5 de abril de 2020

Lição 01: O que são promessas de Deus: Betel conectar

Versículo do dia
Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós. 

2 Corintios 1.20


Verdade aplicada
Como é bom saber que o Deus Todo-Poderoso tem promessas abençoadoras para aqueles que desejarem, e o melhor, Ele não é homem para que minta.


Textos de Referência.
2 Pedro 1. 1-7
1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:

2 Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor;

3 Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;

4 Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

5 E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,

6 E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade,

7 E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.



Introdução
Deus fez inúmeras promessas para toda a humanidade, porém, só há uma forma de conhecê-las: através de Sua Palavra revelada na Bíblia Sagrada. Qualquer promessa que não for condizente com a Palavra de Deus deve ser inteiramente rejeitada.


Ponto chave
Hoje diante de tantas teologias inovadoras e porque não dizer heréticas, criou-se um grande problema dentro do cristianismo, pessoas que acreditam em promessas que não foram ditas e nem avalizadas por Deus.


1. O QUE SÃO PROMESSAS?

No dicionário, encontramos que promessa é afirmativa de alguém que se compromete a fazer algo; é uma declaração feita à outra parte com intenção total de seu cumprimento, podendo ser oral ou escrito. No AT, promessa tem uma grande conexão nos pactos de Deus dentro de cada dispensação. Já no NT, Jesus traz um sentido mais amplo de promessas.


1.1. Promessas de Deus na Bíblia

A Bíblia no decorrer de toda a história , contém inúmeras promessas de Deus para a humanidade, ou seja, um compromisso do Senhor diante da humanidade que Ele mesmo criou.
É importante destacar que existem momentos no texto sagrado que a promessa recai sobre o indivíduo, e em outros momentos para uma nação.
Essas promessas abarcam aspectos como salvação, saúde, prosperidade, livramento, provisão, Espírito Santo, comunhão, vida plena e etc; o que significa que Deus prometeu cuidar do ser humano em sua totalidade, suprindo suas necessidades.
É interessante notar que as promessas do Senhor se entrelaçam de forma harmônica com Seus atributos essenciais, como: fidelidade, justiça, misericórdia, amor, cuidado, etc, demonstrando um comprometimento verdadeiro do Todo-Poderoso.
"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? Numeros 23.19



1.2. Promessas embasadas na Palavra

Hoje, muitas pseudo-teologias tem encontrado espaço em muitos de nossos templos através da teologia da prosperidade e do determinismo, trazendo consigo frases de efeito, erros doutrinários em hinos e mensagens, criando um grande problema dentro do cristianismo, infelizmente, pessoas tomam como verdade, promessas que são geradas pela emoção humana e não pela inspiração de Deus. Até mesmo textos bíblicos são distorcidos e usados fora do contexto, simplesmente para atender as demandas de pessoas ávidas por soluções. O resultado de todo esse culto irracional são pessoas frustradas e decepcionadas com o Senhor, pelo fato de não discernir entre a voz de Deus e a voz do homem.
"Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor. Jr 23.16



Refletindo
Tome para você a promessa de Deus, pois ela é suficiente e mais do que suficiente, mesmo que todas as fonte da terra se sequem.
Charles H. Spurgeon



2. PROMESSAS CONDICIONAIS
Promessas condicionais são aquelas que para o seu cumprimento dependem de condições estabelecidas pelo próprio Deus, isso significa que, para que o Senhor cumpra determinadas promessas, o homem deve cumprir as condições para tal. Estas promessas encontram respaldo escriturísticos na vida de Abraão, Isaque e Jacó, quando as promessas estão vinculadas a decisões pessoais.


2.1. Condições gerais
Deus estabelece algumas normas gerais as quais devem ser executadas , para que haja cumprimento integral das promessas.
"O Senhor te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor teu Deus, e andares nos seus caminhos.", Dt 28.9

Guardar as ordenanças de Deus, cumprir as regras estabelecidas por Ele e estar no centro de Sua vontade são premissas para vivermos a plenitude das promessas de Deus.

"As premissas incondicionais de Deus são uma demonstração clara da Sua Onipotência e Onisciência."



2.2. Condições especificas

Além de condições gerais, é possível entender que as promessas condicionais se cumpram, existem algumas ordens específicas do Senhor para cada tipo de situação, um exemplo simples é sobre a promessa de bênção material, é possível receber essa promessa com a condição da fidelidade nos dízimos e nas ofertas (Ml 3.12), como também a promessa da vida eterna, que é impossível sem aceitar Jesus como Salvador, bem como a condição de amar o Senhor (1 Co 2.9).


3. PROMESSAS INCONDICIONAIS
As promessas incondicionais são embasadas na total vontade de Deus, independem de uma ação humana; seu cumprimento está inteiramente ligado à vontade soberana do Senhor: Jó entendeu esta dimensão ao dizer: "Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.", Jó 42.2 Estas promessas podem ser vistas no plano divino da salvação humana.


3.1. O desejo humano é irrelevante
Diante das promessas incondicionais de Deus a ação humana, desejos, pensamentos e critérios, são irrelevantes diante de Sua soberania. Um exemplo clássico sobre esse assunto é o arrebatamento da Igreja que acontecerá independente do desejo humano, dos problemas sociais, políticos e econômicos, esse acontecimento é certo e independe de qualquer tipo de ação humana.


Exemplos de promessas condicionais:
Crer para ser salvo (Jo 3.16);
Pedir para ser atendido (Jr 29.12);
Confessar os pecados para receber perdão (1 Jo 1.9). 


3.2. A vontade de Deus é soberana

As promessas incondicionais de Deus são uma demonstração clara da Sua Onipotência e Onisciência, já que todo o poder está sob o Seu domínio, ou seja, nada e nem ninguém pode impedir que Suas promessas incondicionais se cumpram.


Exemplo de promessas incondicionais:
Ele estaria conosco sempre (Mt 28.20);
O Espírito Santo seria enviado a nós (Jo 14. 16-17, At 2.1-4);
A igreja prevalecerá (Mt 16.18);
A volta de Jesus à Terra (Jo 14.2-3).
Conclusão
As promessas de Deus demonstram o amor incondicional de um Pai amoroso.
Por meio de Sua fidelidade, todas as promessas se cumprirão nas vidas de Seus filhos, independente de tempo ou circunstâncias. Tudo que precisamos fazer é crer em Sua Palavra, obedecer e guardar.


Eu aprendi que:

As promessas de Deus são relevante em nossa vida, pois elas nos trazem conforto, esperança e realizações; ou seja, elas nos mantém vivos!
Fonte: Revista Betel Conectar

Um comentário: