3 de julho de 2019

Lição 01: Lucas e seu evangelho: Vídeos - aulas, Slides - Betel: Adultos

Texto Áureo
"Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.", Lc 1.4


Verdade Aplicada

Em um tempo marcado pelo relativismo das "muitas verdades", não basta estarmos informados, é preciso firmeza na certeza de que o plano de Deus é perfeito.


Objetivos da Lição
1 - Conhecer um pouco mais do autor do evangelho de Lucas;
2 - Revelar acerca das origens e propósitos do evangelho de Lucas;
3 - Mostrar as características gerais do evangelho de Lucas



Textos de referencia
Lucas 1.1-4
1 - Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
2 - Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra,
3 - Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio,
4 - Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado





HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 121




Harpa Cristã: 154



Harpa Cristã: 200
Motivo de Oração
Ore para que Deus levante pessoas para o trabalho da tradução da Bíblia para outras línguas,
INTRODUÇÃO
Neste trimestre, estudaremos aspectos importantes do evangelho de Lucas, uma obra literária digna de confiança, cheia de beleza e repleta de ensinos. Nesta lição, trataremos do autor e da obra em si.

1. A PESSOA DE LUCAS 
Evidências antigas que datam a partir do segundo século demonstram que o terceiro livro do Novo Testamento foi escrito por Lucas. Embora o nome Lucas no grego seja “Loukâs”, na verdade, este nome é de origem latina e trata-se de uma contração do nome Lucanus. Seu significado é “que dá luz”. 

Igualmente como incide com os outros três Evangelhos, o título é derivado do nome do seu autor. Segundo a tradição, Lucas era um médico grego, um cristão gentio (Cl 4.14). O apóstolo Paulo parece confirmar isso, ao distinguir Lucas daqueles que eram "da circuncisão" (Cl 4.11,14). Assim, Ele é o único autor gentio conhecido no Novo Testamento. Era um companheiro e amigo íntimo do apóstolo Paulo. Ele também escreveu Atos: os dois livros estão em harmonia. Lucas seria o único gentio que escreveu um livro da Escritura. Raro se sabe sobre Lucas. Há poucos detalhes de sua vida pessoal, e nada é conhecido em definitivo a respeito do seu passado ou da sua conversão. Tanto Eusébio quanto Jerônimo o identificam como nativo de Antioquia (o que pode explicar o fato de tantas partes de Atos se concentrarem em Antioquia — cf. At 11.19-27; 13.1-3; 14.26; 15.22-23,30-35; 18.22-23). Lucas foi companhia frequente do apóstolo Paulo, pelo menos no período que vai da época da visão macedônia de Paulo (At 16.9-10) até o martírio do apóstolo (2 Tm 4.11).

1.1. Lucas, o autor 
Lucas é uma pessoa discreta no Novo Testamento, sendo citado três vezes, porém somente nos escritos paulinos (Cl 4.14; Fm 24; 2 Tm 4.11). 
Embora seu nome não apareça no evangelho, a autoria de Lucas desta obra não deixa dúvidas. Desde a época da Igreja Primitiva se atribui a ele a autoria, ainda que a alta crítica tenha buscado desacreditar nisso, mas não tem tido argumentos convincentes e nem êxito nesse sentido. Acrescente-se a isso declarações de importantes escritores, grandes homens de Deus do passado, como Irineu (Século II), Eusébio de Cesaréia (Século IV) e vários outros.

Sobre a autoria do livro, não há margem para dúvida que o autor é o evangelista Lucas, pois tanto a tradição antiga como os estudiosos modernos concordam que o autor do terceiro evangelho foi realmente Lucas, o “médico amado” e companheiro do apóstolo Paulo. Declarações no sentido de que Lucas era o autor tanto do terceiro evangelho como de Atos podem ser encontradas desde a segunda metade do século II; dessa época em diante, a tradição tem sido unânime em confirmar esta assertiva. Também não há nenhuma prova de que esse evangelho tenha sido atribuído a outro autor que não fosse Lucas. Embora em nenhum lugar Lucas tenha afirmado ser ele o autor tanto do terceiro evangelho como de Atos. Porém, ênfases internas do Novo Testamento dão sólido apoio de que ele foi o autor dos dois livros. Em primeiro lugar, é manifesto que tanto Lucas quanto Atos foram escritos pela mesma pessoa. Os dois livros foram dirigidos à mesma pessoa, Teófilo; e o livro de Atos, em seu prefácio, fala sobre um “primeiro tratado”. Além disso, um exame mais acurado do estilo literário e do vocabulário dos dois livros revela uma semelhança demasiadamente grande e suficiente que explica, acima de qualquer outro fundamento, que são obras do mesmo autor.
Vejam o quadro abaixo, tente reproduzi-lo em sua aula, é uma síntese do evangelho de Lucas e Atos dos apóstolos:
Clique na imagem para ampliar.


1.2. Lucas, um grande colaborador 
Três atribuições são encontradas nas palavras do apóstolo Paulo acerca de Lucas, seu colaborador. 
Primeiro, ele o vê como médico amado (Cl 4.14), depois aponta-o como colaborador (Fm 24), e, por último, como uma pessoa de grande solidariedade (2 Tm 4.11). Posto que fosse capaz de visitar e dar assistência a Paulo, que estava preso em Roma, numa ocasião de densas nuvens de perseguição, que alcançava o cristianismo daquela época. Pois Paulo, o apóstolo dos gentios em Cristo, estava ali preso aguardando sua execução.

1.3. Lucas, um grande escritor 
Sem dúvida as obras de Lucas, que são o seu evangelho e o livro de Atos, atestam a sua qualidade de escritor. Não é à toa que o evangelho de Lucas se tornou aceito e popularizado em toda a Igreja Primitiva. O autor não era judeu e não pertenceu ao grupo dos doze apóstolos. Era um homem culto, de origem pagã, muito provavelmente de Antioquia da Síria. Ainda que Lucas tenha consultado ao evangelho de Marcos e o próprio Paulo, para que pudesse escrever a sua obra, fica claro que ele fez pesquisa “in loco”, isto é, no próprio local, e consultou outras testemunhas, podendo dessa maneira adicionar material enriquecedor e diferente, tornando seu evangelho único!
2. ORIGENS E PROPÓSITO DO EVANGELHO 
As questões que se seguem são apresentadas no tocante ao evangelho de Lucas. Elas trarão mais luz ao estudioso das Escrituras Sagradas, possibilitando uma visão geral dessa obra.
2.1. Data e local 
O evangelho de Lucas foi escrito depois do de Marcos e Mateus. Não há consenso entre os comentaristas quanto à data, havendo diversas opiniões. Uma delas é que provavelmente tenha sido escrito entre 62 e 64 d.C., considerando que Atos termina com o apóstolo Paulo ainda vivo. Mas quanto ao local onde Lucas escreveu a sua obra, há três possíveis lugares: Antioquia da Síria, Roma ou Acaia. Porém, não há nada que prove acerca de quando e onde o evangelho de Lucas foi escrito.
2.2. Destinatário 
Tanto o evangelho de Lucas quanto o livro de Atos dos Apóstolos se destinam ao “excelentíssimo Teófilo” (Lc 1.3; At 1.1). Teófilo significa “amigo de Deus”, e o fato de ser tratado superlativo grego (kratistos) trata-se de uma excelência no mais alto grau secular. Lucas deixa claro que Teófilo já estava informado acerca de Jesus Cristo e da salvação que há nEle (Lc 1.4), porém o trabalho minucioso que abarca tudo desde o princípio foi desenvolvido como um documento a gerar “certeza das coisas” de que Teófilo já está informado. Embora a obra tenha esse tom pessoal, também foi dirigida a cristandade em geral.
2.3. O propósito 
O evangelho de Lucas em seu conteúdo cumpre a vários propósitos de modo simultâneo, mas o principal deles é encontrado no prólogo do mesmo. Trata-se de uma descrição pormenorizada da obra da salvação através de Jesus Cristo, dada através de ministros da Palavra. Estes fatos foram detalhados e postos organizadamente desde o seu início para que não se assemelhassem aos contos do imaginário popular. São fatos verídicos dos quais os ministros da Palavra, e é claro também as demais testemunhas, os corroboram em sua veracidade. Neste evangelho e em Atos dos Apóstolos encontramos o termo testemunha “martys”, de onde vem a nossa palavra mártir (Lc 24.48; At 1.8). Dessa maneira a nossa fé repousa sobre uma base segura e inabalável: a verdade.
3. CARACTERÍSTICAS DO EVANGELHO DE LUCAS 
Lucas procura uma descrição confiável dos fatos da vida inicial e do ministério do Senhor Jesus em seu evangelho. Em Atos ele demonstra o testemunho e doutrina do Senhor Jesus Cristo através dos apóstolos, principalmente Pedro e Paulo, tornando uma só obra, mas em dois volumes.
3.1. Contexto histórico inicial do evangelho
O contexto histórico apresentado pelo autor inicia-se no tempo de Herodes, o Grande, e os fatos começam com a história de Zacarias, sacerdote do Senhor. Zacarias recebe uma mensagem de um anjo que sua esposa Isabel teria um filho. Fato notável, visto que ambos eram avançados em idade (Lc 1.5-7). Também, Maria, uma jovem núbil, recebeu a visita do anjo Gabriel (Lc 1.26), anunciando-lhe o nascimento do Salvador. Ambos os bebês nascem e são motivo de grande alegria e esperança para o mundo.

3.2. Como Lucas apresenta Jesus 
Logo de início a pessoa central do evangelho é apresentada. Seu nome é Jesus, mas também será chamado de filho do Altíssimo e reinará eternamente na casa de Jacó e o Seu reino não terá fim (Lc 1.31-33). Ele é o Salvador, Cristo, o Senhor (Lc 2.11). Talvez a declaração mais incisiva acerca da missão do Senhor Jesus seja esta: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lc 19.10). Pela quantidade de narrativas e parábolas encontradas no livro, o Senhor Jesus é identificado como o homem perfeito, o que tem a ver com o ideal grego, o público alvo de Lucas.
3.3. Características especiais 
Através da ótica de Lucas, somos capazes de ver Jesus, o Filho do homem, interessado no indivíduo. Ele jamais desprezou as multidões, mas dá uma atenção especial ao indivíduo. Ele ama e veio salvar a todos, porém dá uma atenção distinta às crianças, às mulheres e aos necessitados. É digna de nota a ênfase dada sobre a pessoa do Espírito Santo desde o início de Sua obra até ao Seu término. Embora seja um Evangelho, e não um Salmo, há muita ênfase à oração em várias ocasiões e circunstâncias. Por último, identificamos um tom de júbilo, ou seja, encontramos ao longo de suas linhas alegria, louvor e felicidade desde o começo até ao fim. 


Vídeos aulas




CONCLUSÃO 
A obra de Lucas está entre os mais importantes escritos do mundo. É leitura obrigatória não só para os cristãos em geral, mas também para eruditos. Através deste livro, compreendemos porque os cristãos se proliferaram no mundo: o amor sacrificial de Jesus e a ênfase na pessoa do Espírito Santo. 


QUESTIONÁRIO
1. Quantas vezes Lucas é citado nos escritos paulinos ?
R: Três vezes (Cl 4.14; Fm 24; 2Tm 4,11).



2. Como Lucas era visto por Paulo ?
R: Como médico amado (Cl 4.14).



3. Quem é o destinatário do evangelho de Lucas ?
R: Teofólo (Lc 1.3).



4. Quem é a pessoa central do evangelho de Lucas ?
R: Jesus (Lc 1.31-33; 2.11).



5. Qual talvez seja a declaração mais incisiva acerca da missão de Jesus ?
R: Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lc 19.10).






Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE

Slides:





















Fontes:
Slides: www.revistaebd.com
ebd316.com
Videos aulas: you tube com vários professores.
Comentarista: Bispo Samuel Ferreira
Betel.


Lições bíblicas Betel
Ano 2019

Adultos: Betel Dominical 3º Trimestre de 2019 - Tema: Lucas: Uma exposição bíblica e cristocêntrica do Evangelho, da misericórdia e do amor de Deus pela humanidade, através da vida e obra de Jesus, o Filho do homem.



 Adultos: Betel Dominical 2º Trimestre de 2019
- Tema: Igreja, povo escolhido e nomeado por Deus. A relevância de conhecermos sua origem, propósito, fundamento, história e missão



 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos



Lições bíblicas Betel
Ano 2018


  Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos



 Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


 Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos


 Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017


 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas



 Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.



 Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel



 Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »




Lições bíblicas Betel
Ano 2016


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016 


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel





► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG


 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 



 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário

volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".


Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!


O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário