31 de março de 2021

Aula Bíblica Adolescentes – Lição 01: Na Bíblia, a Bússola da Vida

A paz do Senhor
Vejam estas sugestões:
Apresentem o título da lição: Na Bíblia, a Bússola da Vida
- Apresentem o tema do trimestre: Cremos.
- Falem: O que nós cremos está contido na Palavra de Deus.
- Apresentem uma Bíblia e peçam para cada aluno retirar um papel da cor de sua preferência, que contenha um dos seguintes nomes:

Palavra de Deus
Deus
Jesus Cristo
Espírito Santo
Pecado
Salvação
Batismo no Espírito Santo
Dons espirituais
Batismo nas águas
Santa ceia
Vida de Santidade
Vinda de Jesus
Novos céus e nova Terra
Os alunos deverão ler para a turma e depois fixar no quadro ou cartolina.
- Depois, peçam para que eles leiam em conjunto.
Falem: Estes assuntos serão os temas das nossas aulas. 
Na aula de hoje, vamos estudar sobre: Na Bíblia, a Bússola da Vida.
- Apresentem uma bússola e perguntem para que serve.

Foto: Getty Images
Foto: Reprodução
Aguardem as respostas.
- Depois, reflitam sobre o que encontramos na Bíblia que nos serve de bússola para a vida.
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Abrindo o Tesouro
Objetivos:
Manusear a Bíblia de forma satisfatória.
Conhecer a organização da Bíblia: Antigo e Novo Testamento, sequência dos livros, divisão em capítulos e versículos.
Material:
01 Bíblia para cada aluno.

Procedimento:
- Depois que vocês falarem que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus e que nEla encontramos alimento para a vida espiritual, digam que para termos conhecimento dos ensinamentos divinos, precisamos ler e estudar a Bíblia. Para isto, precisamos saber como manuseá-la.
- Solicitem aos alunos para que abram a Bíblia no índice e falem: esta é a relação nominal dos livros que compõem a Bíblia. O vocábulo “Bíblia” significa: conjunto de livros.
- Falem ainda: Aqui nós encontramos o nome do livro, abreviação desse nome, o número de capítulos e o número da página. Observem também que a Bíblia está dividida em duas partes: Antigo Testamento com 39 livros, Novo Testamento com 27. Portanto a Bíblia é composta por 66 livros.
- Continuem falando: Para encontrar com facilidade um texto na Bíblia, os seus livros estão divididos em capítulos e versículos.
- Ainda observando o índice, peçam aos alunos para encontrar o Salmo 119, versículo 11.
Depois peçam para que todos leiam, conjuntamente: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.
Então, falem da importância da leitura bíblica e da obediência a Palavra de Deus. 
Em seguida, trabalhem estes pontos:
O período em que foi escrita
Por quem foi escrita
Os idiomas em que foi escrita
Tema principal
Atualidade da Bíblia
Inspiração da Bíblia
Bíblia – Palavra de Deus
Leitura da Bíblia
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.




Pré - aula:
Endereço na descrição dos vídeos:




 
Subsidio
TEXTO BÍBLICO
Salmos 119.97 – 104
97 Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.
98 Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.
99 Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.
100 Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos.
101 Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra.
102 Não me apartei dos teus juízos, pois tu me ensinaste.
103 Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca.

104 Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.



DESTAQUE
"A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho" (SI 119.105).


LEITURA DEVOCIONAL
SEG................................................................Dt 4.2
TER............................................................Ez 1.3;63.;12.25
QUA...............................................................Mt 4.4
QUI................................................................Lc 8.9 - 15
SEX................................................................1Co 1.18 SÁB................................................................Ef 6.17
DOM...............................................................Tito 1.1-5

 Bíblia online
 Bíblia sagrada online
Professores, você é privilegiado, pois tem a oportunidade de ensinar aos adolescentes da sua igreja. Uma faixa etária marcada por confusão de ideias, por identidades, por questionamentos, irritabilidade e tantas outras marcas que fazem desta fase da vida um das mais difíceis de ser administrada.

Lembre de que você também foi um adolescente. Lembrar-se dessa fase da vida é fundamental para alcançar o êxito na educação dos nossos pequenos jovens. Estes não são mais crianças, mas igualmente, não são adultos. Ou seja, trata-se de uma fase de transição da personalidade e dos sentimentos. Por isso, questionam as regras, as normas, sentem-se inseguros e indecisos. Aqui, o nosso desafio é abordar um tema que remete-os exatamente ao que lhe é o oposto nessa faixa etária: a Doutrina Cristã.

Estudaremos as principais Doutrinas Cristãs. Longe de decorar um monte de regras, desejamos que os adolescentes compreendam e amem mais ao Senhor nosso Deus; a Cristo, o nosso Salvador; o Espírito Santo, o nosso Consolador. Que creiam nos dons espirituais, sejam batizados no Espírito Santo, amem a Igreja de Cristo, tenham a esperança da vinda e da eternidade com Cristo. Mas, sobretudo, vivam como Cristo Jesus viveu!


VOCÊ SABIA?
Que "doutrina" significa "ensinar, instruir, educar". A palavra vem do latim doctrina e do verbo docio. Tecnicamente, a palavra remete-nos à ideia de um conjunto de princípios e orientações que formam a base de um sistema religioso. No caso da Igreja de Cristo, sua doutrina está fundamentada na Bíblia Sagrada. Ou seja, todo princípio e para a vida emerge das Escrituras Sagradas.
Devido às acusações despropositadas, sob o regime do império romano, a Igreja teve de expressar sua fé em poucas linhas. Isto ocorreu nos dois primeiros", séculos de nossa história. Para que essa comunicação da fé fosse clara ao mundo daquela época, a Igreja publicou o Credo Apostólico primeiro, documento oficial da Igreja Cristã.



A BÍBLIA, O LIVRO DO POVO
A palavra Bíblia é o plural de "livro" e "rolo". No idioma antigo, a língua grega, o termo "Bíblia" significava "coleção de livros", uma coleção de obras literárias em único volume. Quando os seus pais colocam a Bíblia nas mãos, ou você a conduz nos braços, de uma só vez, sessenta e seis livros são carregados num único volume. Há mais de dois mil anos, na época de Jesus, isso não era possível. Primeiro, porque não havia o Novo Testamento e depois, não existia máquinas para unificar e imprimir os livros que formam a Bíblia hoje. Por f alar em "Testamento", você sabe o que esta palavra significa? "Pacto", "Contrato" e "Aliança". A Bíblia está dividida em dois testamentos: o Antigo e o Novo. A partir destes dois documentos uma aliança foi realizada para com um povo em particular, Israel (Antigo Testamento); e outra universal, para todos os homens e mulheres do mundo, a Igreja (Novo Testamento).


TEXTO DOS PROFESSORES
Pegue uma Bíblia e apresente aos alunos. Pergunte a eles sobre como a Igreja do Novo Testamento lia a Bíblia. Ouça as respostas com atenção. Em seguida, explique que no tempo dos apóstolos ainda não havia um único livro identificado como Novo Testamento. Quando a Igreja se reunia para cultuar a Deus, lia o Antigo Testamento. £ quando recebia as cartas apostólicas, as lia nas reuniões semanais. Posteriormente, e paulatinamente, estas cartas foram consideradas, pela igreja, mas inspiradas por Deus. Até que, por milagre e inspiração divina, pudéssemos hoje ter os 27 livros reunidos em o Novo Testamento, mais os 39 do Antigo.
Totalizando 66 livros na Bíblia. Afirme para os alunos que, se hoje temos uma Bíblia em mãos é um milagre de Deus! Povos do mundo todo têm entrado em contato com a Palavra de Deus e sido transformados pelo Evangelho do Senhor Jesus. Mas, infelizmente, muitos povos, igualmente, nunca ouviram falar de Jesus e nem tiveram acesso, ao menos, a um versículo da Bíblia em sua própria língua. Por isso, devemos agradecer a Deus, pois temos a sua Palavra em nossas mãos. Não apenas agradecê-lo, mas honrá-lo meditando dia e noite nas Escrituras.
A palavra Bíblia plural de "livro" e "rolo". Marque a resposta correia em relação ao significado da Bíblia.
[ ] Epístolas de Paulo
[ ] O livro de Salmos
[X ] Coleção de livros
[ ] Coleção de jogos
[ ] O livro de desenhos


BÍBLIA FOI REDIGIDA POR PESSOAS
A pergunta "Como a Bíblia foi escrita e para quem foi dirigida?" nos ajuda a compreender a forma de Deus revelar a sua Palavra aos seres humanos.


Em primeiro lugar, a Bíblia não caiu do céu com zíper e tudo. O nosso Deus usou pessoas simples, em épocas diferentes, de povoamentos distintos, com habitantes e hábitos diversos aos nossos. Mas que ao longo de aproximadamente 1600 anos, ou seja, 16 séculos, organizaram o conjunto do livro sagrado, a Bíblia.


O Antigo Testamento vem do povo judeu e, séculos mais tarde, tornou-se o livro dos cristãos. É composto por trinta e nove livros (39). Nestes escritos aparecem os nossos primeiros pais da fé, guerreiros, juízes, reis, rainhas, animais, e tantos outros personagens que podem deixar você admirado. A maneira como vemos Deus hoje tem origem neste Testamento da Bíblia. Ele aparece como o Criador, o Pai cuidadoso dos filhos amados. Ali também pessoas oraram ao único Deus verdadeiro, outras choraram, mas se fortaleceram no Senhor. Não há pessoas que fiquem indiferentes à leitura do Antigo Testamento.


O Novo Testamento é formado por vinte e sete livros (27). Ele nos conta a história de Jesus de Nazaré, dos seus discípulos e, mais tarde, dentre estes, os doze apóstolos. O Novo Testamento conta-nos como as igrejas foram formadas e multidões passaram a crer em Jesus como o Salvador. Entretanto, bem lá no início da história da Bíblia não existiam as divisões que hoje conhecemos—Antigo e o Novo Testamentos, números de capítulos e versículos, etc. Estas vieram depois de um tempo para que, didaticamente, compreendêssemos mais facilmente a leitura da Bíblia. A soma de todos os livros da Bíblia é 66. Isto é, temos ao todo na Bíblia, 66 livros.


AUXÍLIO DIDÁTICO
O cânon bíblico está fechado. A revelação infalível que Deus fez de si mesmo já foi registrada. Hoje, Ele continua falando através dessa Palavra. Assim como Deus revelou a si mesmo, e inspirou os escritores a registrar essa revelação, Ele mesmo preservou esses escritos inspirados e orientou o seu povo na escolha destes, a fim de garantir que a sua verdade viesse a ser conhecida. Não se deve acrescentar outros escritos às Escrituras canónicas, nem se deve tirar delas nenhum escrito. O cânon contém as raízes históricas da Igreja Cristã, e o cânon não pode ser refeito assim como a história não pode ser mudada(Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. CPAD, 2007, p.115).


A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS
Pela fé, cremos que Deus inspirou pessoas no passado para redigir a sua Palavra e revelar-nos as riquezas do seu Reino e da sua justiça. Podemos conhecer a vontade de Deus somente pela sua Palavra. A Bússola da Vida revelou-nos o Pai Celestial através dos homens mortais, fazendo-nos conhecer a sua vontade:
a) Abraão.
O próprio Deus se revelou a Abraão, nosso pai na fé, pela Palavra (Gn 1-3). Com Abraão somos herdeiros das promessas da fé por Cristo Jesus (G! 3.6-9).


b) Moisés.
O Senhor entregou a Moisés os Dez Mandamentos. Estes mandamentos eram instruções sobre a nossa relação com Deus e com as outras pessoas (Êx 20.1-17).


c) Os Profetas.
Através dos profetas, os mensageiros de Deus, o Senhor revelou seus planas para Israel. Corrigiu-os quando era preciso corrigir e os consolou quando era a hora de consolar (Is 7; Os 6.1-3; 2 Pe 1.19-21; 3.14-16).


d) Os Apóstolos.

Os apóstolos do Senhor Jesus Cristo escreveram várias cartas para orientar as igrejas que foram estabelecidas por eles. Essas igrejas reconheciam os escritos dos apóstolos como ensinos inspirados por Deus. As cartas dos apóstolos guiaram a Igreja de Cristo nesses 21 séculos de história cristã (2 Tm 3.16,17; 2 Pe 1.19-21).


e) Jesus Cristo.
A maneira pela qual Deus tem falado nestes últimos dias é através do seu Filho, Jesus Cristo (Hb 1.1-4). A partir de Jesus, a Palavra de Deus transformou-se em homem (Jo 1.1-5). Ele é a palavra plenamente revelada por Deus ao seu povo!


AME A PALAVRA!
Quando uma pessoa escreve-nos um bilhete carinhoso e afetuoso ficamos surpresos e percebemos o quanto somos valorizados por alguém que, talvez, nem tivéssemos tão em alta conta assim. Você um dia não sentiu isto a respeito de algum colega? Este é o sentimento que deve haverem nosso coração com relação a Deus e a sua Palavra.
Através do seu Filho, o Pai nos revelou a sua Palavra para vivermos uma vida de alegria e paz. Mas precisamos conhecê-la. A Bíblia é preciosa e eterna. A Palavra de Deus é a vida escrita para nós. E o carinho de Deus o qual eu e você devemos desfrutar. E só podemos conhecer a Deus através de Jesus Cristo, o seu amado Filho. Este está na Palavra. Ele é a Palavra!


Quem vê o Filho vê o Pai! Ame a Palavra!
Uma das melhores maneiras de aprendermos a Palavra de Deus é participando de cultos onde ela tenha destaque: O culto doutrinário, a Escola Dominical e as pregações dos cultos públicos. São oportunidades para aprendermos mais a Palavra do Senhor Desenvolva o hábito de levar papel e caneta em sua Bíblia ou use o bloco de notas para fazer anotações e apontamentos na hora da pregação. Leia a Bíblia. Comece pelo Novo Testamento. A melhor maneira de conhecer a Palavra de Deus é lendo-a e estudando-a. Busque conhecer mais ao Senhor através da Palavra!


Fonte: subsidio/www.subsidiosdominical.com
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
Fonte da copia, lição www.escola-ebd.com.br
Fonte: Créditos-Revista Adolescentes-Editora cpad.

Momento do louvor
 

B-I-B-L-I-A É O LIVRO DO MEU DEUS | Canção para o Dia da Bíblia



OS LIVROS DA BÍBLIA - Diante do Trono


Aula Bíblica Juvenis – Lição 01: A bíblia é a palavra de Deus?

A paz do Senhor
Vejam estas sugestões:
Apresentem o título da lição: A bíblia é a palavra de Deus?
Professores, depois de orar pelo inicio da aula, faça a seguinte indagação: 
"O que a Bíblia é para você?
" Estimule um rápido debate, acrescentando a seguinte reflexão: Se a Bíblia é a Palavra de Deus, por que alguns de nós dedicamos tão pouco tempo para ler e meditar nos seus ensinos?
* Apresentem o tema do trimestre: Respostas às Dúvidas sobre a Fé Cristã.

- Em seguida, peçam para que os alunos leiam os títulos das lições de forma alternada, ora os meninos, ora as meninas.

- Depois, falem estes títulos que vocês leram são os temas que estudaremos neste trimestre.

- Escrevam o título da lição 01 no quadro ou cartolina: A Bíblia é a Palavra de Deus?

- Falem: Antes de obtermos esta resposta, vamos primeiro conhecer várias informações sobre a Bíblia.

- Solicitem aos alunos para que abram a Bíblia no índice e falem: esta é a relação nominal dos livros que compõem a Bíblia. O vocábulo “Bíblia” significa: conjunto de livros.

- Falem ainda: Aqui nós encontramos o nome do livro, abreviação desse nome, o número de capítulos e o número da página.

Observem também que a Bíblia está dividida em duas partes: Antigo Testamento com 39 livros, Novo Testamento com 27. Portanto a Bíblia é uma biblioteca composta por 66 livros.

- Falem também sobre:

O período em que foi escrita

Por quem foi escrita

Os idiomas em que foi escrita

Tema principal

Atualidade da Bíblia

Inspiração da Bíblia

Traduções

Leitura da Bíblia

Bíblia – Palavra de Deus
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
 

 



  
Pré - aula:
Endereço na descrição dos vídeos:



 
LEITURA BÍBLICA DA SEMANA
  
SEG. Is 40.8: 
A Palavra de Deus permanece eternamente

TER. Hb 4-12: 
A Palavra de Deus é viva e eficaz

QUA. 2 Tm 3.15-1: 
Toda a Bíblia é divinamente inspirada

QUI. SL 1.1-6; 
Medite na Lei do Senhor Palavra de Deus através das palavras dos homens

SEX. 2Pe 1.20.21: 
Palavra de Deus através das palavras dos homens

SAB. Sl 119.97: 
O prazer de quem ama a Palavra do Senhor

Bíblia online
Bíblia sagrada online


OBJETIVOS
Compreender o que é a Bíblia Sagrada.
Conhecer os termos revelação e inspiração.
Buscar ter um relacionamento diário com a Palavra de Deus.


TEXTO ÁUREO
 "Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" (1Pe. 1.21).


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
  Salmos 119.1-12
1 BEM-AVENTURADOS os retos em seus caminhos, que andam na lei do SENHOR.
2 Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração.
3 E não praticam iniquidade, mas andam nos seus caminhos.
4 Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos.
5 Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos.
6 Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos.
7 Louvar-te-ei com retidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos.
8 Observarei os teus estatutos; não me desampares totalmente.
9 Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
10 Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.
11 Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
12 Bendito és tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos.


  2Timóteo 3.15-17
15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.


SINTETIZANDO
Na lição de hoje estudaremos a cerca do livro mais importante do mundo, a Bíblia Sagrada. Vamos aprender a respeito da necessidade de uma autor-revelação da parte de Deus ao homem e os significados dos termos "revelação" e "inspiração". Veremos que embora perseguida, a Bíblia permanece viva e atual, digna de ser alvo de nossa leitura, meditação e amor.


INTRODUÇÃO
A Bíblia é a Palavra de Deus? Sim! Ela é a inerrante, inspirada e eterna Palavra de Deus. Mediante a sua leitura podemos desenvolver um relacionamento saudável com o seu Autor. Deus deseja conversar com você mediante a sua Palavra. É maravilhoso quando sentimos a presença de Deus e ouvimos sua voz poderosa durante a leitura das Escrituras Sagradas. O Livro de Deus é indispensável para todos aqueles que desejam ter uma vida saudável em todos os aspectos.


1. CONHECENDO A BIBLIOTECA DE DEUS
Você sabe a origem do termo "Bíblia"? Este termo se origina do grego biblionque significa livro. A Bíblia é um livro singular. Diferente de todos os outros já escritos e até mesmo lidos por você. Ela é a maravilhosa biblioteca de Deus, composta por 66 livros (39 do Antigo Testamento e 27 do Novo) que revelam o plano integral de Deus de redimir e recuperar toda a criação manchada pelo pecado.

Ela foi escrita em um período de aproximadamente 1600 anos, por cerca de 40 escritores diferentes. A Bíblia foi escrita em três idiomas: hebraico, aramaico e grego. Nela encontramos diversos estilos literários, porém ela possui uma harmonia surpreendente. Sua harmonia está no fato de ter um único autor: o Deus Todo-Poderoso. Seu tema principal é a pessoa do Senhor Jesus Cristo, e seu supervisor e intérprete por excelência é o Espírito Santo.

A Bíblia está dividida em duas partes principais: Antigo Testamento e Novo Testamento. Seu propósito, como disse Paulo ao jovem Timóteo, é tornar-nos sábios "para a salvação pela fé em Cristo Jesus" (2 Tm 3.15).

Na biblioteca de Deus não há espaço para a mentira ou engano, pois ela é a auto revelação do próprio Deus, uma espécie de autobiografia divina. É Deus falando de si mesmo (Jo 5.39). A Bíblia foi e sempre será o livro infalível de Deus. Embora seja um Livro antigo, consegue ser mais atual que qualquer jornal do dia. Mas afinal de contas, o que a torna tão diferente de todos os demais livros? Para responder essa pergunta precisamos conversar sobre duas palavras importantes: revelação e inspiração. Revelação, segundo o pastor António Gilberto "é a ação de Deus pela qual Ele dá a conhecer ao escritor coisas desconhecidas, o que o homem, por si só, não poderia saber". É Deus se revelando de forma progressiva para toda a humanidade através das suas palavras e ações. Como afirmou o pastor britânico John Stott, "na natureza a revelação de Deus é visualizada, na Escritura é verbalizada, e em Cristo é tanto uma coisa como a outra, pois Ele é a Palavra que se fez carne". Segundo Stanley Horton, "a revelação é o ato de tornar conhecido algo que antes era desconhecido."

Inspiração é a segunda palavra necessária para compreendermos a singularidade das Escrituras. Inspirar, no sentido fisiológico, é a inspiração do ar para dentro dos pulmões. Em 2 Timóteo 3.16, a expressão inspirada, significa literalmente soprada por Deus. Logo, quando Paulo diz que "toda Escritura divinamente inspirada", ele está dizendo que a Bíblia é a Palavra de Deus, falada por Ele ou soprada pela boca do próprio Criador 2Tm 5.18; 2Pe 3.16). Os escritores foram movidos pelo Espírito Santo para registrarem o texto soprado por Deus (2Pe 1.21). Porém, o Senhor respeitou o estilo, o vocabulário e o modo de ser de cada escritor. A Bíblia é a Palavra de Deus através das palavras de homens - eles falaram da parte de Deus, e Ele falou através deles.


AÇÃO TÓPICO l
Faça um Quiz a respeito da Bíblia com seus alunos utilizando o seguinte slogan: 
Responda se souber o mais rápido que puder. 
Pergunte: "Quantos livros têm a Bíblia?" 
"Quais são suas principais divisões?" 
"Quem é o Autor da Bíblia?" 
"Quantas pessoas escreveram a Bíblia?" 
"Em quais idiomas ela foi escrita?" 
"Quantos Evangelhos ela têm?" 
"Quem é a pessoa mais importante na Bíblia?"


2. A BÍBLIA PERMANECE SEMPRE VIVA

Não obstante ser o livro mais publicado, vendido e lido da história, a Bíblia também é o livro mais perseguido de todos os tempos. Muitos exemplares da Bíblia já foram queimados. As pessoas eram proibidas de ler sua mensagem. Entretanto, apesar de toda oposição o livro de Deus resistiu à prova do tempo e tem demonstrado sua origem, durabilidade e autoridade divina.

Voltaire, um filósofo ateu do século XVII, certa vez ousou profetizar o fim da Bíblia Sagrada, dizendo que 200 anos após sua morte o livro de Deus seria extinto ou totalmente desacreditado. Entretanto, para decepção do falso profeta, três séculos se passaram e a Bíblia continua atual, poderosa e operosa, sendo traduzida em centenas de idiomas e dialetos. E para surpresa e espanto dos discípulos de Voltaire, hoje a casa onde ele morou foi transformada na sede da Sociedade Bíblica Francesa. Ali milhares de Bíblias são impressas todos os anos.

As Escrituras estão repletas de textos que afirmam sua indestrutibilidade em razão de ser ela a própria Palavra de Deus (SI 119.89; Is 40.8; Mt 5.17,18; 24.35).

O tema central da Bíblia é Jesus Cristo. No Antigo Testamento, podemos encontrar várias profecias que falavam a respeito da vinda do Messias (Dt 18,15-18). Todas estas profecias se cumpriram em o Novo Testamento. Milhares de profecias bíblicas já se cumpriram, provando que ela é a Palavra de Deus.


AÇAO TÓPICO 2
Inicie esse tópico fazendo as seguintes indagações: 
"O que é inspiração?" "Existe, além da Bíblia, outro livro que seja inspirado?"


3. TEORIAS FALSAS A RESPEITO DA INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA
Não faltam teorias falsas com relação à inspiração da Bíblia, pois o Inimigo faz de tudo para que as pessoas não venham crer na revelação de Deus.
Vejamos três das principais falsas teorias:
a) Teoria da inspiração natural, humana.
Esta teoria afirma que a Bíblia foi escrita por homens dotados de grande capacidade intelectual, verdadeiros génios. Seus precursores negam o sobrenatural e que os autores foram inspirados por Deus.

b) Teoria da inspiração parcial.
Como o nome já diz, seus teólogos aceitam que partes da Bíblia são inspiradas e outras não. Acreditam que a Bíblia não é a Palavra de Deus, mas apenas contém a Palavra. Caso fosse uma teoria verdadeira, já pensou na confusão que seria. Como saberíamos qual parte foi inspirada e qual não foi? Podemos refutar esta teoria com o texto bíblico de 2 Timóteo 3.16: "Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver".

c)Teoria do ditado verbal.
Segundo o pastor António Gilberto, "esta falsa teoria faz dos escritores verdadeiras máquinas, que escrevem sem qualquer noção de mente e raciocínio". Deus usou o intelecto dos escritores sagrados.


AÇÃO TÓPICO 3
Leia com os alunos 2 Timóteo 3.16. 
*  Depois faça a seguinte indagação: "Toda a Escritura é inspirada por Deus?" 
Para explicar a questão utilize o Subsídio 2 da lição.


4. RELACIONANDO-SE COM AS ESCRITURAS
Atualmente existem inúmeras "vozes" que vão tentar desviar sua atenção da Palavra de Deus. Muitos jovens passam horas nas redes sociais e já não tem mais tempo para a Leitura diária da Bíblia. Você pode utilizar as redes sociais, contudo, não permita que nada venha impedi-lo de ler e meditar nas Sagradas Escrituras.

A Bíblia é e continuará sendo nosso manual de fé e prática. A sua leitura vai levá-lo ao conhecimento do Deus verdadeiro. Você será conduzido a Jesus Cristo - o verbo vivo - autor e consumador de nossa fé, doador da vida eterna (Jo 6.68). Leia a Bíblia diariamente, pois ela é o único livro que possui toda a verdade revelada por Deus (Jo 8.32). Em suas páginas não existem mentira ou engano.

Jesus, o Filho de Deus declarou sua aprovação em relação às Escrituras, ou seja, o Antigo Testamento. Jesus viveu e cumpriu toda a Palavra. O Salvador não somente lia a Palavra, mas a ensinava também (Mc 1.21). Quanto tempo você tem dedicado a leitura da Bíblia?

No Salmos 119.97, o sábio poeta expressa que seu amor pela Palavra de Deus não está à venda, nem tão pouco desgastado pelo tempo. Declara com entusiasmo, orgulho e convicção: "Oh! quanto amo a tua lei. É a minha meditação todo o dia".


AÇÃO TÓPICO 4
Inicie esse tópico fazendo as seguintes perguntas: 
"Quem já leu a Bíblia toda?
" "Quantas horas no seu dia você dedica a leitura das Escrituras Sagradas?
" Após, indague, sem intenção de constrangê-los: "Quantas vezes entraram no Facebook e postaram?" É necessário tirá-los da zona de conforto, do comodismo, da mesmice espiritual. Incentive-os a estabelecerem um relacionamento com Deus por intermédio da leitura Bíblica.


SUBSÍDIO 1
A Bíblia declara ser a Palavra de Deus
"A Bíblia declara ser 'a Palavra de Deus muitas vezes nestes próprios termos. Jesus disse aos judeus da sua época: 'Assim, por causa da sua tradição, vocês anulam a palavra de Deus' (Mt 15.6 - NVI). Paulo se refere às Sagradas Escrituras como os 'oráculos de Deus1 (Rm 3.2), e Pedro declara: 'sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus. viva e que permanece para sempre' (l Pé 1.23). E o autor de Hebreus afirma: 'Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes' (Hb 4.12).


Definição de Inspiração
A inspiração é a operação sobrenatural do Espírito Santo, que, por intermédio de diferentes personalidades e estilos literários dos autores humanos escolhidos, investiu as palavras exatas dos livros originais das Sagradas Escrituras, em separado ou no seu conjunto, como a própria Palavra de Deus, isenta de erro em tudo o que ensina ou implica (inclusive em matérias de História e Ciência), e a Bíblia é, dessa forma, a regra infalível e a autoridade final de fé e prática para todos os crentes" (GEISLER, Norman. Teologia Sistemática, vol.1. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010. pp.218 e 223).


SUBSÍDIO 2
Inspiração verbal e plenária da Bíblia
"É a doutrina que assegura ser a Bíblia, em sua totalidade, produto da inspiração divina. Plenária: todos os livros da Bíblia, sem qualquer exceção, foram igualmente inspirados por Deus, Verbal: o Espírito Santo guiou os autores não somente quanto às ideias, mas também quanto às palavras dos mistérios e concertos do Altíssimo (2 Tm 3.16).

A inspiração plenária e verbal, todavia, não eliminou a participação dos autores humanos na produção da Bíblia. Pelo contrário: foram eles usados de acordo com seus traços personais, experiências e estilos literários (2Pe 1.21).

Se no profeta Isaías deparamo-nos com um estilo sublime e clássico, em Amos encontramos uma prosa simples e humilde, como os campos palmilhados pelo mensageiro campesino. E, se em Paulo encontramos um grego que se amolda à dicção do heleno ático, em Marcos encontramos um grego humilde como humilde era o seu autor. Contudo, tanto nos primeiros como nos segundos, não podemos negar a exatidão e a ortodoxia da inspirada Palavra de Deus (Teologia Sistemática Pentecostal. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, pp. 31-2).


PARA CONCLUIR
A Bíblia é a inspirada Palavra de Deus, preservada pelo Espírito Santo. Creia nas Sagradas Letras, pois como disse Jesus: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" (Jo 5.39). Não permita que nada o impeça de ler diariamente a Palavra de Deus. Não substitua a leitura bíblica pelas redes sociais. Ouça a voz de Deus, medite na sua Palavra e jamais se esqueça: Ele se auto revelou nas Escrituras a fim de que você o conheça.


Professores, "ler a Bíblia com entendimento (exegese), significa essencialmente fazer as perguntas certas quanto ao que encontramos nela. E, quais são as perguntas certas? Vejamos: Quem escreveu o livro? Qual idioma foi usado pelo escritor? O que essas palavras significam? Que tipo de literatura estou lendo? Por que o escritor disse isto? A quem o livro foi escrito? (Adaptado do Manual do Estudante, CPAD, pp. 133-34).


HORA DA REVISÃO
1. Quantos livros tem a Bíblia?
R: Tem um total de 66 livros.



2. Quantos foram os escritores sagrados e quanto tempo levou para a Bíblia ser concluída?

R: Foram 40 escritores. Levou 1.600 anos para ser concluída.



3. Quais as principais divisões da Bíblia?

R: Antigo Testamento e Novo Testamento.



4. Qual o significado do termo revelação?

R: O significado é tornar manifesto, retirar o véu e mostrar algo que estava encoberto.



5. Qual o significado do termo inspiração?

R: A expressão inspirada, significa literalmente soprada por Deus.




Para concluir, utilizem a
Dinâmica: Tesouro Escondido
Objetivo: 
Incentivar a leitura bíblica e a observância da Palavra de Deus.
Material:

01 Bíblia pequena

01 caixa em forma de coração.

Observação: A Bíblia deve caber dentro da caixa.

Procedimento:
Antes da aula: Coloquem a Bíblia dentro da caixa.

Durante a aula:

- Falem que dentro da caixa há um objeto. Passem a caixa para cada aluno, para que descubram o que há dentro; orientem que podem balançar a caixa, mas não podem abri-la.

- Se alguém descobrir, abram a caixa, mostrem a Bíblia e leiam Salmo 119:11: “Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.

- Se não descobrirem o conteúdo da caixa, façam o mesmo procedimento do item anterior.

- Reflitam sobre a expressão do versículo lido “escondi a tua palavra”.

- Para concluir, falem sobre a importância da leitura bíblica e da obediência a Palavra de Deus, além do seu ensino.


 Conclusão 
Diga que a Bíblia não somente contém a Palavra de Deus, ela e a revelação do Todo-Poderoso ao homem. Embora seja um livro antigo, sua mensagem e atual, pois seus autores foram inspirados pelo Espírito Santo.
Fonte crédito: Lições Bíblicas Juvenis-Cpad
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
Fonte: www. sub-ebd.blogspot.com

Momento do louvor
 

B-I-B-L-I-A É O LIVRO DO MEU DEUS | Canção para o Dia da Bíblia




OS LIVROS DA BÍBLIA - Diante do Trono

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.