9 de abril de 2020

Lição 02: Aliviando o sofrimento: Betel conectar

Versículo do dia
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11.28


Verdade aplicada
Jesus, durante o seu ministério terreno curava a todos os oprimidos e também prometeu aliviar o sofrimento e a angústia humana, sem nada nos cobrar, fazendo tudo por amor.




Textos de Referência.
Mateus 11.27-30
27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.



Introdução
Deus criou o homem no jardim do Éden para viver em comunhão com Ele, mas através da desobediência, o pecado entrou no mundo trazendo consequências terríveis: sofrimento, dor, vergonha e a separação da comunhão com o Criador. Mas, Jesus veio para aliviar o fardo do homem, que foi imposto pela maldição do pecado, restaurando-o junto a Deus.


Ponto chave

O pecado trouxe cansaço, dor e sobrecarga espiritual ao homem, mas Cristo veio a nós e prometeu dar paz e alívio a todo aquele que se achegar a Ele.


1. O PESO DO PECADO
O pecado trouxe prejuízos à raça humana, pois além de nos separar da comunhão com o Pai também nos gerou sofrimento constante. O homem optou pela escolha errada e as consequências deste ato foram desastrosas (Rm 3.23).


1.1. Marcados pelo pecado

Infelizmente a herança adâmica que recebemos foi a natureza pecaminosa, onde o homem passou a conviver com as terríveis consequências de sua equivocada decisão em desobedecer o Criador.
Mediante ao exposto, o pecado entrou no mundo, trazendo dor, sofrimento e morte ao homem (Rm 5.12).
Diante de tão grandes consequências, o homem experimentou a dor da separação de Seu Criador, passando a ter a marca do pecado em sua vida, amargando a dor e sofrimento que lhe fadou a maldição eterna (Rm 3.21).



1.2. Um peso muito grande
A escravidão do pecado trouxe ao homem um fardo esmagador e o seu terrível peso oprimiu toda humanidade.
O pecado levou o homem a experimentar de suas terríveis consequências:

O pecado trouxe morte ao homem:"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.", Rm 6.23

O pecado escravizou o homem:"Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.", Jo 8.34

O pecado faz o homem servo do diabo:"Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.", 1 Jo 3.8




Refletindo
Minha esperança de ser preservado até o fim,se baseia no fato que Jesus Cristo pagou caro demais por mim para deixar-me escapar". Charles H. Spurgeon.


2. UMA PROMESSA CONDICIONAL
Jesus prometeu aliviar todos os cansados e oprimidos, mas, essa promessa está condicionada a uma ação humana, a fim de que seja realizada.


2.1. Vinde a mim
A expressão "vinde a mim" traduz um vocábulo que significa literalmente "venha aqui". Ao dizer isso, Jesus convida os cansados de alma a ir ao Seu encontro, pois, somente assim o pecador encontraria alívio para suas dores.
Jesus é o único caminho que nos leva a Deus (Jo 14.6), e somente por este caminho o abatido, cansado e sobrecarregado das mazelas do pecado, encontrará descanso para sua alma (Mt 11.28), luz para o seu caminho (Jo 8.12), pão para saciar a sua fome (Jo 6.51) e água da vida para matar sua sede (Jo 4.14).



2.2. Ação gera reação
Em grego a palavra "cansados" é "kopiontes" que significa "os que labutam". Já a expressão "estais sobrecarregados" é "pephortismenoi", que significa "carga".
Aos cansados, enfadados, estressados e sobrecarregados, Cristo chama a uma ação: ir ao encontro dEle. Esse ato de ir ao encontro de Jesus e depositar nEle, toda ansiedade e mazela que tanto traz desconforto e sofrimento ao homem, promoverá a reação da promessa: "vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Isso é condicional, ou seja, precisa da ação humana de querer ir ao encontro de Jesus, para que haja a reação divina pela qual receberás o alívio.

Ele não se esquece de abençoar nenhum dos Seus...



3. ALÍVIO SOMENTE EM CRISTO
Jesus tem uma promessa de refrigérios para aqueles que desejam. Ele não se esquece de abençoar nenhum dos Seus, como escreveu Charles Spurgeon: "Aquele que conta as estrelas e as chama pelos seus nomes, não corre o risco de esquecer-se de Seus próprios filhos".


3.1. Dias difíceis
Toda essa loucura da vida pós-moderna, têm levado a humanidade a experimentar dias tenebrosos diante de tantos problemas físicos e emocionais. Isso se confirma através de índices elevados de doenças como depressão, estresse físico e mental, infarto, câncer, entre outros, gerando enésimas pessoas angustiadas, oprimidas, com fobias e com doenças psicossomáticas. E o mais triste é saber que pessoas não têm resistido a essas pressões e muitas delas têm atentado contra a própria vida.
"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. 
2 Timóteo 3.1


3.2. Relacionamento gera resultados
Em Mateus 11.29, Jesus disse: "Tomais sobre vós o meu jugo". Nesta metáfora o Mestre chama a atenção para uma experiência de comprometimento íntimo com Ele. Muitos estão escravizados pelos deleites terrenos, mas Cristo nos convida a um relacionamento que nos levará a conhecer a Deus e a desfrutarmos de Sua paz.
Quanto mais conhecermos a Cristo e com Ele nos relacionarmos, maior descanso encontraremos nEle.
É neste cenário de relacionamento e de total entrega ao Senhor, que vivenciamos a Sua promessa de alívio, paz e descanso para a nossa vida.



Conclusão
O pecado gera sobrecarga, trazendo dor sofrimento a humanidade. Mas, em Cristo encontramos alívio para as nossas dores.
Ele nos convida a um relacionamento com Ele, de total entrega, que nos levará a vivenciar de Sua promessa: ter prazer, alegria e a paz interior que somente Ele pode nos dar.



Eu aprendi que:

O pecado trouxe consequências terríveis: dor, sobrecarga, sofrimento e cansaço. Mas, quando experimentamos de um relacionamento de total entrega a Cristo, passamos a vivenciar de Sua promessa de paz, descanso e alívio em nossa vida.
Fonte: Revista Betel Conectar




Jovens: Betel Conectar

Bíblia online
BÍBLIA SAGRADA ONLINE


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário