10 de julho de 2019

Lição 02: O Espírito Santo no evangelho de Lucas: Vídeos - aulas, Slides - Betel: Adultos

Texto Áureo
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24.49



Verdade Aplicada
O evangelho de Lucas conta-nos a história de Jesus com a ativa participação do Espírito Santo.


Objetivos da Lição
1 - Mostrar que o Espírito Santo teve papel importante na vida de Jesus desde o início;
2 - Apresentar o ministério de Jesus em sua forma sobrenatural graças à ação do Espírito santo;
3 - Relembrar como a obra redentora contou com a ajuda do Espírito Santo.


Textos de referencia
Lucas 11.9-13
9 - E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-à; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos_á;
10 - Porque qualquer que pede, recebe; e quem busca, acha; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.
11 - E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?
12 - Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
13 - Pois se vós, sendo maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?


HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 5



Harpa Cristã: 75



Harpa Cristã: 77
Motivo de Oração
Ore para que mais vidas sejam alcançadas por Deus. 


Introdução
Nesta lição veremos o destaque dado a pessoa do Espírito Santo por Lucas. Tal ênfase não foi por acaso, mas uma forma consciente de expressar a ação divina em toda a vida do Senhor Jesus Cristo.

1. NASCIMENTO E INFÂNCIA DE JESUS
O agir do Espírito Santo na pessoa de Jesus foi profeticamente registrado no Antigo Testamento. A participação ativa do Espirito Santo na vida de Jesus o acompanhou desde a Sua concepção na jovem Maria até a Sua morte e ressurreição.

1.1. Sua concepção sobrenatural
Quando o anjo Gabriel levou as novas de alegria para Maria, disse-lhe: “Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus” (Lc 1.30). Acrescentou ainda que ela seria mãe daquele que herdaria o trono de Davi, seu pai, e que reinaria eternamente na casa de Jacó. Maria tratou logo de perguntar a Gabriel como sucederia isso, visto que ela era virgem e não era casada. O anjo Gabriel respondeu-lhe usando duas expressões: "descerá" e "te cobrirá" deixando claro que a concepção de Maria será o resultado de uma atividade divina.

1.2. Seu nascimento
Quanto ao nascimento de Jesus, não há nenhuma declaração explicita de ação da terceira pessoa da Trindade. Porém ao analisarmos a narrativa de Lucas e dos outros evangelhos, percebemos o Espirito de Deus intervindo e conduzindo a história de modo inequívoco! Saiu um decreto de César Augusto para que todo mundo se alistasse. Dessa maneira José vai ao seu lugar de origem (Belém) com a gestante Maria e lá ela tem o bebê Jesus (Lc 2.1-7). Portanto, tal relato é um testemunho da ação soberana de Deus para o cumprimento de Seu plano (Mq 5.2). O mesmo Espirito Santo, que revelou e capacitou Miquéias, age para fazer cumprir a Palavra de Deus. 

Professor enfatize o comentário: 
O Espírito santo estava conduzindo a historia.
Jesus nasce no tempo do rei Herodes, o Grande, em Belém da Judéia. Por que o menino Salvador haveria de nascer na cidade de Belém? Na verdade, a palavra Belém vem do hebraico e significa "Casa do Pão". Belém é o mesmo lugar que morou Rute, a moabita que se casou com Boaz e gerou a Obede, que gerou a Jesse, pai do rei Davi. Deus escolheu Belém para o nascimento do menino Messias. Observe que José não residia lá, porém, por causa do censo de César Augusto, o Verbo Eterno em Belém se manifestou, vindo a nascer numa manjedoura por falta de lugar na estalagem(Revista EBD BETEL, 3T 2016)


1.3.Seu desenvolvimento
Jesus cresceu em uma família piedosa, lugar onde os filhos desde cedo eram orientados a temerem a Deus (Lc 2.39-52). Não sabemos maiores detalhes sobre a vida particular dele, mas Lucas traz-nos um fato curioso. Por ocasião da Páscoa, quando Jesus tinha doze anos, seus familiares viajaram para Jerusalém e lá Ele permaneceu conversando com os doutores da Lei. Enquanto isso Seus pais regressaram. Durante a viagem, perceberam que Jesus não estava entre os da família e retornaram para Jerusalém. Lá o encontraram assentado entre os doutores, e estes admirados da Sua inteligência. A inteligência, submissão e desenvolvimento de Jesus não deixa dúvida de que também era assistido pelo Espírito Santo.

2. O MINISTÉRIO PROFÉTICO DE JESUS
Constataremos de modo inequívoco o agir poderoso do Espirito na vida de Jesus em Seu ministério público. Analisaremos três pontos que consideramos principais: o batismo em água, Sua autoridade sobrenatural e também os Seus ensinos.

2.1. O batismo em água
O anjo Gabriel disse que João seria cheio do Espirito Santo desde o ventre de Izabel, sua mãe (Lc 1.15,44), João não era o Ungido prometido. João Batista tornou-se homem, pregador no deserto da Judeia e cheio do Espirito Santo. Num certo dia João estava batizando muitas pessoas e entre elas estava Jesus, que veio de Nazaré. Ele foi batizado e permaneceu em oração ali.
Enquanto Jesus orava, o céu se abriu e veio sobre Ele o Espirito Santo em forma corpórea como pomba. A seguir, ouviu-se uma voz do céu, que lhe dizia: “Tu és meu Filho amado: em ti tenho comprazido” (Lc 3.22).
2.2. O ministério de milagres
Moisés profetizou que Deus levantaria dentre os filhos de Israel um profeta semelhante a ele, ou seja, que viria com um ministério de milagres, e este profeta deveria ser ouvido (Dt 18.15, 18-19). O profeta Isaías profetizou acerca do ministério messiânico:
"O espírito do Senhor Jeová está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas", (Is 61.1). Isso significa que este profeta seria ungido de tal maneira pelo Espírito Santo, que teria um ministério de milagres e que beneficiaria o povo de várias formas. O ministério de Jesus foi uma luz para os que habitavam nas trevas e sombra da Morte (Lc 4.17-29), através de Sua Palavra, libertação dos oprimidos e curas (At 10.38).

2.3. Seus ensinos
Os ensinos de Jesus são os ensinos do Espirito Santo dados aos Seus discípulos e à multidão em Seu ministério profético. Quando Zacarias é cheio do Espirito então passa a profetizar (Lc 1.67). Quem ensina como convém falar é o Espirito Santo (Lc 12.12). Toda a sabedoria e ensino do Mestre vêm do fato dEle ser ungido pelo Espírito Santo para "anunciar o ano aceitável do Senhor" (Lc 4.18-19). Será que as nossas palavras provém do Espírito Santo quando falamos, aconselhamos ou evangelizamos alguém?


E ensinava nas suas sinagogas, e por todos era louvado. 
E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler." (Lucas 4:15,16)
Seu ensino. Jesus, o homem perfeito, foi o Mestre por excelência. A maior parte do seu ministério foi dedicada a ensinar e a preparar os seus discípulos (Lc 4.15,31; 5.3,17; 6.6; 11.1,2; 13.10; 19.47). Portanto, o ministério de Jesus foi centralizado no ensino. As Escrituras registram que as pessoas ficavam maravilhadas com o ensino do Senhor (Lc 4.22). Elas já estavam acostumadas a ouvir os mestres judeus ensinando nas sinagogas (Lc 4.20). Porém, quando ouviram Jesus ensinando, logo perceberam algo diferente! (Mt 7.28,29) O que era? Ele as ensinava com autoridade, e não apenas reproduzindo o que os outros disseram. A natureza de seu ensino era diferente — seu ensino era de origem divina (Jo 7.16).
Seu exemplo. Jesus ensinou seus discípulos através do exemplo: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13.15). Isso o distanciou dos escribas e fariseus que ensinavam, mas não praticavam o que ensinavam (Mt 23.3). Os discípulos se sentiram motivados a orar quando viram seu Mestre orando (Lc 11.1-4). As palavras de Jesus eram acompanhadas de atitudes práticas. De nada adianta a beleza das palavras se elas não vêm acompanhadas pelas ações (Tg 1.22). O povo se convence mais rápido pelo que vê do que pelo que ouve. Por isso, o Mestre exortou os seus discípulos a serem exemplos (Mt 5.16).


3. JESUS E O ESPÍRITO SANTO
Destacaremos pontos importantes sobre o relacionamento de Jesus e o Espirito Santo. Veremos como Ele se alegrou no Espirito e dois de Seus principais ensinos apresentados por Lucas em seu evangelho.

3.1. Jesus se alegra no Espirito Santo
A alegria de Jesus Cristo no Espirito Santo diz respeito ao progresso de Seu ministério através de Seus discípulos (Lc 10.21). Inicialmente, Jesus preparou e enviou doze discípulos (Lc 9.1-6). Dada, a grandeza do desafio, Ele preparou e enviou mais setenta para que pregassem, curassem e libertassem nos arredores de Israel (Lc 10.1). Ao regressarem os setenta com alegria, com relatório positivo e testemunhando que até os demônios se lhes sujeitavam, Jesus se alegrou no Espírito Santo. Esta é a alegria de fazer o trabalho de Deus à maneira dEle. Há uma alegria imensa a ser experimentada por todos os que fizerem o trabalho de Deus à maneira do Espirito Santo.

3.2. Jesus ensina como receber o Espirito Santo
O segredo do êxito ministerial de Jesus era agir em perfeita sintonia com o Espirito Santo (Lc 11.9-13). Tal êxito procede da oração perseverante a Deus (Lc 11.9). Jesus não está Falando de buscar coisas, mas de buscar arduamente o Espirito Santo até recebê-lo da parte do Pai. Infelizmente, as pessoas tem aprendido a buscar coisas, prosperidade e por fim acabam mortas em sua vida espiritual. Se buscassem insistentemente o Espírito Santo, experimentariam a vida com abundância que Jesus prometeu (Jo 10.10b); também experimentariam uma habilitação especial para servir ao próximo segundo o poder de Deus e uma alegria indizível (Lc 11.5-8).

3.3. Jesus envia a promessa de poder.
A promessa de poder é também chamada de virtude do Espirito Santo, ou ainda batismo com Espirito Santo (Lc 24.49; At 1.5, 8). Ou seja, significa ser mergulhado no Espirito Santo de tal forma que a pessoa se torna uma testemunha eficaz, tanto em palavras, quanto no uso dos dons espirituais. A promessa de poder é uma autoridade para ampliar o Reino de Deus na terra, poder este para ser exercido contra o pecado, capaz de desfazer as obras do diabo. Este batismo é recebido através da oração perseverante, o que Jesus chama de “permanecer em Jerusalém”.

O Espírito Santo na atualidade. No Dia de Pentecostes, o Espírito Santo foi derramado sobre a Igreja (At 2.2), enchendo a todos aqueles crentes e batizando-os, tal como prometera o Senhor (Lc 24.49; At 1.5). Após o Pentecostes, os discípulos passaram a pregar e a evangelizar vigorosa e eficazmente, alcançando Israel e as nações gentias sem impedimento algum (At 28.31).
Busquemos o poder do alto; mantenhamos acesa a chama pentecostal.
O autêntico pentecostes leva o crente a evangelizar com poder e dinamismo, a orar e a contribuir para a obra missionária. Precisamos do Espírito atuando poderosamente em nosso meio. Caso contrário, corremos o risco de compactuar com o mundo (Rm 12.2; 1 Jo 2.15). Laodiceia tornou-se intragável, porque havia se tornado espiritualmente morna (Ap 3.15b). Busquemos, pois, o poder do alto, e lancemo-nos à conquista do mundo para Cristo no poder do Espírito Santo (At 1.8).



CONCLUSÃO
O segredo do êxito do Senhor Jesus Cristo em alcançar os corações estava na sua dependência estrita ao Espirito Santo, o que se tornou um exemplo a ser seguido por nós, Seus discípulos, de modo imperativo.



QUESTIONÁRIO
1. O que o anjo Gabriel disse a respeito de João Batista ?
R: Que João seria cheio do Espírito Santo desde o ventre de Isabel, sua mãe (Lc 1.15,44).



2. O que Moisés profetizou ?
R: Que Deus levantaria dentre os filhos de Israel um profeta semelhante a ele (Dt 18.15,18-19).



3. Que ensina como convém falar ?
R: O Espírito Santo (Lc 12.12).



4. A alegria de Jesus Cristo no Espírito Santo diz respeito 

a quê ?
R: Ao progresso de Seu ministério através de Seus discípulos (Lc 10.21).



5. Qual foi o segredo do êxito ministerial de Jesus ?
R: Agir em perfeita sintonia com o Espírito Santo (Lc 11.9-13).








 Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE

Vídeos aulas



Slides:





















Fontes:
Slides: www.revistaebd.com
(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2015 » 2º Trim.)
Videos aulas: you tube com vários professores.
Comentarista: Bispo Samuel Ferreira
Betel.


Lições bíblicas Betel
Ano 2019

Adultos: Betel Dominical 3º Trimestre de 2019 - Tema: Lucas: Uma exposição bíblica e cristocêntrica do Evangelho, da misericórdia e do amor de Deus pela humanidade, através da vida e obra de Jesus, o Filho do homem.



 Adultos: Betel Dominical 2º Trimestre de 2019
- Tema: Igreja, povo escolhido e nomeado por Deus. A relevância de conhecermos sua origem, propósito, fundamento, história e missão



 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos



Lições bíblicas Betel
Ano 2018


  Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos



 Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


 Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos


 Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017


 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas



 Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.



 Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel



 Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »




Lições bíblicas Betel
Ano 2016


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016 


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel





► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG


 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 



 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário

volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".


Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!


O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário