27 de agosto de 2020

Lição 09: As taças da ira de Deus: Betel conectar

Vídeo aula:
Endereço na descrição dos videos:





Versículo do dia
E ouvi, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide, e derramarei sobre a terra as sete taças da ira de Deus. Apocalipse 16.1

Bíblia online
Bíblia sagrada online



Verdade aplicada
A última série de julgamentos Divinos será o derramamento das taças.
O grau de intensidade das taças tem por finalidade a aniquilação dos inimigos de Deus.




Textos de Referência.
Apocalipse 15.1-8
1 E vi outro grande e admirável sinal no céu: sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus.

2 E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus.

3 E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos.

4 Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.

5 E depois disto olhei, e eis que o templo do tabernáculo do testemunho se abriu no céu.

6 E os sete anjos que tinham as sete pragas saíram do templo, vestidos de linho puro e resplandecente, e cingidos com cintos de ouro pelos peitos.

7 E um dos quatro animais deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da ira de Deus, que vive para todo o sempre.

8 E o templo encheu-se com a fumaça da glória de Deus e do seu poder; e ninguém podia entrar no templo, até que se consumassem as sete pragas dos sete anjos.




👉 Objetivos da Lição
- Mostrar a consumação do juízo de Deus sobre a humanidade;
- Revelar que o juízo de Deus será sem misericórdia;
- Compreender o propósito escatológico de cada taça derramada.




Introdução
No fim da Grande Tribulação, Deus multiplicará Seu juízo sobre os habitantes da terra, pois o intuito agora não será o arrependimento, mas sim o total aniquilamento de todas as forças que conspiram contra Deus e Seus santos.



Ponto chave
Os cálices da ira de Deus acabarão com o anticristo e suas hostes.



1. AS PRAGAS SOBRE A NATUREZA
A exemplo das trombetas, algumas destas pragas recaem sobre o meio ambiente e seus componentes; provocando um desastre maior, fazendo com que a terra se torne um lugar péssimo para se viver. É notório que, nos cálices da ira de Deus, a intensidade dos juízos divinos será maior.



1.1. A ira de Deus sobre rios e mares
Quando o anjo receber a ordem de Deus, ele derramará o segundo cálice da ira de Deus sobre o mar, exterminando toda a vida marinha. Se, na segunda trombeta, a terça parte foi exterminada (Ap 8.8), agora, através deste cálice, morrerá no mar toda alma vivente (Ap 16.3, 13.32). A terceira taça terá como alvo os rios e as fontes, elas se transformarão em sangue. Vale relembrar que, na terceira trombeta, a terça parte das águas apenas se tornarão amargas, matando muitos homens. Aqui, entretanto, a exemplo do que aconteceu no Egito, as águas se tornarão em sangue. O julgamento de Deus atingirá em cheio, uma das necessidades básicas do ser humano que é a água; não existirá mais água potável.



1.2. A taça sobre o sol
O sol também servirá aos propósitos divinos. Quando o quarto anjo derramar o cálice da ira de Deus sobre o sol, os homens começarão a ser abrasados com o intenso fulgor do luminar. Diferente da quarta trombeta quando a terça parte do sol escureceu, este flagelo causará um calor excessivo, afligindo as pessoas com uma insolação terrível. Os efeitos colaterais deste calor causticante provocarão mudanças drásticas no clima, talvez até evaporação e degelo das grandes regiões glaciais da Terra.



Refletindo
O derramar das taças será o último dos julgamentos contra toda impiedade dos homens. Orivaldo Prattis



2. PRAGAS SOBRE OS HOMENS
Os pecadores que decidiram viver uma vida regalada neste mundo, bem como aqueles que aceitaram o sinal da besta para poder vender e comercializar, agora experimentarão o juízo de Deus sobre as suas vidas. Durante as trombetas, os juízos de Deus objetivavam em parte o arrependimento, mas agora será para sofrimento e extermínio.



2.1. Chagas e chuvas de pedras
Na inauguração das últimas pragas sobre a humanidade, o primeiro anjo, por determinação divina, derramará o primeiro cálice sobre a Terra, atingindo, em cheio, os homens que tenham o sinal da besta e adoram a sua imagem. Os homens serão acometidos de uma chaga má e maligna (Ap 16.2). Segundo o original, "chaga má e maligna", pode ser entendida como tumores e erupções na carne dos homens que os atormentarão de tanta dor, mas não terá um teor fatal.
A última praga será derramada no ar; provocando trovões, relâmpados e terremotos. A consequência desta praga para os homens será terrível, pois, pedras de peso de um talento cairão sobre as pessoas (Ap 16.21). Segundo as medidas e pesos da Bíblia, quando se fala de um talento, está se falando de aproximadamente 45 quilos.

Ao terminarem os juízos das sete taças, estará consumada a obra de limpeza da terra...




2.2. A frase da sétima praga
Segundo o Apocalipse, diferente das demais pragas, no último juízo de Deus derramado sobre a Terra, o anjo fala: "Está feito!" Esta simples frase no grego é uma só palavra que indica uma ação completa. Essa é a voz de Deus e sua declaração é final. Ao terminarem os juízos das sete taças, estará consumada a obra de limpeza da terra, onde será inaugurada uma nova dispensação: o Milênio, onde a terra desfrutará de mil anos de paz.



3. JUÍZO DIVINO SOBRE A BESTA
O juízo de Deus chegará para todos, ninguém ficará livre e impune do castigo dEle. A Tríade Satânica que, por alguns meses, dominará sobre a terra, sofrerá com os flagelos da ira Divina, pois virá diretamente no centro do poder para desestabilizar o reino. Se antes as pessoas exclamavam eufóricas, neste momento elas morderão a língua de tanta dor.



3.1. A taça sobre o trono da Besta
O derramamento do quinto cálice da ira de Deus virá para desmoralizar todo o governo satânico. A consequência imediata decorrente do trono da besta é que o reino se tornou "tenebroso". Trevas desnaturais afetarão a Terra, e os homens sofrerão amargamente pela situação de lamúria e de humilhação. É importante observar que, mesmo sabendo e reconhecendo o peso das mãos de Deus, os corações humanos se tornarão inflexíveis, Apocalipse 16.11 é bastante explícito ao dizer que os "homens blasfemarão do Deus do céu.



3.2. A Taça de Deus sobre o rio Eufrates
A sexta praga lançada sobre o rio Eufrates está diretamente ligada ao plano de Deus para a destituição do poder terreno liderado por Satanás, a besta e o falso profeta. Este flagelo, diferente dos outros, não será uma praga visando a humanidade, mas de preparo para a batalha. O texto diz que o rio Eufrates secará, preparando assim, o caminho para os reis do Oriente em direção a Israel, para a batalha do Armagedom, que se aproxima neste tempo.



Conclusão
O grande e terrível dia do Senhor chegará mostrando às pessoas que toda a rebelião terá a sua consequência.
O juízo divino através das taças derramadas servirá de purificação da Terra.




Eu aprendi que:
Os Cálices da ira de Deus servirão não mais para o arrependimento mas sim, para a purificação da Terra.



Jovens: Betel Conectar, 3º Trimestre de 2020 | Fim dos tempos: o arrebatamento e o juízo de Deus?



Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário