar?
Se esforça para frequentar a EBD?
É pontual?

6 - Estrutura física:
As classes dentro do templo não atraem?


Dinâmica: Caça ao Tesouro
Objetivo: Refletir sobre valores perdidos dentro do lar, da família.
Material:
01 rolo de fita adesiva ou durex
06 círculos de cartolina com 20 centímetro de diâmetro para representar moeda(dracma)
06 palavras ou frases digitadas: Respeito, Diálogo, Oração, Perdão, Culto Doméstico, Lazer.
Procedimento:
Antes da realização da dinâmica:
Colem as palavras ou expressões nos círculos(uma palavra num círculo).
Cheguem antes de todos os participantes e escondam na sala as dez dracmas(moedas).
Vocês podem colocá-las debaixo das cadeiras, de uma mesa, atrás de uma cortina, dentro de um vaso, por trás de um quadro.
Não revelem este “segredo” a ninguém ou somente para alguém que estiver auxiliando na organização da palestra.
Durante a dinâmica:
- Leiam Lucas 15.08.e 09:
“Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? .E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida”(Lucas 15:8,9).
- Falem da importância de refletir sobre “os tesouros perdidos” ou esquecidos ou pouco cuidados no meio familiar.
- Solicitem que uma pessoa do grupo, procure dentro da sala uma “dracma perdida” – fale que é um papel com algo escrito.
Observação: procurem memorizar os 06 lugares onde você colocou as palavras, porque se alguém demorar a encontrar, você pode dizer: Está perto! Está longe! Está frio! Está quente!
- Depois que a pessoa encontrar, peçam para que leia em voz alta o que está escrito no papel. Então, reflita com os ouvintes sobre este ponto.
- Procedam desta forma até completar as “06 dracmas”. É interessante que 06 pessoas diferentes procurem os papéis, um por vez.
- Para finalizar, falem que na parábola a mulher perdeu 01 dracma dentro de casa; nesta palestra, estudamos sobre 06 situações que podem provocar a perda e desgaste de algo muito especial na família.
Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de aprendiz blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário