17 de fevereiro de 2022

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 08: Características de um obreiro

 A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
👉 Apresentem o título da lição 08: Características de um obreiro
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise. 
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. Procure ser criativo na exposição da aula. 
A AULA VAI COMEÇAR
Prof. Nas narrativas das cartas enviadas a Timóteo e Tito, Paulo ressalta as qualidades que devem ser observadas nos obreiros chamados para assumir cargos ministeriais. 
Paulo inicia da seguinte maneira:
Se alguém deseja o episcopado, almeja uma nobre função (1Timóteo 3.1). 
Em seguida, lista algumas características que são  imprescindíveis à vida de um obreiro, seja ele um auxiliar, um cooperador, um diácono, presbítero, evangelista ou pastor. 
Se um homem por si mesmo tem uma honra a defender, imagine como deve ser a conduta de um homem chamado por Deus para uma das mais sublimes missões. 
A ênfase paulina recai sobre o caráter e sobre as qualificações morais e intelectuais daqueles que são chamados para o oficio. Vale salientar que Pedro pontua algumas verdades que o obreiro deve ter ciência, principalmente no trato com o rebanho.
    1Pedro 5.1-4.
1 Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:

2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;

3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.

4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.

  
Momento do louvor
 Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:

Deus está aqui - Corinho


Hino 132 - Harpa Cristã - Obreiros do Senhor


Adriana Aguiar - 08 - Obreiro de Valor
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
LIÇÃO

TEXTO DE REFERÊNCIA:
  1 Timóteo 3.1-10


VERSÍCULO DO DIA 
  Tito 1.7
Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância. 


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Enumerar as qualidades bíblicas do obreiro;
- Compreender a conduta do obreiro à luz das Escrituras;
- Explicar as qualidades do obreiro descritas nas cartas pastorais.


VERDADE APLICADA
O obreiro é um operário disposto a se deixar gastar na obra de Deus.


🙏
MOMENTO DE ORAÇAO
Oremos para que, a cada dia, venhamos primar por uma conduta bíblica e ilibada diante de Deus e dos homens.


LEITURA SEMANAL
  Seg 1Pe 5.2 
O obreiro e o pastoreio do rebanho.

Ter Tt 1.7 
O obreiro tem que ser irrepreensível.

Qua 1Tm 3.4 
O obreiro e o governo de sua casa.

Qui At 6.3 
Instituição dos diáconos.

Sex 1Tm 4.16 
O obreiro e o cuidado coma doutrina

Sab 2Tm 2.4 
Cuidado com os embaraços da vida.


INTRODUÇÃO
O obreiro escolhido por Deus para o exercício do ministério precisa possuir qualidades que o tornem irrepreensível diante da igreja e da sociedade. Paulo, em suas Epistolas Pastorais, fala, por diversas vezes, sobre as qualidades dos vocacionados.


🔑 PONTO - CHAVE
O homem de Deus deve primar por uma conduta ilibada, sendo sempre o exemplo dos fiéis.


Bíblia online
Bíblia sagrada online

1 - QUALIDADES DO BISPO
A expressão "episkopos" (1Tm 3.1), usada na 1ª Carta escrita a Timóteo não tem nada a ver com o bispo monárquico, pois a palavra em questão se refere a uma supervisão pastoral local, e para este cargo teriam qualidades que necessitavam ser observadas.


1.1. O bispo e a conduta familiar
No texto da missiva a Timóteo, Paulo fala abertamente que o bispo precisa ser marido de uma mulher e que saiba governar bem a sua própria casa (1Tm 3.2, 4). O primeiro rebanho que o bispo precisa pastorear é a sua casa. A conclusão nos é fornecida na sequência, vejamos: "Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?, 1Tm 3.5. Que Deus ajude os Seus obreiros
a liderar com sabedoria a sua casa, pastorear os filhos e cuidar da esposa com amor e respeito, pois assim demonstrarão estar aptos a liderar na Casa de Deus. Infelizmente, existem obreiros que são amados pela igreja e odiados dentro da própria casa. Que Deus nos ajude no exercício do ministério que Ele nos confiou.


1.2.As qualidades temperamentais
A realidade diária do pastoreio não é fácil, pois envolve pessoas, cada uma com seus dramas e necessidades; pressões externas e tomadas de decisões das mais diversas e complexas. Paulo diz que o
bispo precisa ser sóbrio, não espancador, não contencioso, mas moderado (1Tm 3.2-3). A princípio, alguns se chocam com este texto, mas possivelmente estes comportamentos e práticas foram observados naqueles obreiros que não sabiam lidar com as pressões diárias inerentes à liderança. A expressão moderado já diz tudo; sua ideia no grego expressa: controle nas decisões, sendo o contrário de abrasivo e severo, Que sejamos pessoas equilibradas, que sabem dominar os sentimentos diante das pressões do dia a dia.


REFLETINDO
O obreiro precisa agir com moderação e serenidade no exercício de sua vocação.  Pr.Valdir Alves


2 - A CONDUTA DOS DIÁCONOS
Vemos a instituição dos diáconos em Atos dos Apóstolos 6. 
A palavra "diácono, derivada do grego, nos remete a ideia daqueles que servem. Até mesmo para servir, existe um alto padrão, pois, no ministério, representamos Aquele que nos chamou e a instituição a qual servimos.


2.1.Os diáconos e a questão financeira
E impressionante que Paulo pontua para Timóteo que os diáconos precisam ser honestos e não cobiçosos de torpe ganância (1Tm 3.8-9). As duas expressões se complementam, pois o diácono não pode ser levado pelo desejo nem seu coração deve ser abrasado pelas riquezas. Por isso, a conduta deve
ser pautada pela honestidade. Infelizmente, existem pessoas que assumem o ministério com o coração inebriado pelas cifras e pelo status que isto lhe confere. Que o nosso alvo seja Cristo e que nossa motivação seja exercer o ministério para tão somente servir e cumprir com excelência aquilo que Deus nos confiou.


2.2.Que seja primeiro provado
Quando olhamos o texto chave de Atos 6, percebemos que, na escolha dos diáconos, foram consideradas três características básicas, a saber: varões de boa reputação, cheios do Espirito Santo de sabedoria', At 6.3, Paulo nos diz que é necessário primeiro colocar os diáconos à prova e, se forem irrepreensíveis, desenvolva o ministério (1Tm 3.10). O período de prova é um tempo em que, muitas vezes, nos servirá para olhar mais de perto a conduta do obreiro e alinhá-lo à conduta bíblica. É muito triste quando percebemos que pessoas sem aptidão assumem o ministério. Que Deus não permita que obreiros sejam reconhecidos e consagrados aos diversos ministérios na igreja sem que estes, de fato, sejam chamados pelo Senhor da seara.


3 - CARACTERÍSTICAS INERENTES AOS PRESBITEROS
Os presbíteros, segundo a derivação dessa palavra no grego, traz a ideia de "homens de idade", ou um corpo de anciãos composto de homens dignos, sábios e maduros. Devido a sua representatividade, as qualidades precisavam ser também observadas.


3.1. Uma conduta familiar exemplar
Paulo estabelece, ao escrever para Tito, que até mesmo os filhos dos presbíteros precisam ser fiéis, para que ninguém tenha o que falar de sua família. O termo irrepreensível" usado no texto de Tito 1.6, é muito forte, pois indica uma conduta acima de qualquer suspeita. Nós, como ministros de Deus, precisamos primar por uma conduta ilibada e um caráter forjado à luz da Palavra e em Cristo. Os desvios de conduta de muitos obreiros estão relacionados ao ambiente familiar e não são
tratados. Assim como Cristo, necessitamos ser santos em toda a nossa maneira de viver. Jesus orienta a sermos perfeitos como perfeito é o Pai celestial (Mt 5.48).


3.2. Zelando pela verdadeira doutrina
Na passagem de Tito 1.9 percebemos a preocupação paulina para que os obreiros tivessem firmeza na verdade; objetivando com isso que fossem refutadores de contradições e de possíveis desvios doutrinários. Fica evidente que, além da conduta moral, os presbíteros devem ter convicção acerca da doutrina cristã. Quanto a sã doutrina, é necessário cautela, pois, devido à explosão de núcleos educandários teológicos, há enésimas teologias sem embasamento bíblico sendo ministradas, o que certamente refletirá negativamente na obra de Deus. Que estejamos atentos à teologia ensinada por obreiros despreparados ou mal-intencionados.


CONCLUSÃO
Fomos chamados por Deus como Seus embaixadores, e diante desta convocação, necessitamos ter uma conduta ilibada para o exercício ministerial.

*  Para ocupar um cargo político no Poder Judiciário, o indivíduo deve possuir uma série de qualificações e uma delas diz respeito ao bom caráter. Para o exercício ministerial ser aprovado, Deus exige que os Seus ministros tenham a conduta irrepreensível.
👇
As qualidades para ser um ministro foram estabelecidas pelo próprio Deus, e cabe a nós a análise de tais requisitos para o bom andamento da obra de Deus.
Fonte: Revista Betel Conectar



Para finalizar utilizem a:
DINÂMICA: OBREIRO APROVADO
No máximo oito (08) minutos pra apresentar a dinâmica, dois(02) minutos por equipe: Ou como achar melhor a realidade de sua classe.
· Ler o texto e relacionar obreiros aprovados com os tipos de líderes.
· Escolher 1tipo de líder por grupo
· Pedir para que encenem uma pequena apresentação teatral sobre o líder escolhido


Obreiro aprovado (2Tm 2:14-15)
Afigura usada nestes versículos é a de um trabalhador. Aquele que em nossos dias é chamado de operário. O ponto central do seu trabalho é a “Palavra da verdade”


1. O obreiro aprovado procura
Buscar é diferente de pensar.O verbo procurar significa “apressar-se; esforçar-se, empenhar- se, ser diligente”. A aprovação não acontece por acaso. O obreiro tem que buscar. Quanto custa sua liderança para você?


2. O obreiro aprovado apresenta-se a Deus
Para o apóstolo Paulo, obreiro aprovado é aquele cujo trabalho é realizado para Deus e perante Deus.
Ele ensinou aos Colossenses: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo” (Cl 3:23-24). Seu ministério na igreja é aprovado por Deus? Como saber que Deus está aprovando seu ministério? Saiba que é possível envolver-se com a obra de Deus sem estar envolvido com o Deus da obra.


3. O obreiro aprovado não tem do que se envergonhar
O verbo envergonhar é usado por Paulo em Romanos 1:1-6:“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”.
- Se alguém perguntasse a seus liderados “o que você pensa do seu líder?”, que resposta receberia?


4. O obreiro aprovado maneja bem a Palavra da verdade
Manejar bem é tradução de orthotomeo que, literalmente significa “cortar retamente”. Para o apóstolo Paulo, não existe bom obreiro se ele não manejar bem a Palavra da verdade, Os erros mais graves e grosseiros no ensino bíblico se devem à falta de conhecimento dos princípios básicos de interpretação bíblica. Você sabe interpretar corretamente as Escrituras?


GRUPO 1
Líder autoritário: Trabalha na opressão e controle dos subordinados;
· Não dá autonomia aos liderados e impõe suas convicções;
· Não aceita críticas;
· Tem dificuldade de se adaptar a diferentes ambientes;
· Ouve pouco e considera sua opinião a mais importante;
· Mantém-se distante dos liderados sem criar uma política de portas abertas;
· Não estimula a criatividade, a autonomia e o desenvolvimento da equipe.


GRUPO 2
O líder paternalista: Este estilo de liderança gira em torno das pessoas — valoriza os indivíduos e as suas emoções mais do que as suas tarefas ou objetivos. Quando utilizado em excesso, este estilo pode mesmo levar ao fracasso de um grupo. Talvez seja esse o motivo por que estes líderes utilizam este estilo em estreita conjunção com o estilo autoritário.


GRUPO 3
O líder anárquico: É um líder silencioso e pouco ativo. Não toma iniciativa em dar qualquer diretriz. Quando solicitado responde "tu é que sabes". Não se preocupa com as tarefas da patrulha nem colabora nelas. Mantém sempre uma atitude amistosa, nunca se descontrola.


GRUPO 4
Líder democrático: É um líder que respeita os vários elementos do grupo. Propõe a tarefa e define a estratégia a partir das sugestões dadas. Sempre que solicitado, devolve a pergunta ao grupo. Ex: Vocês o que é que acham?
Está atento à tarefa e à realização de cada um, acompanhando individualmente caso seja necessário. Tem uma atitude de confiança e compreensiva.


👇
Qualidades
:01. Seguro
02. Acolhedor
03. Desinteressado
04. Disponível
05. Firme e suave
06. Juízo maduro
07. Catalisador
08. Otimista
09. Previsor
10. Confiança nos outros
11. Dá apoio
12. Eficaz
13. Sociável
14. Sincero
15. Corajoso
16. DemocráticoFonte: igrejaevangelicassembleiadedeusdedeus.blogspot.com
  
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição do vídeo:

PENSE NISSO!
A caminhada de um líder bem sucedido
Todo líder deseja ser bem sucedido em tudo que faz. 
Por isso mesmo, os lideres buscam orientações, dicas e conselhos. Para que isso aconteça nada melhor do que a Bíblia para nos orientar da maneira correta.

À luz do texto bíblico de Hebreus 12, versos 1 e 2B, gostaria de sugerir dicas para você leitor que serviram e me ajudam na minha caminhada de liderança.

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o autor e consumador da fé, Jesus”;

Este texto se remete a orientações sobre a vida cristã. Porém, quero ousar destacar seis pontos importantes que servem também como norte para uma liderança bem sucedida.

O primeiro ponto é ter a consciência de que não estamos sozinhos. Deus está conosco. O autor mostra que, assim como os heróis da fé que seguiram uma caminhada de fé e de liderança, nós também não podemos fugir dela. E, por isso, precisamos confiar que Deus sempre estará conosco nos sustentando.

A segunda observação nesse texto é que não podemos deixar de observar quem está à nossa frente. Lideres que têm mais experiência. O texto diz aos irmãos que eles estavam rodeados de testemunhas, ou seja, assim como cada um de nós, muitas pessoas já seguiram a caminhada de liderança e já viram, ouviram e experimentaram vários estilos de liderança.

A terceira dica que podemos destacar é o abono daquilo que pesa. 
Existem muitas coisas em nossa vida ministerial que são peso e não pecado, mas que nos atrapalham do mesmo jeito. Como comodismo, apatia, individualismo ou até mesmo manias pessoais. Precisamos abandoná-los.

Quarto, outro conselho que o texto nos dá é sobre o abandono do pecado. Ele sempre nos tenta assediar para nos derrubar. O líder precisa sempre estar vigilante e disposto a abandonar todo pecado que ele comete.

O quinto caminho que o texto bíblico de Hb 12 nos ensina como líderes a seguir para sermos bem sucedidos é a perseverança. Nenhum líder chega a lugar algum com sua liderança se não for constante e persistente com suas ovelhas.

E por fim, o último conselho é olhar firmemente para Jesus, pois Ele é o autor e consumador da fé. Ele é quem nos sustenta e nos faz prosseguir. Se tentarmos liderar olhando para pessoas não iremos muito longe, mas se prosseguirmos no alvo, que é Cristo, iremos muito longe.

Portanto, busque viver essa caminhada para que você seja um líder bem sucedido em tudo você fizer.
Por Pr. Bruno Bacelar


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo
Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário