18 de julho de 2017

Lição 04: O meu Amigo Fala pelo Fogo: Jardim de Infância de 5 e 6 anos





Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar você prof. poderosamente para falar ao coração dos pequeninos.

Título da lição:
 
 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
 Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.



 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


No Egito Escravo Fui - 3Palavrinhas 


FARAÓ, FARAÓ


Letra - No Egito Escravo Fui


Minha Oração - Cristina Mel


O telefone do céu é a oração 

Vídeo aula:


CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
[Acender uma vela e pedir que as crianças observem o que vai queimar mais rápido: o palito de fósforo (que é feito de madeira) ou a vela (que não é de madeira). Mostrar o que sobrou do fósforo queimado e perguntar o que acontece com uma árvore que pega fogo. Dizer:] Toda árvore que pega fogo vira carvão. Mas hoje vamos falar de uma planta que pegava fogo, mas não virava carvão.


OU

Quebra-Gelo: 
Você tem vergonha de algo? (ex: de falar de Jesus pra alguém, do seu tamanho, que você ainda não sabe ler direto, etc). Líder depois que as crianças falarem, leia o versículo junto com elas, e mostre a elas que Deus pode ajudá-las em tudo: dar coragem para evangelizar; aceitar como ela foi criada, não importa como seja o seu físico, não importa o que os outros falem ela é especial, porque Deus a criou! Se há coisas que ela ainda não sabe fazer, como: ler, fazer contas, pintar bem, etc, Deus vai ajudá-las e elas vão conseguir! Prof. depois ore pelas necessidades delas, profetize sobre a vida das suas crianças, a força, a coragem e a capacitação de Deus!


 Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.

  É hora do versículo:


História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
 
Êxodo – Capítulo3. 1 -22
1 Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe.
2 Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia.
3 Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima?
4 Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!
5 Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.
6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.
7 Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento;
8 por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu.
9 Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.
10 Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.
11 Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?
12 Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
13 Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
14 Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.
15 Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.
16 Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me apareceu, dizendo: Em verdade vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito.
17 Portanto, disse eu: Far-vos-ei subir da aflição do Egito para a terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu, para uma terra que mana leite e mel.
18 E ouvirão a tua voz; e irás, com os anciãos de Israel, ao rei do Egito e lhe dirás: O SENHOR, o Deus dos hebreus, nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, a fim de que sacrifiquemos ao SENHOR, nosso Deus.
19 Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte.
20 Portanto, estenderei a mão e ferirei o Egito com todos os meus prodígios que farei no meio dele; depois, vos deixará ir.
21 Eu darei mercê a este povo aos olhos dos egípcios; e, quando sairdes, não será de mãos vazias.
22 Cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro, e vestimentas; as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.


 Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE



Maquete: 
Sobre um suporte de areia ou isopor. O ídolo egípcio pode ser uma miniatura de gatinho ou de boi. Escolher uma das sugestões para fazer os personagens: Moisés, Faraó, Jetro, Zípora.
Fazer algumas ovelhas de bolas de algodão. Para o monte Sinai, ampliar o desenho abaixo e usá-lo como molde para cortar o monte em papel marrom e em cartolina. Colar palito de dente atrás da figura para espetá-la no isopor. Copiar e recortar as figuras da sarça e de Moisés (abaixo) e colori-las.
Figuras: 

Flanelógrafo: 
Colar areia, pedaços de feltro ou lixa na parte de trás das figuras dos personagens e do cenário. Colar pedacinhos de velcro atrás das figuras e no cenário para fixá-las. 

Cenário grande: 
Decorar um canto da sala como um palácio (pode ser uma cadeira coberta com tecido dourado). Do outro, fazer o monte Sinai, cobrindo cadeiras de diferentes tamanhos com TNT marrom. Ter turbantes, ou faixas para colocar nas crianças e também um cabo de vassoura para ser o bordão de Moisés.



Recursos visuais:






Recursos visuais:





Recursos visuais:











CARTAZ





Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?


Sugestões de atividades:

Clique nas imagens para aumentar.













Sugestão de atividade:
Exercício de fixação: 
Confeccione uma “sarça” com as crianças, pegue gravetos, ou pequenos galhos, coloque-os num balde com terra ou areia, e coloque pedaços de papel celofane, vermelho e amarelo, ( que lembra cor do fogo). Faça uma encenação com as crianças, depois de pronto. Peça-as para mexerem no celofane, o barulho vai ser semelhante ao fogo queimando. Podem fazer uma encenação. Cada vez que mexerem no celofane, fazendo barulho, podem dizer uma fala de Deus a Moisés (pegar na Bíblia).



Aplicação: 
Moisés estava com medo, achava que não iria conseguir, mas o Senhor prometeu estar com ele. Saiba que o Senhor também está com você, hoje! Não tenha medo, não tenha vergonha de nada. Você não é um “coitadinho”, você é filho de Deus! O Senhor te dá coragem, te dá força, te ajuda em tudo o que você precisa!




Lembrancinhas:
Atividades
Recortar o solado das sandalinhas usando o molde abaixo. Cortar as tiras conforme o modelo que escolher. 
Cortar uma tira de papel branco e fazer uma sanfona.
sandália com o versículo para memorizar.
É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem.
Salmos 118:8


CONTANDO AOS OUTROS:
Entregar as sandalinhas e as tiras de papel dobrado em forma de sanfona. Ajudá-las a colar a tira na sandália.
Obs: Incentivar as crianças a usarem a atividade para contar aos outros o que aprendeu na lição.


Lembrancinhas:




Lanche: sirva um lanche saudável e gostoso.


Faça um apelo - ore com as crianças


Comunhão / Encerramento



DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!


 No próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.



  
LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2019 


  Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 3° Trimestre 2019: Tema: O meu amigo guarda e cuida do seu povo - Cpad



 Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 2° Trimestre 2019: Tema: O meu amigo Jesus é poderoso - Cpad



 Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 1° Trimestre 2019: Tema: Família, um presente do meu amigo - Cpad




 Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 2° Trimestre 2018: Tema: Amigos de Deus no Antigo Testamento - Cpad



 Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 1° Trimestre 2018: Tema: Família, um presente do meu Amigo - Cpad





LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2017 



 Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 4º Trimestre 2017: Tema: O Livro que Conta a História do meu Amigo - Cpad


► Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 3º Trimestre: Tema: O meu Amigo Guarda e Cuida do Seu Povo 


 Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 2º Trimestre 2017 


► Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 1º Trimestre 2017 - CPAD. Tema: O meu amigo Jesus






LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2016 



 Lições Bíblicas JARDIM DA INFÂNCIA - de 5 e 6 anos - 2º Trimestre de 2016 - CPAD


► Jardim de Infância: O meu amigo guarda e cuida do seu povo de 5 e 6 anos 3º Trimestre. 2016: CPAD


 Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 4º Trimestre 2016 - CPAD. Tema: A casa do meu amigo




Fontes consultadas
http//gardenofpraise.com/slideshows.htm
EBI LEÃO DE JUDÁ
blogtiale.blogspot.com
Ebi blogspot.com
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
sementinhakids.com)
Blog evangelizando criança.
www.sementinhakids.com
apascentarospequeninos.blogspot.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
www.escoladominical.net/ 
ministerioinfantil
Ebd animada
professoresnaebd.blogspot.com
Blog: Ministério Bíblico Infantil.
Ensino Infantil Num Clique
Pequeninos de Jesusblogspot.com
Adaliahelenablogspot.com.br
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista Cpad;
Verônica Araujo - Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
--Quantos pais já se decepcionaram ao pegarem os filhos brincando com a caixa de algum brinquedo ao invés do próprio? As crianças adoram improvisar brinquedos e brincadeiras!
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Leia a Bíblia
Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com


ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET

 
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..


 A Casa do meu Amigo é a Igreja - Aula biblica 01: Jardim de infância



 Ana: - Aula bíblica 06: Jardim de infância



 A viúva pobre, ofertando duas pequenas moedas - Aula biblica 04: Jardim de infancia 



 Deus fala com Moisés - Aula bíblica 07: Jardim de infância


 Jesus Transforma Água em Vinho: Pré - aula, brincadeira, atividades, ilustrações, lembrancinhas... 



 Jesus cura uma mão atrofiada - Aula bíblica 08: Jardim de infância



 Noemi e Rute - Aula bíblica 10: Jardim de infância



 Na casa do meu amigo estudo a Bíblia: Aula bíblica 11: Jardim de infância



 Na Casa do meu Amigo há perdão: - Aula bíblica 09: Jardim de infância



 Na casa do meu amigo eu louvo - Aula bíblica 02: Jardim de infância



 Pedro liberto da prisão - Aula bíblica 03: Jardim de infância



 Pedro e João - O Coxo da Porta Formosa - Aula biblica 05: Jardim de infância


Jardim de infância, aula bíblica, ilustrações, brincadeiras, atividades, dinâmicas...Arquivo







 Escola Bíblica Infantil



  Lições Bíblicas Infantil: 3º Trimestre 2019



► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016





 Primários de 7 e 8 anos - Histórias Bíblicas, brincadeiras, dinâmicas, quebra de gelo e mais....Arquivo




Veja outras postagens relacionadas 































    Alfabeto Mig e Meg  































 Atividades: Josué e a Conquista de Jericó


 A ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS




 ARQUIVO DO BLOG








 ARCA DE NOÉ EM E.V.A COM MOLDES








































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário