18 de julho de 2019

Lição 03: Somos Uma Só Carne. E Agora? Vídeos - aula - Editora: Central Gospel

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Efésios 5.22-33
22 - Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
23 - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24 - De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
25 - Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
26 - Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 - Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
28 - Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
29 - Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
30 - Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
31 - Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
32 - Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
33 - Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.




TEXTO ÁUREO
Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Mt 19.6



COMENTÁRIO
Palavra introdutória
A vida a dois tem seus desafios: são duas pessoas distintas que, por amor, decidem viver juntas e construir uma história comum. Para alcançar sucesso nesta caminhada, é preciso saltar diversas barreiras e superar muitas crises; além disso, é indispensável determinação. Porém, acima de tudo, é fundamental cultivar o respeito, a mutualidade e o amor.
Ninguém, conscientemente, maltrata seu próprio corpo, pois qualquer prática de mutilação é uma violência aos aspectos da natureza humana.



1. CONCEITUANDO A EXPRESSÃO UMA SÓ CARNE
1.1 União fisiológica
As células humanas têm 23 pares de cromossomos, dos quais 22 não apresentam diferenças entre machos e fêmeas.
A Ciência comprova que a mulher do homem, mas ambos são diferentes entre si, pois se complementam biologicamente para a perpetuação da espécie (os heterossomos). A relação binária entre macho e fêmea revela, sobretudo, a grandeza do Criador, uma vez que a estrutura anatômica (masculina e feminina) possibilita-lhes a perfeita união física.


1.2. União sociológica

Antes da criação da mulher, não havia comunicação plena entre o homem e os animais, pelo fato de pertencerem a espécies diferentes.
O ápice daquilo que se entende por relacionamento deu-se quando Deus formou Eva a partir de um elemento retirado de Adão. É importante destacar que a história da civilização humana é calcada nesta inter-relação: homem, mulher e sua prole.


1.3. União espiritual
A união conjugal é, também, um reflexo da natureza divina. O primeiro nome atribuído a Deus no texto sagrado é Elohim, termo hebraico que revela a natureza e unidade composta do Ser Deus - literalmente, Elohim significa deuses.
A unicidade de Deus é retratada na união entre homem e mulher: Por isso, deixa o homem pai e mão e se une a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne (Gn 2.24 ARA). Essa tradução (se une) remete a palavra casa, no sentido de família, indicando que a união entre homem e mulher precisa ser firme e bem cimentada (Sl 127.1a)


2. DUAS PESSOAS E UM ÚNICO TETO
2.1. O casamento e a união de histórias distintas
A cerimônia de casamento não anula a história pregressa dos nubentes. Cada indivíduo carrega consigo seus próprios valores e costumes e tem um modo peculiar de lidar com as situações. Some-se a isto o fato de todos nós sermos formados a partir das relações sociais que estabelecemos ao longo da vida. Imagine o tamanho do desafio: as heranças sociais de duas pessoas absolutamente distintas são levadas para dentro de uma mesma casa; e essas pessoas precisam lidar com tais heranças, da noite para o dia, sem nenhum tipo de treinamento.


2.2. O casamento e o respeito aos limites
É de suma importância que o casal entenda suas idiossincrasias; isto facilitará tanto a resolução de questões relevantes quanto a condução de assuntos cotidianos. De modo geral, os homens tendem a não dar a devida atenção às necessidades da mulher, ou àquilo que as agrada - e isso é um grande equívoco.
Conhecer o companheiro facilita a convivência e evita conflitos. Entender o perfil e a maneira como cada um responde aos problemas externos corrobora o encaminhamento das questões conjugais. Além disso, quando as características do outro são consideradas, cobranças não são feitas com veemente dureza. Assim, é possível desenvolver e utilizar as habilidades naturais de ambos em prol do sucesso da família.


2.3. O casamento e a mutualidade
Mutualidade é a qualidade ou estado do que é mútuo, o que implica reciprocidade, permutação e/ou troca. significa dizer que quando há mutualidade, os envolvidos trabalham para o bem-estar do todo.
Todo o bem realizado ao outro redunda em um bem a si mesmo (Ef 5.28).


3. CRISTO E A IGREJA: O CASAMENTO IDEAL
As ações no relacionamento são como sementes que germinam a seu tempo. 

O casal deve, portanto, a todo custo, evitar ofensas e palavras duras. Quando surgir a vontade de agir com grosseria, lembre- se disto: você é uma só carne com seu
cônjuge! É fundamental que os cônjuges vejam-se como de fato são: verdadeiros companheiro uns dos outros, não adversários.


3.1. O casamento entre Jeová e Israel
Jeová no Antigo Testamento, é descrito como marido do povo de Israel (Is 54.4,5; Ez 16.1-15). Oseias é o exemplo clássico desta comparação: por meio da história desse profeta, Ele demonstrou o Seu amor para com o povo israelita (Os 2.14-23).
Da mesma forma, Deus revelou Seu amor aos israelitas quando os libertou do cativeiro egípcio. O Senhor os adornou (honra e riquezas) e os fez povo Seu e ovelhas do Seu pasto, dando-lhes dignidade. Todavia, Israel cometeu adultério espiritual ao seguir outros deuses (Jr 2.20-24; 3.6).


3.2. A união de Cristo e a Igreja
É fato, Jesus deu muita importância ao tema casamento; tanto que iniciou Seu ministério terreno em um evento pontua o maior voto de fidelidade estabelecido entre duas pessoas: as bodas (Jo 2.11). Com aquele singular milagre, em Caná da Galileia, Jesus ratificou o valor do matrimônio, instituindo um novo pacto com os homens.



CONCLUSÃO
Não podemos banalizar o casamento, adotando o divórcio como prática fortuita. Não é aceitável justificar o fim de uma aliança, apresentando como motivo a incompatibilidade de gênios. Busque soluções com graça, oração e disposição. Atue em conjunto para o sucesso de sua família. Não desista, Deus pode e quer operar o milagre e proporcionar alegria à sua casa.



ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Considerando o que foi exposto nesta lição, responda: que tipos de união estão contidos na expressão uma só carne?







VÍDEOS


 Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 Biblia online


Central Gospel
ANO 2019 


  Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 59 - 3º Trimestre de 2019 - Tema: Família Cheia da graça: Revista Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 58 - 2º Trimestre de 2019 - Tema: Autoridade Espiritual - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 57 - 1º Trimestre de 2019 - Tema: Os Evangelhos - Uma história, quatro dimensões - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2018 


 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus nº 56 - 4º Trimestre de 2018 - Tema: Questões da atualidade - Instruções para a igreja em tempos de crise - Editora: Central Gospel



Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 3º Trimestre de 2018 - Tema: Os grandes Reis de Israel - Historias de guerras, fracassos e conquistas - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 2º Trimestre de 2018 - Tema: Ser um verdadeiro Cristão - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 1º Trimestre de 2018 Tema: Grandes Temas do Apocalipse - Uma perspectiva Profética dos Últimos Tempos - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2017


 Jovens e Adultos - Lições da Palavra de Deus: 4º Trimestre de 2017 Tema: Reforma Protestante – História, ensinos e legadoCentral Gospel







 Escola Bíblica Dominical



 Escola Bíblica Infantil




Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2019
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2019
Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019




► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016






Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".

Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!

O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática.

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário