12 de julho de 2019

Lição 02: Deus o criador - Tema: A trindade divina na vida do jovem: 3º Trimestre de 2019 - Betel - Jovens: Conectar+

TEXTO DE REFERÊNCIA
Gêneses 2.1-4
1 Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há.
2 No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.
3 Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.
4 Esta é a história das origens dos céus e da terra, no tempo em que foram criados: Quando o Senhor Deus fez a terra e os céus. 



VERSÍCULO DO DIA
Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz. Gn 1.3


OBJETIVOS DA LIÇÃO

Entender que Deus criou todas as coisas;
Aprender que a Trindade estava na criação;
Compreender que o Deus trino é o todo poderoso e todo o poder pertence a Ele.


Para impactar 
Diante do estudo do Deus Trino, é necessário conhecer os atributos do Deus Pai, do Filho e do Espírito Santo, de acordo com o que a Bíblia nos revela.



Introdução
Nesta lição veremos, dentro do tema Trindade, um dos atributos de Deus: o poder de criar. Entenderemos que o poder de Deus está muito acima do nosso entendimento, pois apenas com o poder da sua voz fez todas as coisas que podemos contemplar na terra e fora dela.


É difícil dimensionar a importância da doutrina da criação. Nas Escrituras, Deus se identifica, primeiramente, como o soberano Criador e, por isso, o Senhor do universo.

A doutrina da criação, juntamente com a providência, deve ser vista como o resultado e a execução do plano e do decreto eterno de Deus.

Vamos adentrar na doutrina da trindade e vamos conhecê-la melhor.

Como é Deus realmente? Sabemos que Ele é tão glorioso que nenhum homem pode vê-Lo. (Êx 33:20) Deus é acima de tudo compreensivo e entende que não podemos sequer começar a sondar as profundezas de Seu caráter. Ele é ainda maior para nós do que o universo inteiro é para uma formiga insignificante.



ponto chave
“Quando Deus achou por bem criar toas as coisas, se mostrou como Todo-Poderoso, que é, pois apenas com o poder da sua voz fez com que tudo se formasse e existisse."



1. CONCEITO DE TRINDADE
"Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.", Gn 17.1


Deus disse ao Abrão: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda diante de mim e seja perfeito”. Deus tem a mesma mensagem na atualidade para nós. Temos que lhe obedecer porque Deus é o Deus Criador e Mantenedor de tudo que é visível e palpável, mas também de tudo aquilo que não vemos, que não conhecemos e que sequer fazemos ideia que exista. Esta é uma razão suficiente.

Se você não pensar que os benefícios da obediência valem a pena, pense bem quem é Deus: o único que tem o poder e a faculdade de satisfazer todas suas necessidades.



1.1 O Criador
"No princípio criou Deus o céu e a terra.", Gn 1.1
O verbo criar de Gn 1.1 vem do termo hebraico "bara", que significa trazer a existência aquilo que ainda não existe, moldar algo novo, É interessante entender que esse termo acompanha o sujeito do versículo, que é Deus (aliás, este verbo só pode ser utilizado para Ele), no original "Elohim", que pluraliza a majestade de Deus, que significa o Deus Todo-Poderoso.

Deus é o Criador de todas as coisas. Desde o começo no Livro de Gênesis, a poderosa luz da revelação focaliza o Todo-Poderoso. Ele é o Princípio, a Causa, a Fonte de tudo o que existe. Ele criou todas as coisas e as pessoas que tinham de se encaixar em Seu plano para os séculos. Todo o material necessário para Sua obra posterior, Ele o criou milagrosamente.

O autor leva o leitor para além do limite do tempo, para a eternidade insondável, embora lhe faltem palavras quando procura dar uma ideia do estado de coisas antes do limite do tempo. Ele não dá uma indicação de data tangível para este princípio. Sua narrativa retrocede na sublime certeza da revelação e baseia-se nesta grandiosa afirmativa. Deus o fez. Nada mais pasmoso poderia ser declarado.

Elohim é a palavra mais usada para “Deus” no hebraico, aramaico e árabe. Na realidade é plural em sua forma, mas é usada com o verbo no singular. Talvez o plural seja mais bem explicado se disséssemos que indica “plenitude de poder” ou dignidade excepcional e grandeza ilimitada. Neste “Um” estão reunidos todos os poderes da eternidade e da infinidade. Tempo que precede o calendário dos acontecimentos.


1.2 – A terra era sem forma

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.", Gn 1.2
Podemos ver, na transliteração do Hebraico para o Português, que a expressão "sem forma e vazia" aparece na Bíblia da seguinte forma: "tohu va vohu", que traz o sentido de vazio e desordem, ou seja um período de caos, o que é comprovado pelas palavras trevas, que no original é chosher e abismo que é tehom, ambos retratam caos.
No final desse versículo, vemos o Espírito de Deus pairando sobre a face das águas, demonstrando que, em meio ao vazio, Deus demonstra um projeto vivificante, pois Ele é a própria vida.
A Bíblia não nos revela o que seria esse período de vazio e trevas, isso é um mistério, alguns estudiosos trazem suas teses, porém, nada provado pela própria Escritura.
O importante é entender que Deus gera e comanda a vida, demonstra sua glória mesmo em meio ao caos.


O inspirado autor rapidamente volta sua atenção para a terra, pois sua história se relaciona com os planos e provisões divinas para a vida humana neste planeta. Ele descreve a terra em seu estado incompleto.

Havia plenitude de material à disposição para cada obra que Deus.

Ele planejou criar, embora em estado caótico – ermo, vazio, escuro. Seis dias cheios de criatividade fariam mudanças fenomenais. O propósito de Deus não poderia ser satisfeito até que Seu toque milagroso fizesse algo com este caos. Até mesmo as trevas (frequentemente associadas, nas Escrituras, com o mal) seriam subjugadas a Sua vontade.



Para refletir e adorar
Ele é solitário em Sua majestade, único em sua excelência, incomparável em Suas perfeições. Ele tudo sustenta, mas Ele mesmo é independente de tudo e de todos. Ele dá bens a todos, mas não é enriquecido por ninguém. A. W. Pink


2. CRIOU TODAS AS COISAS
É muito interessante perceber o que a Bíblia relata: o Senhor criou todas as coisas apenas falando, isto significa que sempre que Deus fala, algo extraordinário acontece.


2.1. E disse Deus

Quando Deus achou por bem criar toas as coisas, se mostrou como Todo-Poderoso, que é, pois apenas com o poder da sua voz fez com que tudo se formasse e existisse.

A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade. Sl 29.4

A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades. Sl 29.8


2.2. O Grande Criador
Na criação, Deus utilizou apenas seis dias para trazer a existência tudo o que diz respeito ao universo.
No primeiro dia, Deus criou os céus e a terra, e havia trevas sobre a face do abismo. Então Deus criou a luz e fez separação entre a luz e as trevas.
No segundo dia, fez a expansão e separou as águas que estavam debaixo da expansão das águas que estavam sobre a expansão. À expansão Deus chamou shamaym (em hebraico "águas de lá", que traduz-se por céus).
No terceiro dia, fez os mares e criou a terra seca, as árvores e as ervas.
No quarto dia, criou o sol, a lua, as estrelas e a contagem do tempo.
No quinto dia, criou os animais marinhos e as aves.
No sexto dia, criou Deus os animais terrestres, e, por fim, o homem: "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.", Gn 1.27
"Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou.", Sl 95.6

"...o Senhor criou todas as coisas apenas falando,"


3. A TRINDADE NA CRIAÇÃO
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gn 1.26


3.1. A criação do homem
Diante da criação de Deus, quase tudo foi criado pelo poder da palavra de Deus, porém, quando chegou o momento de criar o homem, Deus não disse simplesmente: "faça-se o homem", mas Ele disse: "façamos o homem", demonstrando que a Trindade estava presente.
Assim como Deus é trino, Pai, Filho e Espírito Santo, criou o homem a sua imagem e semelhança em triunidade: corpo, alma e espírito.


3.2. No sétimo dia, Deus descansou
As perguntas que ficam diante da criação é: Deus se cansa? Ele não precisou descansar depois da criação? A resposta é que Deus jamais se cansa, o verbo descansar foi a tradução de "shabat", que significa literalmente terminar, cessar, finalizar.
Isto significa que no sétimo dia Deus apenas não criou mais nada, pois tudo estava finalizado.
"Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.", Is 40.28


Conclusão
O Deus Trino tem por atributo, criar sem que seja necessário auxílios, do vazio Ele criou o Universo e do barro Ele criou o ser humano que é sua própria imagem e semelhança.


Responda:
1. Qual a definição correta de criar no hebraico?




2. O que Deus criou no terceiro dia? 




3. Qual o significado de descansar no original hebraico?





 Através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
 BÍBLIA ONLINE
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.





Lições bíblicas Betel
Ano 2019













Lições bíblicas Betel
Ano 2018




Lições bíblicas Betel
Ano 2017











Lições bíblicas Betel
Ano 2016




























Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário