16 de abril de 2020

Lição 03: Promessas nas bem aventuranças: Betel conectar


Versículo do dia
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Mateus 5:3


Verdade aplicada
No Sermão da Montanha Jesus sintetizou inúmeras promessas, que trazem refrigério e esperança a todos quantos creem em Sua mensagem.


Textos de Referência.
Mateus 5.1-12
1 E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;

2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.



Introdução
Jesus discursou no capítulo 5 de Mateus, uma das maiores mensagens motivacionais que a História já registrou. Ele motivou pessoas tristes, angustiadas, amedrontadas, introspectivas e muitas outras a entender que sempre valerá a pena ser fiel até o fim.



Ponto chave
O Sermão da Montanha traz um refrigério para os problemas que enfrentamos nesta vida. Jesus teve o cuidado de oferecer alívio para as nossas dores.


1. BEM-AVENTURADOS
A palavra "bem-aventurado" é traduzida do hebraico "ashrey" que significa abençoado ou feliz, o que traduzido e adaptado na língua portuguesa sugere:"Feliz aquele". Admite-se também a expressão "afortunado e próspero".


1.1. Em nosso benefício
Estudos relatam que o Sermão da Montanha aconteceu na região noroeste do mar da Galileia, onde Jesus realizou uma das mais belas ministrações de Seu ministério terreno. Talvez este lugar foi escolhido devido a acústica existente.
É importante ressaltar que este sermão traz aspectos motivacionais de esperança, de conforto e de refrigério, pois o cristianismo foi marcado pela perseguição, pela discriminação e pelo preconceito, porém Jesus fez questão de trazer conforto e refrigério a muitas vidas através dessa mensagem.
O Sermão da Montanha traz um refrigério para os problemas que enfrentamos nesta vida. Jesus teve o cuidado de oferecer alívio para as nossas dores
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.", Mt 11.28



1.2. Uma visão terrena
É interessante entender que o Sermão da Montanha não traz unicamente consolo momentâneo e terreno, mas trata da recompensa dos fieis num caráter futuro e eterno.
As recompensas estão ligadas ao Reino dos céus como: ver a Deus, herdar a terra, receber a herança como filhos de Deus, entre outros.
Cristo deixou muito claro em Seu ministério, que Sua maior preocupação estava em apresentar a eternidade e não simplesmente as coisas momentâneas e terrenas.
"Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.", Jo 6.27



Refletindo
A nossa grande honra está precisamente em ser o que Cristo foi e é. Ser aceito pelos que o aceitam, rejeitado pelos que o rejeitam, amado pelos que o amam e odiados pelos que o odeiam. A. W. Tozer


2. AS BEM-AVENTURANÇAS
Para quem Cristo se dirigiu no Sermão da Montanha? Qual o propósito? Qual o impacto dessa mensagem? Para responder essas perguntas se fez necessário uma análise mais detalhada deste Sermão.


2.1. Os humildes e os que choram
Serão felizes, ou seja, bem-aventurados todos aqueles que são humildes de espírito, isso significa que há uma recompensa para aqueles que renunciam as suas vontades para viver a vontade de Deus; para aqueles que reconhecem a necessidade de Deus em sua vida, para esses está guardado o Reino dos Céus (Mt 5.3).
Da mesma forma há recompensa para os que choram, ou seja, para todos que têm sofrido com as injustiças deste mundo, mas que não abrem mão da sua fé, para estes o que lhes espera é o próprio Deus lhes trazendo conforto no momento oportuno (Mt 5.4).

Os misericordiosos também são chamados de bem-aventurados...



2.2. Mansidão, fome e sede de justiça
Quando Jesus se refere aos mansos, Ele trata de pessoas que não perdem o equilíbrio emocional diante de situações desfavoráveis, nunca respondem com violência e sempre confiam na providência divina, para esses está reservado a Terra Prometida, a Canaã Celestial (Mt 5.5).

Ter fome e sede de justiça significa homens que têm necessidade de vivenciar a justiça de Deus através de Sua Palavra, que aguardam o momento em que a verdadeira justiça se manifestará, para os tais lhes é reservado o momento de se fartarem com a verdadeira justiça, a de Deus (Mt 5.6).



3. A ÚLTIMAS BEM-AVENTURANÇAS
Os misericordiosos também são chamados de bem-aventurados, pois são pessoas caridosas e que se compadecem diante do sofrimento do outro. Os que exercem misericórdia ao próximo desfrutarão da misericórdia de Deus (Mt 5.7). Aqueles que fazem parte do Reino de Deus tem em suas vidas sentimentos que marcaram o ministério de Jesus.


3.1. Limpos de coração e pacificadores
Aqueles que tiveram seus corações purificados pela fé em Cristo e não mancham mais seu coração com a maldade também são citados no Sermão da Montanha, e, como recompensa de um coração puro, poderão ver a Deus (Mt 5.8).
Aqueles que promovem a paz também não foram esquecidos e, como recompensa, poderão ser chamados filhos de Deus (Mt 5.9).



3.2. Perseguidos e injuriados
As últimas duas bem-aventuranças tratam de situações semelhantes, em que as pessoas sendo perseguidas por apresentarem a justiça de Deus aos homens, e além de perseguidas e injuriadas (ofender a honra e a integridades de alguém) por amor ao nome de Jesus, porém serão recompensadas com a entrada no Reino dos céus e deverão se alegrar pelo galardão que receberão.


Conclusão
Apesar de vivermos dias extremamente difíceis, o Sermão da Montanha é o refrigério para a alma dos que vivem para agradar e servir ao Senhor. As dores e as frustrações dessa vida não se comparam a recompensa de se manter fiel a Deus e dEle herdar a eternidade.


Eu aprendi que:
O Sermão da Montanha resume o estilo de vida que se deve ter todo aquele que é nascido em Cristo, para que possa se alcançar a promessa da eternidade.
Fonte: Revista Betel Conectar


3 comentários: