20 de agosto de 2020

Lição 08: A tríade satânica: Betel conectar

Vídeo aula:
Endereço na descrição dos videos:



Versículo do dia
E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio. Apocalipse 13.2.

Bíblia online
Bíblia sagrada online



Verdade aplicada
Quando a igreja for tirada desta terra, o poder satânico cobrirá o mundo de morte e terror.




Textos de Referência.
Apocalipse 13.1-10
1 E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.

2 E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.

3 E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.

4 E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?

5 E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.

6 E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.

7 E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.

8 E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

9 Se alguém tem ouvidos, ouça.

10 Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.




👉 Objetivos da Lição
- Entender que o mundo está sobre o total domínio do mal;
- Mostrar a área de atuação de cada personificação do mal;
- Compreender que o futuro do mal será decretado pelo Cordeiro Jesus.



Introdução
Após o arrebatamento da Igreja, a terra será dominada por hostes satânicas, que a princípio camuflarão muito bem seus objetivos mas, num dado momento, as pessoas serão alvos de seus ataques malignos. Então, o próprio Satanás, denominado de "antiga serpente" e "dragão", aliado ao anticristo e ao falso profeta destilarão seu veneno sobre a terra.



Ponto chave
Satanás, o falso profeta e o anticristo dominarão os poderes da terra de uma maneira global.



1. A ANTIGA SERPENTE
Esta expressão é usada por João em Apocalipse 12.9, quando é revelada a precipitação do diabo na terra pela rebelião acontecida nos Céus, de onde arrastou a terça parte dos anjos. No fim dos tempos, sua ação será de forma plena e ilimitada; levando as pessoas ao endurecimento do coração para que não se arrependam. Ele não somente agirá como acusador, mas também como enganador, pois ele enganará as nações; fazendo-as se revoltar contra Cristo.


1.1. Descerá com grande ira
Em Apocalipse 12.12 encontramos um "ai", interessante: "Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo". Se olharmos para esta
narrativa, perceberemos que, embora derrotado, Satanás ainda não foi destruído, e sua ira teve início quando foi expulso do Céu e sabe que para ele não existe mais perdão. Mesmo ciente de que o seu destino é certo e se aproxima, vai tentar, por todos os meios possíveis, impedir a vitória de Cristo. O fato de descer à terra com grande ira revela desespero.
O diabo tem por objetivo enganar, ludibriar e mentir. Em João 8 fala abertamente que o diabo é o pai da mentira e nele não há verdade. Durante o desenrolar da escatologia, ele enganará as nações antes e depois do milênio; levando as pessoas a blasfemar e entrar em rebeldia contra Deus.




1.2. Concederá poderes ao anticristo
Como parte integrante do mal, o próprio diabo dará à besta o poder para fazer guerra e emitir toda sorte de blasfêmia contra Deus. Através deste poder maligno outorgado a ele, muitos sinais serão feitos à luz do dia: fazendo até fogo descer do céu. No relato de Apocalipse 13.2, vemos que "o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono e grande poderio".



Refletindo
O fato mais importante que devemos saber sobre o anticristo, no entanto, é que ele não vai vencer! Billy Graham



2. A BESTA QUE EMERGE DO MAR
Na visão descrita por João, fica evidente a ascensão da besta que surge do mar, o qual vem com diademas e chifres, representando uma encarnação político-social do mal, sendo conhecido como anticristo (Ap 13.1-10).



2.1. Quem é o anticristo
Como o próprio nome fala, o anticristo será um homem totalmente dominado pelo diabo, e se levantará contra tudo que diz respeito a Cristo.
Mais que um simples homem, o anticristo será um líder político de grande influência e com poder de persuasão. Em apocalipse 6, vemos o anticristo no cavaleiro do cavalo branco que saiu para vencer, dando a ideia de um falso Cristo e de uma falsa paz. Paulo, em sua missiva, aos 2 Tessalonicenses 2.4 nos diz que este homem da iniquidade se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.


...O falso profeta não fará apenas pseudo-milagres, mas também fará fogo descer do céu...




2.2. O Império do Anticristo
Quando João tem a visão acerca do anticristo, personificado por uma besta diz que "tinha sete cabeças e dez chifres e dez diademas" (Ap 13.1). Esta visão de João tem uma conexão muito grande com o texto de Daniel 7, onde fica claro que o anticristo dominará sobre 10 reinos. Com a sua maneira de dominar e os milagres evidenciados na Grande Tribulação, o anticristo conseguirá reunir muita gente como súditos. O texto de Apocalipse diz que seu reinado será de 42 meses, que também é conhecido por três anos e meio.
O texto ainda nos revela que a besta terá domínio sobre toda a tribo, língua e nação, dando ideia de um governo cuja soberania será universal.




3. A BESTA QUE EMERGE DA TERRA
Em prosseguimento a visão joanina sobre o fim dos tempos, surge uma outra besta, só que desta vez é da terra. Esta segunda besta é o falso profeta que vem com o propósito de ser o porta-voz do anticristo, fazendo com que as pessoas adorem a primeira besta. Veja bem que ela se parecia com um cordeiro, mas falava como um dragão.


3.1. Quem é o falso profeta?

Influenciado por Satanás e aliado ao anticristo, estes constituem a tríade satânica que dominará o mundo após o arrebatamento da Igreja. O falso profeta representa aqui o sincretismo religioso, para o qual não existem barreiras religiosas, mas haverá um só ser para ser adorado e uma religião. O falso profeta será uma personificação do mal e terá como objetivo ser o transmissor das ordens do anticristo e fazer com que as nações do mundo da época o adorem. Estará a serviço integral da primeira besta.



3.2. Poderes do Falso Profeta
O texto de Apocalipse diz que o falso profeta terá o mesmo poder da primeira besta (Ap 13.12), porém fará grandes sinais e até fogo cair do céu e enganará as pessoas com sinais permitidos pela besta.
Vale salientar que o falso profeta não terá poder próprio, mas receberá poder do dragão e de sua união com o anticristo, tendo como objetivo único captar lealdade religiosa dos homens para com a primeira besta, ou seja, o anticristo.
O falso profeta não fará apenas pseudo-milagres, mas também fará fogo descer do céu para enganar os homens com aparentes poderes divinos, quando na realidade é o poder de Satanás.




Conclusão
O poder das trevas cobrirá a terra por 42 meses, quando o mundo será regido pelo próprio diabo, através do dragão, anticristo e falso profeta.



Eu aprendi que:
O mundo viverá o seu período mais sombrio quando estiver sobre a regência do diabo e de seus aliados dominando a política e a religião.





Jovens: Betel Conectar, 3º Trimestre de 2020 | Fim dos tempos: o arrebatamento e o juízo de Deus?




Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário