19 de maio de 2017

Subsidio Lição 08: Um cego volta a ver: Jardim de Infância de 5 e 6 anos



MUSICA


   INTRODUÇÃO
Hoje vamos iniciar esta lição bíblica de maneira bem diferente. Acomode as crianças em semicírculo. Prepare uma colcha e uma canequinha com algumas moedinhas. Você estará fazendo o papel de Bartimeu, para a história ficar mais interessante. Quando for imitar Bartimeu, feche os olhos. Ou coloca oculos escuros.
Inicie a história assim: Coloque a colcha sobre os ombros, como se fosse uma capa e segure a canequinha e diante da turma ande dizendo:
- Uma esmola, uma esmolinha, por favor! (Faça uma voz diferenciada para Bartimeu e chacoalhe a caneca de moedas.)
Vamos conhecer na história de hoje um homem que não podia enxergar. O mundo para ele era sempre mais escuro que a noite mais escura, porque ele era cego!





(Com a venda tape os olhos de um dos alunos e brinque com a classe. Faça com que uma criança fique escondida e a que foi vendada irá tentar chegar até a escondida. Peça que uma ou duas crianças o ajude (guie aquele que está de olhos vendados). Depois de três ou quatro alunos vendarem os olhos e outros se esconderem ou ajudarem, coloque-os sentados novamente e pergunte como cada um se sentiu no seu papel.) Como se chama a pessoa que não enxerga? (Cega) Por que precisa de ajuda? (Porque não enxerga onde vai pisar.)
Hoje vamos ver a história de um cego.


Para contar essa historinha você vai precisar do material:
- 1 bexiga
- fita crepe (para colar a bexiga na cadeira)
- 1 óculos de sol (pode ser feito de papel cartão preto)
- 1 capa (pode ser uma toalha de banho ou uma manta)
- 1 cadeira
- 1 caneca ou similar
Pronto! Eis o cego Bartimeu.
Mas... não monte ele antes... Monte com as crianças, criando um elemento surpresa.


 

Pegue uma bexiga vazia, e encha-a dizendo que é a cabeça. Cole-a e vá montando o seu cego Bart, conforme o desenho acima. Conversando com as crianças sobre o que representa cada peça.



Lição 08: Um cego volta a ver:




Fonte: Apascentarospequeninos.blogspot.com/
Fonte: Pequeninos de Jesus
Fonte: Cpad

Nenhum comentário:

Postar um comentário