25 de março de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 13: José, um herói da fé

Texto de Referência
Salmos 105.17-22
17 Mandou perante eles um homem, José, que foi vendido por escravo;

18 Cujos pés apertaram com grilhões; foi posto em ferros;

19 Até ao tempo em que chegou a sua palavra; a palavra do Senhor o provou.

20 Mandou o rei, e o fez soltar; o governador dos povos, e o soltou.

21 Fê-lo senhor da sua casa, e governador de toda a sua fazenda;

22 Para sujeitar os seus príncipes a seu gosto, e instruir os seus anciãos.


 Versículo do dia
  Hebreus 11.22
Pela fé, José próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca dos seus ossos.


Verdade aplicada
A confiança de José no Deus dos patriarcas o tornou um herói da Fé.


Objetivos da Lição
- Conceituar a palavra fé;
- Entender a relevância da fé;
- Evidenciar os milagres de uma fé genuína.

Bíblia online
Bíblia sagrada online

Introdução
A fé se torna imprescindível em nossa jornada cristã. Embora José tenha vivido em um época remota sua confiança em Deus e nas Suas promessas o levou a ser instrumento de livramento de toda uma geração. Suas atitudes levaram o escritor aos Hebreus a incluí-lo na seleta lista dos heróis da fé.


Ponto chave 
"A fé nos ajuda a entender que Deus agirá independente de nossas limitações".


1. CONCEITUANDO O TERMO FÉ
A fé é uma das virtudes teologais. A expressão grega para fé, traz-nos a ideia de uma convicção de que Deus é capaz não somente de cumprir o que prometeu, mas de realizar o impossível em nossa vida. O conceito clássico de fé encontra-se em Hebreus 11.1: "...o firme fundamento das coisas que se esperam".


1.1. Os diferentes tipos de fé

O conceito de fé é muito amplo, podendo assumir ideias diferentes, dependendo do contexto. Em Gálatas 1.23 a palavra fé indica, por exemplo, a doutrina dos Evangelhos. Em Romanos 10.17 a fé em questão é aquela que opera para a salvação. Existe também, em Gálatas 5.22, a fé como fruto do Espírito que faz parte do desenvolvimento cristão. O cristão precisa ter convicções firmes acerca do Evangelho, para assim, mediante a fé, entender a vontade de Deus para a sua vida.


1.2. A fé sobrenatural em Deus
A passagem de 1 Coríntios 12.9 aborda a fé como dom do Espírito Santo. A fé descrita neste trecho bíblico vai além da compreensão humana, pois exige uma confiança que extrapola a razão humana; uma fé em que Deus pode fazer o impossível acontecer. Através desta fé, grandes proezas foram efetuadas por homens movidos por Deus, como Moisés, Elias, Paulo e Pedro. Em um mundo de tanta incredulidade, urge que desenvolvamos este tipo de fé para que o poder de Deus se evidencie pela conduta de Sua igreja.


Refletindo
"A fé em Deus nos faz crer que Ele está trabalhando, mesmo que nossos olhos não contemplem nada". Pr Davi Nacif


2. CULTIVANDO A FÉ DURANTE A TRAJETÓRIA
Dizer que temos fé em Deus é muito fácil, difícil é mostrar isso na prática e vivenciá-la em nosso cotidiano. A vida de José é marcada pela confiança de que Deus estava no controle de sua história. Não por acaso José é citado no NT como um herói da fé.


2.1 A fé nos aproxima de Deus
O escritor aos Hebreus 11.6 diz que "sem fé é impossível agradar a Deus". Diante desta afirmativa entendemos que a fé é um ato obrigatório para que possamos nos aproximar do Altíssimo. Não importa o quanto somos bondosos com os outros, se não tivermos fé não estreitaremos o relacionamento com o Pai. José sabia que esta era a ponte para um relacionamento genuíno com o Deus Vivo e evidenciava sua fé produzindo boas obras. Tiago diz que "a fé sem obras é morta" (Tg 2.26). Assim como vemos na trajetória de José, o cristão deve ter uma fé verdadeira a ponto de produzir bons frutos em obras que agradem a Deus.


2.2. A fé nos leva a milagres extraordinários
O capítulo 11 de Hebreus narra a galeria dos heróis da fé e os milagres extraordinários que cada um deles vivenciou mediante a fé genuína em Deus. Esta fé genuína, culminou em comportamento de boas obras que os levaram a experimentar o extraordinário de Deus. Daniel e seus amigos que, por não abrir mão de sua identidade em Deus, foram lançados na cova dos leões e fornalha ardente, mas pela fé e atitude nenhum deles pereceu. Quem poderia dizer que um mero estrangeiro, escravo hebreu, sairia da prisão da injustiça, do cárcere do desprezo e da solidão para governar a maior potência do mundo antigo, o Egito. Mas, para aqueles que cultivam sua fé genuína em Deus, há milagres extraordinários a serem vivenciados!


3. A FÉ NOS MANTÉM NO FOCO
Paulo pôde dizer ao final de sua jornada que havia guardado a sua fé. José, diversas vezes, lidou com pessoas e situações que poderiam interferir ou abalar a sua fé. A fé não pode ser um sentimento, pois seríamos cristãos instáveis. A fé é um dom divino (Ef 2.8), é uma convicção e precisa ser exercitada.
Quando Pedro pairou sobre as águas, enquanto manteve o olhar fixo em Cristo não duvidou (Mt 14.26-30), mas ao reparar no vento começou a afundar.
Não olhe para as circunstâncias, mantenha os olhos fixos em Cristo!


3.1. Cuidado com os destruidores de fé
Ao relatar o sonho para seus irmãos, a reação deles foi duvidar: "Tu reinarás sobre nós?". Os irmãos de José não estavam na mesma dimensão que ele, por isso não podiam entender os mistérios divinos, tais como a revelação por sonhos, então o atacaram com zombarias.
Em nossa saga cristã, vamos nos deparar com pessoas que vão intentar colocar dúvidas nos sonhos que Deus fez brotar em nosso coração, limitando assim, a nossa visão. Existem sonhos que não são para compartilhar, e sim para guardar no coração, aguardando o seu cumprimento. A Bíblia nos exorta a esperar em Deus, pois Ele fortalecerá o nosso coração (Sl 27.14).


3.2. A fé nos leva ao cumprimento da promessa
José, entendendo que seus dias estavam chegando ao fim, faz um pedido para seus irmãos (Gn 50.24,25). Tal pedido tem uma conexão com o que Deus falara a Abraão (Gn 15.13-14). Como bom conhecedor da história dos patriarcas, José entendia as promessas de Deus que estavam repousando sobre a sua parentela.
A confiança de José era tamanha que solicitou que seus ossos fossem levados do Egito no tempo da visitação de Deus. Em Êxodo 13.19 vemos que Moisés pegou os ossos de José para também sair do Egito. José nos ensina a crer que as promessas de Deus se cumprirão independentemente das circunstâncias. Os céus e a terra podem passar, mas as palavras de Deus não passarão (Mt 24.35). Por mais difícil que esteja a tua caminhada, não abra mão da fé em Deus.


Conclusão
A fé levou José a vencer os obstáculos da caminhada e cumprir com excelência o propósito divino em sua vida.


Eu aprendi que:
José enfrentou embates externos e internos, mas sua fé permaneceu arraigada e sempre firme em Deus e isto o levou a ter uma vida abençoada.
Crédito///Revista Betel Conectar+
Comentarista: César Pereira Roza de Melo
1 Trimestre de 2021, ano 06 - Nº 16




Pré - aula:
Endereço na descrição dos vídeos:



Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário