16 de fevereiro de 2022

Aula Bíblica Adolescentes – Lição 08: O novo nascimento e a justificação

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise. 
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
👉 Vejam estas sugestões:
👉 Apresentem o título da lição 08: O novo nascimento e a justificação
A AULA VAI COMEÇAR
Ei Professor(a)!
A regeneração é o ato de trazer à vida ao que estava morto, espiritualmente falando; ou seja; o novo nascimento.
Isso acontece pela ação extraordinária do Espírito Santo, que lava e restaura a pessoa arrependida.
A justificação, por outro lado, é o ato judicial em que Deus declara o pecador como inocente. 
Isso é diferente do novo nascimento, e também, da santificação – que será estudada na próxima aula. 
Você já viveu isso. 
Como um (a) seguidor (a) de Jesus já foi regenerado (a) e justificado (a). Agora, o seu desafio é ensinar sobre esses grandes atos de Deus. Busque ao Senhor, em oração, e peça para que seus alunos compreendam esses maravilhosos conceitos teológicos.
Ponto de Partida
Prof. No momento da introdução da aula, utilize a seguinte abordagem; pergunte aos alunos “qual é o dia do seu nascimento?
Permita que cada um compartilhe. 
Depois, pergunte: “em qual dia você aceitou a Jesus como Senhor e Salvador?
Incentive os alunos a lembrarem desse momento tão especial. Claro que alguns podem não se recordarem da data exata e está tudo bem. Valorize aqueles que lembrarem e destaque as datas mencionadas, anotando-as juntamente com o nome do aluno no quadro.
A partir desses exemplos, explique que no dia em que aceitamos a Jesus, nascemos novamente e afirme: “hoje iremos aprender mais sobre esse milagre.
Vamos descobrir
Seus pais já te contaram como foi seu nascimento? 
Quando um bebê nasce tudo é novidade. Ele precisa de muitos cuidados. Sendo bem alimentado e protegido, ele irá crescer, aprendendo coisas novas todos os dias. Assim também é com quem entrega sua vida a Jesus. No início da nossa caminhada com Ele, somos como recém-nascidos na fé. E dia após dia precisaremos aprender e crescer. 
Vamos estudar mais sobre isso?
OU INICIE ASSIM!
👇
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Nasci de novo
Objetivo: 
Refletir sobre a transformação que ocorre na vida daquele que recebe a salvação.

Material:  
01 porção de milho de pipoca
01 porção de pipoca

Alguns piruás(grãos que não estouraram)

01 porção de óleo

01 cópia do texto “Milho de pipoca”(ver no procedimento)
Procedimento:
- Trabalhem sobre o tema da transformação que ocorre na vida da pessoa que passa pelo Novo Nascimento.

- Apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.

- Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho para que ele se transforme em pipoca?

Aguardem as respostas. Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.

- Falem: Este processo de transformação do grão duro em pipoca macia pode ser comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação, libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria na presença de Deus, com ações e pensamentos mudados.

- Distribuam o texto “Milho de Pipoca” para cada aluno e leiam.

Milho de Pipoca

Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é melhor. Mas, de repente, vem o fogo.

O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, um filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre. Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.

Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca, dentro da panela fechada, cada vez mais quente, pense que chegou a sua hora: vai morrer.

Dentro da sua casca dura, fechada em si mesma, não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo do que é capaz.

Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como outra coisa completamente diferente, algo que nunca havia sonhado.

Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, recusam-se a mudar. A presunção e o medo são a casa dura do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria a ninguém.

Autoria do texto: Rubem Alves.

- Depois, apresentem o piruá, aquele grão que não estourou.

- Falem: Este grão é semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa forma, não passam pelo processo de transformação.

- Agora, falem sobre:

O óleo e o fogo, símbolos do Espírito Santo, podem representar a atuação dEle na vida da pessoa que recebe a salvação.

O barulho pode representar a alegria da transformação.

- Para concluir, leiam o versículo abaixo e falem que ele enfatiza as novas atitudes e pensamentos que devem pautar a vida daquele que passa pelo Novo Nascimento.

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8).
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.
Momento do louvor
 
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:

Viverei,Viverás 1988 Grupo Nova Dimensão


Jesus Cristo Mudou Meu Viver (What a Difference You've Made In My Life) (Vídeo Ao Vivo)


Aquele que está feliz - (Comunidade de Nilópolis) / Legendado
Em seguida trabalhem a lição.
Tenham uma excelente aula! 

LEITURA BÍBLICA
João 3.3-8
3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito.

Romanos 5.9-10
9 Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

10 Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.


A MENSAGEM
  Tito 3.5
Ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida.


DEVOCIONAL
Segunda » Jo 3.3
Terça » Gl 6.15
Quarta » 2 Co 5.17
Quinta » Rm 3.28
Sexta » Rm 5.9
Sábado » G12.17


Bíblia online
Bíblia sagrada online


OBJETIVOS
APRESENTAR o conceito do novo nascimento;
EXPLICAR o significado da justificação como um ato judicial de Deus;
DIFERENCIAR regeneração e justificação.



Hora de Aprender
I – O QUE É NOVO NASCIMENTO?
No texto bíblico base da nossa lição, Lemos um trecho da conversa entre Jesus e Nicodemos. Este era um importante mestre da Lei e marcou um encontro particular com Cristo. Nosso Senhor falou a respeito da necessidade de nascer novamente como uma exigência para poder entrar no Reino de Deus (Jo 3.1-8). Mesmo sendo um grande conhecedor das Escrituras, Nicodemos ficou intrigado com esse ensinamento e fez muitas perguntas a respeito. E você, sabe dizer com suas palavras o que é ‘nascer de novo’? O milagre do novo nascimento é instantâneo. Ele também é chamado de Regeneração. É uma ação sobrenatural do Espírito Santo, que transforma a vida do indivíduo que aceita Jesus como único e suficiente salvador. A regeneração acontece quando a pessoa crê na Palavra de Deus e se arrepende dos seus pecados (1 Pe 1.23; 1 Jo 5.11-13).

A Bíblia traz muitos exemplos de pessoas que foram regeneradas espiritualmente. Elas deixaram a vida antiga para trás (2 Co 5.17). São exemplos: Maria Madalena, a mulher que tinha sete demônios e, após convertida, tornou-se uma fiel seguidora do Senhor (Lc 8.2); Pedro, o pescador instável, foi transformado em apóstolo (Mc 14.67,68; At 3.2,6); há também Paulo, o fariseu perseguidor da Igreja, que se tornou um vaso escolhido para ser um grande missionário (At 9.13-15), dentre muitos outros. O que eles tinham em comum? A aliança com Cristo. Experimentaram o milagre de nascer da água e do Espírito uma vez e isso trouxe impacto para o resto de suas vidas. O que aprendemos com esses exemplos? Mediante o novo nascimento a pessoa abandona a velha maneira de viver e passa a ser controlada pelo Espírito Santo de Deus, permitindo, assim, nascer o fruto do Espírito (Gl 5.22-23). Em nossa vida não é diferente.


I – AUXÍLIO TEOLÓGICO
Duas citações que vão ajudar aos alunos na compreensão da regeneração: “Ato de nascer de novo. Milagre que se dá na vida de quem aceita a Cristo, tornando-o partícipe da vida e da natureza divinas. 
Através da regeneração […] o homem passa a desfrutar de uma nova realidade espiritual. A regeneração não é um processo: é um ato revolucionário que leva o homem a nascer da água e do espírito (Tt 3.5)” (ANDRADE, Claudionor. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1998, p. 252). “O novo nascimento significa renascer ou nascer do alto (Jo 3.3; 1 Pe 1.23), ser nascido de Deus (Jo 1.13), ser vivificado (Ef 2.5; Cl 2.13). Esta renovação ocorre pelo poder do Espírito Santo (Jo 3.5; Tt 3.5) e faz do homem uma nova criatura (2 Co 5.17; Ef 2.5; 4.24)’’ (PFEIFFER, Charles E, VOS, Howard F„ e REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.1658).


II – JUSTIFICADOS DIANTE DE DEUS
1- Entendendo a justificação.
A justificação é um dos aspectos da salvação. Mas você sabe o que isso significa? A Justificação é o “ato de declarar justo. [É como um] Processo Judicial que se dá junto ao Tribunal de Deus, através do qual o pecador que aceita a Cristo é declarado justo” (Dicionário Teológico’). Ou seja, somos justificados quando nos tornamos aceitos por Deus. Mas como isso acontece? A Justificação, de fato, ocorre através de uma sentença feita pelo próprio Deus. Mas atenção! Essa aceitação divina do pecador como um justo não declara que o homem nunca errou, mas que a justiça de Deus está cumprida e, por isso, o pecador passa a ser considerado justo (Rm 3.24-26).


2- Para além do perdão.
A justificação concretizou-se pelo derramamento do sangue de um inocente (Is 53.4-6; Rm 5.9). Ela só é obtida exclusivamente pela fé em Jesus Cristo (Rm 3.28). A Justificação é mais que um mero perdão. O criminoso perdoado, ou anistiado, continuará criminoso. Mas se Deus o justificar, ele se tornará justo (Rm 8.1).


II- AUXÍLIO TEOLÓGICO
A Justificação.
“Este é um termo (gr. díkaiosis) que se refere ao julgamento judicial. Não significa tornar reto ou santo, mas anunciar um veredicto favorável, declarar ser justo […]. O ato de justificar” é contrastado com o ato de “condenar” (cf. Dt 25.1; 1 Rs 8.32; Pv 17,15; Rm 8.33); e assim como condenar é o meio de tornar alguém ímpio, justificar é o meio de tornar alguém justo. […] esta operação é expressamente declarada nas Escrituras, e é o ato pelo qual muitos são constituídos como justos (Rm 5.19), a concessão do dom gratuito da justiça (Rm 5.17),tornando-nos a justiça de Deus em Cristo (2 Co 5.21). É por esta ação que a sentença de condenação sob a qual repousamos como pecadores é mudada para uma ação de justificação; não há, portanto, nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus (Rm 8.1)’’ (PFEIFFER, Charles F„ VOS, Howard F. e REA, John. Dicionário Bíblico Wydiffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 1123).


III – NOVO NASCIMENTO X JUSTIFICAÇÃO
Existem várias diferenças entre a novo nascimento e a justificação. 
Nesta lição, veremos apenas duas, para distinguir melhor esses aspectos da nossa salvação.

1- Transformação radical de status.
Com o novo nascimento, Deus transforma a natureza moral do pecador. Por exemplo, a pessoa que tinha o hábito de mentir, não irá fazê-lo mais (Ef 4.25). Ou se alguém praticava furtos, não mais furtará (Ef 4.27-31). Com a justificação é diferente; nesse caso, o mentiroso e o ladrão são declarados justos diante de Deus, sendo libertos da condenação. Assim, a pessoa que foi salva em Jesus Cristo não só é perdoada e transformada em nova criatura (regeneração), mas Deus realiza nela uma mudança espiritual, passando a considerá-la justa. Ou seja, ela é aceita por Deus, por causa da graça de Jesus. É preciso ressaltar; não é que Deus ache que a pessoa não fez nada errado. Deus conhece os erros do passado, mas aceita o pecador porque Jesus pagou o preço pela redenção dele.


2- O cancelamento da culpa.
No novo nascimento, o Espírito Santo promove uma limpeza regeneradora e restauradora (Tt 3.5). Ou seja, o Senhor Deus tira toda a sujeira do pecado que estava sobre o homem, renovando-o por dentro. Mas com a justificação, a culpa perante Deus, que o pecador carregava, deixa de existir, devido ao ato de redenção do Senhor Jesus. A Bíblia diz que os justificados pela fé têm paz com Deus (Rm 5.1), pois tirada a inimizade, surge a paz pela presença do Espírito. Viver carregando uma culpa é algo terrível. Quem está nessa condição não consegue ter paz; ela gera um remorso que corrói, abate, tira as energias vitais. Como resolver isso? Sendo aceito (justificado) aos olhos do Senhor, pois, assim, Ele concede paz com Deus, consigo e com o próximo.


III – AUXÍLIO TEOLÓGICO
Todo esse processo de transformação espiritual perpassa um hábito que precisamos adquirir e desenvolver: o ato de confessar os nossos erros. “Se minhas filhas violam um de meus critérios, ou desobedecem a uma de minhas regras, não as rejeito. Não as chuto para fora de casa, nem lhes digo para mudarem de sobrenome. Contudo, espero que sejam honestas e apresentem desculpas. E até que elas façam, a ternura de nosso relacionamento sofrerá. A natureza do relacionamento não mudará, mas a intimidade sim. O mesmo acontece em nosso caminhar com Deus. Confissões não criam um relacionamento com Deus; simplesmente o nutrem. Se você é um crente, a admissão de pecados não lhe altera a posição diante de Deus; intensifica, porém, a sua paz com Ele. Quando confessa, você concorda; deixa de argumentar com Deus, e concorda com Ele sobre os seus pecados. Pecados inconfessos levam a um estado de discordância […]. Deus ainda o ama, porém até você admitir o que tem feito, haverá tensão na casa” (LUCADO, Max. A grande casa de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.112).


CONCLUSÃO
Regeneração e justificação fazem parte do presente do Altíssimo para as pessoas que se arrependem de seus pecados e voltam-se para Jesus Cristo. A salvação é uma completa mudança de vida.


VAMOS PRATICAR
1- O que significa ser justificado diante de Deus?
R.  Significa que o pecador é declarado justo, pelo próprio Deus.



2- O que é a Regeneração?
R. É uma ação sobrenatural do Espírito Santo, que transforma a vida do indivíduo que aceita Jesus como único e suficiente Salvador.



3- Cite uma das diferenças entre Justificação e Regeneração. Resposta Pessoal.



PENSE NISSO
O que acontece, em nossos dias, quando alguém tem um encontro pessoal com Deus? Ele permanece do mesmo jeito, ou essa experiência o muda? Pelas histórias bíblicas, sabemos que um encontro com Deus é transformador. E cada pessoa precisa ter um momento assim com Jesus.
Fonte e crédito: lições bíblica/ Adolescentes. Comentarista Thaís A. G. de Paula Martins. Editora Flavianne Vaz/ 1° Trimestre De 2022 | Tema: A Historia da Salvação-CPAD.



Vídeo aula, professor servo de Deu.
O endereço na descrição dos vídeos.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.

Seja imitador de Deus
   

2 comentários: