11 de fevereiro de 2022

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 07: Desenvolvendo a vida cristã

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição 07: Desenvolvendo a vida cristã
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
SUGESTÃO
A AULA VAI COMEÇAR
Prof. Em Tito 2.11-12, nos mostra o valor pedagógico da graça. Nestes versículos, fica claro que o discipulado eficaz nos dá condições de renunciar o pecado e a corrupção, para que vivamos uma vida em santidade e dedicação a ser testemunha de Cristo. Sabemos que a natureza pecaminosa, herdada pela
queda de Adão, distanciou o homem de Deus; levando-o a cometer atrocidade contra Deus. 
Porém, conforme a passagem em análise, "a graça de Deus se há manifestado; trazendo salvação a todos os homens, este texto nos ensina a como obter vitória diante do mundo, da carne e do diabo com suas ciladas por meio da renúncia à impiedade e às concupiscências mundanas. 
Paulo mesmo nos diz que, contra a carne, o antídoto é andar em espirito (Gl 5.16); no que tange ao diabo, Tiago nos recomenda a resistir o diabo e ele fugirá de nós (Tg 4.7), em relação ao mundo, a recomendação joanina é não amar o mundo nem as coisas que existem no mundo (1Jo 2.15). 
A Palavra de Deus nos fornece as vitaminas necessárias para o desenvolvimento cristão.
Firmado na cruz. (Foto: Jussara Romão/Unsplash)
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Momento do louvor

Aline Barros - Renova-Me (Vídeo Ao Vivo)


Viverei,Viverás 1988 Grupo Nova Dimensão


A alegria está no coração | Cd Jovem | Menos um


Luiz de Carvalho - Biblia Sagrada (Compacto Bíblia Sagrada)


Harpa Cristã: 56



Harpa Cristã: 133


Harpa Cristã: 246

💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
LIÇÃO


TEXTO DE REFERÊNCIA:
  Tito 2.11-14
11 Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,

12 Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,

13 Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;

14 O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.


VERSÍCULO DO DIA
  Tito 3.7
Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna. 


VERDADE APLICADA
Somos chamados a prosseguir crescendo e amadurecendo em nossa vida com Cristo.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
. Perceber o valor do desenvolvimento cristão;
Conhecer a importância da Bíblia no amadurecimento cristão;
Elucidar a importância do crescimento do corpo de Cristo.


🙏
MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que cada membro entenda a sua importância no corpo de Cristo.


LEITURA SEMANAL
  Seg Fp1.6 
Deus começou a boa obra e vai terminar.

Ter Hb 6.9 
Buscando as coisas que acompanham a salvação.

Qua 2Tm 2.21 
Buscando a purificação.

Qui Tt 3.8 
Aplicando-se às boas obras.

Sex Fp 2.12 
Desenvolvendo a salvação com temor.

Sab Ef 4.13 
Chegando à estatura de varão perfeito.


🔑 PONTO - CHAVE
Na vida cristã, passamos por fases de desenvolvimento, que nos conduzem à estatura de varão perfeito.



INTRODUÇÃO
Após a conversão, temos que buscar o amadurecimento de nossa vida cristã. O amadurecimento cristão passa pela renúncia, comunhão, santidade, obediência, disciplina e uma vida devotada a Deus.


1 - O QUE ENTENDEMOS POR APERFEIÇOAMENTO CRISTAO?
A expressão aperfeiçoar pode ser entendida como "aquilo que é aprimorado ou melhorado. No que tange à vida piedosa, o cristão obtém, por meio da Palavra, a comunhão com Deus; e uma vez aperfeiçoados se unirão em torno dEle e uns com os outros os mesmos propósitos.


1.1. Aperfeiçoados pela liderança
O foco do cristão deve ser, como dizem as Escrituras, chegar à estatura de varão perfeito (Ef 4.13). Este mesmo texto diz que os ministros escolhidos por Deus na igreja têm como objetivo o aperfeiçoamento dos santos. A expressão grega para aperfeiçoamento em Efésios 4.12 é "katartismos" que, segundo Champlin, era utilizado para indicar a correção de ossos partidos, ou a restauração de algo ao seu estado
original. Essa é a tônica da vida cristã: somos treinados para produzir frutos e viver uma vida que glorifica o nome de Cristo.
Os lideres nos ensinam não somente Com palavras, mas principalmente com suas atitudes, pois devem ser exemplos dos fiéis em tudo (1Tm 4.12).


1.2. Aperfeiçoados pela Palavra
Jesus disse aos Seus discípulos: "Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado", Jo 15.3. A Palavra tem o poder de operar no homem, no sentido de fazê-lo uma pessoa aprovada para toda a boa obra (2Tm 3.16-17). Por esta razão, Paulo exorta Timóteo e Tito a persistir em ler e meditar em seus escritos. Nós, do presente século, precisamos nos despertar mais para a leitura bíblica e deixá-la operar em todas as instâncias do nosso ser. Somente a Palavra de Deus tem o poder de ir até a divisão da alma e do espírito, juntas e medulas (Hb 4.12); e fazer os ajustes necessários em nossa maneira de pensar e agir.


REFLETINDO
O aperfeiçoamento cristão é o propósito de Deus para o discípulo de Cristo. Pr Marcos Santana


2 - DEUS DESEJA O NOSSO APERFEIÇOAMENTO

Deus sempre trabalhou para que Seu povo pudesse crescer e amadurecer. A trajetória do povo de Israel no deserto é uma prova inconteste do quanto Deus deseja o crescimento do Seu povo. No NT não é diferente.


2.1. Povo sem conhecimento de Deus não se desenvolve

No AT vemos dois profetas contemporâneos chamando a atenção do povo quanto a falta de conhecimento de Deus. Oséias chega a vaticinar que o povo foi destruído pela falta de conhecimento (Os 4.6); Isaías diz que o povo foi sendo levado em cativeiro pela falta de conhecimento (Is 5.13).
Quando o povo de Deus não é aperfeiçoado, torna-se presa fácil dos inimigos ficando com sua mente cativa ao engano e à idolatria. Deus deu ao povo sacerdotes e profetas para que o ajudassem no desenvolvimento espiritual. Que venhamos, a cada dia, conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor (Os 6.3).


2.2. A semente que é a Palavra frutifica em nós
O que lemos e interiorizamos transforma a nossa existência. Por isso, Paulo exorta tanto em suas epístolas sobre a necessidade de ler e se aplicar ao estudo das Escrituras. Jesus foi categórico ao dizer que examinemos as Escrituras (Jo 5.39).Em 1 João 3.9, vemos que qualquer que é nascido de Deus não comete pecado, pois a semente dEle permanece em nós.
A expressão semente, no original grego, traz a ideia de transmissão dos caracteres de Deus. Sendo assim, a Palavra de Deus opera em nós para que nos tornemos semelhantes a Ele. O desenvolvimento cristão tem como objetivo recuperar a imagem de Deus, a qual a queda nos roubou.


3 - DESENVOLVENDO EM UNIDADE
Paulo se refere a Igreja como corpo de Cristo (1Co 12.12), a qual precisa estar bem ajustada e desenvolvida de forma harmoniosa. Cada membro deve ter ciência de que faz parte do corpo de Cristo. Sendo assim, somos responsáveis pelo nosso aperfeiçoamento como também pelos demais membros.


3.1. A comunhão leva ao fortalecimento do corpo

Comunhão é muito mais do que a ideia vinda do latim: "compartilhar o pão. E todos vivendo num só propósito a fim de fortalecer a Unidade do corpo de Cristo. A Igreja primitiva vivia em comunhão, pois os irmãos somavam forças na obra de evangelização, como também na assistência aos órfãos e às viúvas. O texto de Atos 2.44-45 é explicito ao dizer que os irmãos primitivos unham tudo em comum e repartiam com todos segundo a necessidade de cada um.
É bom quando a comunhão suplanta as diferenças, criando um vínculo amoroso e intenso entre os irmãos em Cristo.


3.2. Somos aperfeiçoados juntos
Já dizia o salmista que é bom quando os irmãos vivem em união (Sl 133). O relacionamento interpessoal, especialmente na Casa de Deus, nos auxilia em nosso crescimento, pois propicia entender as fraquezas e as dificuldades uns dos outros. A Bíblia nos recomenda a suportar e perdoar o próximo (CI 3.13). Quando entendemos o valor da comunhão, somos mais perdoadores e menos juízes. O amadurecimento cristão é mensurado no trato com as pessoas e em nosso relacionamento com Deus. A realidade da vida das pessoas em geral é complexa, difícil, sofrida e, como irmãos na fé, precisamos olhar para o próximo com olhar de misericórdia, ao invés de imputar-lhe mais tristeza e dor.


CONCLUSÃO
Um dos grandes objetivos da vida cristã é amadurecer, pois assim estaremos qualificados para exercer o ministério que Deus confiou a nós.
>>Em ambientes corporativos, existem Universidades, cursos EAD e treinamentos internos para que o funcionário se torne cada vez mais preparado frente aos desafios pós-moderno. Nós, como cristãos, necessitamos também nos desenvolver, à luz da Palavra, e nos aperfeiçoar para os tempos trabalhosos.
>> Deus investe em nós; Ele se preocupa com o crescimento de Seu povo, a ponto de nos dar a Bíblia, que traz a Sua essência para transformar a nossa vida.

Quando crescemos em Cristo, adquirimos maturidade espiritual, ou seja, temos uma vida em constante desenvolvimento (Ef 4.14). Todo organismo vivo tem seu processo natural de crescimento e, quando isso não acontece, tem algo errado. Uma criança normal, saudável, inevitavelmente, vai crescer e se desenvolver. Assim somos nós em Cristo Jesus, quando nos entregamos a Ele, nascemos para uma nova vida (2 Co 5.17).
Fonte: ministériofama.org.



Para concluir, apliquem a
Dinâmica: Livro das Vidas Transformadas
Objetivos:
Enfatizar que a Palavra de Deus é viva e eficaz, operando na vida do ser humano, transformando-o e guiando-o.
Socializar como ocorreu a conversão dos alunos.

Material:
01 caneta e 01 folha de papel ofício para cada aluno, com um traço horizontal dividindo-a ao meio; na parte superior, escrever “Antes da Conversão” e na inferior “Depois da Conversão”.

Procedimento:
- Após o estudo da lição, entreguem para cada aluno uma folha de papel ofício, conforme descrição no item “Material”.
- Orientem os alunos para que escrevam de forma objetiva como era a vida deles antes da conversão, na parte inferior a folha.

Na parte superior, colocar onde, como e quando ocorreu esta transformação de vida.

No final da folha, escrever o nome completo. Estipulem aproximadamente 10 minutos para esta finalidade.

- Recolham todas as folhas e digam que vão encadernar, para formar um "livro";

- Falem que na próxima aula, vocês trarão este “livro” e através de um sistema de empréstimo semanal, cada aluno poderá ter acesso aos relatos dos colegas sobre a conversão deles, a transformação operada pelo Espírito Santo e a Palavra de Deus guiando seus passos.

- Depois da aula:

Digitem a capa com o seguinte título “Livro das Vidas Transformadas”;

Acrescentem ainda na primeira página, o local, a data e o nome ou número da classe;

Na segunda folha, podem ainda fazer um índice com a sequência dos nomes dos alunos. com a numeração das folhas.

Se preferir, vocês podem também colocar uma apresentação desta atividade e os seguintes versículos:

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”(Romanos 10:17).

“Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido”(Romanos 10:10,11).
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo: Blogatitudedeaprendizblogspot.com
Fonte: Revista Betel Conectar

VÍDEO AULA, ENDEREÇO NA DESCRIÇÃO E CRÉDITO.

Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus

3 comentários:

  1. A paz do Senhor

    Quando disponibiliza a próxima aula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou preparando o material de criança primeiro. Eu trabalho e faço a noite. Até sexta no maximo ou antes.

      Excluir
    2. ACABEI DE FAZER A POSTAGEM. DEUS ABENÇOE, PARABÉNS PELO ZELO DA PALAVRA.

      Excluir