21 de julho de 2019

Lição 03: O Deus Justo - Tema: A trindade divina na vida do jovem: 3º Trimestre de 2019 - Betel - Jovens: Conectar+


TEXTO DE REFERÊNCIA
Salmos 71.15-17
15 A minha boca falará sem cessar da tua justiça e dos teus incontáveis atos de salvação.
16 Falarei dos teus feitos poderosos, ó Soberano Senhor; proclamarei a tua justiça, unicamente a tua justiça.
17 Desde a minha juventude, ó Deus, tens me ensinado, e até hoje eu anuncio as tuas maravilhas. 



Versículo do dia
A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade. Salmos 119.142


OBJETIVOS DA LIÇÃO
Entender o que é a justiça de Deus;
Compreender que justiça é a base das decisões de Deus;
Aprender que a justiça de Deus revela a atitude do homem perante Ele.


Para impactar 
Ser justo é um atributo do Deus Trino, pois sempre terá o equilíbrio exato em suas ações, a imparcialidade necessária, e a sentença correta para com a humanidade.




Introdução
Trataremos nesta lição sobre a justiça de Deus, buscando entender que Deus é amor, mas também tem juízo e justiça para apresentar à humanidade. E, como Deus é Santo, sua justiça é exata e perfeita.


Ponto chave
A justiça de Deus é infalível, pois ela é harmonizada com outros atributos de Deus, isso significa que a sua justiça está ligada a sua santidade, a sua Onisciência, a sua Onipotência e a sua Onipresença, e principalmente ligada a imutabilidade de sua Palavra.


1. O QUE É SER JUSTO
Ser justo significa proceder ou julgar com retidão, tratar de forma correta e com integridade.


1.1 A justiça de Deus
Ser justo está na natureza perfeita de Deus, Ele não aceita influência, não age por impulso, não se engana, Ele apenas faz o que é perfeitamente correto.
A Bíblia relata em Gênesis 18 a partir do versículo 19 que Deus estava recebendo um grande clamor contra Sodoma e Gomorra, porque o pecado naquele lugar estava crescendo muito. Diante desse clamor, Deus demonstra sua justiça perfeita:
Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei. 
Gn 18.21 Deus sempre pratica sua justiça imparcialmente e com retidão.


1.2. Uma justiça harmônica
A justiça de Deus é infalível, pois ela é harmonizada com outros atributos de Deus, isso significa que a sua justiça está ligada a sua santidade, a sua Onisciência, a sua Onipotência e a sua Onipresença, e principalmente ligada a imutabilidade de sua Palavra.
Diante disso, é possível entender como Deus julgará algumas situações, já que nunca decidirá de forma contrária a sua própria Palavra.
Um exemplo simples é a consequência para os atos do justo e do ímpio, dentro de seus próprios critérios.
O justo nunca jamais será abalado, mas os perversos não habitarão a terra. Provérbios 10.30


Para refletir e adorar
Deus é justo de modo tão severo e inflexível para com o pecado como se nunca tivesse perdoado a iniquidade; não obstante, Ele perdoa os pecadores mediante Cristo Jesus tão generosa e plenamente como se nunca tivesse punido uma transgressão. Charles Spurgeon



2. UMA JUSTIÇA COM EQUIDADE
E regrarei o juízo pela linha, e a justiça pelo prumo, e a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas cobrirão o esconderijo. Isaías  28.17


2.1. Entendendo a equidade
A palavra equidade se origina do latim "aequitas", e tem como significado, igualdade, conformidade, retidão e imparcialidade.
Quando falamos que Deus é justo, e que julga com equidade, significa que o Senhor tem o equilíbrio necessário para julgar com uma balança perfeitamente exata, retribuindo a cada um o que realmente é de direito diante das ações feitas no decorrer da vida.
Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; O qual recompensará cada um segundo as suas obras.
Romanos 2.5-6
Ser justo está na natureza perfeita de Deus.



2.2. O Senhor não falha
O Senhor é justo no meio dela; ele não comete iniquidade; cada manhã traz o seu juízo à luz; nunca falta; mas o perverso não conhece a vergonha. Sofonias 3.5.
 Deus jamais falhou e jamais falhará em suas decisões, tudo quanto Ele faz é com perfeição.
Mas vem a pergunta: Se tudo que Deus faz é perfeito e sem falhas, foi justo criar o homem que é um ser cheio de erros, isto não foi um equívoco?
A resposta é: Claro que não!
Deus criou o homem de forma perfeita, e sem pecados, e essa perfeição se retrata na condição de ter feito o ser humano com um intelecto capaz de tomar decisões próprias, porque fora disso, seria um Deus, cuidando de marionetes.
Devido as decisões do próprio homem, ele decidiu se afastar de Deus, porém Deus não vê isso como falha, pois ele sabe que o homem pode se voltar para ele, e se tornar um verdadeiro adorador, através de Cristo enviado pelo próprio Pai.



3. UMA JUSTIÇA PERFEITA
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. Mateus 5.48


3.1. Deus é perfeito
Outro atributo de Deus é a perfeição, Ele não erra, não mente, não peca e, principalmente, jamais deixará de ser santo.
E, se no todo Ele é perfeito, devemos dizer que a sua justiça também é perfeita.
Muitas pessoas acham que Deus não reage a maldade no tempo certo, que ele permite os homens maus na terra, trazendo a falsa sensação de que Ele não está no controle. A Lei da semeadura é a prova indiscutível de sua justiça perfeita, pois o que o homem semeia é o que vai colher. E, se muita gente acha que fulano morreu, e não colheu toda maldade que fez na terra, não se preocupe, há um dia específico marcado por Deus, o qual encerrará todas as pendências humanas, chamado dia do juízo.
Mas o Senhor está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar.
Ele mesmo julgará o mundo com justiça; exercerá juízo sobre povos com retidão. Salmos 9.7-8



Conclusão
A justiça de Deus nos mostra que nada passa despercebido diante dEle, e que, no momento em que Ele achar oportunidade, julgará cada ação do ser humano, de forma perfeita e imparcial.


Responda
1. O que é ser justo?



2. O que significa equidade? 



3. Fale uma prova da justiça perfeita de Deus?





 Através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
 BÍBLIA ONLINE
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.



Lições bíblicas Betel
Ano 2019












Lições bíblicas Betel
Ano 2018





Lições bíblicas Betel
Ano 2017











Lições bíblicas Betel
Ano 2016


















► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016













Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário