4 de fevereiro de 2022

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 06: A vocação é uma prerrogativa divina

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição 06: A vocação é uma prerrogativa divina

Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
A AULA VAI COMEÇAR
Quando falamos de soberania divina, chamado e vontade de Deus, deparamo-nos com a questão da liberdade humana. Sabemos que Deus dotou o homem de livre-arbítrio, ou seja, o homem tem a opção de escolher. Temos a liberdade de escolher, mas é importante considerar que é inevitável arcar com as consequências de nossas escolhas. Jesus, no jardim do Getsêmani, orou, inicialmente, para que, se possível fosse, o Pai afastasse dEle aquele cálice, porém, na segunda e terceira vez que orou, disse: "faça-se a tua vontade", Mt 26. 42-44. Aprendemos, portanto, que o melhor plano para a nossa vida é cumprir o propósito para o qual viemos a este mundo. Talvez os caminhos de Deus não nos garanta uma vida de sucesso, fama e dinheiro, mas com certeza valerá a pena, pois, além de ter cem vezes mais aqui nesta terra, ainda herdaremos a vida eterna (Mc 10.30). 
O homem mais sábio que já existiu deixou-nos uma pergunta:
Pois, quem sabe o que é bom nesta vida para o homem, por todos os dias da sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? Quem declarará ao homem o que será depois dele debaixo do sol?  Eclesiastes 6:12

Prof.  Ressaltando sempre que Deus chama pessoas para a sua obra.
*  Antes de o apóstolo Paulo exercer a sua vocação, ele passou por um aprendizado no deserto. O deserto lhe ensinou mais sobre Jesus, onde o apóstolo pôde reavaliar-se diante de Deus, mediante suas crenças e convicções. Ele podia agora confrontá-las com a revelação da graça de Deus em Cristo. Ainda no deserto, ele pôde refletir sobre a simplicidade, dominar suas paixões instintivas e, por meio da solidão, aprender a depender de Deus.
O deserto que Paulo experimentou pode trazer profundos aprendizados para os nossos próprios "desertos", quando os experimentamos quer na vida cotidiana, quer no ministério dado por Deus.
Parece que no passado havia uma percepção maior a respeito de jovens, e de muitos outros irmãos que entregavam a sua vida a Cristo, que desejavam por uma vocação na obra de Deus. 
Muitos se planejavam para ir aos seminários a fim de aperfeiçoarem-se para servir melhor na obra de Deus. Muitos obreiros relatam não perceber essa mesma disposição com o mesmo sentimento de outrora. Claro que isso não significa que não haja pessoas sendo vocacionadas, pois Deus as chama em qualquer tempo.
Nesse sentido, promova uma reflexão a respeito das vocações por meio das seguintes indagações:
Você se sente vocacionado por Deus para alguma obra?
Em algum momento de sua vida, você ignorou ou tem ignorado esse chamado?
O que você poderia fazer para aperfeiçoar-se melhor na obra de Deus?  

Momento do louvor

Eyshila - Fala comigo


Eu Tenho Um Chamado - Quatro por Um



Samuel Mariano - Quem Tem Chamada



Elaine Martins - Cumpra o Seu Chamado




Bruna Karla - Aceito O Teu Chamado




Ricardo Brunelli - Deus te escolheu - Clipe oficial




Harpa Cristã: 93


💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
LIÇÃO


TEXTO DE REFERÊNCIA:
1 Samuel 16.1-12
1 Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.

2 Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o Senhor: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao Senhor.

3 E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.

4 Fez, pois, Samuel o que dissera o Senhor, e veio a Belém; então os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda?

5 E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao Senhor; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.

6 E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido.

7 Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.

8 Então chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o Senhor.

9 Então Jessé fez passar a Sama; porém disse: Tampouco a este tem escolhido o Senhor.

10 Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não tem escolhido a estes.

11 Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.

12 Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.


VERSÍCULO DO DIA
   2Timóteo 1.1
Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus.


VERDADE APLICADA
O chamado é uma vocação ou orientação divina ao homem convertido para uma boa obra.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Entender que a chamada é baseada na Soberania de Deus;
- Observar os homens chamados por Deus no Novo Testamento;
- Compreender que Deus capacita os chamados.


🙏
MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos pelos obreiros, para que Deus conceda a cada um, graça e sabedoria para o êxito da missão, que por Ele lhes foi confiada.


  LEITURA SEMANAL
Seg Hb 9.4 
Quem é chamado por Deus é honrado.

Ter At 9.15 
Paulo era um vaso escolhido.

Qua Jo 15.16 
Foi Deus quem nos escolheu.

Qui Ef 4.1 
A vocação nos traz responsabilidade.

Sex 2Pe 1.10 
Firme a vossa vocação.

Sab Rm 11.29 
A vocação de Deus é sem arrependimento.


🔑 PONTO - CHAVE
A vocação para o santo ministério é uma honra concedida por Deus.



INTRODUÇÃO
A chamada para uma obra específica precisa passar pelo crivo divino, pois nós seres humanos podemos deixar que os nossos desejos e anseios interfiram em nossas decisões. Deus, por ser Onisciente, é a palavra final.


1 - A CHAMADA E A SOBERANIA DE DEUS
A soberania de Deus se refere ao Seu poder e domínio sobre toda a criação. Tudo que existe está debaixo do poder de Deus e nada acontece sem a permissão e vontade dEle. Nas Escrituras, no decorrer da história, verificamos as escolhas de Deus, vocacionando pessoas para desempenhar obras e missões especificas.


1.1. A Soberania de Deus na chamada dos patriarcas
A História da nação de Israel começa quando Deus aparece a Abrão e lhe faz promessas, porém, neste
tempo, Abrão Juntamente com seu pai servia a outros deuses (Js 24.2). Abrão larga uma religião pagã e abraça uma nova vida com Deus para se tornar um dos Heróis da Fé. Assim também foi com seu filho Isaque e seu neto Jacó. Talvez, eles jamais fossem escolhidos por nós para uma obra, mas Deus, em Sua infinita benignidade, escolhe pessoas não baseado no momento em que elas vivem, mas em Sua Onisciência. Deus sabe de todas as coisas!


1.2. Deus é Soberano no Novo Testamento
Jesus, durante Seu ministério terreno, chamou doze homens para que O seguissem e fossem por Ele discipulados para que dessem continuidade à proclamação das boas novas na terra. O grupo era heterogêneo, formado por pescadores, cobrador de impostos e publicano. Pessoas que, aos olhos humanos, seriam rejeitadas pelo estigma que carregavam, mas Deus, em Sua infinita graça e misericórdia, não escolhe obreiros para Sua obra segundo os critérios humanos, nível social, aparência, capacidade física e intelectual. O Senhor considera o coração do homem (1Sm 16.7).


REFLETINDO
Ser chamado por Deus para uma obra específica é um dos maiores privilégios que um homem pode ter" Pr. João Kolenda Lemos


2 - COMISSIONAMENTO DIVINO E O DESEJO HUMANO
Na história bíblica, vemos Deus comissionando pessoas desde a mais tenra idade para o desempenho de funções específicas. Todos nós nascemos com um propósito e por isso necessitamos estar com os ouvidos conectados com a voz divina.


2.1. A responsabilidade humana diante do chamado
Ser chamado por Deus para uma obra é um privilégio muito grande, mas também uma grande responsabilidade. Como seres livres, podemos escolher entre viver o que Deus tem para as nossa vida ou seguir o nosso próprio caminho (Ec 119). Uma vez que o homem aceita viver o chamado de Deus, precisa viver de maneira digna e à altura de sua vocação (Ef 4.1); por outro lado, renunciando aos projetos de Deus, arcará com as consequências de suas escolhas. Que venhamos entender que o melhor projeto de vida é aquele que tem a assinatura de Deus; os projetos humanos são falíveis e podem levar à perdas irreparáveis!


2.2. Uma vida de renúncia
Um dos maiores líderes do AT teve a graça de conversar com Deus cara a cara, como quem fala com um amigo (Dt 34.10-11), porém, ele teve que fazer uma escolha quando foi chamado pelo próprio Deus, conforme esta descrito em Hebreus: Moisés recusou ser chamado filho da filha de Faraó e escolheu ser maltratado com o povo de Deus, do que, por um instante, sentir o gozo do pecado (Hb 11.24-25). Assim deve ser a nossa vida ao entender o propósito divino. Não adianta querer conciliar o caminho humano e o divino, eles não se tangenciam, antes, nos levam a lugares opostos. Ao ver a sarça que arde sem ser consumida, o melhor que temos a fazer é tirar as sandálias dos pés e nos curvar diante da vontade de Deus.

Grupo Logos - 1993 - Obreiro Aprovado - 1993.wmv
3 - PAULO, UM EXEMPLO DE VOCACIONADO
Um dos maiores ícones do NT é o Apóstolo Paulo, porém a sua vida nem sempre foi assim. Pela história bíblica, vemos que outrora era um perseguidor dos cristãos e considerava o cristianismo uma seita que deveria ser extirpada a qualquer custo.


3.1. Ele é um vaso escolhido
Quando Ananias interpela Deus, vemos claramente sua preocupação: este homem tem feito grandes males e tem autoridade para prender os que falam em teu nome (At 9.13-14). A resposta de Deus foi: "Vai, porque este é para mim um vaso escolhido". O que Deus estava deixando claro aqui é: Eu sei quem Saulo era e o que ele fazia, mas quero que saibas que Eu tenho uma obra na vida dele. Muitas vezes, nós não temos a dimensão dos projetos de Deus sobre a vida de alguém e, por não entender isto, colocamos obstáculos. Paulo teve a sua vida mudada pela ação sobrenatural de Deus, tornando-se um dos maiores Apóstolos e escritor do NT.


3.2. Marcas de uma trajetória
A vida deste Apóstolo da fé foi transformada de tal maneira que, de perseguidor, passou a ser perseguido pela causa do Evangelho. Em seu discurso de defesa para os anciãos da Igreja de Éfeso, deixou bem claro o seu lema: "Em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria minha carreira e o ministério que recebi do Senhor" (At 20.24). Este baluarte da fé enfrentou prisões, açoites, naufrágios, mas não deixou de anunciar o Evangelho. Paulo é um exemplo dentre as pessoas que nasceram com um propósito de Deus, porém ele não sabia mas, no momento que tomou ciência disto, viveu intensamente sua vocação.


VÍDEO AULA, ENDEREÇO NA DESCRIÇÃO E CRÉDITO.


CONCLUSAO
A chamada de Deus na vida de um homem não o exclui de fazer as escolhes certas e de viver com responsabilidade e a altura de sua chamada.
*  Vivemos um contexto em que pessoas estão cada vez mais se preparado para as conquistas seculares, de modo que muitos têm olvidado o chamado, porque decidiram não aceitar os propósitos de Deus por receio e medo.
*  Embora sejamos chamados por Deus para uma obra específica, precisamos entender que a resposta para este chamado é uma decisão individual, e que teremos que arcar com as consequências de nossas escolhas.
Fonte: Revista Betel Conectar


PENSE
Apesar de todas as perseguições, Paulo nunca desistiu de fazer a vontade do Senhor que o encontrou quando ele estava indo para a cidade de Damasco. Foi apedrejado, chicoteado, preso, passou fome e frio, o barco onde estava afundou e foi abandonado por seus amigos, mas passou por tudo isso com alegria, pois dizia: Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. 
Filipenses 4.13.
 AdáliaHelena.


O nosso general é Cristo.

Para finalizar utilizem a:
Dinâmica: O Chamado
Objetivo:
Refletir sobre o chamado individual para trabalhar no Reino de Deus.
Material: 
Papel contendo ação para o aluno realizar(ver no procedimento).
Procedimento: - Organizem os alunos em semicírculo.
- Falem: Estudamos sobre o chamado e missão dada por Deus. Vocês também têm um chamado para trabalhar no reino de Deus.
- Agora, entreguem para cada aluno um papel contendo apenas uma das 03 situações que ele vai realizar:
Sair do seu lugar para o outro lado do semicírculo
Permanecer no seu lugar
Sentar-se
- Falem: Vou fazer uma chamada, isto é, vou falar o nome de cada um. Ao escutar seu nome, você vai realizar o que está contido no papel que recebeu.
- Depois, que os alunos executarem as atividades, falem: Aqui vimos 03 situações diferentes para o chamado individual. Mas, o que isto pode representar?
Sair do seu lugar para o outro lado do semicírculo representa que teve atitude de ação, quando recebeu o chamado do Senhor.
Permanecer no seu lugar representa que está sem realizar nenhuma atividade porque não sabe qual sua missão, mas que permanece de pé pronto para agir.
Sentar-se representa alguém que não teve coragem, estímulo e motivação para realizar a missão dada.
- Falem: Vocês são jovens e na igreja há trabalho para todos. Participem das reuniões específicas para pessoas de sua idade, se prontifiquem para cooperar nas atividades propostas.

Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo: Blogatitudedeaprendizblogspot.com
Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário