8 de abril de 2020

Lição 02: Existe Somente Um Deus - Central Gospel


TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Deuteronômio 6.1-9
1 - Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir;
2 - Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
3 - Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.
4 - Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
5 - Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
6 - E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
7 - E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
8 - Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
9 - E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.



TEXTO ÁUREO
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Êxodo 20.4



Bíblia online
BÍBLIA SAGRADA ONLINE


OBJETIVOS DA LIÇÃO
Entender por que Deus não tolera a idolatria;
Compreender que todo ato idólatra afronta Deus na Sua natureza;
Discernir que tanto os que fazem ídolos quanto os que os adoram estão sob a ira de Deus;



Palavra introdutória
Deus é autossuficiente, entretanto, criou o homem para relacionar-se com Ele. Assim foi no princípio da criação, antes de o pecado entrar no mundo (Gn 3.8). Porém, embora tenha pecado, Deus jamais desistiu daquele ser feito à Sua imagem e semelhança; ao contrário, continuou em busca dele, revelando-se a ele de muitas maneiras ao longo da História quer pela natureza, quer pelos profetas, quer por intermédio do Seu Filho, que pela Sua Palavra, quer pelo Seu Espírito, quer pela Igreja.
Dada à Sua importância e inestimável autoridade, Deus estabelece os termos dessa relação. Uma linha divisória entre Ele e nós, criaturas. Estabelecida essa hierarquia, seguem-se os outros itens desse contrato, que é impositivo; por isso, chamado de mandamentos.



1. DEUS TEM CRÉDITO
No Egito, os hebreus foram escravizados e, por isso, viviam humilhados; porém o Senhor mudou a sorte do povo escolhido (Lv 26.13).
Deus deu sinais ao Seu povo para mostrar que estava com ele. A cada sinal manifesto, os hebreus eram beneficiados; e os egípcios, prejudicados. Com isso, o Senhor queria anunciar que era merecedor de todo crédito e fidelidade.



1.1. O desafia de Faraó
Quando Moisés e Arão disseram a Faraó que tinham ordem de Deus para que ele deixasse os hebreus saírem do Egito, receberam como resposta: Quem é o Senhor, cuja a voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel.(Êx 5.2); Porém a Bíblia adverte: Não erreis, Deus não se deixa escarnecer; porque tudo que o homem semear, isso também ceifará (Gl 6.7).


1.2. A resposta de Deus
Não haveria a menor possibilidade de Faraó ficar sem uma resposta da parte de Deus, e ela veio por meio das dez pragas. O Senhor as enviou principalmente para desmascarar os falsos deuses daquele país, os quais nada puderam fazer para extirpa-las.
Cada praga confrontava diretamente a ação protetora de um deus egípcio. Observe:


Ísis, a deusa do Nilo, teve suas águas transformadas em sangue (Êx 7.15-18).
Rãs, a deusa do nascimento (que tinha cara de rã), foi confrontada com a praga das rãs (Êx 8.2-6).
Set, o deus do deserto, foi desmascarado por piolhos; estes causavam tanto incômodo quanto a poeira do ermo levada pelo vento (Êx 8.16-19).
Uatchit, simbolizado pela mosca, foi desmascarado pelas moscas (Êx 8.24).
Hactor, a deusa do gado (que tinha a cabeça de vaca), e Ápis, o deus boi, foram ridicularizados pelo Senhor que matou o gado (Êx 9.1-5).
Sekhmet, o deus das doenças, e Sunu, o deus da peste, não puderam proteger pessoa alguma das pragas de sarnas que arrebentavam úlceras pelo corpo (Êx 9.8-11).
Nut, o deus do céu, e Osiris, o deus da agricultura, não puderam proteger a terra da invasão devastadoras dos gafanhotos (Êx 10.3-13).
Rá, o deus sol, não pôde trazer luz quando o Senhor mandou trevas sobre o Egito (Êx 10.21-23).
Finalmente, a morte dos primogênitos, desabonou o próprio Faraó, que era tido como um deus protetor das famílias.



2. DEUS A ESTABELECE O MONOTEÍSMO
Ao anunciar o primeiro mandamento, o próprio Deus adverte: Não terás outros deuses diante de mim. A expressão "diante de mim" mostra a Sua intolerância para com qualquer presunção que vise estabelecer concorrência com Ele.


2.1. Deus e deuses
A Terra Prometida, para onde os hebreus se dirigiam, era devota de vários deuses. Baal, a principal divindade cananeia (1 Rs 17-18).
Os cananeus também cultuavam as deusas femininas da fertilidade, Aserá e Astarote. Nos cultos a essas divindades, havia prostituição e orgias por entre as árvores dos bosques.
O culto ao deus Moloque, por sua vez, exigia o sacrifício no fogo de crianças inocentes de até dois anos de idade - elas pagavam pelas culpas dos homens.
Era em uma terra como essa que os filhos de Abraão se estabeleceriam, e Deus, por intermédio do Seu povo, queria mudar esse quadro, por isso deu-lhes mandamento.



2.2. Uma glória exclusiva
O Senhor não aceita ser trocado, tampouco admite ser comparado a qualquer outra divindade, isso porque Ele é o único Deus. Quando os homens oferecem cultos a qualquer subproduto da imaginação humana, o Eterno sente-se afrontado, pois Sua glória é eterna e absoluta (Is 42.8). As declarações de Deus a Seu próprio respeito ressaltam a Sua santidade. Deus é absolutamente separado desse mundo de rituais e crenças religiosas, as quais exaltam outras forças que incidem sobre o homem e a natureza.


2.3. Um povo exclusivo
Os hebreus ganharam notoriedade na história da humanidade, pois foi por meio deles que o Deus Criador revelou-se de modo singular. Todas as nações da terra estavam contaminadas pelas crenças em deuses diversos, mas o Deus único e verdadeiro revelou-se por meio da nação que é chamada de santa. Não por outra razão, Israel é combatida e odiada até os dias de hoje (Êx 19.5,6; 1 Pe 2.9).


3. EXIGÊNCIAS LIGADAS AO PRIMEIRO MANDAMENTO3.1. O amor
No Livro de Deuteronômio, cujo significado é repetição das leis, há uma declaração que deveria ser repetida em uma devoção diária pelos filhos de Israel, para lembrá-los de que há somente um Deus, a saber: o Shema (ouvir) (leia Dt 6.4-6). Esse Deus único deve ser amado. Essa é a relação de afeto que Ele espera ter do Seu povo.


3.2. O temor
O temor é uma das mais elevadas expressões humanas, podendo ser negativo ou positivo. O Livro de Hebreus fala do temor da morte que leva os homens a se tornarem escravos do diabo (Hb 2.15); mas, há um temor positivo, o devido a Deus, que implica absoluta reverência a um Ser que tanto pode matar e lançar a alma no inferno quanto dar a vida (Mt 10.28).


3.3. A adoração

Os seres humanos são propensos à devoção ligada a algo tangível; por isso fabricam ídolos, que conferem a falsa sensação de uma entidade divina presente. Deus, no entanto, não aceita ser substituído por qualquer imagem. Ele é espírito que quer que os homens conheçam a Sua natureza pela fé (Jo 8.24).



3.4. A confiança

Está implícito no primeiro mandamento que o Senhor é digno de confiança. Quando Ele mesmo diz: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito (...) (Êx 20.2). Ele tem o que mostrar. É essa a confiança que leva os crentes a buscá-lo em oração.


3.5. A obediência
No que tange aos Seus preceitos eternos, o Altíssimo é intransigente: a bênção resulta da obediência; e a maldição, da desobediência - as insígnias desse resultado estão nos montes Ebal e Gerizim, onde foram proferidas as leis de bênçãos e maldições, respectivamente (Dt 27.11-26; 28.1-28). É fato: os Mandamentos são impositivos; assim obedecê-los implica satisfazer as exigências do próprio Deus.


CONCLUSÃO
Dificilmente uma crença politeísta será coerente em seus valores éticos. As divindades não concordam entre si quanto ao que se pode ou não fazer. O que garante o absolutismo de um padrão ético elevado, capaz de estabelecer uma relação harmoniosa entre o homem e seus semelhantes é o fato de existir um Deus, que é, ao mesmo tempo, onipotente, justo e capaz de aproximar-se dos seres que criou, estabelecendo contato com Eles nas bases do amor.


ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. De acordo com o Shema, o que Deus espera do Seu povo?
Ser amado



Vídeo aula: 
Endereço na descrição dos vídeos



Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo

 Bíblia online
 BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário