30 de abril de 2020

Lição 05: Recompensa aos pescadores de homens: Betel conectar

Versículo do dia
E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. 
Mateus 4.19.


Verdade aplicada

Jesus nos chamou para sermos pescadores de almas, nos comissionando a pregar o Seu Evangelho a toda criatura, e prometeu recompensar a cada um segundo o seu trabalho.


Textos de Referência.
Mateus 
4.12-20
12 Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galiléia;

13 E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali;

14 Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz:

15 A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia das nações;

16 O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte,A luz raiou.

17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

18 E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;

19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

20 Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.




Introdução
Não há missão maior da igreja do que representar o amor de Jesus Cristo às almas perdidas. Se a igreja tem tido outras prioridades acima desta, ela não pode ser chamada de igreja, isso seria como uma padaria que não tem pães para saciar a fome das pessoas.


Ponto chave
A chamada de Cristo a estes homens foi irresistível, pois eles sabiam que estavam trabalhando não com um homem simples, filho de um carpinteiro, mas com o próprio Deus. E diante deste chamado, Jesus prometeu que eles fariam a diferença entre as nações. 


1. UM DIA DIFERENTE
Talvez parecesse mais um dia de pesca ou somente mais um dia cansativo de trabalho, mas aquele dia ficou marcado na vida daqueles pescadores. Eles foram chamados para o maior e mais importante trabalho de sua existência, o de ganhar vidas para o Reino dos Céus. A Bíblia diz que o que ganha almas sábio é! Provérbios 11.30.


1.1. O chamado
Hoje, bem se sabe que existem vários trabalhos missionários pelo mundo, com estruturas muito bem formadas, e com alcance extraordinário a povos que se encontram nos confins da terra, mas tudo se iniciou com a chamada de Jesus a quatro pessoas, que imediatamente a aceitaram, seus nomes: Pedro, André, Tiago e João.
O chamado de Deus foi tão forte em suas vidas, que a Bíblia relata que eles deixaram seus afazeres imediatamente, para viverem exclusivamente em prol da obra de Deus.
Disse o pastor Martin Luther King: "Se um homem não descobriu pelo que morreria, não está pronto para viver". O que sustenta os obreiros do Senhor em sua seara é a convicção que foram chamados por Deus.



1.2. Confiança em Jesus
O que moveu esses quatro homens a abandonarem tudo e seguirem a Jesus?
Eles creram que Jesus tinha caminho de excelência para eles, já que Jesus é o caminho. Creram que Jesus falava a verdade, pois Ele é a própria verdade, como também creram que Ele lhes daria vida, pois Jesus é a própria vida (Jo 14.6).
A chamada de Cristo a estes homens foi irresistível, pois eles sabiam que estavam trabalhando não com um homem simples, filho de um carpinteiro, mas com o próprio Deus.
E diante deste chamado, Jesus prometeu que eles fariam a diferença entre as nações.




Refletindo
Não são os grandes homens que transformam o mundo, mas sim os fracos e os pequenos nas mãos de um grande Deus. James Hudson Taylor



2. CONFIRMANDO A PROMESSA

Jesus confiou tanto em Seus vocacionados que lhes deu poder para pisar serpentes e escorpiões e toda a força do mal. A missão estava apenas começando, pois o foco era os confins da terra.
Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16.15



2.1. A descida do Espírito Santo

Após a Sua morte e ressurreição, Jesus vai ao encontro de Seus discípulos para trazer as últimas instruções, dentre elas, Ele reafirma a promessa que fizera durante Seu ministério terreno, na qual os discípulos deveriam aguardar o tempo de evangelizar as nações, o que aconteceria depois que fossem revestidos do alto, ou seja, até que recebessem a plenitude do Espírito Santo.
"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.", Lc 24.49
A promessa de Cristo foi cumprida no quinquagésimo dia depois da Páscoa, ou seja, no dia de Pentecostes, onde os discípulos estavam reunidos em um mesmo lugar; quando veio um vento veemente e encheu toda a casa. Todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2.1-13).
Eles foram cheios do Espírito Santo para pregarem as boas novas de salvação.

Nosso dever é trabalhar na seara de Deus, sabendo que nada é em vão no Senhor...



2.2. Recompensa aos trabalhadores
Jesus nos enviou a pregar o Seu Evangelho a toda a criatura de todas as nações (Mc 16.15).
Nesta ordenança de Cristo, nosso dever é trabalhar na seara de Deus, sabendo que nada é em vão no Senhor (1Co 15.58).
Tudo o que fazemos está registrado (Ap 20.12) e Deus recompensará a todos segundo as suas obras (Sl 62.12).
Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. 1 Coríntios 3.8.



3. MISSÕES URGENTE!
O principal motivo do derramamento do Espírito Santo foi para que a igreja fizesse Missões. Henry Martin, missionário anglicano do século XVIII, disse: O Espírito de Cristo é o Espírito de missões. Quanto mais nos aproximamos de Cristo, mais intensamente nos tornamos missionários.


3.1. Até os confins da terra

Após serem cheios do Espírito Santo, os discípulos foram confirmados para a maior obra da vida deles: alcançar o mundo inteiro, não que isso aconteceria por seus próprios pés, mas por suas mensagens que se embasavam no Evangelho. As mensagens apostólicas tinham como centralidade a vida, ministério, morte e ressurreição de Cristo. O segredo do Evangelho apostólico é que eles pregavam a Cristo.
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.", At 1.8



3.2. Muitos sedentos
Segundo a Organização Alliance for the Unreache (Aliança para os não Alcançados), cerca de 40% da população mundial ainda não foi alcançada pelo doce Evangelho de Cristo. A maioria dos povos se encontram dentro da famigerada janela 10x40: isso representa cerca de 3,2 bilhões de pessoas, porém Jesus conta com cada um de nós, para que possamos levar o Evangelho a toda a criatura. Todos foram chamados para essa missão e você faz parte deste exército!
"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Romanos 10.14,15.



Conclusão
Jesus nos chamou como pescadores de almas para o Seu Reino. Pregar as Boas Novas de salvação é uma urgência e grande privilégio de todo cristão, que certamente desfrutará da promessa divina de recompensa conforme o seu trabalho.
Seja um ganhador de almas e seja agraciado pelas promessas de Cristo.




Eu aprendi que:

Jesus nos comissionou a pescadores de almas, a fim de pregar o Seu Evangelho a toda criatura. E neste trabalho, em Sua seara, Ele recompensará a cada um segundo o trabalho prestado.
Fonte: Revista Betel Conectar

Nenhum comentário:

Postar um comentário