23 de abril de 2020

Lição 04: A promessa do do Espirito Santo: Betel conectar

Versículo do dia
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14.26


Verdade aplicada
Ao ascender os Céus, Jesus fez uma grande promessa de que não nos deixaria órfãos, e hoje, em cumprimento a Sua Promessa, temo o Espírito Santo, nosso Ajudador.


Textos de Referência.
João 14.16-26
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.

20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.

21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

22 Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?

23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.

25 Tenho-vos dito isto, estando convosco.

26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.



Introdução
Jesus fez uma grande promessa para Sua igreja: o envio daquele que O representaria a todos os homens que O aceitassem. Um amigo, um consolador, um intercessor, estamos falando da terceira pessoa da trindade, o Espírito Santo.


Ponto chave
As belas mensagens de grandes pregadores, os filmes que fazem chorar, as belas histórias, os renomados livros, nada disso terá efeito para convencer o homem do pecado se não houver a ação do Espírito Santo. Ele é quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo.



1. ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo é a terceira Pessoa da Trindade, isso significa que, apesar de ser uma Pessoa distinta do Pai e do Filho, Ele é Deus, pois os três têm a mesma essência divina. Disse certa feita John Wesley:
"Diga-me como pode haver três velas neste recinto e apenas uma luz e então lhe explicarei a Trindade".



1.1. Ele estava no início
Apesar de o Espírito Santo ter uma aparição mais plena só no NT, no AT percebemos a presença do Espírito no início de todas as coisas.
O livro de Gênesis desmistifica muita coisa concernente à pessoa do Espírito Santo, onde é possível O ver na criação em dois momentos:
Na primeira aparição, fica muito claro o Espírito Santo de Deus presente:
"No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.", Gn 1.1,2
Já no segundo momento é necessária uma pequena análise, pois Deus, quando cria o homem, usa o verbo "fazer" no plural, trazendo o significado que, naquele momento, o Pai, o Filho e o Espírito Santo criam o homem à sua imagem e semelhança. Um Deus Trino criando um homem trino, com corpo, alma e espírito.
"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1.26



1.2. Ele é Deus
O Espírito Santo, como visto anteriormente, não é uma energia, ou um poder ou uma força cósmica como alguns imaginam, Ele é uma pessoa, Ele é Deus. Algumas religiões tratam equivocadamente o Espírito Santo como uma fonte do poder de Deus, porém a Bíblia refuta isso, pois ela O trata como uma Pessoa dotada de personalidade. O Espírito Santo fala (At 13.2), pensa (1 Co 2.10-11), sente (Ef 4.30), e tem vontade (At 16.7).


Refletindo
"O que significa ser cheio do Espírito Santo? Significa ser dominado pela Palavra de Deus. Quando a Palavra nos domina, o Espírito nos controla". John Mcarthur.



2. A PROMESSA DO CONSOLADOR
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.", Jo 14.16,17
Jesus tinha plena certeza que os discípulos só seriam vitoriosos e aptos na proclamação do Evangelho com a ajuda do Espírito Santo.



2.1. Sozinhos, nunca!
Quando Jesus prometeu que enviaria outro Consolador, Ele se referia a alguém com o mesmo grau de poder, unção, responsabilidade, compromisso, amor, entre outros atributos.
A pessoa do Espírito Santo seria a presença invisível de Deus em nós, nos ajudando e amparando em todas as situações da vida. Jesus foi bem enfático ao dizer:
"não vos deixarei órfãos", (Jo 14.16-18).
A pessoa do Espírito Santo seria a presença invisível de Deus em nós...


2.2. Cumprindo-se a profecia de Joel
E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.", Jl 2.28
A descida do Espírito Santo, que foi profetizada por Joel e corroborada pelo próprio Senhor Jesus, se concretizou. Em Atos dos Apóstolos, em seu capítulo 2, pode-se ver com detalhes esse dia tão triunfal e magnífico, onde o Espírito Santo foi enviado sobre toda a carne, fazendo com que Deus habitasse no homem de forma sobrenatural, tendo como evidência o falar em línguas estranhas.



3. ELE É INCRÍVEL!
O Espírito Santo não foi uma promessa descabida, aleatória ou simplesmente para vedar a brecha da ausência de Jesus, pelo contrário, Ele foi enviado com objetivos claros e extremamente maravilhosos para a vida dos servos de Deus.
Veio como revestimento de poder para que os discípulos pudessem anunciar com ousadia a Palavra que transforma.



3.1. Ele convence o pecador
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.", Jo 16.7-8
As belas mensagens de grandes pregadores, os filmes que fazem chorar, os renomados livros, nada disso terá efeito para convencer o homem do pecado se não houver a ação do Espírito Santo, pois é Ele quem convence.



3.2. Em todo tempo, Ele nos apresenta Jesus
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.", Jo 16.13
É o Espírito Santo que constantemente nos lembra a verdade do Evangelho, e isso faz com que não percamos o alvo que é Cristo. Ele está santificando a noiva para o grande momento do arrebatamento.



Conclusão
Receber promessas de Deus é bom, mas quando se trata de cuidados, salvação e vida eterna é muito melhor! E foi exatamente isso que a promessa da descida do Espírito Santo fez e faz: Ele é o nosso Amigo Ajudador, nos convence dos nossos erros e nos auxilia para o grande momento que ainda está por vir: o arrebatamento.




Eu aprendi que:
Ao ascender aos céus, Jesus nos fez uma promessa de que não nos deixaria órfãos.
O Espírito Santo foi enviado por Deus a nós com o intuito de ser o nosso Ajudador, Mediador e Consolador. Ele é s personificação de Deus habitando em nós!


Bíblia online
BÍBLIA SAGRADA ONLINE



Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário