22 de julho de 2020

Lição 04: Crise também é oportunidade de recomeço: Vídeos - aulas, Slides, Betel: Adultos

Vídeos aulas:
O endereço na descrição dos links








Texto Áureo
Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela. Rute 1.14.


Verdade Aplicada
A fidelidade, mesmo na hora da crise, nos conduz às mais sublimes vitórias.


👉 Objetivos da Lição
- Ensinar que a fidelidade produz recompensa.
- Apresentar o caráter e a beleza da mulher cristã.
- Mostrar que Deus sempre cumpre as suas promessas.

Bíblia online
Bíblia sagrada online

Hinos Sugeridos
Harpa Cristã: 04




Harpa Cristã: 61




Harpa Cristã:


Vide-Pr. Elias Torralbo




Louvor/Ferber, Ludmila. Nunca pare de lutar.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Rute
8. Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
9. O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram.
16. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
22. Assim Noemi voltou, e com ela Rute a moabita, sua nora, que veio dos campos de Moabe; e chegaram a Belém no princípio da colheita das cevadas.




✍  Introdução
Mesmo vivenciando crises, Rute foi impactada pelo testemunho de Noemi. Decidiu acompanhá-la e passou a fazer parte da genealogia de Jesus. A fé em Deus faz a diferença nas escolhas e atitudes, mesmo em tempos de crises.
1. A fé nos leva a lugares inimagináveis
No livro de Rute, vemos a história de uma mulher que, após a morte de seu marido, viaja para Belém, acompanhando sua sogra Noemi, na esperança de que Deus poderia lhes proporcionar um novo tempo para suas vidas. Por sua atitude de fé, Rute passou a figurar na história do povo de Deus, tornando-se bisavó do rei Davi [Rt 4.18-22], presente na genealogia do Senhor Jesus [Mt 1.1,5].

1.1. A crise não é seu fim.
A fome chegou a Belém, então a família de Noemi muda-se para Moabe. Lá, seus filhos cresceram e se casaram. As moabitas Rute e Orfa passaram a ser noras de Noemi. Mas, a fatalidade chega a casa desta família, e a morte dizima o esposo e os dois filhos de Noemi. Ouvindo que o Senhor estava ajudando o Seu povo [Rt 1.6]. Noemi libera suas noras a fim de retornarem aos seus familiares, e decide voltar para Belém. Orfa, atende ao pedido de sua sogra, mas Rute decide acompanhar Noemi. A atitude de Rute lhe colocou em patamares elevados.
1.2. Uma escolha assertiva.
Rute deixa para trás os deuses pagãos e, sabiamente, atenta para os ensinamentos de Noemi, sua sogra. Diante da escolha assertiva de Rute, seu nome figura entre as mulheres citadas na genealogia de Jesus. A partir desta escolha, vemos que Rute estava determinada a abandonar o deus dos moabitas [Nm 21.29]. A Palavra de Deus os instrui acerca da idolatria, que é abominável ao Senhor [Lv 19.4]. Deus havia instruído Seu povo que somente a Ele deviam adorar e prestar culto [Lc 4.8]. Rute entendeu, através dos ensinamentos de Noemi, que a idolatria precisava ser extirpada de sua vida. Muitas vezes passamos por crises e ficamos apegados a sentimentos, comportamentos, práticas que estão ocupando o lugar de Deus, e que acabam virando objetos de idolatria em nossa vida [Cl 3.5]. É preciso escolher a quem iremos servir e quem ocupará a primazia em nosso coração [Mt 22.37].
1.3. Caminhe com alguém que te aproxime de Deus.
A fidelidade de Rute em não abrir mão da presença de Noemi se deu pelo fato de que, embora perdendo seus filhos e marido, ainda assim, Noemi exaltava a presença de Deus em sua vida. O testemunho de Noemi gerou fé na vida de Rute e lhe trouxe salvação. O ser humano absorve comportamento de seus companheiros. Logo, devemos trilhar a nossa caminhada cristã ao lado de justos e ser companheiros daqueles que temem a Deus e guardam os Seus mandamentos [Sl 119.63].
2. Superando a crise
Diante da crise, muitos ficam vulneráveis, sem saber o que fazer. Muitas pessoas têm medo de fazer escolhas erradas e acabam sofrendo mais tarde. Afinal, fazer escolhas não é fácil. Aprendemos na presente lição que Noemi, mesmo vivenciando uma realidade de perdas e aflições, permanecia atenta, pois "ouviu que o Senhor tinha visitado o Seu povo" [Rt 1.6]. Assim, Noemi, movida por esta boa nova (que chegou como um bálsamo), parte para Belém, e Rute, mesmo sendo da terra onde estavam, decide acompanhá-la.
2.1. Movidas por fé, mesmo na crise.
Rute e Noemi estavam diante de uma crise. Pior do que a perda material, elas haviam perdido pessoas a quem amavam. O luto era inevitável! Mas, diante da dor, Noemi se levanta, reconhece que tudo está no controle de Deus e que elas jamais poderiam mudar o que havia acontecido. A única coisa a se fazer seria se levantar das cinzas. Elas não se isolaram diante da crise, do luto, da tristeza, mas levantaram-se e tomaram uma decisão: seguir em frente! Resolvem recomeçar [Rt 1.7].
2.2. Nas crises, faça escolhas em Deus.
Escolher é algo muito sério. O próprio Deus exortou o Seu povo a escolher bem [Dt 30.19]. Precisamos aprender a fazer nossas escolhas com os olhos do Senhor para não fazermos escolhas erradas. De fato, escolhas geram frutos e em meio às crises se faz necessário escolher em Deus. Rute havia aprendido com Noemi muitos ensinamentos sobre o Deus de Israel. Ouvira falar de Seus milagres, de Seu cuidado com o povo de Israel. Para Rute, esta era a hora de deixar a zona de conforto. Deixar o seu povo e sua cultura para viver em outro país uma nova vida, mas havia uma diferença: Rute escolheu servir ao Deus Vivo [Rt 1.16-17].
2.3. No mundo tereis aflições.
A Palavra de Deus nos diz que "o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" [Sl 30.5]. A crise não pode durar a vida inteira. Do mesmo jeito que ela chega, ela sai. É uma questão de tempo e tudo voltará ao normal [Ec 3.1]. Jesus nos ensinou que no mundo teríamos aflições, mas que tivéssemos bom ânimo. Devemos permanecer nEle, pois Ele venceu o mundo [Jo 16.33]. O Senhor está no controle de tudo, nada escapa de seus olhos. As crises são passageiras. Portanto, devemos permanecer confiantes no Senhor, mesmo vivenciando adversidades, pois Ele é Poderoso e Soberano para levar adiante o Seu propósito e nos aperfeiçoar em todo o tempo [Rm 8.28].
3. Recomeçar é preciso
A morte chegou sem piedade na família de Noemi. Então, ela toma a atitude de voltar para Belém [Rt 1.7]. Era preciso recomeçar. Aprendemos com a história de Noemi e Rute que é preciso entender que tragédias são uma realidade da vida. Contudo, também é importante discernir a necessidade de adaptações e reestruturação da vida. Como discípulos de Cristo, temos a Palavra de Deus e o Espírito Santo que nos guiam nesse processo de recomeço.
3.1. Milagres no recomeço.
Ao tomar a decisão de voltar para Belém, Noemi deixa suas noras livres para retornarem aos seus familiares. Orfa se despede e assim procede [Rt 1.14-15], mas Rute opta por ficar com sua sogra, mantendo sua fidelidade [Rt 1.16-19]. Rute, de forma simples e humilde, chega em Belém e vai recolher espigas nos campos após os segadores [Rt 2.2-3]. Rute abre mão do orgulho humano, toma uma iniciativa e vai trabalhar para supri-las, Rute reagiu à humilhação, à pobreza, com determinação, seguiu em frente, deixando para trás as perdas que tivera. Todo recomeço requer atitude, vontade, foco e determinação. Para todo recomeço, é necessário se vestir de mudanças. Rute reagiu diante das incertezas. Buscou um caminho para a sobrevivência e não ficou esperando a morte chegar. A sua atitude de amor e fidelidade a Noemi chegou ao conhecimento de Boaz e tão nobre ato tocou seu coração [Rt 2.6-7].
3.2. Toda ação gera uma reação.
Rute, impactada pelo testemunho de vida de sua sogra, ao chegar a Belém logo se dispôs ir ao campo para colher espigas [Rt 2.2], demonstrando ser uma mulher de iniciativa. A atitude de Rute em sair de Moabe, terra de idolatria, de luto, de incertezas e escolher ir com Noemi para Belém, a casa do pão, trouxe para ambas a vitória esperada. Rute se desprendeu do orgulho e da altivez, reconhecendo a soberania de Deus, dando passos importantes, os quais fizeram a diferença no desenrolar da história. O que há em nós que precisamos nos desprender? O que precisamos deixar para trás para recomeçar? Que ações terei que realizar com a graça do Senhor e a direção do Espírito? Uma análise sobre o que guardamos em nosso coração é um relevante passo para a sobrevivência da alma diante das crises [Pv 4.23].
3.3. Depois da tempestade a bonança.
Noemi e Rute, em meio as turbulentas tempestades, decidem voltar para Belém. Interessante que na presença de Deus sempre há fartura de alegria [Sl 16.11]. Rute reconheceu a Deus como seu refúgio e fortaleza. Semeou bondade, altruísmo e fidelidade em meio à crise e teve uma farta colheita de sua decisão e atitude. Boaz, procedendo conforme a lei, diante de testemunhas, casa-se com Rute. Dessa união nasce Obede [Rt 4.17]. Então, Rute entra para a genealogia de Jesus, pois era bisavó do rei Davi. Jamais uma moabita poderia entrar na linhagem do Messias, mas Deus viu sua fé e a recebeu. Deus sempre faz além do que imaginamos. Diante das crises, tenhamos uma conduta de busca e dependência no Senhor, pois dEle vem a nossa salvação.



✍   CONCLUSÃO
Através da história de Rute, aprendemos a reconhecer a soberania e o cuidado de Deus, em meio às adversidades da vida. Que possamos aprender com esta grande mulher que, em meio às crises, teve atitude e fez uma escolha que mudou a sua história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário