18 de julho de 2019

Lição 03: Lucas, o evangelho da alegria: Vídeos - aulas, Slides - Betel: Adultos

Texto Áureo
 Lucas 46.47
Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador.



Verdade Aplicada
O resgate da verdade de que Jesus é a fonte de alegria fará com que Seus discípulos vivam com mais entusiasmo, proporcionando maior renovação na vida e no testemunho da Igreja.


Objetivos da Lição
1 - Apontar expressões de alegria no evangelho de Lucas;
2 - Mostrar o júbilo dos santos, dos anjos e de Deus
3 - Apresentar o que causa a alegria divina

Imagem relacionada
Textos de referencia
Lucas 1.28-33 
28 - E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
29 - E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras e considerava que saudação seria esta.
30 - Disse-lhe então o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus,
31 - E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
32 - Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai.

33 - E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.



HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 5




Harpa Cristã: 75


Harpa Cristã: 77

Motivo de Oração
Ore para que mais vidas sejam alcançadas por Deus.


Introdução
É o evangelho que mais registra momentos de alegria. Há alegria desde o anúncio do nascimento de João Batista até o último capítulo. Verifica-se nele a alegria dos santos, dos anjos, dos discípulos, de Jesus e de Deus.

1. EXPRESSÕES JUBILOSAS DO LIVRO DE LUCAS
A alegria exposta no evangelho de Lucas é um apelo implícito à maneira de como se deve seguir ao Senhor Jesus Cristo. A metalinguagem utilizada visa resgatar algumas expressões que passam despercebida, mas que são de grande valor e alegria para quem as identifica.

Os ensinos bíblicos a respeito da alegria incluem:
(1) A alegria está associada à salvação que Deus concede em Cristo (1Pe 1.3-6; cf. Sl 5.11; Is 35.10).
(2) A alegria flui de Deus como um dos aspectos do fruto do Espírito (Sl 16.11; Rm 15.13; Gl 5.22). Logo, ela não nos vem automaticamente. Nós a experimentamos somente à medida que permanecemos em Cristo (Jo 15.1-11). Nossa alegria se torna maior quando o Espírito Santo nos transmite um profundo senso da presença e do contato de Deus em nossa vida (cf. Jo 14.15-21).
(3) A alegria, como deleite na presença de Deus e nas bênçãos da redenção, não pode ser destruída pela dor, pelo sofrimento, pela fraqueza nem por circunstâncias difíceis (Mt 5.12; 2Co 12.9).


1.1. Alegrar e exultar
Quando o anjo fala a Zacarias que suas orações foram ouvidas, ele diz: "E terás prazer e alegria" no nascimento de seu filho (Lc 1.14). depois do prólogo de Lucas, a sua obra é marcada pelo tom de alegria em Deus. Neste versículo encontramos duas expressões: "alegria" e "se alegrarão" - no grego "agalliao" e chairo". Expressam "exultação, alegria exuberante" e "deleite, gozo". São termos que indicam sentimento experimentado no coração ("chara") e a demonstração desta alegria ("agalliasis"). Essas mesmas palavras são repetidas várias vezes ao longo da obra de Lucas (Lc 2.10; 15.32). O Evangelho de Jesus traz consigo alegria e exultação firme e crescente.

1.2. Saltar e rir
Isabel engravidou conforme o anjo dissera a Zacarias, seu marido. Maria resolveu visitar Isabel. Esta, ao ouvir a saudação de Maria, declarou o seguinte a ela: "Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre!" (Lc 1.44). A expressão "saltar" (no grego, "skirtaõ") é encontrada também em Lucas 6.23 onde é traduzida por "exultai": "Folgai (chairo) nesse dia, exultai (skirtao), porque eis que é grande o vosso galardão no céu". Outra expressão alegre é rir ou sorrir, que significa emitir uma expressão feliz. Lucas escreveu: "Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir" (Lc 6.21b).
1.3. Louvores e cânticos
A manifestação do Verbo entre nós foi motivo de grande alegria. Encontramos em Lucas louvores e cânticos que não foram registrados nos outros evangelhos. Um deles é o canto de Zacarias, que ficou mudo porque duvidou do anjo Gabriel, mas, ao escrever numa pequena tábua o nome pelo qual se chamaria o menino (João), "E logo a boca se lhe abriu, e a língua se lhe soltou; e falava, louvando a Deus" (Lc 1.64). Também Simeão, ao reconhecer Jesus como o Messias a ele prometido, louvou (no grego, "eulogeo") a Deus (Lc 2.28). Quando os anjos louvaram a Deus pelo nascimento do menino Jesus (Lc 2.13), vemos o cantar (no grego, "alineo") como uma expressão de alegria e louvor.

2. DESCRIÇÃO DE JÚBILOS E CÂNTICOS INICIAIS
Vimos acima os tipos de alegrias encontrados no evangelho de Lucas. Ainda que tenhamos ilustrados como fatos, convém prosseguirmos em nossa análise da alegria, mas sob outro ponto de vista. Ou seja, vemos quem se alegra e porque se alegra com os fatos envolvendo a chegada do Salvador deste mundo.

2.1. Júbilo por João Batista
Ainda que o livro de Lucas tenha a Jesus como a pessoa principal, ele inicia os fatos com João Batista. Vemos a alegria de Zacarias, um sacerdote, que recebe a visita de um anjo e este lhe diz que as suas orações foram ouvidas (Lc 1.7-14), pois sua esposa Isabel, estéril até aquele momento, daria à luz a um menino. Era um casal justo e irrepreensível (Lc 1.6) Leon Morris comenta que "deve ter sido difícil para eles entenderem sua situação de não terem filhos", pois era pensamento comum naquela época que Deus abençoaria Seus servos fiéis dando-lhes filhos. O Senhor Deus ainda tinha reservado para aquele casal, que permanecia fiel, momentos de grande alegria (Lc 1.14,58).
2.2. Júbilo por Jesus
A manifestação do Filho de Deus entre os homens foi um fato amplamente profetizado por muitos e desejado pelas mães de Israel. Quando Maria recebeu a visita de Gabriel, ficou surpresa com tudo o que estava acontecendo, afinal, qual mulher não se surpreenderia? A saudação do anjo já era um convite a Maria se alegrar. "Salve, agraciada; o Senhor é contigo" (Lc 1.28); visto que a expressão grega "chairo" traduzida como salve, tanto é uma saudação, quanto um convite à alegria. E, verdadeiramente, Maria se alegrou no Espírito Santo ao visitar Isabel, sua prima, que também estava grávida. Ela diz: "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador" (Lc 1.46-47).
2.3. Júbilo dos anjos
Os anjos também se alegraram com o nascimento do Salvador. A glória do Senhor cercou o lugar onde os pastores guardavam seus rebanhos. Então o anjo disse: "Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria...vos nasceu hoje o Salvador" (Lc 2.10-11). Os pastores também se alegraram após acharem o menino em uma manjedoura. Foi uma grande festa em torno da redenção humana.


A mensagem angélica anunciada aos pastores que se encontravam no campo era que havia nascido na “cidade de Davi, [...] o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11). Lucas lembra o fato de que Cristo nasceu em Belém, cidade de Davi, cumprindo dessa forma a profecia bíblica (Mq 5.2). Mas o Messias não apenas nasce em Belém, cidade de Davi, Ele também possui realeza porque é da descendência de Davi, como atesta a sua árvore genealógica (Lc 3.23-38). Mas não era só isso. Lucas também detalha como o anjo de Deus falou da realeza do Messias aos camponeses! Ele é o Salvador, o Cristo, o Senhor (Lc 2.11). Essas palavras proferidas pelo anjo, além de mostrar a realeza do Messias, destacam também a sua divindade. Jesus é Deus feito homem!
A ação dos anjos durante o ministério de Jesus.

1 - O anjo Gabriel anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista (Lc 1.18,19)
2 - O anjo Gabriel anunciou o nascimento de Jesus a Maria (Lc 1.26-31)
3 - Os anjos assistiram a Jesus durante todo o seu ministério terreno:
- Na tentação do deserto,
- Na agonia do Getsêmani,
- Na sua ressurreição
- Na ascensão ao céu (Mc 1.13; Lc 22.43; Mt 28.2-6; At 1.10).


3. JÚBILO DE JESUS E DE SEUS DISCÍPULOS
O Evangelho de Lucas é um convite para desfrutarmos e expressarmos a alegria pelos maravilhosos atos redentores de Deus. Ainda que tenham tristezas e reveses na jornada cristã, não são capazes de impedir que sejamos abençoados com a alegria que há no céu e alcança os que estão em Cristo.

3.1. Alegria presente na divindade
Já comentamos na lição passada sobre o texto de Lucas 10.21 que registra Jesus se alegrando no Espírito Santo. Quando do batismo de Jesus, o Pai também expressou alegria - Lucas 3.22 - "Tu és meu filho querido e me dá muita alegria" (NTLH). O texto de Hebreus 1.8-9 registra que Jesus foi ungido com óleo de alegria. E, ainda em Hebreus 12.2 há o relato de que Jesus "pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz". Este versículo faz-nos lembrar da profecia de Isaías: "O trabalho de sua alma verá e ficará satisfeito" (Is 53.11) A exortação bíblica é "olhar para Jesus" enquanto caminhamos, pois Ele é o nosso exemplo e alvo. Pelo Espírito Santo participamos da alegria espiritual que o mundo não conhece.

3.2. Júbilo de Deus pelo pecador arrependido
Lucas enfatiza a alegria de Deus pelos pecadores que se arrependem (Lc 15.1-32). Quando Jesus reuniu em torno de si publicanos, meretrizes e demais pecadores que se arrependeram, isto gerou ciúmes e duras críticas. Essas críticas tinham a capacidade de atrapalhar e desestimular os novos conversos. Daí a necessidade de o Senhor mostrá-los que os críticos que se achavam sãos, não precisavam de médicos, e sim, os perdidos pecadores. O interesse, a procura e a expectativa do retorno daquele que saiu da presença do pai, bem como a alegria e a celebração são consideradas as pilastras destas parábolas. É como se Jesus estivesse a dizer: "O Reino com as suas boas-novas da redenção prometida por Deus já iniciou. Por isso há tanta alegria e celebração".
3.3. Júbilo no cumprimento da missão
Quanto à obra da redenção, os discípulos participam evangelizando e fazendo novos discípulos. Os pecadores só podem arrepender-se de seus pecados ao ouvir as boas novas do Evangelho. Jesus preparou doze e os enviou. Depois enviou mais setenta discípulos para evangelizar os termos de Israel. Lucas registra que o Senhor designou e mandou-os e depois diz que "voltaram os setenta com grande alegria" (Lc 10.1,17). Após a ascensão, continuaram a desfrutar da bênção da alegria (Lc 24.52). Enquanto aguardamos o retorno do Senhor, cumpramos, com alegria, a missão que Ele nos deixou (At 20.24). Pois o Reino de Deus é "alegria no Espírito Santo" (Rm 14.17).

- Os setenta discípulos receberam poder em nome de Jesus para pregar a mensagem do Reino de Deus com graça (vv.9,10; Mt 10.1,8). Quando voltaram da missão, os evangelistas, maravilhados e surpreendidos, diziam: "Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam" (v.17). Mas naquele momento Jesus falou-lhes de uma realidade que eles não compreendiam: aquele poder era para confirmar a Palavra do Reino, não a palavra do homem. O verdadeiro significado de desfrutar da alegria no Espírito não é primeiramente ver milagres, mas saber que através da exposição do Evangelho de poder temos os nossos nomes escritos nos céus (v.20).
 Jesus foi bem claro:
Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus". Lucas 10:20



CONCLUSÃO
Vimos que o livro de Lucas é marcado pela alegria. Nele encontramos alegria de Deus, dos anjos, homens e mulheres do passado. É claro que não há como narrar fatos alegres sem expressões que o demonstram. Porém, o mais tocante é perceber a alegria de Deus por Sua obra reconciliadora no homem.



QUESTIONÁRIO
1. O que o Evangelho de Jesus traz consigo ?
R: Alegria e exultação firme e crescente (Lc 2.10; 15.32).



2. O que Simeão fez ao reconhecer Jesus como o Messias a ele prometido ?
R: Louvou a Deus (Lc 2.28).



3. O que era a saudação do anjo a Maria ?
R: Um convite para ela se alegrar (Lc 1.28).



4. O que vemos em Lucas 10.21 ?
R: Jesus se alegrando no Espírito Santo (Lc 10.21)



5. O que o texto de Hebreus 1.8,9 registra ?
R: Que Jesus foi ungido com óleo de alegria (Hb 1.8-9).





Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE




Vídeos aulas






Slides:




















Fontes:
Slides: www.revistaebd.com
Lições CPAD Jovens e Adultos
Lições CPAD Jovens e Adultos
Videos aulas: you tube com vários professores.
Comentarista: Bispo Samuel Ferreira
Betel.


Lições bíblicas Betel
Ano 2019

Adultos: Betel Dominical 3º Trimestre de 2019 - Tema: Lucas: Uma exposição bíblica e cristocêntrica do Evangelho, da misericórdia e do amor de Deus pela humanidade, através da vida e obra de Jesus, o Filho do homem.



 Adultos: Betel Dominical 2º Trimestre de 2019
- Tema: Igreja, povo escolhido e nomeado por Deus. A relevância de conhecermos sua origem, propósito, fundamento, história e missão



 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos



Lições bíblicas Betel
Ano 2018


  Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos



 Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


 Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos


 Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017


 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas



 Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.



 Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel



 Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »




Lições bíblicas Betel
Ano 2016


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016 


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel





► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG


 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 



 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário

volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".


Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!


O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário