12 de fevereiro de 2022

Aula Bíblica Jovens e adultos, Central Gospel – Lição 07: A necessidade do perdão

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição 07: A necessidade do perdão

Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. Procure ser criativo na exposição da aula.
Prof. Nenhum grupo social, seja ele grande ou pequeno, está isento de embates. Pessoas magoam-se e promovem ruptura nos relacionamentos. Do relacionamento entre duas pessoas, aos relacionamentos nas grandes multidões, haverá sempre algum tipo de ofensa, voluntária ou involuntária, que se encarregara de promover o rompimento de amizades e de comunhão.
A busca contínua de perdão, devido à fragilidade da natureza humana, requer de cada um de nós uma mutualidade no perdão, conforme a oração ensinada por Jesus (Mt 6.12). Jesus condiciona o pedido de perdão à oferta de perdão. 

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
  Mateus 18.23-34
23- Por isso, o Reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
24- e, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia de mil talentos.
25- E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher, e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a divida se lhe pagasse.
26- Então, aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
27- Então, o senhor daquele servo, movido de intima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a divida.
28- Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem dinheiros e, lançando mão dele, sufocava-0, dizendo: Paga-me o que me deves.
29- Então, o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
30- Ele, porém, não quis; antes, foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
31- Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
32- Então, o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela divida, porque me suplicaste.
33- Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como e também tive misericórdia de ti?
34- E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, ate que pagasse tudo o que devia.
TEXTO AUREO
 Efésios 4.32
Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. 


LEITURA DIÁRIA
2ª feira - Colossenses 3.13
O perdão deve ser mútuo
3ª feira - Miqueias 7.18,19
Pecados lançados no mar do esquecimento
4ª feira Mateus 6.12
O perdão é para quem perdoa
5ª feira - 1 Pedro 4.8
O perdão é ato de amor
6ª feira- 2 Coríntios 2.9
O perdão é ato de obediência
Sábado - João 20.23
O perdão não pode ser retido


1. SE TEU IRMÃO PECAR
1.1. O que é mais fácil, pedir perdão ou oferecer perdão?
Se eu tiver consciência de que pequei contra alguém e que o mal que eu cometi poderá me trazer grandes prejuízos, então farei todo o esforço para buscar o meu perdão, mostrando arrependimento e humilhando-me perante aquele a quem eu ofendi. Todavia, nem sempre é assim. Se eu não estiver seguro de que a minha ofensa não me acarretara grandes prejuízos, eu deixo o assunto para lá. Nesse caso, o meu orgulho falará mais alto do que o meu amor por aquela pessoa a quem eu ofendi.


1.2. O perdão pressupõe arrependimento
O arrependimento é o ato de reconhecimento de que se cometeu alguma falta. Quem não se convence de haver dado causa à situação, acaba criando um problema ainda maior. Para resolver isso, Jesus diz que o ofendido deve tomar a iniciativa de falar com o ofensor. Na hipótese de não o convencer do seu erro, o ofendido deve levar uma ou duas testemunhas para que se confirme todo o esforço empreendido na busca da reconciliação. Caso não funcione, o assunto deve ser levado à assembleia da Igreja. Se mesmo assim o ofensor for renitente e recusar-se a admitir o seu erro, o assunto deve ser dado por encerrado e o causador do problema deve ser tratado como alguém de fora, gentio e publicano. Em outras palavras, excluído da comunhão (Mt 18.15-17).


1.3. O perdão é um ato permanente
Pedro achou que estaria advogando uma grande causa ao sugerir a Jesus que o perdão deveria ser oferecido até sete vezes a alguém (Mt 18.21). Contudo, Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete (Mt 18.22), Ou seja, quantas vezes forem necessárias.


1.4. O perdão é ato reciproco
Quem de nós não precisa do perdão de Deus? 
Ai de nós se não o obtivermos: nosso destino será o inferno. Se fomos perdoados de uma dívida impagável, como podemos nós reter o perdão a quem nos deve (Mt 18.23-34)? Todo perdão pressupõe o cancelamento de uma divida, seja ela material ou moral. Se devo perdoar para ser perdoado, devo também usar da mesma benevolência para com os outros, assim como o Senhor usou de benevolência para comigo
Perdão é ato de graça.

O credor incompassivo lançou o seu devedor na prisão. Vejamos a sentença proferida por Jesus: Assim
vos fará também meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas (Mt 18.35). É preciso parar e meditar nesta advertência: perdoar ofensas não é uma opção, é uma obrigação.


2. O QUE O PERDÃO NÃO É
2.1. Perdoar não é desculpar
De modo geral, pedimos desculpa por um ato involuntário. Se involuntariamente eu pisar o pé de alguém e, logo em seguida, pedir desculpa, muito possivelmente serei desculpado.
Já o perdão é diferente. 
O que me levaria a pedir perdão a uma pessoa? 
Algo que fiz e que a ofendeu, como: ter falado mal dela a alguém; ter explorado algum defeito daquela pessoa; tê-la humilhado na presença dos outros; ter subestimado a sua capacidade; ter negado a ela algum favor; enfim, há tantos motivos que seria impossível elencá-los aqui. Um simples pedido de desculpa não seria suficiente.


2.2. Perdoar não é esquecer
Outro grande equivoco em relação ao perdão é achar que perdoar é esquecer. Perdoar não é esquecer; ou alguém acha que Deus sofra de amnesia depois de perdoar alguém, só porque Ele diz: (...) Perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados (Jr 31.34)? Parafraseando o texto, seria o mesmo que dizer: "Quando eu perdoo, não fico trazendo aquele problema de volta à memória. Para mim, o assunto esta encerrado.".


2.3. Perdoar não é mera formalidade
Há situações em que a reconciliação entre duas pessoas é promovida por alguém; no final, ambos os lados se acertam apenas para atender a uma instrução, como, por exemplo, ao pedido de um pastor. Nesses casos, ofensor e ofendido saem da situação com os mesmos ressentimentos.
Não nos enganemos, pois: se o perdão não for liberado de coração, ele não terá valor algum diante de Deus.


2.4. O perigo do perdão retido
Enquanto não houver perdão, haverá pendência (Jo 20.23). Essa pendência recairá sobre as costas tanto do ofensor, que se recusa a pedir perdão, quanto do ofendido, que se recusa a perdoar. A retenção do perdão, além de privar o crente da graça de Deus, gera raiz de amargura no coração (Hb 12.15).
A falta de perdão é tóxica e contamina todo o ser.


CONCLUSÃO
Há coisas que entristecem o Espirito Santo, tais como: amargura, ira, cólera, gritaria, blasfêmias e malicia. 
Em vez desses sentimentos, Paulo propõe: Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo (Ef 4.32). Suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também (Cl 3.13).
Haverá modelo melhor do que este para um bom relaciona mento com o próximo?


ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
De acordo com o ensino de Jesus, quem deve tomar a iniciativa do perdão: O ofendido ou o ofensor?
Fonte: Revista Lições da Palavra de Deus n° 65 - Central Gospel.



VÍDEO AULA, ENDEREÇO NA DESCRIÇÃO E CRÉDITO.



  
 LOUVOR

Te Agradeço


Eyshila #CentralGospelMusic Eyshila - Eu me Arrependo (Vídeo Oficial)


O Perdão - Ludmila Ferber e Ana Nóbrega




Paulo César Baruk - Perdão (Sony Music Live) (Videoclipe)



Kleber Lucas - Perdão (Clipe Oficial MK Music)

    


Perdão, estudos, pregação, mensagens - Fonte para pesquisa

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!! 

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus
  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário