21 de agosto de 2020

Lição 08: Confiar no Senhor em todo tempo: Vídeos - aulas, Slides, Betel: Adultos

Vídeos aulas:
O endereço na descrição dos links




TEXTOS DE REFERÊNCIA
Isaías 37. 33-37
33. Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, ou levantará trincheira contra ela.
34. Pelo caminho por onde vier, por esse voltará; porém nesta cidade não entrará, diz o Senhor.
35. Porque eu ampararei esta cidade, para livrá-la, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.
36. Então saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, quando se levantaram pela manhã cedo, eis que todos estes eram corpos mortos.
37. Assim Senaqueribe, rei da Assíria, se retirou, e se foi, e voltou, e habitou em Nínive.





Texto Áureo
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46.1.




Verdade Aplicada
A maior coragem se revela na crise, quando colocamos a nossa fé focada em Deus.





👉 Objetivos da Lição
- Destacar a importância de restaurar o altar.
- Mostrar que o Senhor sempre envia socorro.
- Explicar que o inimigo sempre se levanta pra cair.

Bíblia online
Bíblia sagrada online





Hinos Sugeridos
Harpa Cristã: 96




Harpa Cristã: 108




Harpa Cristã: 131




Introdução
Ezequias foi um notável rei de Judá, pois priorizou fazer o que era reto diante do Senhor, restaurar o serviço no Templo de acordo com a Palavra de Deus, se esforçou para levar o povo a se converter ao Senhor e confiou em Deus mesmo diante de perigos e ameaças.
1. Um jovem rei para Judá
O rei Ezequias foi o 13º rei de Judá e reinou por 29 anos. Ele foi um bom rei, um homem admirado por todos que lhe rodeavam. Podemos dizer que Ezequias foi soldado, estadista, arquiteto, estrategista e um homem íntegro. O seu reinado foi marcado por grandes desafios, mas também, por grandes demonstrações de fé e fidelidade à aliança do Senhor. Nesta lição, veremos um homem que andou nos caminhos do Senhor.

1.1. Ezequias voltou-se para o Senhor.
Ao contrário de seu pai, o rei Acaz, Ezequias assumiu o trono e fez o que era reto aos olhos do Senhor [2 Rs 18.3]. Acaz foi um rei perverso e pautou seu reinado com abominações que desagradavam o Senhor. Sacrificou seu próprio filho e cultuou a deuses, promovendo a idolatria, andando no caminho dos reis de Israel. Após os dezesseis anos de reinado de seu pai Acaz chegar ao fim, por episódio de sua morte, Ezequias assume o trono e decide não seguir o legado deixado de idolatria, mas de fazer o que realmente agradava ao Senhor. Ezequias começou muito bem sua história, buscando a santificação, reconhecendo a Soberania do Senhor e reparando o Templo. Assim como Ezequias, o que precisamos reparar em nossa caminhada? Temos agido conforme os preceitos do Senhor ou temos nos deixado levar por legalismos perversos e idólatras deixados por nossos antepassados? Este é o momento de rever nossas atitudes e transformá-las em adoração para glória de Deus.

1.2. Era preciso reparar o templo.
Ele, no ano primeiro do seu reinado, no mês primeiro, abriu as portas da Casa do Senhor e as reparou. E trouxe os sacerdotes e os levitas, e os ajuntou na praça oriental, e lhes disse: Ouvi-me, ó levitas; santificai-nos agora, e santificai a casa do Senhor, Deus de vossos pais, e tirai do santuário a imundícia. 

2 Cr 29.3-5. Que atitude louvável de Ezequias a reparar a casa do Senhor, purificando-a.
1.3. Um concerto divino em meio à crise.
A crise estava estabelecida sobre Judá [2 Cr 29.8-9], porque Acaz não guardou os mandamentos divinos. Diante disso, Ezequias, além de reparar o templo, convocou os sacerdotes para fazerem um conserto com o Senhor, a fim de sanar a crise avassaladora da ira de Deus.

2. Reavivados em meio ao caos
Durante o tempo do reinado de Ezequias, grande parte do reino do Norte (Israel), devido à idolatria, foi levado cativo pelos assírios. Tempos de incertezas, insegurança e opressão espiritual habitavam no meio do povo. 2 Cr 29.6-9.

2.1. Ezequias e suas atitudes assertivas.
Diante de tal cenário, a Bíblia ressalta atitudes assertivas que Ezequias teve, em duas vertentes: reformas políticas e morais, conforme o livro de 2 Reis; e purificação do templo e o restabelecimento dos cultos, incluindo a Páscoa, conforme descreve o livro de 2 Crônicas. De tal maneira confiou no Senhor e buscou se aproximar de Deus e guardar Seus mandamentos que passou a ser uma referência positiva na história do reinado de Judá [2 Rs 18.5-6]. Por causa da humildade de Ezequias diante do Senhor, honrando o Altíssimo diante do povo,e ensinando-os a fazerem o que agradava ao Senhor, Jerusalém foi pupada das mãos dos assírios. Deus ouviu o clamor de Ezequias e se agradou de seu posicionamento. 2 Rs 18.7; Jr 29.12-13.

2.2. Avivamento: uma questão urgente!
Deus havia chamado Israel para ser uma nação diferenciada a fim de que levassem luz para as nações, e o nome do Senhor fosse glorificado [Is 42.6]. Mas, o povo do Senhor havia se contaminado com práticas pagãs, afastando-se totalmente do Senhor e de Seus mandamentos. Longe da presença do Senhor só encontramos tristeza, dores, maldição e morte. Ezequias, ao assumir o trono de Judá, buscou a presença do Senhor em arrependimento pelos atos cometidos. Ezequias reconhecia o poder que tem um avivamento no meio do povo [Sl 80.3]. Precisamos atentar que crises geram oportunidades. Em meio ao caos, devemos nos levantar e buscar oportunidades de crescimento espiritual e maturidade cristã, conscientes de que a fonte de nosso fortalecimento é o Senhor. Ef 6.10.

2.3. Pilares para o avivamento.
Ezequias reconheceu a urgência da necessidade que o povo se encontrava e buscou o reavivamento para Judá. Para haver um avivamento, é necessário estar pautado em 4 pilares: 

1) Arrependimento - Em meio às crises da vida, precisamos reconhecer os nossos erros diante do Senhor e confessá-los, a fim de que tenhamos Seu perdão e misericórdia; 
2) Querer a presença de Deus - Em meio às crises, precisamos unicamente nos achegar a Deus, pois dEle vem a salvação, a paz, o renovo, a segurança e a restauração; 
3) Buscar a comunhão divina - A comunhão com nosso Criador é vital para todo cristão, tanto em dias bons quanto em dias maus. Devemos sempre buscar intimidade com o Senhor através da oração e da leitura da Palavra de Deus; 
4) Oração - Em tempos de adversidades, buscar a face do Senhor é preciso. Jesus nos ensinou que a todo tempo devemos estar conectados com o Pai em oração, pois Ele é a fonte de fortalecimento e reavivamento.
3. Um socorro bem presente
Quando tudo parecia estar bem, Senaqueribe, rei da Assíria, invade Judá com seu impetuoso exército, acampando-se contra as cidades fortes, pois intentava separá-las para si [2 Cr 32.1]. Mas Deus é socorro bem presente para o Seu povo.

3.1. Afrontas: uma arma diabólica.
Diante da invasão, Ezequias fortificou os muros, garantiu o abastecimento de água da cidade e motivou o povo para que não temesse a Senaqueribe, pois Deus estaria com eles naquela batalha. O rei assírio enviou seus servos a Jerusalém com mensagens de afrontas ao rei Ezequias e ao povo de Judá, intimidando-os. E ainda em sua insanidade, Senaqueribe blasfemou contra o Senhor. 2 Cr 32.11-15.

3.2. Apresentando as cartas ao Senhor.
Ao receber o ultimato do rei da Assíria, Ezequias recorreu ao auxílio do Senhor, orando e clamando por Sua intervenção. O rei de Judá entendeu as estratégias do maligno e não cedeu às afrontas do oponente. Ezequias foi à Casa do Senhor e apresentou ao Deus de Israel, em oração, as mensagens de afrontas e ameaças de Senaqueribe [2 Rs 19.14]. Ele humilhou-se perante o Senhor [Is 37.1], clamando a Deus por socorro [ 2 Rs 19.15-19]. Senaqueribe utilizou afrontas como armas para desestabilizar o povo de Judá, mas Ezequias não caiu na cilada e buscou auxílio no Deus Todo-Poderoso.

3.3. Da humilhação à exaltação.
Diante das afrontas do maligno, precisamos ter a postura de Ezequias: clamar pelo socorro divino [Sl 46.1]; não ceder às afrontas, pois como cristãos devemos cultivar o fruto do Espírito [Gl 5.22-25]; não tomar partido para a vingança, mas aguardar a justiça que virá do Senhor [Rm 12.19]. O Senhor ouviu o clamor de Ezequias e o exaltou. Em uma única noite, o Anjo do Senhor entrou no acampamento assírio e matou 185 mil soldados inimigos. Então, Senaqueiribe, rei da Assíria se retirou envergonhado pelo mesmo caminho que veio. 

Isaías 37.36-37.



CONCLUSÃO
Aprendemos nesta lição sobre a importância de restaurarmos a verdadeira adoração ao Senhor. A história do rei Ezequias nos faz ver que nos piores momentos de nossas vidas devemos confiar na intervenção divina.
Fonte: Revista Betel






SLIDES
Fonte dos slides: www.revistaebd.com


Adultos:Revista Betel Dominical - 3º Trimestre de 2020: Tema: Transformando as adversidades em cenários de milagres e vitórias



Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário