6 de agosto de 2020

Lição 06: Os flagelos das sete trombetas: Betel conectar

  
Vídeo aula:
Endereço na descrição dos videos:


  
Textos de Referência.
Apocalipse 8.1-6

1 E, havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora.

2 E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas.

3 E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono.

4 E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus.

5 E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos.

6 E os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las.

Bíblia online
Bíblia sagrada online




Versículo do dia
E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas. Apocalipse 8.2



Verdade aplicada
O soar das trombetas do Apocalipse constituem-se na segunda série do julgamento Divino, que abrangerá eventos que se estenderão até a volta de Cristo.



👉 Objetivos da Lição
- Saber que as trombetas fazem parte do juízo de Deus;
- Conscientizar que as pragas de Deus virão sobre a terra;
- Mostrar a destruição em particular de cada trombeta.



Introdução
Na Grande Tribulação, Deus mandará diversas pragas como punição para os que habitam na Terra. Nesta lição estudaremos sobre as trombetas do Apocalipse que surgem em um momento para trazer destruição, caos e tormento para a humanidade. Para fins didáticos, dividiremos o tema das trombetas em dois tópicos.



Ponto chave
Os flagelos de Deus vindos através das trombetas atingirão as pessoas em todos os sentidos.



1. AS PRAGAS SOBRE O MUNDO
As pragas de Deus através das trombetas principiam-se com a abertura do sétimo selo, evento este marcado por algo inusitado; um silêncio no céu por cerca de meia hora. O silêncio já revela que o que está por vir sobre o mundo será terrível. As quatro primeiras trombetas têm como objetivo atingir o mundo em geral.



1.1. Pragas sobre a terra e seus luminares
Conforme o registro em Apocalipse 8.7, quando o anjo tocar a primeira trombeta, a terra será atacada pela saraiva e pelo fogo misturado com sangue; ocasionando a destruição da terça parte da flora. Com as matas destruídas a vida na terra começa a ficar difícil de se viver, o termo sugere uma devastação pelo fogo.
Na quarta trombeta, novamente a praga é limitada à terça parte, porém, desta vez, recai sobre os luminares, a saber: o sol, a lua e as estrelas. Todos estes astros feitos para luminar perderão o seu fulgor, deixando os homens vivendo numa espécie de penumbra.




1.2. A praga sobre rios e mares
Ao tocar a segunda trombeta, algo como um meteoro em chamas cairá no mar; poluindo a tal ponto de matar a terça parte da vida marinha. O texto sagrado esclarece que "um grande monte ardendo em fogo", caiu no mar. Podemos até mesmo pensar em um grande vulcão, cujas cinzas poluem o mar. O desastre será de tamanha proporção que os navios e submarinos mais modernos que existirem, serão reduzidos a nada.
Na terceira trombeta, a terça parte das águas dos rios são envenenadas, tornando-se amargas; impróprias para o uso (Ap 8.11), e muitos homens morrerão em virtude das águas se tornarem amargas.
Deus atingirá "em cheio" uma das necessidades básicas para a vida humana: a água.




Refletindo
Somente através da conversão ao Evangelho será possível escapar desse que será um período nunca visto no planeta. Orivaldo Prattis



2. O JUÍZO DE DEUS SOBRE OS PECADORES
As três últimas trombetas anunciarão o furor de Deus sobre os homens que forem blasfemos e desobedientes ao Evangelho de Cristo. Em Apocalipse 8.13 um anjo chega até exclamar, dizendo: " Ai!, ai!, dos que habitam sobre a terra, por causa das outras vozes das trombetas, dos três anjos que hão de ainda tocar".


2.1. O tormento da quinta trombeta
Ao ser executada a quinta trombeta, uma grande quantidade de gafanhotos diabólicos que sobem do poço do abismo vieram, tendo como objetivo atormentar a vida dos homens durante cinco meses, conforme registrado em Apocalipse 9.5.
Durante este tempo determinado por Deus, os homens sofrerão dores angustiantes, as quais farão com que desejem morrer, mas a morte fugirá dos homens.
O texto de Apocalipse 9.7-10 nos fornece um retrato falado destes gafanhotos do inferno que era uma mistura de partes de homem, mulher, cavalo e escorpiões. O rei destes gafanhotos é descrito no texto como "Apolion", que significa "destruidor".
Concluímos que o grande objetivo destas torturas que atingirão os homens é a desestabilização psicológica, física e espiritual dos homens ímpios.

Neste momento de dor e angústia, Deus dará a vitória definitiva ao seu povo, Israel




2.2. A sexta trombeta solta os anjos que estavam presos
O toque da sexta trombeta coloca em liberdade quatro anjos que estavam presos junto ao rio Eufrates. O próprio texto nos diz que "anjos que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, com o objetivo de matarem a terça parte dos homens", Ap 9.14.
O número dos seres infernais totalizará 200 milhões, que dizimará a terça parte dos habitantes da terra. Um terço é muita gente, mas não é maioria; sua missão não era exterminar a raça humana, mas sim, advertir os homens do terrível julgamento que sofrerão aqueles que rejeitaram a Deus.
Mesmo siante de uma praga tão terrível, cataclismas e castigos divinos, muitos homens não se arrependerão de suas más obras, nem de suas prostituições, feitiçarias e homicídios.
Vale ressaltar que, quando o anjo toca a sétima trombeta, o terceiro "ai", não sobreveio imediatamente, pois assim como o sétimo selo revela as sete trombetas; aqui também abre-se uma série de novas pragas descritas em Apocalipse 16.1-21.




3. A DESTRUIÇÃO DAS SETE TROMBETAS
Como percebemos durante o envio das pragas, ao soar das trombetas, o padrão de destruição foi a terça parte de tudo, a saber: da fauna, da flora, da vida marítima, a fonte das águas dos rios, dos homens e dos astros luminosos. Pela abrangência da destruição, podemos elencar como este momento será conhecido.



3.1. Tempo da Ira de Deus
Com o soar das trombetas, os homens literalmente serão alvo da ira de Deus, e tentarão fugir da presença espantosa de Deus, mas não conseguirão; o texto fala que os homens se esconderão na rochas, tentando fugir da presença do Justo Juiz de toda a terra.



3.2. Tempo de angústia
O texto bíblico deixa claro que um momento como este nunca houve na História. O desespero, o medo e a assolação farão parte da vida das pessoas neste tempo. Para a nação de Israel, será momento de grande angústia (Jr 30.7), mas também um dos momentos em que eles se arrependerão por não terem aceito o Messias enviado.
Neste momento de dor e angústia, Deus dará vitória definitiva ao seu povo, Israel. O profeta Joel chega a dizer que o dia do Senhor está próximo e virá como uma assolação do Todo-Poderoso (Jl 1.15).




Conclusão
As trombetas são expressões da ira de Deus contra uma civilização que optou por ser leal ao anticristo, em vez de prestar reverência e obediência ao Deus verdadeiro.



Eu aprendi que:
As sete trombetas fazem parte dos julgamentos que Deus enviará a Terra sobre a humanidade que O desprezou.





Jovens: Betel Conectar, 3º Trimestre de 2020 | Fim dos tempos: o arrebatamento e o juízo de Deus?




Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário