25 de março de 2021

Aula Bíblica Adultos betel – Lição 13: Uma Serva de Coragem

OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Apresentar a beleza do caráter de Ester
- Expor que Deus se alegra da humildade de Seus servos
- Ensinar que Ester era uma mulher virtuosa


TEXTO ÁUREO 
 Ester 5.4
E disse Ester: Se bem parecer ao rei, venha o rei e Hamã hoje ao banquete que lhe tenho preparado. 


VERDADE APLICADA
A vida de Ester nos ensina e nos incentiva a viver uma vida com sabedoria.


TEXTOS DE REFERÊNCIA
  Ester 2.8,10,16,17
8 - Sucedeu, pois, que, divulgando-se o mandado do rei e a sua lei e ajuntando-se muitas moças na fortaleza de Susã, debaixo da mão de Hegai, também levaram Ester à casa do rei, debaixo da mão de Hegai, guarda das mulheres.

10 - Ester, porém, não declarou o seu povo e a sua parentela, porque Mardoqueu lhe tinha ordenado que o não declarasse.

16 - Assim, foi levada Ester ao rei Assuero, à sua casa real, no décimo mês, que é o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado.

17 - E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti.


Bíblia online
Bíblia sagrada online
Hinos Sugeridos
Harpa Cristã: 90



Harpa Cristã: 108



Harpa Cristã: 127


🙏
MOTIVOS DE ORAÇÃO: 
Ore para que o Senhor levante pessoas tementes em Sua obra.


INTRODUÇÃO
Ester, mesmo em terra estranha, demonstrou que possuía um sólido sistema de crenças e valores refletidos ao lidar com diversas situações. Que possamos aprender com Ester a termos uma conduta de fé, vivendo não de acordo com o mundo, mas de acordo com a vontade de Deus. Nesta introdução é importante dizer que as atitudes de Ester nos impulsiona a atentarmos à recomendação do apostolo Paulo:
12.2 ... ‘e não vos conformeis com este mundo’. A que se refere? A palavra mundo no grego é kosmos, que significa: ordem de coisas; sistema. [...]Porém, o conselho de Paulo: ‘É não vos conformeis com este mundo’ significa não entrar na forma do mundo, mas na forma de Deus. A forma do mundo é o sistema espiritual satânico que domina o mundo das criaturas humanas” (CABRAL, Elienai. Romanos: O Evangelho da Justiça. 8ª Edição. RJ: CPAD, 2005, p.135).


PONTO DE PARTIDA: 
Devemos viver uma vida com sabedoria.


1 - Ester, um exemplo a ser seguido
Na igreja de Cristo, tem lugar para todos. Deus permitiu que diversas mulheres fossem mencionadas em Sua Palavra, para que pudéssemos aprender que Ele não opera somente por intervenção dos homens. Ester é um grande exemplo de como Deus usa mulheres para demonstrar Seu poder. Contudo, é imprescindível que Seus servos não andem de acordo com o sistema que o mundo impõe. As regras que devem reger sua vida vêm do céu, direto do coração de Deus.


1.1 - A Relevância da Beleza Interior
Um servo admirável na presença de Deus chama a atenção, não é mesmo? Entretanto, a verdadeira beleza é a interior. A formosura de Ester encantou o guarda das mulheres, mais do que as outras. Embora todas fossem bonitas, Hegai via em Ester algo que as outras não possuíam: a beleza de coração. Devemos orar para que os cristãos sejam pessoas íntegras, capazes, afetuosos, afáveis, tranquilas e cheias de misericórdia.
* O Senhor não olha para nós como o mundo vê. Seu julgamento de beleza é diferente: “Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.” [Pv 31.30]. Eu e você fomos feitos por Deus. Somos primorosos aos Seus olhos. Não tem nada mais suntuoso aos olhos do nosso Deus do que um servo virtuoso que se preocupa com o seu interior; dando o melhor do seu tempo; estudando a Palavra de Deus. Para o Senhor, a apropriada formosura está conectada ao coração.


1.2 - Ester, uma História de Sucesso
Vale a pena enfatizar que Deus tem promessas para aqueles que são fieis, foi o caso de Ester. Se Deus tem promessas em sua vida, creia que Ele cumprirá. Não deixe que os “Hamãs” da vida venham impedir sua trajetória e amedrontá-lo. Para que a história de Ester tivesse sucesso, ela precisou da ajuda imprescindível do Senhor.
Você já escutou “Deus tem um propósito para sua vida”? Possivelmente, sim. Entretanto, pode ser que você não tenha percebido ou confiado na verdade que há nessa frase. Ester acreditou nesta promessa e deixou o Espírito lhe conduzir pelo caminho da graça. Os filhos de Deus devem ser guiados pelo Espírito de Deus [Rm 8.14]. Quando nos tornamos filhos de Deus, o Espírito Santo passa a testemunhar com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Quantas ocasiões na nossa vida que não nos deixamos ser conduzidos por Deus, perdendo oportunidades de nos relacionarmos de uma maneira íntima com Ele. Ester ao descobrir este amor pôde ser usada por Ele em sabedoria e virtude para salvar o seu povo.


1.3. Fazendo a diferença no mundo.
Deparamo-nos na Bíblia com padrões admiráveis de mulheres que fizeram toda diferença em épocas nada favoráveis a elas: Maria Madalena, Ana, Joquebede, Débora, Rute, Abigail e Maria, mãe de Jesus, entre outras. Mas, o que fez essas mulheres serem tão especiais? Ester nos dá esta resposta, fazendo-nos perceber que, de fato, o que fez a diferença foi a entrega total ao Senhor. Ela nos mostrou que o amor a Deus sempre está presente na vida dos Seus servos.

As mulheres do período bíblico eram observadas como uma parte fraca em meio a um mundo de homens vigorosos, contudo algumas delas se destacaram por suas atitudes incomensuráveis. Ester foi uma destas; uma mulher forte e decidida, que desde jovem traçou o objetivo de servir a Deus; gerenciando boa parte do seu tempo em buscar ao Senhor.
A atitude desta mulher fez com que seu nome entrasse para a história como uma mulher virtuosa. Ela agiu de modo sábio, livrando seu povo de uma sentença de morte que parecia irrevogável aos olhos humanos. Uma mulher cuja influência contagiava a todos ao seu redor com a sua graça e a sua beleza.


Ester é um grande exemplo de como Deus usa mulheres para demonstrar Seu poder.


2 - Coragem para ser diferente
Ester mostrou-se ser uma mulher de coragem. Cada um de nós tem uma reação em relação aos obstáculos que surgem em nossa caminhada. Ester mostrou ser diferente de muitos. Quando tudo dizia que não tinha jeito, ela acreditou que a solução estava em Deus. Ela nos ensina a não murmurar, a não fugir da prova, indicando-nos que necessitamos estar aos pés do Senhor em todo o tempo, mesmo em meio aos infortúnios. Deixa-nos um legado: quando você não puder fazer mais nada, então Deus pode.



2.1. Deus deve estar no centro de nossa vida.

Existem períodos em nossa vida em que temos a percepção de estarmos em algum lugar não apropriado. Ester entendeu muito bem esse sentimento. Durante toda a sua vida, ela se sentiu como uma forasteira, como alguém fora do lugar. Ester é alguém que pode descrever como é se sentir um peixe fora d’água. Entretanto Ester encontrou o verdadeiro desígnio de Deus para a sua vida. Através da história de Ester, somos encorajados a estar no centro da vontade de Deus [Rm 12.2].

Deus é tão perfeito que sabe precisamente do que carecemos para nos tornarmos pessoas melhores, e estarmos no centro da Sua vontade. Ele cuida de cada um de nós como somente Ele, que é um Deus Onipresente, pode cuidar. E é nessa confiança que consiste a beleza da fé. Na história de Ester, Deus estava cuidando desta jovem o tempo todo.
O Senhor estava lhe preparando um futuro tão grandioso que ela jamais havia sonhado em seu coração. Por todo o seu exemplo, até hoje tem o seu nome mencionado na galeria de mulheres que adoraram a Deus, e que foi mulher de fé, temente, amável, simples e corajosa.


2.2. Devemos ser fortes.
Ester nos instrui que não devemos nos amedrontar perante os desafios da vida cristã. Sua história nos faz entender que Deus está disposto a abençoar a todos que o servem. A ordem para se esforçar e não perder o ânimo é constante nas Sagradas Escrituras. Foi determinada ao povo de Israel em ocasiões de ameaça e de provocação na época de Moisés [Dt 31.6], Josué [Js 10.25] e Ezequias [2Cr 32.7].
Que possamos ter o entusiasmo de Ester para acreditarmos em Deus, ainda que andemos pelo vale da sombra da morte [Sl 23.4], ou ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na videira [Hc 3.17]. Ainda assim devemos nos alegrar no Senhor.

*  Sabemos que não somos feitos de aço, e que de vez em quando bate aquele desalento, aquela vontade de desistir. Por isso nossa fé precisa ser motivada diariamente, para que possa estar saudável. Segundo o Pr. Dionatan Cardoso, a palavra grega para “forte” é dynatos e denota “alma forte, capaz de suportar calamidades com coragem e paciência, firmes nas virtudes cristãs”.
O cristão mais forte não deve atuar de modo egoísta, e sim ajudar os mais fracos. O cristão deve se fortalecer no Senhor e na força do Seu poder [Ef 6.10], a fim de que possa glorificar ao Senhor e suportar provações de forma honrosa.


2.3. Não tenha medo de sonhar.
Todos nós temos sonhos. Mas nos surpreendemos com a quantidade de pessoas que limitam os próprios sonhos. Tornar os sonhos realidade é a aspiração de todo ser humano. Sonhamos com dias melhores, mas, para tornar nossos sonhos em realidade, precisamos demonstrar uma enorme vontade de vencer diariamente.
Ester nos ensina a abandonar a zona de conforto e a enfrentar a caminhada com a graça de Deus. O salmista expressou: “Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.” [Sl 37.4].

Alguns dos nossos maiores sonhos são mais temerários, temos de enfrentar alguns “fantasmas” que nos causam receio. Este medo é pela improbabilidade dos nossos desejos serem bem-sucedidos. Mediante a isso existem milhões de pessoas que limitam os seus próprios sonhos. Sonhar provoca abrir mão de muitas coisas em prol de atos, atitudes e opções que favoreçam alcançar objetivos. Ester desejava ver o seu povo liberto e previa isso. Notamos que o Senhor é poderoso para atuar na vida e por intermédio de todo aquele que nEle confia e se submete ao Seu plano.

Cada um de nós tem uma reação em relação aos obstáculos que surgem em nossa caminhada. Por essa razão, Ester mostrou-se ser uma mulher de coragem.


3 - Uma mulher virtuosa
Como uma serva obediente, Ester agiu de maneira correta em todos os momentos. Ela espalhava a fragrância do Espírito Santo através de sua vida. Não se atenuava diante das dificuldades, pelo contrário, quando surgiam as lutas, ela se lançava aos pés do Senhor. Aprendemos com ela que é essencial ter uma vida de oração para ouvir os direcionamentos do Senhor. Observamos que o crente que teme o Senhor, esse, sim, é virtuoso. Afinal, como é deleitoso estar perto de Deus.


3.1. Uma bravura admirável.
A vida de Ester foi um exemplo de que a bravura é mais admirável que o medo. Ester foi uma serva fiel, a serviço de Deus mesmo diante dos obstáculos que a vida lhe proporcionou. A história da rainha Ester é apenas uma dentre tantas outras histórias encontradas na Bíblia, a qual nos dá a confiança de que, se nos humilharmos, orarmos e jejuarmos, Deus escuta o nosso bramido e transforma a nossa história. Através da vida de Ester temos a certeza de que Deus nos faz prevalecer diante das lutas diárias.

Aprendemos através do livro de Provérbios que aquilo que pensamos se reflete nas nossas ações: “Porque, como imaginou na sua alma, assim é…” [Pv 23.7]. A crença e os valores de Ester se refletiram em suas ações.
Sua biografia relata que o amor a Deus pode conduzir Seus servos a mostrar uma ousadia fora do comum. Ninguém demonstrou maior determinação que o Senhor Jesus, quando se entregou na cruz por nós. O próprio Jesus Cristo declarou: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” [Jo 15.13].


3.2. Uma serva virtuosa.
Um servo virtuoso guarda a sua língua do mal, ele sabe guardar segredo. A virtude da prudência na vida de Ester se revelou em não declarar, a princípio, a sua fé e a sua origem. Ester dizia somente o indispensável, sempre controlada, buscava conviver bem e sabia que aquele segredo fazia parte de um propósito de Deus para a sua vida. Na Bíblia, nossa língua é chamada de “mundo de iniquidade”…contamina todo o corpo…” [Tg 3.6]. Uma língua que não está sob a autoridade do Espírito Santo invalida qualquer ministério espiritual [Tg 1.26].

A Bíblia diz: “O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os seus lábios tem perturbação.” [Pv 13.3]. O cristão virtuoso não fica falando palavras de baixo calão, não fala mal do próximo e não amaldiçoa os seus filhos. Ele fala com cautela e trata a todos com amor.
Nossa língua é uma arma. Se essa arma é bem aproveitada, causa reações positivas, se é mal-empregada, machuca a todos que estão ao redor. A língua precisa ser empregada para edificar o próximo. O apóstolo Paulo nos advertiu dizendo: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” [Ef 4.29].


3.3. O Senhor muda situações.
Ester nos ensina que o comportamento do cristão se baseia num encontro pessoal com Deus. Aprendemos que para Deus nada é impossível [Lc 1.37]. Ester apresenta que, mesmo diante de circunstâncias adversas, o Senhor pode mudar o rumo da história. A vontade de Deus é que todos os Seus servos se tornem irrepreensíveis e sinceros no meio de uma geração corrompida [Fp 2.15]. Esta é a vontade de Deus para todos os seus filhos.

Se existe algo que diferencia o cristão do não cristão é a confiança que ele deposita em Deus. O discípulo de Cristo mantém sua confiança no Senhor mesmo quando todas as circunstâncias dizem que não vai dar certo. O apóstolo Paulo expressou: “E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus.” [2Co 3.4-5].
Nossa confiança não deve estar firmada em nós mesmos, mas em Deus. Por isso nossos olhos devem estar firmemente postos em Cristo Jesus: “O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele.” [Na 1.7].

Como uma serva obediente, Ester agiu de maneira correta em todos os momentos. Ela espalhava a fragrância do Espírito Santo através de sua vida.


CONCLUSÃO
Vimos neste trimestre que Ester e Mardoqueu foram bem-sucedidos diante de tantos desafios por causa da confiança que tinham em Deus. Foi preciso muita fé e coragem para realizar o que eles realizaram. Que Deus levante servos de maneira intrépida para exercerem a liderança debaixo da Sua graça.
Fonte: Crédito/Betel Adultos///1° Trimestre De 2021.|
Ester: A Soberania e o poder de Deus na preservação do seu Povo. Comentarista: Abner Ferreira.


Pré - aula:
Fonte e crédito, nas descrições dos vídeos:




BETEL
ANO 2021

Adultos: Revista Betel Dominical - 1º Trimestre de 2021: Tema: Ester a Soberania e o poder de Deus na preservação do seu Povo.



Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo

Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:14.

Um comentário:

  1. Eugosti de ler principalmente a lição 13 que mim chamou muita atenção

    ResponderExcluir