26 de julho de 2019

Lição 04: Os Cônjuges e Suas Responsabilidades: Vídeos - aula - Editora: Central Gospel

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Colossenses  l 3.18-25

18 - Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.
19 - Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.
20 - Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.
21 - Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.
22 - Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.
23 - E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,
Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.
24 - Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas.


TEXTO ÁUREO
Colossenses 3.19
Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
Entender a importância do estabelecimento das atribuições e responsabilidades quando há mais de um envolvido no mesmo propósito;
Analisar biblicamente as responsabilidades do homem e da mulher no casamento;
Compreender que o objetivo maior no casamento é fazer com que o outro seja feliz;



Palavra introdutória
Este é um tempo extremamente difícil. Pensamentos essenciais são atacados com veemência, pois desconstrução é a palavra da hora. Valores eternos são ridicularizados e, por isso, negados. Tudo que é tradicional, ou seja, tudo aquilo por que as gerações anteriores primavam é atacado e, em seu lugar são propostas vãs filosofias.
O cenário cultural desses dias tem produzido crises de identidade em vários aspectos da vida humana, atingindo diretamente os papeis exercidos pelos cônjuges em seu relacionamento. Mas, a final de contas, quais são as responsabilidades do marido e da esposa? O serviço doméstico é exclusivo da mulher? Será que ela pode atuar no mercado de trabalho e ainda manter seu lar saudável? Nesta nova configuração social, como a família cristã deve agir?


1. CASAMENTO: PESSOAS ALIANÇADAS PELO AMOR

1.1 As garantias dos meus direitos
Conforme a narrativa de Gênesis 15.17, Deus fez um pacto com Abrão. Por conta da promessa, Canaã seria de Abrão. Deus se comprometeu em realizar este milagre, e isso se tornou um direito do patriarca.
No casamento, marido e esposa possuem direitos também. Quando esses direitos são negligenciados, os conflitos ganham força no relacionamento. Não cabe, na vida conjugal, no entanto, qualquer tipo de vingança. Esse comportamento acirra as dificuldades e produz traumas. Ambos tem o dever de fazer o outro feliz.


1.2. As realizações dos meus deveres
Abrão deveria dar, em resposta ao pacto assumido com Deus, a sua fidelidade e honra ao Senhor.
É lamentável quando casais insistem em viver sem honrar seus cônjuges, como se fossem solteiros, deixando de dar satisfações um ao outro e de cumprir princípios fundamentais do casamento, inclusive, no relacionamento íntimo (1 Co 7.3-5). O texto bíblico exorta o marido a amar sua esposa como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela. Em contrapartida a esposa é orientada a oferecer voluntariamente sua submissão (Ef 5.24,25; 1 Pe 3.1-7).


2. RESPONSABILIDADES DO HOMEM
A responsabilidade do marido é o direito da esposa, e vice-versa. É importante ressaltar que o amor deve ser o solo fértil onde os frutos da casamento são cultivados.


2.1. O homem e o exercício da liderança
É interessante notar a narrativa bíblica sobre a criação da mulher. O texto afirma que, para resolver uma situação relacionada ao homem, Deus formou a mulher a partir da costela de Adão. O desejo da mulher ficou subordinado ao marido em decorrência do pecado, pois a proposta original era companheirismo (Gn 3.16). Portanto, o exercício da liderança deve agregar, e não escravizar ou maltratar.


2.2. As qualidades da liderança paterna

Podemos afirmar que liderança é fruto da autoridade, a qual se manifesta em:
Proteção - Toda autoridade provém de Deus (Rm 13.1,2). Ao concedê-la o Senhor deseja que o líder proteja os seus liderados. Cabe ao marido, no exercício do seu papel, proteger sua família. Ela é o alvo principal dos seus cuidados.
Promoção - O uso da autoridade deve buscar a promoção, elevação e melhoria dos liderados. O marido tem de possibilitar condições para que os membros de sua família cresçam em todas as áreas da vida. Sua esposa deve ser como videira frutífera, e seus filhos como rebento de oliveira (Sl 128).
Provisão - Evidentemente, a mulher está cada vez mais inserida no mercado de trabalho. Isto faz com que a renda familiar aumente. Contudo, é do marido a responsabilidade da provisão. As ordens para lavrar e cuidar do jardim foram para o homem. Ele deve comer do trabalho de suas mãos. É lamentável quando o marido coloca este peso sobro os ombros da esposa (Sl 128.1,2).
Ordem - É impossível que haja progresso sem estabelecimento da ordem. Ela possibilita a organização para uma convivência sábia e abençoada. As ordens devem ser claras e, sobretudo, fruto do diálogo entre os membros da família. Cabe ao marido a condução desse processo.
Coesão - Uma família dividida não subsiste. Muitos problemas ocorrem quando o marido diz algo, e a esposa o contradiz, e vice-versa. A desunião é um mal que afeta a saúde emocional, social e espiritual da família. Como autoridade do lar, o marido deve atuar para promover coesão familiar (Mc 3.25).
Liderança - Dar diretrizes com o intuito de nortear a família em direção ao sucesso e à consolidação do relacionamento com Deus passa pelo poder da liderança do homem. O Senhor cobrará dele o fracasso familiar.


3. RESPONSABILIDADES DA MULHER
O movimento feminista, no afã de superar situações de humilhação e subjugação, transformou-se em um terrível adversário das mulheres, uma vez que ataca sua própria essência, isto é, sua delicadeza e suavidade.
Para muitas feministas, o ser mulher é uma violência contra o feminino. Simone de Beauvoir, em seu livro "O Segundo Sexo", afirmou: A mulher não nasce mulher, torna-se mulher. Em outras palavras, segundo ela, em função dos valores da cultura patriarcal, o ser feminino aprendeu o papel de subserviência, aceitando como incontestável a dominância masculina. A partir dessa leitura de mundo, o movimento feminista passou a apregoar: Devemos nos libertar mediante a desconstrução dessa figura dócil que nos foi imposta socialmente.
Tais filosofias diabólicas têm influenciado a nossa geração de maneira terrível, sobretudo os mais jovens. O que está em jogo não é a liberdade salarial entre homens e mulheres ou simplesmente o fim da violência contra a mulher - questões de extrema importância - mas, sim, o ataque à alma feminina e a negação do ideário divino para a mulher.
Quando a esposa é tratada com cordialidade e amor, tudo fica mais fácil no relacionamento conjugal. Ela deseja sentir-se segura, amada e valorizada. Neste ambiente, sua autoestima é elevada e, consequentemente, ela terá prazer e alegria no exercício de suas responsabilidades.


SIMONE BEAUVOIR 
- Nasceu em 09/01/1908, na França. A filosofa, escritora e ícone do movimento feminista estudou Filosofia na Universidade de
Marselha. Simone morreu aos 78 anos, em 14/04/1986,
deixando em suas obras reflexões sobre o papel da
mulher na sociedade.


3.1 A adjutora idônea

A adjutora (Gn 2.18) é auxiliadora, e não dominadora!
Por outro lado, a adjutora não é escrava! Seu papel é auxilar nas conquistas da família em um ato de cooperação.
Da esposa, exige-se submissão, isto é, colocar-se em sintonia com a missão, com os objetivos e com as metas da família conforme orientado pelo marido. Por outro lado, por ser idônea (capaz), a mulher precisa ser ouvida nas tomadas de decisão. Seu olhar e percepção colaboram para a compreensão dos fatos.


3.2. A mulher do lar
Há muito tempo se discute o papel doméstico da mulher. O equívoco é reduzir doméstico a passar, lavar e cozinhar. Nessa nova configuração econômica, cabe aos cônjuges estabelecerem critérios e acordos na execução de tarefas cotidianas. Todos os membros da família devem colaborar nessa parte, sobretudo quando a esposa estiver inserida no mercado de trabalho (Pv 31.16).


CONCLUSÃO
O Senhor formou o homem com capacidade de pensar, de refletir e de analisar e deu a ele o livre-arbítrio, a fim de que escolhesse sua própria trajetória de vida. Todavia, cada um responderá por suas decisões e escolhas. Ao determinar mandamentos e leis, Deus desejou proporcionar vida e felicidade nele. A propósito, Ele sabe o que é melhor para cada pessoa, pois é o Criador. Portanto, vale a pena cumprir o papel estabelecido por Deus. Amém.


ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. De acordo com a lição, quais são as principais funções da autoridade?



VÍDEOS
 



Pastor Silas Malafaia: Responsabilidade do homem e da mulher no casamento
 Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 Biblia online


Central Gospel
ANO 2019 


  Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 59 - 3º Trimestre de 2019 - Tema: Família Cheia da graça: Revista Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 58 - 2º Trimestre de 2019 - Tema: Autoridade Espiritual - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 57 - 1º Trimestre de 2019 - Tema: Os Evangelhos - Uma história, quatro dimensões - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2018 


 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus nº 56 - 4º Trimestre de 2018 - Tema: Questões da atualidade - Instruções para a igreja em tempos de crise - Editora: Central Gospel



Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 3º Trimestre de 2018 - Tema: Os grandes Reis de Israel - Historias de guerras, fracassos e conquistas - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 2º Trimestre de 2018 - Tema: Ser um verdadeiro Cristão - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 1º Trimestre de 2018 Tema: Grandes Temas do Apocalipse - Uma perspectiva Profética dos Últimos Tempos - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2017


 Jovens e Adultos - Lições da Palavra de Deus: 4º Trimestre de 2017 Tema: Reforma Protestante – História, ensinos e legadoCentral Gospel







 Escola Bíblica Dominical



 Escola Bíblica Infantil




Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2019
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2019
Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019




► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016






Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".

Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!

O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática.

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário