19 de março de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 12: O Poder do perdão

Texto de Referência 
  Gênesis 45:1-14
1 Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei sair daqui a todo o homem; e ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos.

2 E levantou a sua voz com choro, de maneira que os egípcios o ouviam, e a casa de Faraó o ouviu.

3 E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face.

4 E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.

5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.

6 Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega.

7 Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.

8 Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.

9 Apressai-vos, e subi a meu pai, e dizei-lhe: Assim tem dito o teu filho José: Deus me tem posto por senhor em toda a terra do Egito; desce a mim, e não te demores;

10 E habitarás na terra de Gósen, e estarás perto de mim, tu e os teus filhos, e os filhos dos teus filhos, e as tuas ovelhas, e as tuas vacas, e tudo o que tens.

11 E ali te sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome, para que não pereças de pobreza, tu e tua casa, e tudo o que tens.

12 E eis que vossos olhos, e os olhos de meu irmão Benjamim, vêem que é minha boca que vos fala.

13 E fazei saber a meu pai toda a minha glória no Egito, e tudo o que tendes visto, e apressai-vos a fazer descer meu pai para cá.

14 E lançou-se ao pescoço de Benjamim seu irmão, e chorou; e Benjamim chorou também ao seu pescoço.


   Versículo do dia
 Gênesis 45:15
E beijou todos os seus irmãos e chorou sobre eles; e, depois, seus irmãos falaram com ele. 


Verdade aplicada
O perdão nos liberta do passado para nos fazer lograr uma vida plena.


Objetivos da lição
*   Definir o perdão na visão bíblica;
*   Mostrar a importância do perdão na vida de José;
*   Compreender as bênçãos resultantes do perdão.

Bíblia online
Bíblia sagrada online


🙏 
Motivos de Oração
Oremos para que tenhamos um coração perdoador como o de Jesus Cristo.


LEITURA DIÁRIA
  Segunda Mt 6:9-13 
- O perdão na oração do Pai Nosso.

Terça Ef 4:32 
- Exercitando o que Deus fez em nós.

Quarta Is 43:25 
- O perdão de Deus apaga os nossos pecados.

Quinta Mt 18:21-22
- Perdoando até setena vezes sete.

Sexta Lc 6:37 
- Que planta perdão, colhe perdão.

Sábado Cl 3:13 
- O perdão faz parte da vida cristã.


Introdução
A história de José nos mostra que, apesar das traições e decepções humanas, é possível exercitar o perdão. José escolheu perdoar as pessoas que conspiraram contra a sua vida e viver a plenitude dos sonhos de Deus. O perdão é uma insígnia daqueles que têm Deus em seu coração.


Ponto chave
O perdão levou José a prosperar na terra de sua aflição.


1. CONCEITUANDO O PERDÃO
A expressão perdoar pode ser interpretada como desculpar o erro de alguém. No Antigo Testamento, traz a ideia de aliviar alguém da carga de suas ofensas. No grego do Novo Testamento, a conexão é de alguém que abre mão e deixa ir embora. Em ambos os casos, a verdade é que perdoar significa escolher não guardar ressentimentos.


1.1. O conceito do perdão na Bíblia
Na Bíblia, o conceito de perdão surge primeiro colocando Deus sempre como sujeito da ação, pois os escribas sabiam que o perdão era prerrogativa divina. Somente Deus era capaz de perdoar. No Novo Testamento, esta ideia é ampliada por Jesus e consequentemente pelos apóstolos, exortando sobre a necessidade de perdoar uns aos outros, conforme Cl 3.13. Portanto, perdoar é um dever do discípulo de Jesus.


1.2. Jesus ensina sobre o perdão
A questão do perdão é tratada por Jesus no sermão do monte, sendo algo preponderante na ética do Reino. Na oração do Pai Nosso, Jesus pontua que precisamos perdoar as pessoas assim como Deus nos perdoa (Mt 6.12). Na parábola do credor incompassivo (Mt 18.23-35), Jesus deixa claro que a nossa dívida, que foi perdoada por Deus, era uma dívida impagável, portanto, não perdoar é sinal de ingratidão pelo que Deus fez a nosso favor.


Refletindo
Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra. Willian Shakespeare


2. A SÁBIA ESCOLHA DE JOSÉ
José fez uma sábia escolha ao resolver perdoar as atrocidades que sofreu por parte de pessoas invejosas e caluniosas. Ao liberar àqueles que o haviam ferido, José esvazia sua alma para se alimentar dos sonhos de Deus e renovar as suas forças ante as crises.


2.1 Perdoando os seus irmãos
Ser traído por pessoas desconhecidas é até aceitável, mas ao lidar com isto com os da própria casa é tornar o ato mais intenso. José poderia se alimentar das injustiças do passado, gerando assim, uma vida rancorosa, desejos de vingança, mágoa, ressentimento e a impossibilidade de um futuro melhor. Foi determinante para José o perdão, pois um passado resolvido nos permite enxergar possibilidades de mudança.
Infelizmente, muitas pessoas têm vivenciado abusos, maus tratos e traições no ambiente familiar, como consequências vivem sob a pressão de traumas, medos e angústias. Creia que Deus conhece a sua dor e convida você a sarar suas feridas e aliviar sua dor (Mt 11.28-30).


2.2. Perdoando a mulher de Potifar
Os anos que José passou no cárcere devido à acusação de assédio sexual, feita pela mulher de Potifar, que tinha em suas mãos as roupas de José, causaram-lhe marcas profundas. A dor da calúnia era pior que a falta de liberdade. Remoer o passado era assinar seu atestado de óbito, libertar-se do passado era se abrir para novas possibilidades.
Em nossos dias, contemplamos pessoas a todo tempo procurando fazer justiça com as próprias mãos, alimentando-se de ódio e rancor. Em Romanos 12.19, aprendemos que "a vingança pertence a Deus e ele retribuirá a cada um". Não podemos deixar brotar no coração raiz de amargura, mas devemos ser curados para curar.


3. O PERDÃO LIBERA BÊNÇÃOS
Quando a Bíblia fala sobre a importância do perdão, está dizendo que os discípulos de Cristo precisam exercitar o que Deus fez por nós e em nós. Através do sacrifício de Cristo, Ele nos reconciliou com Deus e, em Cristo, precisamos nos desprender de nosso orgulho e liberar o perdão para os nossos algozes.


3.1. Prosperando em terra estranha
José chega ao Egito como escravo, mas a narrativa é enfática ao dizer que Deus fazia José prosperar em tudo a ponto do próprio Potifar prosperar em todos os aspectos de sua vida. Uma pessoa com o coração gracioso atrai as bênçãos de Deus para a sua vida e para a vida do seu próximo. José tinha enésimos motivos para viver uma vida mesquinha, mas escolheu irradiar perdão e vida abundante.
Mesmo dentro de um presídio, Deus fez José desfrutar de privilégios. Em pleno cárcere, José serve de bênção para outros presos, interpreta sonhos e irradia graça. José, independente do que as pessoas faziam com ele e do lugar em que se encontrava, escolhia sempre viver e esperar os sonhos de Deus em sua vida. Que venhamos aprender com este jovem a promover vida e não morte para os que estão a nossa volta.


3.2. Ocupando lugar de honra
A reviravolta que acontece na vida de José é digna de nota: um prisioneiro que se torna o homem mais poderoso de todo o Egito é algo inusitado. O fato de José escolher viver novas experiências e não se prender ao passado o levou a lugares inimagináveis. O próprio Faraó reconhece que, em José, existia algo sobrenatural (Gn 41.38).
O nascimento dos dois filhos de José revela algo tremendo, pois o nome do primeiro filho, Manassés, esclarece que o passado foi resolvido; e o nome do seu segundo filho, Efraim, mostra a prosperidade na terra da aflição. A grande verdade aqui é que, primeiro, precisamos perdoar e, depois, experimentar a prosperidade. Perdoar revela grandeza de caráter.


Conclusão
Precisamos exercitar o perdão em nossa vida, para que venhamos a exalar o bom cheiro de Cristo aos que estão à nossa volta.


Eu aprendi que:
Através da arte de perdoar, podemos viver uma vida de forma plena e próspera.
Crédito///Revista Betel Conectar+
Comentarista: César Pereira Roza de Melo
1 Trimestre de 2021, ano 06 - Nº 16


Pré - aula:
Endereço na descrição dos vídeos:

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário