16 de fevereiro de 2022

Aula Bíblica Pré - adolescentes – Lição 08: O que os Profetas Disseram?

 A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise. 
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. Procure ser criativo na exposição da aula.
👉 Vejam estas sugestões:
👉 Apresentem o título da lição 08: 
O que os Profetas Disseram? 
A AULA VAI COMEÇAR
~

 Cante: 
 
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
NÃO VOU CALAR MEUS LÁBIOS - Asaph Borba Legendado



Aline Barros - Renova-Me


Marilene Vieira - Dê Um Sorriso

Prof. Os profetas do Antigo Testamento exerceram um papel importantíssimo na preservação do povo de Deus. 
A palavra dos profetas tinha grande influência nas decisões dos reis; na manutenção da fé que o povo exercia; e também no juízo divino sobre as nações desobedientes a Deus. Mas o aspecto mais importante no ofício dos profetas do Antigo Testamento diz respeito ao testemunho deles acerca do Messias.

Alguns textos do Antigo Testamento são muito claros em declarar o nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. As profecias são tão evidentes que não resta dúvida de que o Senhor Jesus, de fato, é o Messias Prometido. Muitas profecias se cumpriram nos dias de seu ministério e outras ainda vão se cumprir. O testemunho dos profetas é um dos registros mais importantes que podemos encontrar nas Escrituras Sagradas no tocante a pessoa de Cristo (cf. Is 9.1,2; 53; Sl 16.10; 22.12-18; 69.21; 78.2; Zc 9.9).


O primeiro tópico da lição aborda quem eram os profetas no Antigo Testamento.
 Muitos desses profetas foram chamados diretamente pelo Senhor. Embora tivessem suas profissões, muitos foram chamados não apenas para profetizar, mas também para deixar registrada a mensagem de Deus e os acontecimentos que ocorreram na história de Israel e Judá.

No que diz respeito à extensão de seus escritos, os profetas são conhecidos como maiores ou menores. Isso não caracteriza mais ou menos importância, e sim ao volume de informações disponíveis em seus livros. No caso dos profetas não escritores, embora não tem deixado livros escritos, muitos tiveram participação significativa na história do povo de Deus. Um exemplo direto é o profeta Elias.

O segundo tópico da lição ressalta o testemunho dos profetas que ficaram registrados nas Sagradas Escrituras. 
Em muitas ocasiões, esses profetas trouxeram uma mensagem de arrependimento e salvação em momentos especiais da trajetória israelita. Entretanto, a maior mensagem anunciada pelos profetas na Bíblia diz respeito ao surgimento do Messias.

No terceiro tópico da lição o assunto central é o ministério profético na Igreja do Novo Testamento. 
A profecia sempre foi importante para o povo de Deus e não deixou de ser com o advento da igreja. Obviamente, o formato não é o mesmo do Antigo Testamento. Agora o Espírito Santo manifesta a profecia na igreja por intermédio dos dons espirituais. Vale ressaltar que nenhuma profecia ou revelação manifesta através dos dons contraria a Palavra de Deus.

A ideia central da lição é o ministério profético na Bíblia. Aproveite a aula e desenhe duas colunas no quadro. 
Cada coluna deverá apresentar as características específicas do ministério profético no Antigo e no Novo Testamento. Apresente aos alunos as semelhanças e diferenças. Reforce que Deus operou de maneiras diferentes, porém o Espírito que atuou nos dois modelos é o mesmo.
Tenham uma excelente aula!
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes, Comentarista/ Carlos Alexandre Ribeiro, Editor Thiago Santos/ novo currículo CPAD/ Pré-Adolescentes.

👇
Para concluir utilizem a:
Dinâmica: Mensagem
Objetivo: 
Finalizar o estudo sobre o ministério de profeta.

Material:

Palavras digitadas e recortadas: confrontar, autenticidade, engano, vigilância, consequências, mensagem, aceitação, verdade, ousadia, espiritual, profeta, confirmação, desafio, perseguição, conselhos, advertência, juízos.
Procedimento:
– Organizem os alunos em círculo.

– Coloquem as palavras no centro do círculo.

– Leiam em voz alta cada palavra.

– Falem: Estas palavras fazem referência ao tema da lição.

– Solicitem que cada aluno escolha duas palavras dentre as indicadas abaixo e forme uma frase sobre o tema estudado.

Confrontar, autenticidade, engano, vigilância, consequências, mensagem, aceitação, verdade, ousadia, espiritual, profeta, confirmação, desafio, perseguição, conselhos, advertência, juízos.

– Todos os alunos devem participar. Se houver alguém com dificuldade, procurem ajudá-lo para que se sinta participante da atividade.

– Finalizem, lendo Mateus 24.04: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane”. Falem sobre discernimento espiritual que devemos ter, para não sermos enganados.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!! 


Pré-Adolescentes 11 e 12 anos: Dinâmicas, Brincadeiras, Lições Bíblicas: Arquivo

Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO


Lembre-Se...
você é obra prima do Criador!!!
Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE

As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.

E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.

3 comentários: