25 de fevereiro de 2022

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 09: Um Obreiro aprovado por Deus

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
👉 Apresentem o título da lição: Um Obreiro aprovado por Deus
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise. 
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. Procure ser criativo na exposição da aula. 
A AULA VAI COMEÇAR
Uma informação importante para preparação do seu plano de aula é a informação de que no capítulo 2, dos versículos 1 a 18,
(2 Timóteo 2.1-18). 
O apóstolo Paulo faz dois contrastes: 
Obreiro aprovado x falsos mestres; vaso de honra x vaso de desonra. 
Estes dois encontros de personalidade, na igreja local, permeariam o relacionamento dos crentes, de modo que o objetivo do apóstolo é orientá-los em como se portarem diante de tal realidade.
Prof. A nossa vida é feita de escolhas. 
Diuturnamente temos que tomar decisões, algumas difíceis, outras fáceis, mas são escolhas e elas determinarão quem seremos e onde chegaremos. É cômodo escolher aquilo que vai nos trazer conforto, mormente em um mundo que prega o capitalismo, o materialismo e o pragmatismo como meio de alcançar objetivos. Precisamos entender que quem rege a nossa vida é o Senhor Deus e Ele sabe o que é melhor para nós. Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos frágeis (Sl 103.14). Saber lidar com uma chamada é, muitas vezes, singrar em um oceano de dilemas, conflitos, crises e provações. Paulo se tornou um exemplo, porque soube fazer as escolhas certas. Teve sensibilidade suficiente para que, diante de tantas vozes, discernisse a que o levaria a cumprir o propósito de Deus em sua vida.

Para iniciar utilizem:
Dinâmica: Que tipo de vaso és?
Objetivo: 
Refletir sobre vasos de honra e desonra.
Material:
02 vasos de barro do mesmo tamanho e forma
02 tipos de sementes
Versículos digitados sobre as obras da carne e o fruto do Espírito.

Procedimento:
- Apresentem para os alunos os 02 vasos.
- Falem: Eles são iguais, no tamanho, na forma e no material.
- Perguntem: Mas, o que pode diferenciar estes dois vasos?
- Passem os dois vasos para os alunos observarem qual o conteúdo deles.
Os alunos vão encontrar sementes.
- Falem: O apóstolo Paulo menciona vasos de honra e desonra, numa analogia ao tipo de atitude dos crentes e dos mestres.
- Depois, leiam II Tm 2.20 e 21:
“Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra”.
- Falem: Se o vaso representa a vida de uma pessoa, qual o resultado da germinação destas sementes?
- Pequem um vaso, afastem as sementes e aparecerá um pequeno papel contento os versículos de Gl 5. 19 a 21. Leiam os versículos:
“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.
- Pequem o outro vaso, afastem as sementes e aparecerá um pequeno papel contento os versículos de Gl 5. 22. Leia o versículo:
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”.
- Observaram a diferença entre um vaso de honra e de desonra. O vaso de sua vida está cheio de qual tipo de sementes?
- Para finalizar, leiam: “Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra”(I Ts 4.4).
Fonte da dinâmica/ por
 Sulamita Macedo/atitudedeaprendiz.blogspot.com

OU ASSIM!
Dinâmica: O obreiro aprovado
Paulo estava preocupado com a conduta de alguns que se diziam obreiros do Senhor, porém estes semeavam discórdia entre os irmãos (2 Tm 2.14-18). Paulo exorta Timóteo e a igreja para que tomem cuidado e que evitem falatórios inúteis e profanos, pois tais argumentos não edificam e só causam confusão.

Objetivo:
Conscientizar os alunos das características do obreiro aprovado.

Material didático:
Papel oficio ou A4 com a frase: : "Que maneja bem a palavra da verdade" digitada em fonte 20
Tesoura
Sacola

Atividade didática:

Escreva por 4 vezes a seguinte frase, em uma folha de papel ofício: "Que maneja bem a palavra da verdade". 
- Recorte letra por letra, embaralhe e coloque tudo dentro de uma sacola. 
- Solicite que os alunos formem quatro grupos. 
- Reúna os grupos e faça a seguinte indagação: "Qual a principal característica do obreiro aprovado?" Diga que a resposta está em 2 Timóteo 2.15. Explique que eles terão que dar a resposta montando as palavras que estão no saquinho que receberam. - ---- Ganha o grupo que primeiro formar a frase: "Que maneja bem a palavra da verdade".
- Ressalte que "manejar bem a palavra" é a principal característica de um obreiro excelente. "Manejar bem" significa transmitir as verdades bíblicas de maneira que os ouvintes creiam e passem a viver segundo as Escrituras, ou seja, tenham atitudes de amor, santidade e boas obras (2 Tm 3.16,17). O obreiro que manuseia corretamente a palavra da verdade, não a muda, não a perverte, não a mutila nem a distorce, nem faz uso dela com um propósito errôneo em mente. Ao contrário, ele interpreta as Escrituras em oração e à luz das Escrituras. Aplica seu sentido glorioso, corajosamente e com amor, a situações e circunstâncias concretas, fazendo-o para a glória de Deus, para a conversão dos pecadores e para a edificação dos crentes.
Adaptado por Escriba Digital
Fonte: escriba digital.///ebdnoronha.blogspot.com 
  
Momento do louvor
 Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:

Hino 75 - Harpa Cristã - Em Jesus Tens a Palma da Vitória



Hino 432 - Harpa Cristã - Consagrado ao Senhor



HINO DA HARPA CRISTA 151 FALA JESUS QUERIDO



Grupo Logos - 1993 - Obreiro Aprovado - 1993.wmv




Adriana Aguiar - 08 - Obreiro de Valor

Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
LIÇÃO

TEXTO DE REFERÊNCIA:
  2Timóteo 2.15-21
15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

16 Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade.

17 E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto;

18 Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.

19 Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.

20 Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.

21 De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.


VERSÍCULO DO DIA
1Timóteo 3.10
E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam se forem irrepreensíveis.



OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Reconhecer a relação entre o obreiro provado e aprovado;
Perceber que todos somos tentados;
- Entender que nossa raiz deve estar em Cristo.


VERDADE APLICADA
O obreiro aprovado é irrepreensível aos olhos de Deus, da comunidade cristã e da sociedade.

🙏
MOMENTO DE ORAÇÃO
Clamemos para que os obreiros sejam primeiro aprovados por Deus e posteriormente reconhecidos pelos homens.


  LEITURA SEMANAL
Seg Jr 3.15
Pastores segundo o coração de Deus.

Ter At 2.22
Jesus foi aprovado por Deus.

Oua Rm 16.10
Apeles foi aprovado em Cristo.

Oui Mt 4.1;11
Jesus foi tentado, mas aprovado.

Sex Fp 2.22
Timóteo, um obreiro aprovado.

Sab 2Co 10.18
O aprovado é quem o Senhor louva.


INTRODUÇÃO
Antes de ser reconhecido ou aprovado pelos homens, o obreiro precisa receber de Deus Sua chancela. Não podemos confundir aceitação das pessoas com aprovação divina.


🔑 PONTO - CHAVE
A aprovação divina deve ser o farol que guia o nosso viver.


1 - UM OBREIRO PROVADO E APROVADO
Sabemos que uma das mais sublimes missões na terra é ser um vocacionado por Deus; porém isso exige o mais alto grau de comprometimento moral e espiritual. As Escrituras dizem que precisamos nos apresentar a Deus como obreiro aprovado. 2Timóteo 2.15.


1.1. Provado no caráter

O caráter é a impressão digital da alma, por isso o cristão precisa ter o caráter forjado à luz da Palavra e em Cristo. Qualquer deficiência no caráter do obreiro, por exemplo, pode depor contra a obra e o Reino de Deus, por causa do escândalo e da perda de almas para o reino das trevas. Jesus adverte sobre o escândalo (Mt 18.7). Paulo pontua que, diante dos problemas, os aprovados se manifestam (1Co 11.19). Infelizmente, vivemos uma crise moral, inclusive na igreja. Dos lideres aos membros, não raras as vezes, os escândalos são noticiados. É urgente que sejam levantados, como na igreja primitiva, obreiros provados e aprovados para o bom combate.


1.2. Provado no contexto familiar
Nas qualidades de um obreiro, Paulo em sua missiva, deixou bem claro que, se alguém não governa a sua casa, é impossível ser um líder eclesiástico (1Tm 3.4).
Em outra passagem bíblica veremos que quem não cuida dos seus negou a fé e é pior que o infiel (1 Tm 5.8). Indubitavelmente, a família é o primeiro campo de atuação, onde o obreiro precisa exercitar o amor, a devoção e o caráter. Assim como na época de Paulo, existem hoje problemas de agressões, traições e falta de sobriedade. A família ocupa um papel preponderante na aprovação ou desaprovação do obreiro. Que Deus nos ajude a ser segundo o Seu coração


REFLETINDO
Em um mundo de tantas conveniências e conivências, o obreiro precisa se refugiar em Deus. Pr. Josué Gonçalves.


TENTADOS, MAS APROVADOS
É normal ser tentado, pois vivemos num mundo dominado por Satanás e seus demônios. A tentação é o meio pelo qual o caráter e a estrutura do obreiro são colocados à prova. Salomão aconselha que, diante da tentação, não podemos ceder (Pv 1.10)


2.1. Jesus e a tentação

A narrativa dos Evangelhos afirma que Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo (Mt 4.1). Este texto é impactante, pois mostra que o diabo tentará os que procuram viver em santidade, submissão e dependência de Deus. Jesus combateu através da Palavra. Por isso Paulo disse que precisamos manejar bem a Palavra da verdade (2Tm 2.15). Foi no deserto, ao ser tentado, que Jesus demonstrou que é possível vencer as tentações e permanecer firme ao propósito de Deus. Como obreiros, necessitamos nos fortalecer no Senhor e na força do Seu poder (Ef 6.10).


2.2. Provados diante do materialismo
Assim como em nossos dias, na época primitiva havia pessoas que faziam negócio com o Evangelho, objetivando o lucro e a vantagem pessoal. Não é à toa que Paulo adverte o obreiro para que não seja cobiçoso de torpe ganância (1'Tm 3.3). As altas cifras e o status têm levado muitos a abrirem mão de convicções e valores, e se tornarem fantoches de Mamom (deus do dinheiro). A ambição desenfreada e o materialismo podem nos persuadir a viver um estilo de vida incompatível com o chamado de Deus. Não é pecado possuir bens e ter uma vida confortável de modo algum! O problema consiste em ser dominado pelo desejo de obter riquezas a qualquer preço (1Tm 6.9-11).


3 - SENDO UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇAO DE DEUS
Uma das expressões mais forte da Bíblia é quando Deus diz que daria pastores segundo o Seu coração (Jr 3.15-17); em outra passagem, Ele disse a Samuel que já havia escolhido um homem segundo o Seu coração para ser rei (At 13.22).
Assim, antes de ser obreiro, que sejamos homens segundo o coração de Deus.


3.1. Um homem que escuta a voz de Deus
Vivemos numa sociedade onde muitas vozes têm ecoado em nosso coração, porém o que determinará o sucesso do ministério que Deus nos confiou é o tato do nosso coração estar na mesma frequência que o coração do Pai. Deus ainda revela e vocaciona. A exemplo do que aconteceu na igreja da Antioquia, precisamos deixar o Espírito Santo falar em nossas reuniões; chamando pessoas para o exercício do ministério (At 13.1-3). Paulo orienta: não se precipite a impor as mãos sobre ninguém (1Tm 5.22). Consagração não é promoção e sim resignação.


3.2. Fortificando em Deus

A fonte da nossa força está em Deus. A teologia paulina se fundamenta em Cristo. Sua recomendação para Timóteo foi: "Fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus" (2Tm 2.1). Precisamos nos refugiar em Deus e entender que é dEle que vêm o nosso sustento e amparo ministerial. Para que possamos suportar
os embates da fé é necessário viver uma vida piedosa, de comunhão com Deus, estudo da Palavra, oração e jejum. Um obreiro aprovado por Deus sabe que seu ministério deve pautar-se pela vontade de Deus e não pela vontade humana. Paulo deixou bem claro sua decisão em agradar a Deus (GI 1.9-12).


CONCLUSÃO
É nas lutas e nas provações da vida que somos credenciados por Deus para ser Seus representantes na terra.
*  Na prática do exercício ministerial, estatísticas apontam que existe muito stress e esgotamento físico e mental. Será que isto advém de nossas ambições humanas ou é fruto da obra de Deus?
*  O obreiro aprovado por Deus vive uma vida que O agrade, agindo com fidelidade ao chamado divino.Fonte/Conectar+ 1 trimestre 2022
Revista Betel Dominical Jovens Conectar+ 1 trimestre 2022
Comentarista: César Pereira Roza de Melo

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Aprovados por Deus em Cristo
A Escola Dominical é uma grande parceira do Evangelho na formação do caráter de cada crente que a frequenta. Além de preparar pessoas para seguirem Jesus, a Escola Dominical prepara oficiais, pessoas que vão ministrar à igreja local. Por isso, prezado professor, tenha a clareza que os alunos a quem você ministra poderão tornar-se pastores, missionários, principalmente, pregadores da Palavra, segundo a vocação que eles forem chamados.

Atualmente, é notório que a Igreja Evangélica Brasileira vive uma crise nos púlpitos. As mensagens neles expostas, na sua maioria, são antropocêntricas, de auto-ajuda, barganhistas, apresentando um Deus que “comercializa” bênção com os homens, sem compromisso com a Bíblia, isto é, lê-se o texto bíblico sem o compromisso de explicá-lo corretamente e fazer a sua devida aplicação. Por isso, nesta lição é importante você destacar a característica de uma boa pregação. Além do compromisso pessoal do pregador, há uma necessidade de formarmos na mente e no coração dos nossos jovens e adolescentes a cultura da boa pregação. Ainda que eles não sejam chamados por Deus a serem os seus arautos, formaremos ouvintes que saibam distinguir o bom do ruim, o cristocêntrico do antropocêntrico etc.


Basicamente, a pregação que glorifica a Deus confronta o caráter do ser humano. É uma pregação descompromissada com as barganhas e dissimulações do nosso tempo. Era a tal postura que Paulo se referia quando disse: “instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade” (2Tm 2.25).

Ler o texto, “explicar” o texto e “aplicar” o texto é o trabalho objetivo de todo arauto de Deus. Mas para isso, exige-se dele uma profunda disciplina pessoal para o estudo. Estude a pregação e a tradição dos puritanos (você pode encontrar um rico material na internet) , mergulhe no mundo da Bíblia e na cultura do seu tempo e cultive uma vida de oração e devoção a Deus. Assim começa nascer o arauto do Senhor.

As pessoas andam aflitas esperando algo da parte de Deus para cultivar uma vida cristã autêntica. A pregação da Palavra ainda é o meio pelo qual o Altíssimo fala, orienta e conduz seu povo. Por isso, no segundo capítulo de 2 Timóteo, o apóstolo Paulo condenou os obreiros que perdem o seu tempo com aquilo que é “comezinho”, que traz somente confusão e contenda e em nada edifica ou constrói, pelo contrário, “a palavra desses roerá como gangrena”.
Autor do subsidio. Elinaldo Renovato de Lima
  
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição do vídeo:

Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário